Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2012

Santa Lúcia do Piaí

28 de novembro de 2012 1

Caxias do Sul é um município muito grande. Tem vários distritos e localidades, alguns com tamanho superior a de outras cidades do estado. Um deles é Santa Lúcia do Piaí, que fica na divisa com São Francisco de Paula e Nova Petrópolis. O acesso está asfaltado. Para chegar lá, é preciso pegar a Rota do Sol. Quando cheguei em Santa Lúcia era um domingo, hora do almoço. O que me chamou a atenção foi o silêncio. Não havia barulho algum nas ruas. Estacionei em frente à praça da igreja e bati algumas fotos.

O centro fica praticamente todo em volta da praça.

 A casa abaixo pertenceu à família Júlia Richetti Andreazza, filha de Pasquale Richetti, que chegou em Caxias do Sul em 1877, vindo da Itália. A informação é da leitora Rosa Ana Bisnella, que também é jornalista e fez um audio visual sobre o Terceiro encontro da Família Richetti, em 2/5/15. (atualizado em abril/15)

Santa Lúcia do Piaí fica a 28 km do centro de Caxias e é conhecida principalmente pelo turismo religioso.


Pousada em Bento Gonçalves

26 de novembro de 2012 0

A pousada do Chalé, em Bento Gonçalves, foi testada e aprovada pelo blog. Fica num local tranquilo. Os apartamentos estão em cabanas e são bons. Além do dormitório, há mais uma peça com sofá e frigobar. O espaço interno é amplo.

Há várias cabanas no pátio interno da pousada.

O café da manhã é simples. O atendimento é muito bom. A única crítica fica com o quesito estacionamento, que é um pouco apertado e não tem box coberto. Sempre prefiro hotéis e pousadas com box coberto. No mais, tudo ok com a Pousada do Chalé.

Da Serra ao Litoral

25 de novembro de 2012 3

As duas últimas viagens terminaram em Gramado. Esta, para variar, terminou no Litoral. De caxias, pela Rota do Sol até Osório.

Uma parada para esticar as pernas, com direito a vista do cânion do Josafaz.

O almoço foi no Restaurante do Dodô, no Morro da Borússia, com a tradicional linguiça da Borússia com queijo.

Depois uma chegada à beira-mar, em Tramandaí. Mar com cor de chocolate.

Outra coisa. Impressionante a falta de educação, desrespeito ao trânsito e imprudência de grande parte dos motoristas. Quem respeita os sinais e o limite de velocidade é simplesmente quase jogado fora da estrada para que os babacas imbecis e idiotas possam passar. Ah, eu acho o seguinte. Quem dirige como se o carro fosse uma arma, sem respeitar ninguém, é porque tem sérios problemas de masculinidade e precisa mostrar que é macho de outra forma. Atrás de um volante, por exemplo. Eu não tenho culpa se esses babacas imbecis idiotas tem pau pequeno e precisam provar para si mesmo que são homens.

E o pior de tudo é que a polícia rodoviária não existe. Não se vê um patrulheiro nas estradas. Com a chegada do verão, eles preferem ficar escondidos nos postos, no computador, jogando paciência e com o ar condicionado ligado. Enquanto isso, os loucos estão a solta e ninguém faz nada.

Depois vem aquelas campanhas demagógicas de trânsito, pedindo para o motorista respeitar. Balela. Tem é que multar, tirar a carteira e botar na cadeia motorista que mata no trânsito.

O castelo de Garibaldi

24 de novembro de 2012 4

Não sei o que funciona aí, mas ainda vou descobrir. Fica em Garibaldi, onde parei esta tarde para tomar um café. no centro. A cafeteria funciona numa loja de Cds e Livros. Muito legal. Depois de mais uma noite em Caxias, amanhã pretendo pegar a Rota do Sol até Osório.

P.S. Vários leitores mandaram informações do castelo. É um laboratório de análises, o Alac. Obrigado a todos.

Ficou mais fácil conhecer Caxias

21 de novembro de 2012 0

Esta reportagem do jornal Pioneiro mostra que ficou bem mais fácil conhecer o interior de Caxias do Sul.

O asfalto chegou a regiões onde antes era estrada de chão.

O Blog já mostrou a estrada que leva à gruta Nossa Senhora de Lourdes, na estrada do imigrante.

Em outubro fui conferir Vila Oliva e Santa Lúcia do Piaí.

Agora em novembro estive em Criúva. Tudo por asfalto. A estrada de Criúva, inclusive, foi inaugurada nesta semana.

É uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais de Caxias. Aqui no Blog, fotos serão postadas oportunamente. A foto abaixo é da nova estrada de Criúva.

Criúva já tinha acesso por asfalto a partir de São Marcos. Agora pode-se chegar lá também pela Rota do Sol e Ana Rech, o que encurta o caminho.

Um café das fadas...

19 de novembro de 2012 6

Quem já passou pela RS-020 a caminho de São Francisco de Paula já deve ter visto esta placa.

O café fica à esquerda da quem sobe a Serra. A casa é meio escondida pelas árvores.

Ao entrar, o visitante encontra um ambiente simples, mas acolhedor.

O cardápio é variado.

Você pode pedir cafés mais simples mas o bom mesmo é experimentar o café da colônia.

O Café das fadas fica a mais ou menos 20 km de São Francisco de Paula.

Novo passeio em Serafina

18 de novembro de 2012 2

O Blog já postou sobre Serafina Correa, uma pequena cidade no alto do Vale do Taquari, que alguns sites colocam a Serra como localização, mas de vez em quando gosto de escrever de novo sobre alguma cidade, até porque sempre aparecem leitores novos que não conhecem os posts mais antigos. Serafina Correa é uma cidade pequena, mas bem agradável. Tem população de origem italiana. Aliás, o principal atrativo da cidade é uma avenida onde há réplicas de prédios italianos. Um deles é essa espécie de castelo, onde hoje funciona uma pizzaria.

Na mesma avenida, o monumento ao Imigrante.

A igreja do centro, que fica na praça.

Viajando pelo interior do município tem o Rio Carrero, onde há um camping e local para banho. Em frente à entrada do parque, esta pequena igreja.

O rio.

Atravessando a ponte, fica a estrada que vai para Nova Bassano.

No caminho, antes de pegar a estrada, logo depois da ponte, esta casa me chamou a atenção.

Para chegar em Serafina Correa. A partir da BR-386 em Lajeado, entrar à direita na RS-130. Depois de Guaporé, são poucos quilômetros. A estrada passa por Arroio do Meio, Roca Sales, Encantado, Muçum, Vespasiano Correa e Dois Lajeados.

Otávio Rocha - Mato Perso

14 de novembro de 2012 2

Mato Perso é um distrito de Flores da Cunha, mas fica já no limite com Caxias do Sul e Farroupilha. Há uma estrada asfaltada a partir da RS-122 em Farroupilha, perto da praça do pedágio. Mas o melhor é chegar a partir de Otávio Rocha ou de Santa Justina, em Caxias, por estrada de chão.

Este rio é o Tega. Nome foi corrigido graças ao sempre atento e também viajante Carlos Roani.

O melhor do passeio é depois desta ponte. Em meio a muito mato, a descoberta de uma cascata.

O rio corre em meio a muita mata.

Na localidade de Mato Perso encontrei casas antigas.

Esta igreja com uma torre de pedra.

Parreirais.

E uma vinícola.

O nome, Mato Perso, significa Mato Perdido.

Coleção de fotos 2 - Bento / Flores / Caxias

12 de novembro de 2012 0

Mais algumas fotos de arquivo de passeios na Serra. Primeiro, no vale dos vinhedos, em Bento Gonçalves.

Em Santa Justina, interior de Caxias do Sul.

No centro de Flores da Cunha, na praça que fica na frente da igreja.

As fotos são de um fim de semana de outubro…

De novo, Gramado

11 de novembro de 2012 0

Mais uma vez, sem planejar, o passeio de domingo acaba em Gramado. Desta vez cheguei na cidade pelas estradas habituais, via Nova Petrópolis. Fui para comprar um pão caseiro na casa da colônia, que fica ao lado da futura Praça das Nações. Há meses que a praça está em obras e parece que agora está tomando forma.

Depois, a pausa para um café, em frente da praça.

A decoração de Natal nas ruas está bem simples, mas parece que parte do material que seria usado foi destruído num incêndio criminoso, este ano.

Antes de Gramado, o passeio foi em Criúva, distrito de Caxias que agora também tem ligação por asfalto a partir da Rota do Sol. Lá, fui conhecer a Ponte do Korff, no Rio das Antas, que é aquela ponte lá embaixo.

O local onde fica é ponte é muito legal. Há muitas fotos que serão postadas depois. Esta ponte tem história. Foi a primeira construída para travessia do Rio das Antas, no começo do século 20 e era usada como ligação entre a região de Vacaria e Caxias. Só a estrada que é um pouco complicada. Muitos pedregulhos, o que acabou provocando um susto. O  carro derrapou quando fui desviar de uma pedra e acabou fazendo um cavalo de pau no meio da estrada. Mas tudo bem. Não deu nada. No mais, tudo ok.