Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2015

Os 100 anos de Encantado

31 de março de 2015 1

Hoje é feriado em Encantado. O município completa 100 anos neste 31 de março. Encantado é uma cidade do Vale do Taquari, a 145 Km de Porto Alegre. Estive na cidade no fim de semana, para conferir as belezas dessa região. Eu já postei várias vezes aqui no Blog que o Vale do Taquari é uma ás áreas mais bonitas do RS. Pena que o Sol não apareceu no fim de semana, mas mesmo assim foi possível fotografar Encantado. O que mais se destaca na cidade, vista de longe, é a igreja matriz São Pedro, que no seu interior uma réplica do Santo Sudário. A igreja:

IMG_0296

IMG_0295

IMG_0297

À noite, a igreja fica iluminada:

IMG_0336

Também no centro da cidade fica a Praça da Bandeira, ao lado da Casa do Artesão. 

IMG_0293

Outra praça no centro é a Cinquentenário, que possui um monumento em homenagem aos imigrantes. Os primeiros italianos chegaram na região em 1882. Encantado fica às margens do Rio Taquari, mas infelizmente não aproveita muito do seu rio. Um dos poucos lugares acessíveis que encontrei é o Porto Quinze, mas mesmo assim não é um local bom para banho. Fica aqui uma sugestão à administração do município: aproveitar melhor o rio.

IMG_0302

Outro ponto turístico ligado à água: A Lagoa Garibaldi, que fica a 6 Km do centro. O local é procurado principalmente nos fins de semana para lazer. Mas uma placa na entrada indicava que o banho é proibido.

IMG_0306

O que mais me chamou a atenção em Encantado são casas antigas, que ficam espalhadas em várias regiões. Esta está localizada bem na frente da entrada da Lagoa Garibaldi, ao lado de uma cachaçaria.

IMG_0305

Na estrada para Doutor Ricardo:

IMG_0308

Um pouco mais adiante, o Moinho Sangalli.

IMG_0312

Ao lado do moinho fica a ponte de ferro, que na verdade é a ponte antiga na região. Foi substituída pela de concreto, ao lado.

IMG_0310

IMG_0313

IMG_0314

Resolvi seguir mais adiante e, na estrada para Relvado descobri esta outra casa:

IMG_0317

Casa que fica bem perto dessa igrejinha;

IMG_0318

Na mesma estrada:

IMG_0320

IMG_0335

 

Os italianos são muito ligados à religiosidade. Nas regiões colonizadas por eles, há muitas igrejas e capelas. A da foto abaixo fica na estrada para Nova Bréscia.

IMG_0338

Encantado tem em sua principal atração a Suinofest, que este ano será realizada em junho. O município também é procurado por quem curte esportes radicais, como o parapente, no Morro do Lajeadinho. Parabéns aos moradores de Encantado pelos 100 anos. É uma bela cidade. Me siga no Instagram e curta mais fotos: Marcosh85.

Veranópolis = religiosidade e longevidade

30 de março de 2015 0

A cidade de Veranópolis integra o roteiro Termas e Longevidade, com outras cidades da região. A cidade também é voltada para o turismo religioso. Quem curte esse tipo de passeio vai encontrar muitos locais para conhecer em Veranópolis. E o bom é que tudo fica bem perto, no centro da cidade. Na praça 15 de novembro tem a igreja matriz, a São Luiz Gonzaga.

IMG_0199

Caminhando um pouco pela Júlio de Castilhos, a partir da igreja, tem outra igreja, a da Gruta. Basta subir uma rua à direita em meio a uma praça. A igreja da gruta é conhecida assim porque o altar foi esculpido em pedra, numa gruta natural.

IMG_0200

IMG_0201

Voltando à praça central, é possível conhecer toda a história da cidade na Casa de Cultura, ao lado da igreja.

IMG_0207

Na Casa há um espaço para apresentações mas o salão está fechado à espera de obras. Aqui, até baile de carnaval já foi realizado.

IMG_0206

Outro espaço é uma sala dedicada ao ator José Lewgoy, que nasceu em Veranópolis.

IMG_0205

Depois do passeio, o bom é descansar um pouco num dos bancos da praça…

IMG_0209

E para saber mais sobre a imigração italiana na região e outros temas referentes à cidade, basta fazer uma visita à Casa Saretta, que fica na RS-470, perto do trevo de acesso. Lá também há produtos de artesanato à venda.

IMG_0202

E se você ainda não achou um bom motivo para visitar Veranópolis, lembro que agora em abril a cidade terá a Femaçã. Vale a pena conhecer a cidade e participar da festa. Para acompanhar minhas fotos no Instagram, me siga lá: Marcosh85.

Canudos do Vale

27 de março de 2015 0

Conheci Canudos do Vale meio sem querer. Nem sabia que era um município. Circulando pela região de Forquetinha, no Vale do Taquari, vi uma placa indicando a localidade e fui conferir.

IMG_5860

IMG_5861

Era mais um dia nublado e chuvoso, e o carro ficou assim:

IMG_5862

A cidade é pequena, tem pouco mais de 2 mil habitantes. Pequena e tranquila.

IMG_5864

IMG_5863

Estas cidades pequenas do Vale do Taquari geralmente tem como atração turística cascatas e outros lugares no interior do município. Infelizmente muitos desses lugares ficam em áreas particulares, alguns de difícil acesso. Para piorar, geralmente falta sinalização. Simplesmente não há placas indicando o caminho. Esta tarde viajo mais uma vez para o Vale do Taquari. Vou conferir no fim de semana as atrações da região de Encantado, que está completando 100 anos. Eu costumo postar fotos de viagem no Instagram. Me siga: Marcosh85.

Cidade da pedra preciosa

26 de março de 2015 11

Existe uma cidade gaúcha onde é possível encontrar uma ave exótica solta no centro. Em Ametista do Sul, o visitante se depara com um pavão e outras aves na área da igreja, que fica bem na frente da praça central.

IMG_5257

IMG_5259

Bem, esta não é a principal atração de Ametista do Sul. É apenas uma curiosidade. A cidade é conhecida pela grande produção da ametista, uma pedra semi preciosa. Esta pedra se forma a uma altitude de 400 a 440 metros, e Ametista do Sul está dentro dessa faixa. Há diversos morros na região que foram escavados para abrir as minas.

IMG_5218

Para saber tudo sobre a Ametista, visite o parque estadual que fica na entrada da cidade para quem chega por Frederico Westphalen. Lá, é possível visitar o interior de uma mina desativada. Essa visitação também existe em outro ponto: na vinícola.

IMG_5223

No interior das minas, há ainda os locais de onde foram retiradas as pedras.

IMG_5237

Ametista do Sul é uma cidade bem pequena, com dois hotéis. Um deles, mais simples, fica junto a um restaurante. O outro é o Hotel das Pedras, que é temático e mais novo. Os 2 oferecem uma boa hospedagem. Uma caminhada pelas proximidades leva até a igreja.

IMG_5248

Na praça em frente fica a pirâmide.

IMG_5255

IMG_5249

Quem gosta de vinhos pode fazer uma visita à vinícola.

IMG_5245

Ametista fica ao norte do RS, a mais de 400 Km de Porto Alegre. Para chegar lá há 2 caminhos, mas o melhor é por Frederico Westphalen, mesmo com um pequeno trecho em estrada de chão. O acesso por Planalto passa por um trecho horrível da RS-324. Melhor nem tentar. Quem subir a BR-386, vai encontrar belas paisagens lá no Norte do RS.

IMG_5177

IMG_5179

É um passeio para ser feito com calma, num fim de semana inteiro. O ideal é sair de Porto Alegre na sexta-feira, passar a noite em alguma cidade pelo caminho – Carazinho ou Sarandi, por exemplo – e chegar em Ametista no sábado. Para se programar:

Visite os sites: PARQUE AMETISTA  ou o HOTEL DAS PEDRAS

Além do parque, a vinícola está aberta a visitas. O passeio pelo centro e pela pirâmide é gratuito. Eu também estou no Instagram, onde publico fotos de minhas viagens: Marcosh85.

Estação ferroviária de Santa Cruz do Sul

25 de março de 2015 0

Os trens de passageiros acabaram há muito tempo no Brasil – infelizmente – mas muitas cidades mantém as antigas estações ferroviárias. A de Santa Cruz foi inaugurada em 1905 e desativada nos anos 60.

IMG_5955

IMG_5956

Hoje o prédio tem outra utilidade. É um centro cultural.

IMG_5960

IMG_5963

Além de centro de cultura, é um dos pontos turísticos da cidade. Assim como a igreja.

IMG_5966

Santa Cruz é a maior cidade da região gaúcha do Vale do Rio Pardo. Outros locais para conhecer na cidade que já foram assunto aqui no Blog:

O LAGO DOURADO

PARQUE DA GRUTA

IGREJA MATRIZ

PARQUE DA CRUZ

Me siga no Instagram e veja mais fotos: Marcosh85.

Imigrante / Colinas

24 de março de 2015 0

Duas pequenas cidades da região do Vale do Taquari. O Blog já postou sobre Imigrante, que tem o maior cactuário do Brasil e o Convento Boaventura. Para saber mais sobre as cidades:

IMIGRANTE – cactus

IMIGRANTE - convento

Sempre que circulo de carro pela região passo pelas 2 cidades, em busca de alguma novidade para fotografar. Estas duas casas me chamaram a atenção na Rota do Sol, na região de Imigrante.

IMG_5796

IMG_5797

A cidade de Colinas tem uma linha ferroviária e um túnel.

IMG_5820

A estrada que sai de Imigrante para estrela passa bem pelo centro de Colinas.

IMG_5798

IMG_5801

Há outras belas cidades no Vale do Taquari, mas por enquanto ficamos em Colinas.

IMG_5802

IMG_5803

IMG_5823

IMG_5824

Me siga no Instagram e acompanhe mais fotos: Marcosh85.

 

 

 

Veranópolis: o paraíso é aqui

23 de março de 2015 0

Viajando por aí já passei por várias cidades que afirmam ser o “paraíso”. Veranópolis também tem seu paraíso.

IMG_0210

Pois o paraíso da foto é a Tedesco Villa D”Asolo, um sítio voltado para o agroturismo que recebe visitantes de várias partes do RS, e até de outros estados.

IMG_0214

IMG_0215

O sítio D’Asolo é ótimo para conhecer ecologia e práticas de educação ambiental. O dono é aposentado da Emater e a esposa dele, bióloga. Os dois recebem os visitantes dando uma verdadeira aula de preservação da natureza.

IMG_0218

IMG_0219

O sítio fica na comunidade de Nossa Senhora da Paz, a 3,5 Km do centro da cidade, com acesso por via pavimentada.

IMG_0221

IMG_0224

Quem curte o contato com animais vai gostar desse passeio.

IMG_0229

IMG_0213

IMG_0212

IMG_0233

Informações sobre passeios podem ser obtidas no Facebook. Também há informações no site da SECRETARIA ESTADUAL DO TURISMO. Outras informações sobre o turismo na cidade podem ser encontradas no site da PREFEITURA DE VERANÓPOLIS.

IMG_0232

No mais, é só fazer uma visita à região e curtir a Natureza.

IMG_0237

Para lembrar: em abril Veranópolis tem a Femaçã, que está na 9ª edição e é a principal festa da cidade. Todas as informações podem ser obtidas no site da FESTA NACIONAL DA MAÇÃ. Na semana que vem, mais fotos e dicas sobre Veranopolis. E eu costumo postar no Instagram fotos de minhas viagens: Marcosh85.

Lugares em Gramado

21 de março de 2015 3

Neste fim de semana com promessa de frio no RS, algumas fotos de Gramado, um dos lugares mais bacanas para visitar na Serra Gaúcha. Gramado é, sem dúvida, uma das cidades mais bonitas do RS. 

Igreja São Pedro vista do Hotel Serra Azul

Igreja São Pedro vista do Hotel Serra Azul

Av.das Hortensias próximo da Borges de Medeiros.

Av.das Hortensias próximo da Borges de Medeiros.

Incrível como tem aumentado o número de turistas de fora do RS em Gramado. A cidade praticamente não tem mais baixa temporada.

Próximo da saída para Canela.

Próximo da saída para Canela.

Praça das Nações

Praça das Nações

É claro que a presença de turistas o ano inteiro acaba encarecendo a cidade. Gramado é um dos destinos turísticos mais caros do RS. Mas às vezes até vale a pena gastar um pouco mais para passear pela cidade.

Na Praça das Nações

Na Praça das Nações

Casa portuguesa

Casa portuguesa

Praça das Nações

Praça das Nações

O Blog também está no Instagram: Marcosh85. Lá, é possível acompanhar fotos de minhas viagens pelo RS e por outros estados brasileiros.

 

 

Na estrada para Sério

20 de março de 2015 6

É sério, existe uma cidade gaúcha com o nome de Sério. Fica no Vale do Taquari, bem perto de Lajeado. Para chegar lá: há uma estrada a partir do centro de Forquetinha. No final, falta asfaltar uns 4 km, mas a estrada está boa. As fotos abaixo são de alguns trechos.

IMG_5852

IMG_5853

IMG_5854

IMG_5857

Há 2 versões para o nome Sério. Uma se refere a um rio na Itália. Outra a um erro de pronúncia. Na cidade de Sério, quando cheguei lá, havia muita neblina. Foi difícil fotografar.

IMG_5858

IMG_5859

De qualquer forma fica aqui o registro de minha passagem pela cidade. Quer ver mais fotos? Então me siga no Instagram: Marcosh85.

Quer aventura? Veranópolis tem

19 de março de 2015 4

Quer um pouco de aventura? Vá para Veranópolis.

Está em busca de paz e  tranquilidade, ou quer saber os segredos da longevidade? Vá para Veranópolis.

Quer ser recebido por um povo hospitaleiro? Vá para Veranópolis.

São vários os motivos para visitar esta cidade da Serra Gaúcha conhecida por ser a terra da Longevidade e o Berço Nacional da Maçã.

Agora em abril, a cidade estará em festa. A Femaçã 2015 será realizada em dois fins de semana, sendo portanto mais um motivo para conhecer a região. Mas Veranópolis tem mais, muito mais. O Blog vai mostrar muita coisa da cidade nos próximos dias. Hoje ficamos com a parte da aventura.

Pois o Jeep da foto abaixo é sinônimo de aventura. Toni Formaiari, ou simplesmente Toni, é o guia de turismo mais conhecido da região. Ele leva o visitante para passeios inesquecíveis. Pode ser um simples Safari Urbano ou um passeio por cascatas, gruta e outros lugares fantásticos de Veranópolis.

IMG_0226

Conhecer Veranópolis sem o Toni, não tem graça. Ele não é apenas um guia turístico, é um verdadeiro show-man.

IMG_0204

IMG_3706

 

IMG_0238

Claro que Veranópolis não tem apenas o personagem Toni. Tem muito mais. Tem belezas naturais e religiosidade. E tem a Femaçã, a partir de 10/4. Nos dois fins de semana da festa, a cidade espera receber quase 100 mil visitantes. Você pode ser um deles. Acompanhe o blog que nos próximos dias serão postadas mais informações da festa. Aliás, a Femaçã é uma boa oportunidade para fazer uma visita à terra da Longevidade. A cidade é bastante tranquila. O passeio pode começar no centro, pela praça ao lado da igreja.

IMG_0196

IMG_4916

A igreja matriz é a São Luiz Gonzaga, mas Veranópolis tem ainda a igreja da Gruta, cujo altar foi esculpido em pedra, numa gruta natural.

IMG_4917

IMG_0208

Quem gosta de turismo rural também encontra em Veranópolis um lugar ideal para passeio. A Tedesco Villa D’asolo é dedicada ao agroturismo sustentável. Há trilhas, passeio de barco pelo lago, criação de ovelhas, enfim, um espaço voltado para o conhecimento. Vale a pena fazer uma visita.

IMG_0222

IMG_0228

A cidade também se destaca por oferecer uma gastronomia de qualidade. O restaurante giratório é o mais conhecido. Fica na RS-470. A torre de 80 metros oferece uma vista da região.

IMG_0251

IMG_0245

Ao lado fica a Casa do Artesanato Fontana.

IMG_0252

No interior, há os pomares de maçã e de outras frutas. Hoje a produção de maçã de Veranópolis não é a maior do RS, mas a cidade se destaca porque é lá que foi plantado o primeiro pé de maçã do Brasil.

IMG_0253

IMG_0256

Outro ponto turístico: a ponte Ernesto Dornelles, ou simplesmente ponte do Rio das Antas. A estrutura em arco foi pioneira. A primeira obra, que tinha base de madeira, desabou, matando mais de 100 pessoas. Essa história você conhece visitando a Casa de Cultura, ao lado da igreja matriz.

IMG_4964

IMG_4910

Entre os pontos turísticos naturais, a cascata dos 3 monges é bem conhecida.

3monges

Veranópolis tem também a cascata da usina velha, mas é num local de difícil acesso. Para ser visitada, melhor contratar o guia Tony, que leva o turista de Jeep.

Esta foi a primeira parte das postagens sobre a cidade de Veranópolis. Se você gostou, tem mais. Na semana que vem vou postar detalhes sobre algumas das atrações, e falar mais sobre a Femaçã.

Mas para quem ficou curioso sobre a festa, há informações no site da FEMAÇÃ. Veranópolis tem alguns hotéis, um deles, fica bem no centro. É o PRINCESA DOS VALES.

Sobre o guia Tony, todas as informações sobre os passeios podem ser obtidas AQUI.