Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2015

A santa que trocou de lugar

30 de junho de 2015 1

Um dos pontos turísticos mais bonitos de Vacaria é a igreja Nossa Senhora  da Oliveira, que tem estilo neogótico, com pedra moura construída no início do século passado. O que muita gente não sabe, é que a imagem da santa ficava no topo da igreja, entre as duas torres, mas foi retirada em 2010 porque estava comprometendo a estrutura.

IMG_0960

IMG_0961

A imagem, de gesso e concreto, tem cerca de cinco toneladas e foi colocada no topo da igreja na década de 50. Para a retirada, foi necessário o uso de um guindaste. Agora, a santa está no chão, ao lado da igreja.

IMG_0962

IMG_0963

Na parte interna, a igreja de Vacaria também é bonita, embora mostre um pouco mais de simplicidade.

IMG_0965

IMG_0967

Pois a igreja matriz de Vacaria fica bem na frente da praça principal do centro da cidade.

IMG_0968

IMG_0969

IMG_0970

Nada como passear na praça de cidades do Interior… Eu costumo postar mais fotos no Instagram. Me siga e curta. Marcosh85.

 

A ponte de pedra de Pinto Bandeira

29 de junho de 2015 0

Um lugar certamente pouquíssimo conhecido por turistas. Só moradores da região e frequentadores do Rio das Antas realmente conhecem este lugar. A ponte de pedra de Pinto Bandeira.

IMG_0903

Onde fica? Fica numa estrada de chão que sai de Pinto Bandeira, logo depois do cemitério, em direção a Nova Roma do Sul. O primeiro trecho é de descida até o arroio onde está a ponte. Quem não conhece, passa sem ver, porque na parte de cima a ponte quase não aparece.

IMG_0905

IMG_0907

É preciso entrar numa estrada secundária antes da placa acima, parar o carro e descer para a o riacho.

IMG_0904

Não encontrei detalhes sobre a ponte, tipo, ano em que foi construída, por exemplo.

IMG_0901

IMG_0908

Fez este post apenas por curiosidade, já que a estrada onde fica a ponte é pouco usada. Ela termina na RS-448, bem ao lado da ponte de ferro de Nova Roma do Sul. E ainda em Pinto Bandeira, quando procurava a estrada da ponte entrei num lugar errado e descobri esse pomar de caquis.

IMG_0896

IMG_0897

IMG_0898

Às vezes até errar o caminho é bom… Se você gosta de fotografia,a me siga no Instagram: marcosh85.

O mirante de Ivoti

28 de junho de 2015 1

No centro da cidade de Ivoti tem um mirante. Fica bem no fim da avenida Presidente Lucena. Lá de cima há uma vista do vale e, inclusive, do núcleo de casas enxaimel.

IMG_0946

No dia em que rolava a festa do Mel, Nata e da Rosca, o movimento era intenso na área.

IMG_0947

Bem perto do mirante, no centro de Ivoti, fica uma igreja antiga. A igreja de São Pedro Apóstolo.

IMG_0949

Parece que a igreja já foi restaurada, mas incendiou.

IMG_0951

IMG_0950

IMG_0948

Outra casa antiga abandonada na cidade fica ao lado da ponte do imperador. Está no meio do mato, e quase não se percebe.

IMG_0941

Bem em frente à Casa Amarela, passando a ponte, outra casa precisando de reparos…

IMG_0916

Esta, está dentro de uma área particular. As outras em área pública. Eu também costumo postar fotos no Instagram: marcosh85.

O que aconteceu com a Praça do Japão?

28 de junho de 2015 0

Lembro que na década de 80 a Praça do Japão de Porto Alegre era bem famosa. Fica numa região nobre da cidade, perto das Avenidas Carlos Gomes e Nilo Peçanha, e é rodeada de casas grandes, algumas quase mansões.  Na época muito se falava na praça. Hoje, não há qualquer indício de Praça do Japão:

IMG_1282

IMG_1283

É uma praça comum, que no Outono devia estar bem bonita por causa do colorido das árvores. Agora as folhas já estão meio desbotadas.

IMG_1285

IMG_1286

Mesmo assim a praça ainda é um lugar bem tranquilo para passear. Sorte de quem mora mor ali.

IMG_1289

Porto Alegre tem outra praça ligada ao Japão, a Praça Província de Shiga, que não fica muito longe da Praça do Japão. Eu costumo postar fotos também  no Instagram: marcosh85.

Garibaldi - Na Estrada do Sabor

27 de junho de 2015 0

Mais um roteiro que fiz pela Serra Gaúcha. Desta vez passei por algumas regiões de Garibaldi conhecidas como Estrada do Sabor. A estrada, na verdade, tem vários trechos entre o centro de Garibaldi e o Vale dos Vinhedos. Há diversas propriedades que oferecem atividades ao turista, como almoço e caminhada entre vinhedos, por exemplo. Para conhecer tudo na Estrada do Sabor é preciso um fim de semana inteiro. Um dos lugares para almoçar já foi mostrado no Blog,  a Osteria Della Colombina. A seguir algumas fotos de minha última circulada por lá. Como havia uma prova de Skate – já mostrada no Blog num post que pode ser acessado AQUI - tive que percorrer outro caminho e acabei descobrindo uma casa de madeira de dois andares bem antiga. Escondida entre a vegetação.

Casa de Madeira

Casa de Madeira

Casa em garibaldi

Casa em garibaldi

No mesmo trecho da estrada, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Gruta Nsa.Sra. de Lourdes

Gruta Nsa.Sra. de Lourdes

Gruta em Garibaldi

Gruta em Garibaldi

Muito verde na área de gruta

Muito verde na área de gruta

Como o dia estava bonito, praticamente sem nuvens, as fotos saíram melhores. Em outro ponto da estrada, no interior de Garibaldi:

Garibaldi

Garibaldi

Ponte de madeira

Ponte de madeira

Na Estrada do Sabor de Garibaldi, as famílias que recebem turistas trabalham com agendamento. É bom se informar em agências de turismo ou visitar o site da Estrada, que pode ser acessado AQUI.

interior de Garibaldi

interior de Garibaldi

Casa no interior de Garibaldi

Casa no interior de Garibaldi

Percorrer a estrada do sabor a partir de Garibaldi é fácil. Ela começa na região central da cidade. Há placas indicando o caminho. A Estrada do Sabor leva até o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, outro lugar que deve ser conferido na Serra. E para acompanhar mais fotos de minhas viagens, me siga no Instagram: Marcosh85.

 

 

Na fronteira com o Uruguai: Jaguarão

26 de junho de 2015 6

Depois de uns 5 anos voltei a visitar Jaguarão. É bom saber que a cidade mudou um pouco. Tem mais hotéis e pousadas. Tem uma cafeteria. Melhorou a infra-estrutura para receber o turista. Jaguarão é rica em arquitetura. Há uma infinidade de casarões antigos que podem ser vistos durante uma rápida caminhada pelo centro. Um motivo a mais para visitar a região: a partir de 1/7, quarta-feira que vem, a cota para compras nos free shops cai de U$ 300 para U$ 150 por pessoa.

IMG_1175

IMG_1176

A maioria das cidades do Sul e da Campanha gaúcha ainda preserva casarões. Em Jaguarão são muitos.

IMG_1177

IMG_1178

IMG_1181

IMG_1182

A igreja matriz do Divino Espírito Santo fica bem no centro, na frente da praça.

IMG_1185

IMG_1188

IMG_1193

O Rio Jaguarão separa o Brasil do Uruguai. Para chegar a Rio Branco, no lado uruguaio, basta atravessar a histórica ponte internacional Mauá.

IMG_1198

IMG_1194

IMG_1201

A antiga enfermaria do Exército está em fase final de restauração. Será um dos pontos turísticos da cidade.

IMG_1204

Jaguarão tem outras atrações. Abaixo, o sol de fim de tarde refletindo na torre do prédio da Santa casa

IMG_1240

Também no fim de tarde, um por do sol na ponte do Rio Jaguarão.

IMG_1234

Por ficar localizada ao lado de Rio Branco no Uruguai, Jaguarão atrai turistas interessados em fazer compras no Free Shop uruguaio. Muitas vezes, no entanto, na pressa de só comprar e comprar, os visitantes esquecem de apreciar as belezas do lado brasileiro. Então, na próxima visita a Jaguarão, dedique um tempo a caminhar pelo centro da cidade. Vale a pena. Eu costumo postar fotos no Instagram; marcosh85. Me siga e curta.

Mais uma Noite Italiana de Antônio Prado

25 de junho de 2015 0

Essa festa que é realizada na cidade de Antônio Prado, na Serra Gaúcha, está na 35ª edição. A festa acontece apenas em agosto, mas o lançamento é hoje, quinta-feira, 25 de junho, no Palácio Piratini em Porto Alegre. As soberanas convidam:

prado3

A Noite Italiana é indicada para quem gosta da gastronomia italiana. Polenta, Massas, etc. E falando sério, quem não gosta?

prado2

Antônio Prado é considerada a cidade mais italiana do RS. No centro, o núcleo de casas tombadas é bem bacana.

prado

Então vá se programando: A Noite Italiana de Antônio Prado acontece em agosto, nos dias 8, 15 e 22. E para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.

Um almoço caseiro na Serra

24 de junho de 2015 0

Já falei algumas vezes sobre a estrada do sabor de Garibaldi. Um dos lugares para visitação neste roteiro turístico é a Osteria Della Colombina. O que é? Uma família que oferece almoço italiano caseiro para grupos, com agendamento.

IMG_0752

O negócio é tocado por cinco mulheres da mesma família, que desta forma aumentam a renda. Nos fins de semana, o almoço é bastante procurado.

IMG_0753

O acesso é feito pela estrada do sabor, a partir do centro de Garibaldi ou a partir da estrada do Vale dos Vinhedos.

IMG_0759

IMG_0757

IMG_0761

O almoço típico dos imigrantes italianos é servido no porão da residência.

IMG_0765

IMG_0762

Como já falei, a família trabalha apenas com agendamento. Todas as informações estão no site da Estrada do Sabor, inclusive os telefones para contato.

IMG_0764

IMG_0763

Não se preocupe em relação ao caminho. Há placas indicando o acesso à estrada do sabor no centro de Garibaldi e no Vale dos Vinhedos. Uma vez na estrada do sabor, também há muitas placas indicativas. Não tem como errar. Nesta semana o Blog atingiu a marca de 1  milhão de visitas. Obrigado a todos quem vem aqui de vez em quando… Quem curte fotografia pode me seguir no Instagram: marcosh85.

Mais asfalto para Caxias

23 de junho de 2015 0

Uma das prefeituras que mais asfalta estradas no interior do município é a de Caxias do Sul, sem a menor dúvida. Neste mês foi inaugurado mais um trecho:

caxias1

Outros lugares onde é possível passear de carro em Caxias com estrada asfaltada. Santa Justina:

caxias2

Na Segunda Légua:

caxias3

Caxias tem ainda a estrada do Vinho, uma alternativa de acesso à cidade a partir da RS-452. Infelizmente não são muitas as prefeituras com dinheiro para asfaltar estradas. Para curtir minhas fotos, basta me seguir no Instagram: marcosh85.

 

 

Uma pousada familiar

23 de junho de 2015 0

No interior de Bento, há uma pousada bem familiar, para quem curte esse tipo de acomodação. O seu Milton e a dona Anair Toniolo terão o maior prazer em receber os visitantes.

IMG_0739

A pousada fica na Linha Eulália, na saída de Bento em direção a Veranópolis pela BR-470. Depois que sair à esquerda, é só seguir em frente.

IMG_0740

A pousada fica num local bem tranquilo. São apenas 3 ou 4 quartos, que foram adaptados dentro da casa da família.

IMG_0743

IMG_0742

Os Toniolo oferecem um ambiente familiar, onde o hóspede pode desfrutar de produtos feitos lá mesmo, como geléias, queijo, mel e vinho.

IMG_0732

O visitante pode aproveitar para passear pela propriedade.

IMG_0733

IMG_0735

O site da POUSADA tem todas as informações necessárias para fazer a reserva. E quem gosta de fotografia pode me seguir no Instagram e curtir minhas fotos: marcosh85.