Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2015

A ponte de pedra de Pinto Bandeira

29 de junho de 2015 0

Um lugar certamente pouquíssimo conhecido por turistas. Só moradores da região e frequentadores do Rio das Antas realmente conhecem este lugar. A ponte de pedra de Pinto Bandeira.

IMG_0903

Onde fica? Fica numa estrada de chão que sai de Pinto Bandeira, logo depois do cemitério, em direção a Nova Roma do Sul. O primeiro trecho é de descida até o arroio onde está a ponte. Quem não conhece, passa sem ver, porque na parte de cima a ponte quase não aparece.

IMG_0905

IMG_0907

É preciso entrar numa estrada secundária antes da placa acima, parar o carro e descer para a o riacho.

IMG_0904

Não encontrei detalhes sobre a ponte, tipo, ano em que foi construída, por exemplo.

IMG_0901

IMG_0908

Fez este post apenas por curiosidade, já que a estrada onde fica a ponte é pouco usada. Ela termina na RS-448, bem ao lado da ponte de ferro de Nova Roma do Sul. E ainda em Pinto Bandeira, quando procurava a estrada da ponte entrei num lugar errado e descobri esse pomar de caquis.

IMG_0896

IMG_0897

IMG_0898

Às vezes até errar o caminho é bom… Se você gosta de fotografia,a me siga no Instagram: marcosh85.

O mirante de Ivoti

28 de junho de 2015 1

No centro da cidade de Ivoti tem um mirante. Fica bem no fim da avenida Presidente Lucena. Lá de cima há uma vista do vale e, inclusive, do núcleo de casas enxaimel.

IMG_0946

No dia em que rolava a festa do Mel, Nata e da Rosca, o movimento era intenso na área.

IMG_0947

Bem perto do mirante, no centro de Ivoti, fica uma igreja antiga. A igreja de São Pedro Apóstolo.

IMG_0949

Parece que a igreja já foi restaurada, mas incendiou.

IMG_0951

IMG_0950

IMG_0948

Outra casa antiga abandonada na cidade fica ao lado da ponte do imperador. Está no meio do mato, e quase não se percebe.

IMG_0941

Bem em frente à Casa Amarela, passando a ponte, outra casa precisando de reparos…

IMG_0916

Esta, está dentro de uma área particular. As outras em área pública. Eu também costumo postar fotos no Instagram: marcosh85.

Garibaldi - Na Estrada do Sabor

27 de junho de 2015 0

Mais um roteiro que fiz pela Serra Gaúcha. Desta vez passei por algumas regiões de Garibaldi conhecidas como Estrada do Sabor. A estrada, na verdade, tem vários trechos entre o centro de Garibaldi e o Vale dos Vinhedos. Há diversas propriedades que oferecem atividades ao turista, como almoço e caminhada entre vinhedos, por exemplo. Para conhecer tudo na Estrada do Sabor é preciso um fim de semana inteiro. Um dos lugares para almoçar já foi mostrado no Blog,  a Osteria Della Colombina. A seguir algumas fotos de minha última circulada por lá. Como havia uma prova de Skate – já mostrada no Blog num post que pode ser acessado AQUI - tive que percorrer outro caminho e acabei descobrindo uma casa de madeira de dois andares bem antiga. Escondida entre a vegetação.

Casa de Madeira

Casa de Madeira

Casa em garibaldi

Casa em garibaldi

No mesmo trecho da estrada, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Gruta Nsa.Sra. de Lourdes

Gruta Nsa.Sra. de Lourdes

Gruta em Garibaldi

Gruta em Garibaldi

Muito verde na área de gruta

Muito verde na área de gruta

Como o dia estava bonito, praticamente sem nuvens, as fotos saíram melhores. Em outro ponto da estrada, no interior de Garibaldi:

Garibaldi

Garibaldi

Ponte de madeira

Ponte de madeira

Na Estrada do Sabor de Garibaldi, as famílias que recebem turistas trabalham com agendamento. É bom se informar em agências de turismo ou visitar o site da Estrada, que pode ser acessado AQUI.

interior de Garibaldi

interior de Garibaldi

Casa no interior de Garibaldi

Casa no interior de Garibaldi

Percorrer a estrada do sabor a partir de Garibaldi é fácil. Ela começa na região central da cidade. Há placas indicando o caminho. A Estrada do Sabor leva até o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, outro lugar que deve ser conferido na Serra. E para acompanhar mais fotos de minhas viagens, me siga no Instagram: Marcosh85.

 

 

Na fronteira com o Uruguai: Jaguarão

26 de junho de 2015 6

Depois de uns 5 anos voltei a visitar Jaguarão. É bom saber que a cidade mudou um pouco. Tem mais hotéis e pousadas. Tem uma cafeteria. Melhorou a infra-estrutura para receber o turista. Jaguarão é rica em arquitetura. Há uma infinidade de casarões antigos que podem ser vistos durante uma rápida caminhada pelo centro. Um motivo a mais para visitar a região: a partir de 1/7, quarta-feira que vem, a cota para compras nos free shops cai de U$ 300 para U$ 150 por pessoa.

IMG_1175

IMG_1176

A maioria das cidades do Sul e da Campanha gaúcha ainda preserva casarões. Em Jaguarão são muitos.

IMG_1177

IMG_1178

IMG_1181

IMG_1182

A igreja matriz do Divino Espírito Santo fica bem no centro, na frente da praça.

IMG_1185

IMG_1188

IMG_1193

O Rio Jaguarão separa o Brasil do Uruguai. Para chegar a Rio Branco, no lado uruguaio, basta atravessar a histórica ponte internacional Mauá.

IMG_1198

IMG_1194

IMG_1201

A antiga enfermaria do Exército está em fase final de restauração. Será um dos pontos turísticos da cidade.

IMG_1204

Jaguarão tem outras atrações. Abaixo, o sol de fim de tarde refletindo na torre do prédio da Santa casa

IMG_1240

Também no fim de tarde, um por do sol na ponte do Rio Jaguarão.

IMG_1234

Por ficar localizada ao lado de Rio Branco no Uruguai, Jaguarão atrai turistas interessados em fazer compras no Free Shop uruguaio. Muitas vezes, no entanto, na pressa de só comprar e comprar, os visitantes esquecem de apreciar as belezas do lado brasileiro. Então, na próxima visita a Jaguarão, dedique um tempo a caminhar pelo centro da cidade. Vale a pena. Eu costumo postar fotos no Instagram; marcosh85. Me siga e curta.

Um almoço caseiro na Serra

24 de junho de 2015 0

Já falei algumas vezes sobre a estrada do sabor de Garibaldi. Um dos lugares para visitação neste roteiro turístico é a Osteria Della Colombina. O que é? Uma família que oferece almoço italiano caseiro para grupos, com agendamento.

IMG_0752

O negócio é tocado por cinco mulheres da mesma família, que desta forma aumentam a renda. Nos fins de semana, o almoço é bastante procurado.

IMG_0753

O acesso é feito pela estrada do sabor, a partir do centro de Garibaldi ou a partir da estrada do Vale dos Vinhedos.

IMG_0759

IMG_0757

IMG_0761

O almoço típico dos imigrantes italianos é servido no porão da residência.

IMG_0765

IMG_0762

Como já falei, a família trabalha apenas com agendamento. Todas as informações estão no site da Estrada do Sabor, inclusive os telefones para contato.

IMG_0764

IMG_0763

Não se preocupe em relação ao caminho. Há placas indicando o acesso à estrada do sabor no centro de Garibaldi e no Vale dos Vinhedos. Uma vez na estrada do sabor, também há muitas placas indicativas. Não tem como errar. Nesta semana o Blog atingiu a marca de 1  milhão de visitas. Obrigado a todos quem vem aqui de vez em quando… Quem curte fotografia pode me seguir no Instagram: marcosh85.

Uma pousada familiar

23 de junho de 2015 0

No interior de Bento, há uma pousada bem familiar, para quem curte esse tipo de acomodação. O seu Milton e a dona Anair Toniolo terão o maior prazer em receber os visitantes.

IMG_0739

A pousada fica na Linha Eulália, na saída de Bento em direção a Veranópolis pela BR-470. Depois que sair à esquerda, é só seguir em frente.

IMG_0740

A pousada fica num local bem tranquilo. São apenas 3 ou 4 quartos, que foram adaptados dentro da casa da família.

IMG_0743

IMG_0742

Os Toniolo oferecem um ambiente familiar, onde o hóspede pode desfrutar de produtos feitos lá mesmo, como geléias, queijo, mel e vinho.

IMG_0732

O visitante pode aproveitar para passear pela propriedade.

IMG_0733

IMG_0735

O site da POUSADA tem todas as informações necessárias para fazer a reserva. E quem gosta de fotografia pode me seguir no Instagram e curtir minhas fotos: marcosh85.

Casa da Confecção nos Caminhos de Pedra

22 de junho de 2015 0

A principal atração turística de Bento Gonçalves ganha sempre novos pontos de visitação. Um dos lugares mais novos é a Casa da Confecção, que fica bem no começo para quem chega a partir da RS-448, a estrada que leva a Nova Roma do Sul. Agora que está chegou  o Inverno, é uma boa renovar o estoque de malhas.

IMG_0503

IMG_0504

A casa da confecção está sempre com mudanças, para atender melhor o visitante.

IMG_0506

Nos fundos do terreno, a casa da confecção reserva uma surpresa para o turista. Há uma cascata meio escondida entre a vegetação. Melhorias na área da cascata estão também nos planos.

IMG_0508

IMG_0507

Quem passa pelos Caminhos de Pedra hoje, ainda percebe a mudança nas cores na vegetação, em função do Outono/Inverno.

IMG_0501

IMG_0500

Então, uma dica de passeio pela Serra é visitar os Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves e conhecer as malhas da Casa da Confecção.

IMG_0505

IMG_0502

Para ver mais fotos de minhas viagens, me siga no Instagram: marcosh85.

No Sul do RS, para variar

20 de junho de 2015 5

Uma vez me perguntaram por que eu ia tanto para a Serra e pouco para o Sul e a Fronteira. Eu disse que o Sul é muito longe, mas desta vez não me preocupei com a distância. O passeio começou na sexta-feira por Camaquã, uma cidade que ainda não conhecia. Me surpreendi. Tem um centro bem organizado e na parte alta, a cidade antiga com prédios históricos, como a antiga prefeitura.

IMG_1145_640x480

A igreja matriz também fica lá, ao lado da prefeitura.

IMG_1148_640x480

A parte histórica é muito interessante, com várias casas antigas e uma praça.

IMG_1150_640x480

Parabéns à prefeitura de Camaquã por manter a história do município. Depois de Camaquã e de passar a noite em Pelotas, no sábado foi a vez de conhecer Arroio Grande. É a cidade número 268 que conheço no RS. Arroio Grande tem somente casas. Daquelas que são coladas umas nas outras. Não vi prédios altos a não ser a igreja.

IMG_1171_640x480

IMG_1172_640x480

Outra cidade com uma grande quantidade de casas antigas é Jaguarão, já na fronteira com o Uruguai.

IMG_1177_640x480

IMG_1195_640x480

Atravessando a ponte histórica sobre o Rio Jaguarão – que o Blog vai mostrar com mais detalhes mais adiante – chega-se no paraíso dos Free Shops. Para quem gosta de fazer compras. Eu não gosto. Rio Branco, no Uruguay, estava cheia neste sábado, mesmo com o dólar a R$ 3.

IMG_1232_640x480

IMG_1233_640x480

Ainda deu tempo para conhecer a Lagoa Mirim no lado uruguaio.

IMG_1215_640x480

E no fim da tarde, o por do sol na ponte.

IMG_1234_640x480

Na volta, neste domingo, espero conhecer novas cidades aqui pelo Sul do RS.Se você curte fotografia, me siga no Instagram: marcosh85.

Caxias do Sul ganha novo hotel

19 de junho de 2015 0

É preciso saudar a inauguração de um novo hotel na Serra. Da rede Super 8. Fica em Caxias do Sul, nas proximidades do Iguatemi e começa a operar a partir de 1/7/15. Diante dos altos preços cobrados pelos hotéis no RS, é ótimo que uma nova rede comece a operar por aqui.

novohotel

De acordo com a notícia publicada no Pioneiro, a rede terá outros hotéis no RS. Em Bento Gonçalves, Guaíba, Rio Grande, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. Conheço essa rede de viagens a outros estados. São hotéis funcionais, geralmente às margens de rodovias, perto de cidades, e com preços mais acessíveis.

super8

 

No RS, os hotéis abusam e cobram preços altíssimos, mesmo oferecendo poucos serviços. Preço do Super 8 no Booking: R$ 148 para casal em fins de semana. Eu costumo publicar fotos de viagens no Instagram. me siga e curta: Marcosh85.

Vinhedos e outros lugares da Serra

19 de junho de 2015 0

Aproveitando as cores da estação que está terminando – Outono – mais algumas fotos feitas em passeios pela Serra. As primeiras fotos são de um parreiral na estrada que leva a Pinto Bandeira, bem no trecho onde tem a estrada da Pousada Don Giovani.

IMG_0869

IMG_0870

O tempo bom, com bastante Sol, favoreceu as fotos.

IMG_0871

IMG_0872

No acesso à Vinícola Don Giovani.

IMG_0875

A seguir, numa estrada de chão entre Nova Pádua e Otávio Rocha.

IMG_0911

Para encerrar, na BR-116, logo depois de Nova Petrópolis.

IMG_0913

Lembrando que o Inverno começa domingo, 21/6, às 13h 38. Se você gosta de fotografia, me siga no Instagram: marcosh85.