Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2015

Uma igreja de 200 anos em Caçapava do Sul

31 de outubro de 2015 1

Além de ter sido a segunda capital farroupilha e de fazer parte da história do RS, Caçapava do Sul tem uma igreja bi-centenária. Em agosto de 2015 a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção comemorou seus 200 anos. A igreja fica no centro de Caçapava, no Largo Farroupilha, bem na frente da Praça Dr. Rubens da Rosa Guedes.

IMG_5425

DSCN0083

Em estilo Barroco, a igreja matriz de Caçapava do Sul é considerada uma das mais bonitas do RS. Os zimbórios (cúpulas) das torres são feitos de cobre, extraídos das minas do município.

DSCN0086

Na parte interna, a igreja é bonita pela sua simplicidade.

DSCN0087

DSCN0090

É uma das poucas igrejas que possuem uma área especial dedicada ao batismo.

DSCN0093

Segundo o  o Padre Rudinei Lasch, as comemorações dos 200 anos foram especiais. A igreja ficou lotada de fiéis. E a programação cultural do aniversário durou uma semana inteira.

DSCN0092

DSCN0094

DSCN0088

A igreja começou a ser construída em 15 de agosto de 1815, pelo padre Fidêncio José Ortiz da Silva e foi finalizada em 1935.

DSCN0101

DSCN0111

Como a cidade de Caçapava tem poucos prédios altos, a igreja é vista de longe e se destaca em meio a paisagem. Caçapava foi visitada várias vezes pelo Blog neste ano. As fotos de minhas viagens podem ser conferidas também no Instagram: marcosh85.

RS-115 liberada para o Natal Luz de Gramado

30 de outubro de 2015 1

17696257

Em outubro a pista da RS-115 ficou assim nas proximidades de Gramado. Uma preocupação. Fim de ano o movimento na cidade aumenta com o Natal Luz. A EGR fez uma obra de emergência. Há um desvio para carros leves nos dois sentidos, facilitando o acesso para a cidade serrana. Caminhões estão proibidos de passar e o desvio funciona somente durante o dia, entre 7h e 19h. Um alívio para quem depende do turismo na Serra. O Natal Luz de Gramado começa hoje, 30 de novembro.

17724951

Gramado praticamente não tem mais baixa temporada. Há turista por lá o ano todo. Os preços estão impraticáveis. Hotéis caros. Refeições caras. Mesmo assim, o Natal Luz atrai muita gente. Para esta edição são esperados 2 milhões de visitantes. Muitos são de fora do RS. Quem vem para cá se apaixona por Gramado. Compreensível. Não existe nada igual nas regiões serranas do Rio e de São Paulo, por exemplo. O Natal Luz tem várias atrações. Uma delas acontece no lago Joaquina Bier, na frente do Laghetto.

bier

Essas arquibancadas ficam lotadas nos dias de espetáculo. E o turismo certamente está dando muito certo, mesmo em tempos de crise. A rede Laghetto acabou de inaugurar mais um hotel em Gramado. Parece que agora são 7. Já estime muito em Gramado, há alguns anos. Hoje, é praticamente impossível se hospedar lá. Talvez no começo de fevereiro, a única época considerada de média ou baixa temporada, quando alguns hotéis reduzem preços das diárias. Mas você não precisa se hospedar em Gramado. Há opções em Nova Petrópolis e Canela, por exemplo. Pode até ficar em Caxias e passear em Gramado. Ficando um dia por lá há muito o que fazer. O bom é que o turismo ajudar a movimentar a falida economia gaúcha. Vamos viajar, então. Curta minhas fotos também lá no Instagram: marcosh85.

Pelotas divulga seus roteiros turísticos

30 de outubro de 2015 1

Para atrair visitantes é preciso divulgar e aparecer. É o que está fazendo Pelotas, aproveitando o Festival de Turismo de Gramado – Festuris -, que será realizado de 5 a 8 de novembro. Conhecida principalmente pela Fenadoce, Pelotas tem um vasto patrimônio histórico que merece ser conhecido. O estande de Pelotas na Feira da Serra gaúcha será uma réplica do Mercado Central da cidade, construído entre 1848 e 1853 em estilo neoclássico. Veja alguma coisa que Pelotas vai mostrar. Museus:

Museu da Baronesa (Rafa Marin)

Museu da Baronesa (Rafa Marin)

Igrejas:

Igreja Anglicana (Gustavo Vara)

Igreja Anglicana (Gustavo Vara)

Casarões:

Casarão Seis (Rafa Marin)

Casarão Seis (Rafa Marin)

E até um antigo hotel.

Grande Hotel (Gustavo Vara)

Grande Hotel (Gustavo Vara)

Além desses, Pelotas tem uma grande variedade de roteiros turísticos e a praia do Laranjal, que sempre é uma alternativa para o verão dos gaúchos. O Festuris de Gramado está chegando. O Festival é dedicado a profissionais do Turismo, que vão conhecer novos destinos para depois repassar aos turistas. Muitas dessas atrações já são mostradas aqui no Blog, que sempre procura novidades. Faça um tour pelo Blog e descubra lugares para passear. E curta minhas fotos no Instagram: marcosh85.

Ciclismo em Encantado

29 de outubro de 2015 1

Viajar de carro e pedalar pelas estradas e caminhos pelo RS é bem parecido. Tem muita gente que usa automóvel mas não descarta um passeio de Bike no fim de semana. Agora em novembro, os amantes do ciclismo tem uma boa oportunidade para conhecer lugares novos no Vale do Taquari. É o 2º Cicloturismo Encantado, no domingo, 8 de novembro. Para quem não conhece, Encantado é uma cidade localizada na região de Lajeado, com acesso pela RS-129. Fica às margens do Rio Taquari.

IMG_0302

No centro da cidade, a bela igreja matriz.

IMG_0296

Mas voltando ao assunto do post. O Cicloturismo de Encantado prevê um passeio por estradas da região. Há muito lugar bonito para conhecer por lá.

IMG_0318

Gostou da ideia e quer se inscrever no passeio? Mais informações pelo e-mail robertrissi@hotmail.com ou pelo telefone (51) 8175.1610 com Robert. Aproveita a chance de conhecer o Vale do Taquari.

IMG_0321

Você pode ir de carro até Encantado, levando a Bike, claro, e participar do evento no domingo. Há hotéis na cidade. Encantado, inclusive, completou 100 anos em 2015 e foi tema de um post aqui no Blog. Eu também costumo postar fotos no Instagram: marcosh85.

 

Bagé - Rainha da Fronteira

29 de outubro de 2015 2

A Região da Campanha gaúcha, ou o Pampa Gaúcho, é assunto de hoje no Viajando de Carro no Gaúcha Hoje, na Rádio Gaúcha. Vamos até Bagé, que é conhecida como a Rainha da Fronteira. Fica perto da fronteira com o Uruguai, por isso tem tantos quartéis. E tem também seus casarões antigos.

bage1

bage2

bage3

bage4

Na estrada para Aceguá, Bagé se destaca pelos Haras. Há muitos deles, pelo caminho. Na saída, fica também a cidade cenográfica de Santa Fé, onde foi filmado o tempo e o Vento. Hoje, é uma das atrações turísticas da região.

bage6

bage7

Na mesma área está a Vila Santa Thereza, uma antiga charqueada.

bage

Bagé é uma cidade tradicionalista. Está localizada a 390 Km de Porto Alegre.

bage5

Chegar lá é bem fácil. É só pegar as BRs 290 e 153. Esta última tem trânsito muito tranquilo devido ao baixo movimento. A cidade tem uma boa rede hoteleira. Eu também costumo postar fotos no Instagram: marcosh85.

A capital nacional da pimenta vermelha

28 de outubro de 2015 1

Esta cidade existe e fica aqui no Rio Grande do Sul. É Turuçu, na Zona Sul, perto de Pelotas. A pimenta, inclusive, tem até um pequeno monumento por lá.

IMG_2166

Turuçu fica ao lado da BR-116 e quem passa pela estrada tem a impressão que são apenas algumas ruas. Na verdade são. Há poucas ruas com calçamento.

IMG_2167

IMG_2168

Pois é, mas apesar de ser a capital nacional da pimenta, hoje o número de produtores de pimenta se restringe a pouco mais de 20. A principal produção alimentícia do município passou a ser o morango. Turuçu também tem uma grande comunidade evangélica.

IMG_2165

IMG_2163

Turuçu é o nome do arroio que banha a cidade. O nome é de origem indígena e significa grosso, roliço e grande. Ou seja águas grandes. Os antigos até hoje chamam o local de Arroio Grande.

IMG_2164

Jã são quase 300 as cidades gaúchas conhecidas pelo Blog. Para curtir as fotos de minhas viagens, me siga no Instagram; marcosh85.

Time Line Gaúcha na Cascata da Usina

28 de outubro de 2015 2

O Em algum lugar do Rio Grande de hoje mostrou a Cascata da Usina, que fica no Rio da Prata, entre as cidades de Nova Prata e Protásio Alves, na região serrana gaúcha. A cascata fica no Parque Termas do Prata, um lugar com piscina térmica natural. A água tem mais de 30º e atrai turistas o ano todo.

np3

O parque, além das piscinas externas e internas, tem uma grande área onde é possível caminhar às margens do rio e chegar bem próximo da cascata.

np1

Nova Prata tem outros atrativos. A igreja matriz.

np6

E o mural de basalto no centro. Aliás, o centro da cidade é um ótimo lugar para passear.

np4

np5

Ao lado de Nova Prata fica a pequena cidade de Protásio Alves. Para chegar lá é só seguir em frente pela estrada que leva ao parque das termas. Protásio Alves tem uma igreja bem antiga, ao lado da nova.

pa

A gruta fica próxima do centro.

pa2

De lá, é possível ver toda a cidade.

pa3

Quem visita Nova Prata e o parque das termas deve aproveitar e esticar o passeio até Protásio Alves. Há belas paisagens pelo caminho e a estrada tem asfalto. Para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.

Desafio Time Line: uma cascata muito visitada por turistas

28 de outubro de 2015 2

Existem muitas cascatas e cachoeiras espalhadas pelo RS. Algumas são bem conhecidas, outras nem tanto. O desafio de hoje no Time Line Gaúcha é essa cascata, que é bastante visitada por turistas:

cascata

Será que alguém conhece? A cascata fica numa região muito procurada inclusive por pessoas de outros Estados. A cidade mais próxima tem esta rua:

np2

A resposta do desafio no fim do Time Line Gaúcha, pouco antes das 11h.

Na pequena Arroio do Padre

27 de outubro de 2015 1

Até agora, todas as vezes que ouvi falar de Arroio do Padre, foi com relação a problemas provocados pela chuva. Numa viagem à Zona Sul do RS, resolvi conhecer a cidade. O acesso para lá é por asfalto, mas há um trecho em obras, com desvio de uns 6 Km por estrada de chão. A cidade tem poucas ruas com calçamento.

IMG_2285

Nos moradores da cidade, a maioria é descendente de pomeranos e ainda fala o dialeto dessa região alemã. E apesar do nome Arroio do Padre, a maioria da população é de religião luterana, como aliás observei em cidades de colonização alemã do sul do RS e da Campanha e Fronteira Oeste.

IMG_2282

IMG_2281

IMG_2284

A região também é conhecida pelo seu turismo ecológico, dispondo de parques com infra-estrutura para receber e hospedar visitantes. O contato direto com a natureza, desperta a importância dos cuidados com o meio ambiente e proporciona momentos de lazer, como o refrescante banho de arroio, caminhadas, trilhas, escaladas e rapel.

IMG_2286

A maior festa do município acontece em abril. A Festa da Maçã e Caqui. Arroio do Padre também conta com um grupo de danças folclóricas alemãs, o KornBlumme, mantendo as raízes germânicas da comunidade. Para curtir minhas fotos, me siga lá no Instagram: marcosh85.

Na Uruguaia Artigas

27 de outubro de 2015 1

Nos últimos 2 meses viajei bastante para o Uruguay. Estive em praticamente todas as cidades que fazem fronteira com o Brasil e tem os procurados Free Shop, mesmo em tempos de alta do dólar. Uma dessas cidades é Artigas. Fica ao lado de Quaraí. As 2 cidades são separadas apenas por uma ponte. Do lado uruguaio, Artigas é uma cidade pequena, mas parece ser mais organizada do que a brasileira Quaraí.

DSCN0033

Artigas tem casarões, como as cidades do Brasil na região de fronteira.

DSCN0034

DSCN0040

Os Free Shop ficam na rua principal.

DSCN0035

Encontrei 2 praças em Artiga, e um Obelisco.

DSCN0039

IMG_2086

Há 2 igrejas, uma delas bem antiga.

IMG_2084

IMG_2085

DSCN0036

DSCN0037

Entrar no Uruguai é bem mais fácil. Não há burocracia. Basta atravessar a ponte, no caso de Quaraí / Artigas.

IMG_2087

Artigas tem, além dos free shop, um cassino, que fica na rua principal. Ao lado há um hotel. Também há um bom hotel no lado brasileiro, em Quaraí. Além das fotos no Blog, eu costumo postar também no Instagram: marcosh85.