Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2015

Uma igreja de 200 anos em Caçapava do Sul

31 de outubro de 2015 1

Além de ter sido a segunda capital farroupilha e de fazer parte da história do RS, Caçapava do Sul tem uma igreja bi-centenária. Em agosto de 2015 a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção comemorou seus 200 anos. A igreja fica no centro de Caçapava, no Largo Farroupilha, bem na frente da Praça Dr. Rubens da Rosa Guedes.

IMG_5425

DSCN0083

Em estilo Barroco, a igreja matriz de Caçapava do Sul é considerada uma das mais bonitas do RS. Os zimbórios (cúpulas) das torres são feitos de cobre, extraídos das minas do município.

DSCN0086

Na parte interna, a igreja é bonita pela sua simplicidade.

DSCN0087

DSCN0090

É uma das poucas igrejas que possuem uma área especial dedicada ao batismo.

DSCN0093

Segundo o  o Padre Rudinei Lasch, as comemorações dos 200 anos foram especiais. A igreja ficou lotada de fiéis. E a programação cultural do aniversário durou uma semana inteira.

DSCN0092

DSCN0094

DSCN0088

A igreja começou a ser construída em 15 de agosto de 1815, pelo padre Fidêncio José Ortiz da Silva e foi finalizada em 1935.

DSCN0101

DSCN0111

Como a cidade de Caçapava tem poucos prédios altos, a igreja é vista de longe e se destaca em meio a paisagem. Caçapava foi visitada várias vezes pelo Blog neste ano. As fotos de minhas viagens podem ser conferidas também no Instagram: marcosh85.

Pelotas divulga seus roteiros turísticos

30 de outubro de 2015 1

Para atrair visitantes é preciso divulgar e aparecer. É o que está fazendo Pelotas, aproveitando o Festival de Turismo de Gramado – Festuris -, que será realizado de 5 a 8 de novembro. Conhecida principalmente pela Fenadoce, Pelotas tem um vasto patrimônio histórico que merece ser conhecido. O estande de Pelotas na Feira da Serra gaúcha será uma réplica do Mercado Central da cidade, construído entre 1848 e 1853 em estilo neoclássico. Veja alguma coisa que Pelotas vai mostrar. Museus:

Museu da Baronesa (Rafa Marin)

Museu da Baronesa (Rafa Marin)

Igrejas:

Igreja Anglicana (Gustavo Vara)

Igreja Anglicana (Gustavo Vara)

Casarões:

Casarão Seis (Rafa Marin)

Casarão Seis (Rafa Marin)

E até um antigo hotel.

Grande Hotel (Gustavo Vara)

Grande Hotel (Gustavo Vara)

Além desses, Pelotas tem uma grande variedade de roteiros turísticos e a praia do Laranjal, que sempre é uma alternativa para o verão dos gaúchos. O Festuris de Gramado está chegando. O Festival é dedicado a profissionais do Turismo, que vão conhecer novos destinos para depois repassar aos turistas. Muitas dessas atrações já são mostradas aqui no Blog, que sempre procura novidades. Faça um tour pelo Blog e descubra lugares para passear. E curta minhas fotos no Instagram: marcosh85.

Bagé - Rainha da Fronteira

29 de outubro de 2015 2

A Região da Campanha gaúcha, ou o Pampa Gaúcho, é assunto de hoje no Viajando de Carro no Gaúcha Hoje, na Rádio Gaúcha. Vamos até Bagé, que é conhecida como a Rainha da Fronteira. Fica perto da fronteira com o Uruguai, por isso tem tantos quartéis. E tem também seus casarões antigos.

bage1

bage2

bage3

bage4

Na estrada para Aceguá, Bagé se destaca pelos Haras. Há muitos deles, pelo caminho. Na saída, fica também a cidade cenográfica de Santa Fé, onde foi filmado o tempo e o Vento. Hoje, é uma das atrações turísticas da região.

bage6

bage7

Na mesma área está a Vila Santa Thereza, uma antiga charqueada.

bage

Bagé é uma cidade tradicionalista. Está localizada a 390 Km de Porto Alegre.

bage5

Chegar lá é bem fácil. É só pegar as BRs 290 e 153. Esta última tem trânsito muito tranquilo devido ao baixo movimento. A cidade tem uma boa rede hoteleira. Eu também costumo postar fotos no Instagram: marcosh85.

A capital nacional da pimenta vermelha

28 de outubro de 2015 1

Esta cidade existe e fica aqui no Rio Grande do Sul. É Turuçu, na Zona Sul, perto de Pelotas. A pimenta, inclusive, tem até um pequeno monumento por lá.

IMG_2166

Turuçu fica ao lado da BR-116 e quem passa pela estrada tem a impressão que são apenas algumas ruas. Na verdade são. Há poucas ruas com calçamento.

IMG_2167

IMG_2168

Pois é, mas apesar de ser a capital nacional da pimenta, hoje o número de produtores de pimenta se restringe a pouco mais de 20. A principal produção alimentícia do município passou a ser o morango. Turuçu também tem uma grande comunidade evangélica.

IMG_2165

IMG_2163

Turuçu é o nome do arroio que banha a cidade. O nome é de origem indígena e significa grosso, roliço e grande. Ou seja águas grandes. Os antigos até hoje chamam o local de Arroio Grande.

IMG_2164

Jã são quase 300 as cidades gaúchas conhecidas pelo Blog. Para curtir as fotos de minhas viagens, me siga no Instagram; marcosh85.

Na pequena Arroio do Padre

27 de outubro de 2015 1

Até agora, todas as vezes que ouvi falar de Arroio do Padre, foi com relação a problemas provocados pela chuva. Numa viagem à Zona Sul do RS, resolvi conhecer a cidade. O acesso para lá é por asfalto, mas há um trecho em obras, com desvio de uns 6 Km por estrada de chão. A cidade tem poucas ruas com calçamento.

IMG_2285

Nos moradores da cidade, a maioria é descendente de pomeranos e ainda fala o dialeto dessa região alemã. E apesar do nome Arroio do Padre, a maioria da população é de religião luterana, como aliás observei em cidades de colonização alemã do sul do RS e da Campanha e Fronteira Oeste.

IMG_2282

IMG_2281

IMG_2284

A região também é conhecida pelo seu turismo ecológico, dispondo de parques com infra-estrutura para receber e hospedar visitantes. O contato direto com a natureza, desperta a importância dos cuidados com o meio ambiente e proporciona momentos de lazer, como o refrescante banho de arroio, caminhadas, trilhas, escaladas e rapel.

IMG_2286

A maior festa do município acontece em abril. A Festa da Maçã e Caqui. Arroio do Padre também conta com um grupo de danças folclóricas alemãs, o KornBlumme, mantendo as raízes germânicas da comunidade. Para curtir minhas fotos, me siga lá no Instagram: marcosh85.

Na Uruguaia Artigas

27 de outubro de 2015 1

Nos últimos 2 meses viajei bastante para o Uruguay. Estive em praticamente todas as cidades que fazem fronteira com o Brasil e tem os procurados Free Shop, mesmo em tempos de alta do dólar. Uma dessas cidades é Artigas. Fica ao lado de Quaraí. As 2 cidades são separadas apenas por uma ponte. Do lado uruguaio, Artigas é uma cidade pequena, mas parece ser mais organizada do que a brasileira Quaraí.

DSCN0033

Artigas tem casarões, como as cidades do Brasil na região de fronteira.

DSCN0034

DSCN0040

Os Free Shop ficam na rua principal.

DSCN0035

Encontrei 2 praças em Artiga, e um Obelisco.

DSCN0039

IMG_2086

Há 2 igrejas, uma delas bem antiga.

IMG_2084

IMG_2085

DSCN0036

DSCN0037

Entrar no Uruguai é bem mais fácil. Não há burocracia. Basta atravessar a ponte, no caso de Quaraí / Artigas.

IMG_2087

Artigas tem, além dos free shop, um cassino, que fica na rua principal. Ao lado há um hotel. Também há um bom hotel no lado brasileiro, em Quaraí. Além das fotos no Blog, eu costumo postar também no Instagram: marcosh85.

Santa Margarida do Sul

26 de outubro de 2015 1

Circulei bastante pela BR-290 nos últimos passeios. Quando fui para Uruguaiana, aproveitei para conhecer mais uma cidade. Santa Margarida é um município quase que rural. Praticamente não possui área urbana. São apenas algumas casas às margens da rodovia.

IMG_1950

Santa Margarida era distrito de São Gabriel e virou município em 1996.

IMG_1952

IMG_1951

Está a quase 300 Km de Porto Alegre e os principais atrativos são estâncias. Para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.

Caçapava do Sul, 184 anos

26 de outubro de 2015 1

Estive no fim de semana em Caçapava do Sul e o passeio  coincidiu com o aniversário do município. Caçapava completou 184 anos no domingo, 25 de outubro. A segunda capital farroupilha faz parte da história do RS. É conhecida como Portal do Pampa. Caçapava do Sul fica perto do entroncamento das BRs 290 e 392. Também está próximo da BR-153, que leva à região de Bagé. A igreja da cidade também é histórica. Completou 200 anos em agosto e será assunto de um post nos próximos dias, com mais fotos e detalhes. A igreja fica bem no centro da cidade.

DSCN0100

É em torno da igreja que ficam alguns dos principais prédios. Como a casa onde nasceu Borges de Medeiros.

DSCN0099

As fotos abaixo são da região em volta da praça.

DSCN0097

DSCN0098

DSCN0108

A praça, aliás, é um dos pontos de encontro dos moradores da cidade.

DSCN0106

DSCN0104

Caçapava tem também o forte D.Pedro II.

DSCN0115

No fim de tarde muita gente costuma acompanhar o por do sol de lá.

DSCN0119

DSCN0120

Há uma grande área para estacionar o carro. Ao fundo, a igreja.

DSCN0121

Quando completou 150 anos, a cidade de Caçapava ganhou um presente. O Guerreiro Farrapo, escultura metálica criada por José Oliveira Machado, que fica em frente à Secretaria de Turismo e à Praça Dr Rubens Rosa Guedes.

DSCN0110

Outra obra do escultor é a índia Imembuí, que fica na Chácara do Forte, um lugar onde tem uma pousada rural e também é um ótimo ponto para apreciar o por do sol. A chácara será assunto de outro post.

DSCN0132

Uma curiosidade. Apesar de ser ligado à História do RS, Caçapava do Sul tem a Casa XV, a Casa Romana, construída por um fã da História de Roma. Ele construiu a casa no estilo romano.

DSCN0180

O caminho para chegar em Caçapava a partir de Porto Alegre é pela BR-290 e depois a BR-392. São cerca de 260 Km. Para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.

 

 

Mais uma vez na Fronteira

24 de outubro de 2015 4

Parece que me acostumei a viajar para a Fronteira. Depois de andar tanto tempo pela Serra, descobri que o Sul do Estado tem seus encantos. A Região do Pampa tem muito lugar que merece ser descoberto. Caçapava do Sul, por exemplo, é conhecida como o Portal do Pampa. A igreja da cidade acabou de completar 200 anos. Foi agora em 15 de agosto. A igreja será assunto de um post exclusivo.

DSCN0083_640x480

Caçapava tem história. Foi uma das capitais farroupilha e tem a casa onde nasceu Borges de Medeiros ( e não Bento Gonçalves, como estava antes. Obrigado a quem corrigiu). Tem também outros casarões antigos.

DSCN0098_640x480

O Forte Dom Pedro II reúne pessoas nos fins de tarde.

DSCN0116_640x480

Desta vez preferi passar o fim de tarde na Chácara do Forte, onde funciona uma pousada rural.

DSCN0122_640x480

DSCN0126_640x480

Lá também é um ótimo lugar para curtir o por do sol em Caçapava.

DSCN0161_640x480

DSCN0169_640x480

A 60 Km de Caçapava fica Lavras do Sul. A estrada tem asfalto e pouco movimento. E alguns lugares bonitos para fotografar. Tem também alguns episódios inusitados. Como este, que só se vê no pampa gaúcho…

DSCN0181_640x480

Depois de esperar a boiada entrar no pasto, a viagem segue tranquila. Em Lavras outra surpresa. A cidade tem preservados muitos casarões antigos. Parece uma viagem no tempo.

DSCN0182_640x480

DSCN0190_640x480

Muito bom passear por lá. Pena que o Sol ficou escondido nas nuvens. Depois de deixar a bagagem no hotel em Bagé, foi a vez de sair para conhecer mais uma cidade gaúcha. A de número 298. Aceguá. A estrada também tem asfalto – a BR-153 – e pouco trânsito.

DSCN0205_640x480

Na saída, perto do limite de Bagé e Aceguá, muitos Haras. Grandes áreas verdes que o tempo ajudou. O Sol apareceu e ficou melhor para fotografar.

DSCN0204_640x480

A BR-153 termina no Uruguay. De um lado a Aceguá brasileira e de outro a Acegua uruguaia.

DSCN0217_640x480

São duas cidades pequeníssimas, bem parecidas. Com baixo movimento em função da cotação do dólar. No lado uruguaio, os free shop.

DSCN0218_640x480

No lado brasileiro, poucas ruas e casas.

DSCN0212_640x480

Com a viagem deste fim de semana fecho o círculo de fronteira com o Uruguay. Já conheço Chuí, Jaguarão, Livramento e Quaraí. Faltou Barra do Quaraí, que fica para 2016. Além do Blog, eu também costumo postar fotos no Instagram: marcosh85.

 

Passando por Vila Nova do Sul

23 de outubro de 2015 1

No centro do Estado, na Campanha e na Fronteira Oeste, as distâncias entre as cidades são mais longas. Percorrendo a BR-290, por exemplo, há cidades grandes como Rosário do Sul, São Gabriel e Alegrete, além de outras menores. Uma delas é Vila Nova do Sul, que fica antes de São Gabriel para quem segue para o Oeste.

IMG_1945

Quando passei por lá era fim de tarde e o Sol já quase se escondia no horizonte.

IMG_1944

IMG_1946

Vila Nova do Sul fica a 270 Km de Porto Alegre, bem ao lado da BR-290.

IMG_1947

IMG_1948

A BR-290 tem projeto de duplicação até Pantano Grande, mas o trecho de Vila Nova do Sul vai permanecer em pista simples. Para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.