Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2015

Na capital nacional da erva-mate

30 de novembro de 2015 1

A erva-mate é a árvore símbolo desta cidade do Noroeste Gaúcho. Coronel Bicaco. O título de capital nacional da erva-mate é destacado na praça central.

DSCN0536

DSCN0537

A origem do nome do município é uma homenagem ao fundador Ramão Luciano de Souza, conhecido como Coronel Bicaco, pelos seus feitos revolucionários.

DSCN0540

DSCN0538

DSCN0545

Coronel Bicaco está localizada a 426 km de Porto Alegre. Para chegar lá é preciso pegar a BR-386 e, depois de Sarandi, a estrada para Palmeira das Missões.

DSCN0548

DSCN0549

A cultura gaúcha é muito apreciada no município considerado capital nacional da erva-mate, que conta com o CTG Tropeiros de Campo Santo. Curta minhas fotos também no Instagram: marcosh85.

Galópolis - museu a céu aberto

29 de novembro de 2015 2

Galópolis fica em Caxias do Sul. Você já passou por lá se percorreu a BR-116 entre Caxias e Nova Petrópolis. É aquele distrito onde há lombadas na parte urbana. Pois Galópolis agora é notícia por inaugurar oficialmente a primeira fase do Museu de Território. O objetivo do museu é valorizar o patrimônio cultural, arquitetônico e natural de Galópolis. Entre os destaques está o núcleo de casas restauradas onde morou o imigrante italiano Hércules Galló.

gal1

gal2

Galópolis tem ainda a Vila Operária.

gal4

gal5

Na BR-116, bem na entrada de Galópolis, esta casa de madeira chama a atenção. É o casarão centenário que pertence à família Stragliotto.

gal7

A igreja de Galópolis:

gal3

E entre as atrações naturais, destaca-se a cascata Véu de Noiva, que pode ser vista de um mirante na BR-116.

gal6

O Museu a céu aberto de Galópolis pode ser visitado inclusive nos fins de semana. O distrito fica a poucos quilômetros da sede, Caxias do Sul. Curta minhas fotos também no Instagram: marcosh85.

A Bella Festa de Fagundes Varela

28 de novembro de 2015 2

Marque bem esta data: 3 de dezembro de 2015. É quando começa a Bella Festa de Fagundes Varela. Esta pequena cidade localizada ao lado de Veranópolis, Cotiporã e Vila Flores, irá receber você de braços abertos.

Crianças da Escola Municipal - Caminhos do Aprender -

Crianças da Escola Municipal – Caminhos do Aprender -

Curtir, comentar, compartilhar. Fazemos isto diariamente no mundo virtual. Pois a Bella Festa 2015 de Fagundes Varela tem como tema “Compartilhando Vivências”. É um convite a entrar  no mundo real e compartilhar emoções, sorrisos e abraços.

Paisagem rural de Fagundes Varela

Paisagem rural de Fagundes Varela

É uma festa com atrações para toda a família. Mas não é só diversão. É possível compartilhar conhecimento  nos diversos estandes. Saber um pouco mais do potencial industrial, comercial, agropecuário e cultural de Fagundes Varela, um município pioneiro em projetos de diversas áreas.

Igreja e praça central de Fagundes Varela

Igreja e praça central de Fagundes Varela

Além de tudo isto, é possível compartilhar a hospitalidade e a boa gastronomia  presente desde os tempos dos primeiros imigrantes. Compartilhar vivências de pessoas que acreditam em sonhos que se tornam realidade com muito trabalho e dedicação.

Na gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Na gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Na comunidade de Nossa Senhora do Rosário

Na comunidade de Nossa Senhora do Rosário

Fagundes Varela tem população de origem italiana e o italiano adora festas, é ligado à religiosidade e sempre recebe bem os visitantes. Quem visitar a cidade na Bella Festa, sentirá um pouco dessa hospitalidade.

Pórtico de Fagundes Varela

Pórtico de Fagundes Varela

Túmulo do padre Ângelo Mônaco - o padre milagreiro

Túmulo do padre Ângelo Mônaco – o padre milagreiro

A Bella Festa será realizada de 3/12 e 6/12 e é de graça. Você não paga nada para participar. Visite Fagundes Varela e aproveite o que a gastronomia italiana tem de melhor. E aproveite para conhecer o interior do município, há muito o que ver.

Taipa de pedras - interior de Fagundes Varela

Taipa de pedras – interior de Fagundes Varela

Na comunidade de N.S.do Rosário

Na comunidade de N.S.do Rosário

Quem visita Fagundes Varela já encontra atrações logo na chegada, como o Moinho Melatti.

Moinho Melatti - Fagundes Varela

Moinho Melatti – Fagundes Varela

Como se vê, são muitos os motivos para visitar esta cidade gaúcha. Lembrando que a Bella Festa começa em 3 de dezembro. O Blog já postou sobre Fagundes Varela, confira:

Uma cascata escondida.

A gruta e um local para relaxar.

Na comunidade italiana mais antiga da cidade.

O padre milagreiro de Fagundes Varela.

Tudo isso e muito mais te aguarda. Visite a Bella Festa 2015. O texto deste post teve a colaboração de Katia Hoffmann. Curta minhas fotos também no Instagram: marcosh85.

 

 

 

Rápida passagem por Fontoura Xavier

27 de novembro de 2015 4

Subindo a BR-386 em direção ao Norte gaúcho, resolvi entrar em Fontoura Xavier. A cidade é pequena, embora o município tenha uma grande área territorial. Fontoura Xavier é conhecida como a terra do pinhão.

DSCN0486

A população tem descendência portuguesa, alemã e italiana.

DSCN0487

DSCN0488

Fontoura Xavier fica no caminho da região do Planalto. Está a 773 metros de altitude, quase no mesmo nível de Gramado, que fica a 830 m. Eu também costumo postar fotos no Instagram: marcosh85.

Obras no Salto Ventoso

27 de novembro de 2015 1

Um dos principais atrativos turísticos de Farroupilha estará melhor em 2016. Em março será liberado o acesso total ao parque, remodelado.

ventoso

Segundo o jornal Pioneiro, as trilhas vão mudar. Estarão mais seguras. Além disso, haverá um mirante na parte superior.

ventoso1

Aliás, o parque todo irá mudar para melhor. Agora só falta melhorar as condições da estrada. Para quem não conhece, o Salto Ventoso foi cenário do filme O Quatrilho.

ventoso2

Quem visita o parque pode caminhar por trilhas e passar por trás da queda de água. É muito legal.

ventoso3

Vamos aguardar então março de 2016 para aproveitar os melhoramentos do parque. Curta minhas fotos também no Instagram: marcosh85.

Balneário no Rio Carreiro

27 de novembro de 2015 4

O Rio Carreiro é bem conhecido por quem mora ou costuma visitar a região de Serra Gaúcha, lá pelos lados de Guaporé e Veranópolis. O Rio Carreiro é formador do Taquari, mas antes, em Serafina Correa, há um lugar bem procurado nos dias quentes. O Balneário fica junto à ponte na estrada que liga Serafina Correa e Nova Bassano.

IMG_6101

No camping há bar, restaurante e lugar para acampar. Mas o visitante pode também apenas passar o dia e se divertir.

IMG_6104

IMG_6103

Serafina Correa é uma pequena cidade perto de Guaporé, com acesso pela RS-129.

IMG_6096

IMG_6097

No centro de Serafina Correa tem prédios que são considerados réplicas de obras italianas. A cidade tem também uma estátua do Cristo, no alto do morro.

IMG_6099

IMG_6106

Há hotéis tanto em Guaporé como em Serafina Correa. Visitar a cidade e tomar um banho de rio é a dica de hoje de passeio neste fim de ano. Para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.

Um banho de rio no Timeline Gaúcha

27 de novembro de 2015 1

O verão está chegando. Há muitos lugares no RS com praia de rio que ficam lotadas em janeiro e fevereiro. Um desses balneários está localizado no Norte do Estado, numa pequena cidade de população com origem italiana.

IMG_6096

A cidade tem outros atrativos, tanto na parte urbana como na área rural. No fim do programa Timeline Gaúcha você vai saber onde fica este lugar. Obs: A resposta já está postada no BLOG.

Na antiga "Burro Morto"

26 de novembro de 2015 1

Burro Morto era o nome da localidade que virou cidade e hoje se chama São José do Herval. Fica quase na região do Planalto, perto de Soledade e de Fontoura Xavier. Às margens da BR-386 à direita de quem segue para o norte. Mais uma pequena cidade gaúcha que poucos conhecem. O nome Burro Morto se deve às tropas de burros e carruagens que passavam pela região. Lá era uma espécie de paradouro para quem seguia em direção a outras regiões do Estado.

DSCN0479

A área urbana é pequena, já que a economia do município é baseada quase que na agricultura.

DSCN0480

Ao lado da igreja tem uma estátua de São José.

DSCN0481

DSCN0485

Os principais atrativos turísticos ficam no interior. São cascatas, grutas e até um cannyon no Rio Forqueta. Na frente da igreja fica uma pequena praça.

DSCN0484

DSCN0483

São José do Herval é o município 301 do RS a ser visitado pelo Blog. Para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.

A Santo Amaro dos Açorianos

26 de novembro de 2015 9

Um lugar histórico do Rio Grande do Sul que é esquecido pelos roteiros turísticos é o destaque desta quinta-feira(26) no Viajando de Carro no Gaúcha Hoje. É o distrito de Santo Amaro do Sul, em General Câmara.

sa1

O distrito é tombado pelo patrimônio histórico. Quem visita a região encontra casas açorianas.

sa2

sa4

Santo Amaro foi fundado em 1752 e tem uma das igrejas mais antigas do RS.

sa3

sa6

Hoje Santo Amaro é um distrito de General Câmara, que fica a poucos quilômetros de distância e se destacou por ter uma área militar. Em Santo Amaro, o visitante ainda encontra a antiga estação ferroviária, onde embarcavam os imigrantes que chegavam de barco, pelo Jacuí.

sa5

No rio, tem a eclusa, que também é uma atração para o turista.

sa8

Santo Amato atrai visitantes no verão, por causa da praia no Jacuí. Mas o legal mesmo é conhecer as casas antigas.

sa7

Aqui nesta localidade foi filmado Um Certo Capitão Rodrigo, baseado na obra de Érico Veríssimo. O Capitão Rodrigo já andou por lá… Então faça uma visita também e conheça Santo Amaro. Acesso por estrada de chão – 6 km – a partir da RS-244 em General Câmara. Se você gosta de fotografia, me siga no Instagram: marcosh85.

As casas açorianas de Santo Amaro

26 de novembro de 2015 0

Santo Amaro fica em general Câmara e foi porta de entrada de açorianos na região. Quem visita a localidade, se delicia com o casario antigo em volta da praça.

sa7

Santo Amaro do Sul é o assunto do Viajando de Carro no Gaúcha Hoje desta quinta-feira. Às 9h, o post completo será publicado. Por enquanto vá curtindo minhas fotos no Instagram: marcosh85.