Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2015

Na capital nacional da erva-mate

30 de novembro de 2015 1

A erva-mate é a árvore símbolo desta cidade do Noroeste Gaúcho. Coronel Bicaco. O título de capital nacional da erva-mate é destacado na praça central.

DSCN0536

DSCN0537

A origem do nome do município é uma homenagem ao fundador Ramão Luciano de Souza, conhecido como Coronel Bicaco, pelos seus feitos revolucionários.

DSCN0540

DSCN0538

DSCN0545

Coronel Bicaco está localizada a 426 km de Porto Alegre. Para chegar lá é preciso pegar a BR-386 e, depois de Sarandi, a estrada para Palmeira das Missões.

DSCN0548

DSCN0549

A cultura gaúcha é muito apreciada no município considerado capital nacional da erva-mate, que conta com o CTG Tropeiros de Campo Santo. Curta minhas fotos também no Instagram: marcosh85.

Galópolis - museu a céu aberto

29 de novembro de 2015 2

Galópolis fica em Caxias do Sul. Você já passou por lá se percorreu a BR-116 entre Caxias e Nova Petrópolis. É aquele distrito onde há lombadas na parte urbana. Pois Galópolis agora é notícia por inaugurar oficialmente a primeira fase do Museu de Território. O objetivo do museu é valorizar o patrimônio cultural, arquitetônico e natural de Galópolis. Entre os destaques está o núcleo de casas restauradas onde morou o imigrante italiano Hércules Galló.

gal1

gal2

Galópolis tem ainda a Vila Operária.

gal4

gal5

Na BR-116, bem na entrada de Galópolis, esta casa de madeira chama a atenção. É o casarão centenário que pertence à família Stragliotto.

gal7

A igreja de Galópolis:

gal3

E entre as atrações naturais, destaca-se a cascata Véu de Noiva, que pode ser vista de um mirante na BR-116.

gal6

O Museu a céu aberto de Galópolis pode ser visitado inclusive nos fins de semana. O distrito fica a poucos quilômetros da sede, Caxias do Sul. Curta minhas fotos também no Instagram: marcosh85.

Rápida passagem por Fontoura Xavier

27 de novembro de 2015 4

Subindo a BR-386 em direção ao Norte gaúcho, resolvi entrar em Fontoura Xavier. A cidade é pequena, embora o município tenha uma grande área territorial. Fontoura Xavier é conhecida como a terra do pinhão.

DSCN0486

A população tem descendência portuguesa, alemã e italiana.

DSCN0487

DSCN0488

Fontoura Xavier fica no caminho da região do Planalto. Está a 773 metros de altitude, quase no mesmo nível de Gramado, que fica a 830 m. Eu também costumo postar fotos no Instagram: marcosh85.

Balneário no Rio Carreiro

27 de novembro de 2015 4

O Rio Carreiro é bem conhecido por quem mora ou costuma visitar a região de Serra Gaúcha, lá pelos lados de Guaporé e Veranópolis. O Rio Carreiro é formador do Taquari, mas antes, em Serafina Correa, há um lugar bem procurado nos dias quentes. O Balneário fica junto à ponte na estrada que liga Serafina Correa e Nova Bassano.

IMG_6101

No camping há bar, restaurante e lugar para acampar. Mas o visitante pode também apenas passar o dia e se divertir.

IMG_6104

IMG_6103

Serafina Correa é uma pequena cidade perto de Guaporé, com acesso pela RS-129.

IMG_6096

IMG_6097

No centro de Serafina Correa tem prédios que são considerados réplicas de obras italianas. A cidade tem também uma estátua do Cristo, no alto do morro.

IMG_6099

IMG_6106

Há hotéis tanto em Guaporé como em Serafina Correa. Visitar a cidade e tomar um banho de rio é a dica de hoje de passeio neste fim de ano. Para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.

Na antiga "Burro Morto"

26 de novembro de 2015 1

Burro Morto era o nome da localidade que virou cidade e hoje se chama São José do Herval. Fica quase na região do Planalto, perto de Soledade e de Fontoura Xavier. Às margens da BR-386 à direita de quem segue para o norte. Mais uma pequena cidade gaúcha que poucos conhecem. O nome Burro Morto se deve às tropas de burros e carruagens que passavam pela região. Lá era uma espécie de paradouro para quem seguia em direção a outras regiões do Estado.

DSCN0479

A área urbana é pequena, já que a economia do município é baseada quase que na agricultura.

DSCN0480

Ao lado da igreja tem uma estátua de São José.

DSCN0481

DSCN0485

Os principais atrativos turísticos ficam no interior. São cascatas, grutas e até um cannyon no Rio Forqueta. Na frente da igreja fica uma pequena praça.

DSCN0484

DSCN0483

São José do Herval é o município 301 do RS a ser visitado pelo Blog. Para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.

A Santo Amaro dos Açorianos

26 de novembro de 2015 9

Um lugar histórico do Rio Grande do Sul que é esquecido pelos roteiros turísticos é o destaque desta quinta-feira(26) no Viajando de Carro no Gaúcha Hoje. É o distrito de Santo Amaro do Sul, em General Câmara.

sa1

O distrito é tombado pelo patrimônio histórico. Quem visita a região encontra casas açorianas.

sa2

sa4

Santo Amaro foi fundado em 1752 e tem uma das igrejas mais antigas do RS.

sa3

sa6

Hoje Santo Amaro é um distrito de General Câmara, que fica a poucos quilômetros de distância e se destacou por ter uma área militar. Em Santo Amaro, o visitante ainda encontra a antiga estação ferroviária, onde embarcavam os imigrantes que chegavam de barco, pelo Jacuí.

sa5

No rio, tem a eclusa, que também é uma atração para o turista.

sa8

Santo Amato atrai visitantes no verão, por causa da praia no Jacuí. Mas o legal mesmo é conhecer as casas antigas.

sa7

Aqui nesta localidade foi filmado Um Certo Capitão Rodrigo, baseado na obra de Érico Veríssimo. O Capitão Rodrigo já andou por lá… Então faça uma visita também e conheça Santo Amaro. Acesso por estrada de chão – 6 km – a partir da RS-244 em General Câmara. Se você gosta de fotografia, me siga no Instagram: marcosh85.

As casas açorianas de Santo Amaro

26 de novembro de 2015 0

Santo Amaro fica em general Câmara e foi porta de entrada de açorianos na região. Quem visita a localidade, se delicia com o casario antigo em volta da praça.

sa7

Santo Amaro do Sul é o assunto do Viajando de Carro no Gaúcha Hoje desta quinta-feira. Às 9h, o post completo será publicado. Por enquanto vá curtindo minhas fotos no Instagram: marcosh85.

Fagundes Varela - uma cascata meio escondida

25 de novembro de 2015 2

Quem chega na cidade de Fagundes Varela vai encontrar um prédio bem antigo, onde funcionava um moinho. É à direita de quem está chegando, ao lado de uma pequena ponte.

DSCN0393

DSCN0400

Pare o carro logo depois da ponte.

DSCN0396

Ao lado do moinho há um riacho e algumas rochas. Quando chove bastante, a cascata fica mais bonita.

DSCN0394

DSCN0395

O local parece meio abandonado, mas é possível caminhar e chegar bem perto.

DSCN0397

DSCN0398

DSCN0399

Se você tiver sorte e o dia estiver ensolarado, as fotos vão sair boas. No mais, o que vale é conhecer um lugar novo que muitas vezes passa em branco. O turista dirige rápido, passa pela ponte e esquece de apreciar o que há em volta. Eu costumo fotografar lugares escondidos no RS. O resultado do meu trabalho está também lá no Instagram: marcosh85. E não esqueça que no começo de dezembro Fagundes Varela terá a Bella Festa.

Na Vista Alegre do Prata

24 de novembro de 2015 2

Há dois caminhos para chegar na cidade de Vista Alegre do Prata. Um deles é por Guaporé e tem asfalto. O outro é por Fagundes Varela. Neste caso, a estrada começa com asfalto e tem depois um trecho de chão, mas em bom estado.

DSCN0407

DSCN0408

No caminho, pare para fotografar.

DSCN0409

DSCN0410

DSCN0411

A cidade tem colonização italiana e também polonesa. Chegando no centro de Vista Alegre do Prata, o visitante já percebe que a cidade se preocupa com a educação.

DSCN0418

Como acontece na maioria das pequenas cidades, a igreja se destaca.

DSCN0412

DSCN0420

DSCN0413

Nas proximidades da praça há algumas casas interessantes.

DSCN0415

DSCN0416

DSCN0419

Na estrada para Guaporé uma casa de madeira de dois andares, que é mais difícil de se encontrar. Geralmente as casas de madeira tinham apenas um andar.

DSCN0421

Vista Alegre do Prata tem várias capelas pelo Interior e lugares bonitos às margens do Rio Carreiro. A estrada que leva a Guaporé passa pelo Rio e termina ao lado do autódromo guaporense. Eu também costumo postar fotos no Instagram: marcosh85.

A princesa de Palmeira das Missões

23 de novembro de 2015 5

Para começar a semana, uma curiosidade. No cemitério de Palmeira das Missões que fica numa das saídas da cidade para a BR-469 tem um túmulo cor de rosa. É um grande jazigo que chama a atenção pelo tamanho. Fica bem numa das pontas do cemitério. Uma placa tem o nome de uma jovem e a frase: Aqui jaz uma princesa.

DSCN0528

Quando passei por lá no fim de semana, o “castelo” logo me chamou a atenção. Depois de postar aqui no Blog, recebi a mensagem de um parente da jovem sepultada lá. O leitor João Neto explica a homenagem:

“Sou sobrinho da menina que esta enterrada no castelo, queria lhe colocar bem certo a história, pois tem algumas divergências, que o povo passou errado. Ali está enterrada minha tia que faleceu já faz 10 anos. Meu avô construiu o castelinho para ela, mas no segundo andar não existe apartamento mobiliado, ali é apenas uma peça para guardar os materiais para deixar o castelo bonito.”

É que alguns moradores da região diziam que havia um apartamento no castelo e quem mandou construir o jazigo costumava passar as noites, ou finais de semana lá, com saudades da filha, que faleceu. Agora, com a mensagem do leitor, ficam esclarecidas algumas dúvidas.

DSCN0527

Palmeira das Missões fica no Noroeste gaúcho e tem uma bela igreja no centro.

DSCN0524

A história do túmulo é mais uma das curiosidades de minha recente viagem à região Noroeste gaúcha. Para acompanhar minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.