Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2016

A Estação da Cultura de Montenegro

30 de setembro de 2016 2

Em Montenegro, um exemplo de como aproveitar lugares antigos e históricos. Quem visita a antiga estação ferroviária da cidade se surpreende. O espaço cultural tem apoio de uma empresa privada e lá funciona um café e um museu, além de ter um espaço ao ar livre para o lazer.

DSCN3658

DSCN3659

Inaugurada em 1909, a estação Ferroviária de Montenegro foi ponto de referência das mais importantes rotas comerciais do Estado no começo do século. Foi através dela que, depois de 30 anos de transporte ferroviário, trens vindos de Santa Maria, Uruguaiana e dos Estados do Paraná e São Paulo puderam finalmente atingir a capital gaúcha. Nas proximidades há outras casas antigas.

DSCN3660

No ano de 1940, o prédio da estação ferroviária passou por grandes modificações arquitetônicas, ganhando inclusive o segundo pavimento.

DSCN3663

DSCN3661

Ao lado tem as ruínas de outro prédio antigo. O lugar ficou bom para fotos.

DSCN3667

DSCN3668

O novo espaço multiuso para realização de eventos na Estação passou a se chamar Espaço Cultural Braskem, em função da parceria fechada com a empresa, que apoiou as etapas da obra.

DSCN3671

DSCN3672

DSCN3674

DSCN3676

Embora muita gente seja contra, as parcerias com a iniciativa privada geralmente dão certo.

DSCN3679

A região da estação ferroviária parece ser uma das áreas mais antigas da cidade de Montenegro.

DSCN3678

No interior do município algumas localidades com prédios históricos. Na estrada para Santos Reis, a antiga casa de Alforria.

DSCN3683

DSCN3684

E no centro da localidade de Santos Reis, uma casa particular, antiga e muito bonita.

DSCN3680

DSCN3681

Parabéns a Montenegro pela recuperação e preservação da estação ferroviária. Curta também o Blog no Instagram e no Twitter.

 

O Recanto Bergamasco de Carlos Barbosa

28 de setembro de 2016 1

Existem muitas localidades no interior de municípios gaúchos com potencial para o turismo. Em Carlos Barbosa, um roteiro foi criado e está tentando atrair visitantes, mas ainda falta alguma coisa. O Recanto Bergamasco fica no distrito de Cinco da Boa Vista, perto de Arcoverde e da Rota do Sol. O roteiro promete boa gastronomia, religiosidade e atrativos naturais. Para visitar as propriedades é preciso agendar. O turista, no entanto, pode passar por lá para tentar conhecer alguma coisa. Tentar, porque ainda falta colocar placas de sinalização dos principais atrativos. Eu cheguei na localidade a partir da BR-470, em Arcoverde. Depois deste distrito, tem um trecho em estrada de chão em bom estado.

DSCN3697

No caminho um riacho e uma capela.

DSCN3699

DSCN3702

Há outros distritos nesse roteiro, até chegar no destino.

DSCN3703

DSCN3705

DSCN3704

No Recanto Bergamasco, uma das atrações é a capela de São João da Cruz, construção de 1896, em pedra, originalmente construída sem cimento. A capela é adornada com um altar em madeira e esculturas de santos que conferem ao lugar uma atmosfera de fé e respeito.

DSCN3706

DSCN3710

DSCN3707

Bem perto da igreja e com placa indicativa, fica a Gruta de Santa Lucia, localizada na divisa entre os dois “cincos”: Cinco Alto e Cinco Baixo. Conhecida como protetora dos olhos, foi construída como agradecimento a um milagre atribuído à Santa na cura de uma jovem de 25 anos.

DSCN3712

DSCN3714

O Recanto Bergamasco tem mais. Tem as ruínas de uma casa de pedra, cascata e famílias de produtores da região que oferecem refeições, mas falta indicar melhor a localização desses lugares. Circulei um pouco de carro por lá e não encontrei. O nome do roteiro faz uma alusão à região de Bergamo, na Itália.

DSCN3715

Para conhecer melhor o roteiro de Carlos Barbosa, há mais detalhes no perfil dele no Facebook. Fica aqui a sugestão do Blog: sinalizar melhor as atrações para que um visitante solitário possa chegar e conhecer as atrações. Quem chega no Recanto Bergamasco a partir da Rota do Sol – a RS-453 – pega apenas asfalto. Confira também o Blog no Instagram e no Twitter.

Na Praia Grande catarinense

19 de setembro de 2016 1

O Aparados da Serra é uma das regiões mais bonitas do Brasil. Aqui no Rio Grande do Sul, o Itaimbezinho em Cambará do Sul é o principal ponto visitado. Do lado catarinense, o destaque fica por conta da parte baixa dos cânions. A cidade de Praia Grande fica bem na divisa com o RS. Lá não tem praia, mas as belezas naturais se destacam. Já na chegada, a vista da Serra Geral impressiona:

DSCN3103

DSCN3104

DSCN3105

Praia Grande se destaca pelo turismo rural. Uma das atrações é subir a estrada que vai para Cambará do Sul. No começo há alguns trechos de asfalto, mas o trajeto maior é de terra mesmo. Dirija com cuidado porque tem muita pedra.

DSCN3109

Não cheguei a subir muito, um dia ainda vou fazer o caminho contrário: vou sair de Cambará do Sul para Praia Grande. É mais fácil descer. Na subida, algumas fotos da região.

DSCN3112

DSCN3114

DSCN3115

Para quem curte o turismo rural e entre montanhas, este é o caminho certo. Outro lugar que se pode visitar em Praia Grande fica para os lados da Vila Rosa. Lá tem um restaurante que serve comida caseira, o Casa Nossa, que cobra R$ 38 por pessoa. Seguindo mais adiante, tem uma estrada que termina no pé da montanha.

DSCN3132

DSCN3133

É preciso deixar o carro e subir uma parte a pé.

DSCN3134

DSCN3136

Na região uma das atrações é o cânion Malacara, onde é possível fazer caminhadas com guia.

DSCN3143

Ou então apenas circule de carro pela região, apreciando a vista.

DSCN3144

DSCN3145

Praia Grande fica a uns 40 km de Torres e a estrada tem asfalto a partir da BR-101. Eu também tenho perfil no Instagram. E no Twitter.

A Pousada da Pedra Afiada

12 de setembro de 2016 1

Um pouco da viagem que fiz para o Sul de Santa Catarina em julho. Não me hospedei nesta pousada, mas fui conhecer. A pousada da Pedra Afiada fica na cidade de Praia Grande, em SC, aos pés dos Aparados da Serra. Um lugar tranquilo, em meio a belas paisagens. É considerada um Refúgio Ecológico, idealizado para proporcionar ao hóspede a vivência do ambiente natural e suas grandes belezas, respeitando a fragilidade da terra.

DSCN3127

Uma das atrações da pousada é o gigantesco cânion Malacara. Da pousada, o visitante ou hóspede tem vista para os mil metros de altura da montanha.

DSCN3118

DSCN3119

DSCN3120

A pousada é ideal para quem procura fugir da agitação das cidades, dormindo ao som do rio batendo nas pedras e acordando com o cantar dos pássaros.

DSCN3121

DSCN3123

DSCN3124

A Pedra Afiada fica no interior de em Praia Grande, na localidade conhecida como Vila Rosa. Para chegar lá a estrada é de chão, mas está boa. E tem uma paisagem espetacular.

DSCN3117

DSCN3128

Chegar na pousada a partir de Praia Grande é fácil. Siga em direção à Vila Rosa. Há algumas placas pelo caminho. Em caso de dúvida, basta perguntar a qualquer morador. Para acompanhar minhas outras fotos de viagens, me siga no Instagram. Eu também estou no Twitter.