Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Caçapava do Sul tem sinos missioneiros mais antigos que o estado do RS

19 de abril de 2017 3

Esta descoberta foi feita pelo professor Edison Huttner, que é coordenador do projeto de Arte-Sacra Jesuítico-Guarani da PUC/RS. Os sinos ficam na igreja Nossa Senhora da Assunção, no centro de Caçapava do Sul. A igreja em si já é antiga e em 2015 completou 200 anos. A pesquisa feita pelo professor aponta que os sinos da igreja são de missões jesuíticas do Século 18. Eles foram fundidos nos anos de 1715 e 1732, datas anteriores à criação oficial do Rio Grande do Sul.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

O professor conta que os sinos estiveram em disputa na Batalha de San Carlos, à época província jesuítica do Paraguai, e eram objeto de cobiça do Império brasileiro. Havia a expectativa de que tivessem ouro e prata em suas composições. Uma pesquisa realizada no Laboratório Central de Microscopia e Microanálise da PUC/RS, no entanto, revelou que os sinos são feitos de bronze. Um dos sinos tem impresso, em números romanos, duas datas: 1714 e 1715. Na parte superior, em latim, diz pertencer ao povo de São Carlos, atualmente província de Corrientes, na Argentina. A Matriz de Caçapava já foi fotografada pelo Blog:

IMG_5425

A análise de Hüttner também identificou que os dois sinos possuem semelhanças com outros sinos missioneiros, como a tipografia impressa e símbolos de cruzes formadas por pequenos losangos. A Paróquia de Caçapava do Sul abriga, ainda, um terceiro sino, que é brasileiro e foi fabricado no ano de 1950.

DSCN0101
Confira o Post do Blog que fala da igreja e veja mais fotos, além de saber um pouco mais sobre a paróquia Caçapava do Sul foi uma das capitais farroupilhas. Mais fotos do Blog no Instagram.

Comentários (3)

  • Jarbas Derquin diz: 19 de abril de 2017

    Boa tarde Marcos!
    Mais um Viajando de Carro, memorável!!
    Parabéns pela matéria.

  • Jorge Fagundes diz: 22 de abril de 2017

    Marcos bom dia! Estou indo de Cuiabá MT para Porto Alegre e acompanhando tua participação no Gaúcha Hoje , você falou sobre a estrada de pedras e casa do tomate. Como faço pra chegar lá saindo de Porto?
    Abraço e parabéns pelo teu trabalho!!

Envie seu Comentário