Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A Festa do Moranguinho de Bom Princípio

29 de agosto de 2015 0

Setembro está chegando – já? – e setembro é mês de festa em Bom Princípio. É a Festa do Moranguinho. Será em todos os fins de semana, a partir do dia 5. A cidade fica no Vale do Caí, bem perto de Porto Alegre, no caminho da Serra.

morango

O parque da festa, conhecido como Morangão, fica no centro, no antigo trajeto da RS-122.

morango2

Quem passa pelo trajeto novo da estrada, tem uma vista do centro marista.

moramngo2

A Festa do Moranguinho de Bom Princípio tem várias atrações. Para quem gosta dessas festas do Interior, é uma boa dica para o mês de setembro. E para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.

Fim de tarde de Inverno na Redenção

28 de agosto de 2015 0

O Parque da Redenção de Porto Alegre está em obras desde janeiro, mas parece que deve ser reaberto em setembro. Há um espaço menor para caminhar. A área do espelho d’água está fechada. Pelo menos o lago está liberado. E neste inverno com temperaturas mais amenas por causa do fenômeno El Niño, o Sol sempre aparece.

IMG_1708_640x480

Um passeio de pedalinho na Redenção custa R$ 14 por 15 minutos e R$ 18 por meia hora.

IMG_1712_640x480

IMG_1716_640x480

Apesar da tarde ensolarada de quinta-feira, havia pouca gente no parque.

IMG_1715_640x480

Mas a Lua estava lá.

IMG_1717_640x480

Mesmo o tradicional parquinho, estava praticamente às moscas.

IMG_1718_640x480

IMG_1720_640x480

A previsão para o fim de semana: Sol em todo o RS. Calor à tarde. Neste sábado, 29 de agosto, começa a Expointer. Quem vai utilizar a BR-116 precisa ter paciência. A Rodovia do Parque também deverá estar bem movimentada. A dica é passear bem longe de Esteio. E para curtir minhas fotos, me siga no Instagram; marcosh85.

 

Na praça de Boa Vista do Sul

28 de agosto de 2015 0

Sem querer descobri um lugar bem legal em Boa Vista do Sul, esta pequena cidade localizada às margens da RS-453 para quem sobe do Vale do Taquari em direção à Serra. A cidade fica um pouco antes do pedágio. No centro, uma praça bem bacana.

IMG_1529

IMG_1527

IMG_1530

Santana da Boa Vista como escrevi acima é bem pequena. Há poucas ruas e prédios altos, a não ser a igreja.

IMG_1533

IMG_1532

IMG_1531

IMG_1534

Subindo uma estrada municipal que fica perto da praça, fica a comunidade de São Luiz de Castro.

IMG_1526

Esta estrada, por exemplo, pode ser usada para quem quiser escapar do pagamento do pedágio. Para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.

 

Prepare-se para a degustação Nacional de Vinhos

27 de agosto de 2015 3

Atenção apreciadores de vinho. Está chegando a hora de se inscrever na 23ª Avaliação Nacional de Vinhos. Será em 3 de setembro a partir das 8h30 no site da Associação Brasileira de Enologia. Falta pouco mais de uma semana. O evento reunirá 850 apreciadores no Parque da Fenavinho em Bento, no fim do mês que vem. Só entra quem se inscrever e as vagas são limitadas

uva3

Na edição deste ano, 314 amostras provenientes de 56 vinícolas serão avaliadas na maior degustação de safra do mundo. Este número é 8% maior em relação ao ano passado, quando foram inscritas 290 amostras.

uva5

Então agende esta data: 3 de setembro. 8h30, para a inscrição. O evento está marcado para 26 de setembro. Nos próximos dias o Blog irá postar mais a respeito. Eu costumo postar fotos no Instagram: marcosh85.

 

Na São Chico do Lago São Bernardo

27 de agosto de 2015 2

São Francisco de Paula fica na Serra, ao lado de Canela, mas atrai menos turistas do que as cidades vizinhas. Talvez porque seja uma cidade bem menor, com menos infra-estrutura, mas São Chico também tem seus atrativos. Por ser pequena, é uma cidade bem tranquila. Lá faz muito frio no Inverno e às vezes até no verão. A cidade foi o assunto de hoje do Viajando de Carro no Gaúcha Hoje.

xico10

A foto acima foi feita no Lago São Bernardo, que é uma das atrações do município. O lago não está aberto para banhos, mas é uma área bem grande, perto do centro, onde é possível fazer caminhadas, pedalar ou apenas sentar e tomar um chimarrão.

xico1

xico3

Para chegar na cidade a partir de Porto Alegre, é preciso subir a RS-020 que, depois de Taquara, é estreita e tem muitas curvas. Quem está em Gramado e Canela deve usar a RS-235, uma estrada peculiar porque fica na parte mais alta da Serra. É uma região diferente que vale a pena conhecer. Em São Chico, no centro geralmente há pouco movimento depois das 19hs.

xico2

A cidade tem uma livraria onde também funciona um ótimo café. A Livraria Miragem já foi assunto do Blog.

xico7

A livraria fica bem no centro, na avenida principal.

xico8

São Chico tem cascatas e cachoeiras, tem o churrasco de pinhão e algumas pousadas e hotéis. É um lugar para quem busca a tranquilidade da Serra, sem o movimento maior de Gramado e Canela.

xico6

xico4

A foto acima é do Hotel Cavalinho Branco, talvez um dos mais antigos da Serra Gaúcha.

xico9

Esta foi a dica de hoje no Gaúcha Hoje. Conhecer a cidade de São Francisco de Paula. Para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.

Desmoronamento bloqueia a Estrada do Vinho

26 de agosto de 2015 0

A Estrada Municipal do Vinho em Caxias do Sul é um dos acessos alternativos à cidade. Começa na RS-452, a 2 Km da BR-116 em Vila Cristina. Segundo informações da prefeitura, ocorreu um grande desmoronamento de pedras na região conhecida como Nova Palmira em direção ao centro de Caxias. O Blog já esteve várias vezes na Estrada do Vinho.

IMG_5697

Segundo informações da Prefeitura de Caxias do Sul, não há previsão da liberação do trecho. Para conhecer a região, veja o que o Blog já postou sobre a Estrada do Vinho. E para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.

Otávio Rocha é destaque no Time Line Gaúcha

26 de agosto de 2015 0

Otávio Rocha não é uma cidade, é quase. É na verdade um distrito de Flores da Cunha, que fica na Serra Gaúcha. Passear em Otávio Rocha é muito bom, porque a localidade é tranquila. A região é grande produtora de vinhos. No verão, na época da colheita, fica aquele cheirinho de uva no ar. Bem no centro de Otávio Rocha fica a Praça regional da Uva.

IMG_0098

Na frente da praça, fica a igreja matriz de São Marcos.

IMG_0090

IMG_0095

Nos fins de semana, o bom é sentar na praça é curtir a tranquilidade do local.

IMG_0093

Otávio Rocha tem um lugar muito bom para comprar cucas e pão caseiro, além de outros produtos coloniais. Fica a uma quadra da praça, na saída para Mato Perso.

IMG_0089

Otávio Rocha tem ainda outro ponto turístico: o parque da gruta. Para um almoço, indico o restaurante do Hotel Dona Adélia, também no centro. E abaixo, a foto da casa que foi publicada hoje no Face da Rádio Gaúcha, agora sem os efeitos do Instagram:

IMG_1571

Otávio Rocha fica a 14 Km de Flores da Cunha, com estrada asfaltada. O acesso é feito a partir da RS-122, bem perto do trevo de acesso para Flores da Cunha. Programe uma visita a Otávio Rocha, que você não irá se arrepender. Para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.

Time Line Gaúcha de hoje tem a ver com uva e vinho

26 de agosto de 2015 2

Como aconteceu na quarta-feira passada, o Blog tem um espaço no Time Line Gaúcha. No começo do programa será postada uma foto no Face Book da Rádio. A resposta do local da foto sai no fim do programa, um pouco antes das 11h. A foto de hoje é de uma região produtora de uva.

uva2

 

A imagem que está no Face da Gaúcha:

otavio

A foto foi feita numa das minhas viagens pelo Interior e estará no Face Book da Gaúcha a partir das 10h. Navegue pelo Blog e descubra outros lugares para conhecer.

Exemplo a ser seguido

25 de agosto de 2015 1

Caxias do Sul vai combater o Som Automotivo. TODAS as cidades deveriam adotar esta postura. Em Caxias, pelo menos, a fiscalização será reforçada para combater essa praga, segundo o jornal Pioneiro.

som

Ouvir som muito alto no carro é proibido por lei. Em minhas viagens pelo Interior, inclusive em outros estados, percebo que é cada vez maior a quantidade de pessoas que circulam de madrugada com o som a mil. E parece que quanto menor a cidade, mais o problema é verificado. E nas minhas viagens por aí, apenas em Caldas Novas, Goiás, é que vi placa desse tipo:

som3

Sinceramente, não sei o que aqueles caras que botam som alto pensam. Talvez achem que conquistem mulheres… Quem realmente curte música não escuta daquele jeito. Música é para ouvir num som normal. Espero que pelo menos em Caxias a praga do som automotivo acabe.

Turismo para vencer a crise

25 de agosto de 2015 2

Algumas cidades gaúchas não sabem o que é crise. Outras também poderiam se sentir assim, mas falta vontade política. Ou inteligência dos políticos. Em Gramado, o turismo este ano cresceu 20% em relação a 2014. É a cidade gaúcha que mais ganha com o turismo. Claro que o RS tem outros lugares para conhecer, mas o turista não tem como saber se não houver a propaganda. Tem que divulgar para aparecer. E o turismo pode ser uma grande arma contra a crise financeira do Estado. Incentivem o turismo, que todos só terão a ganhar. Para Gramado, atrair turista é fácil. Tem muito lugar para conhecer, como o Lago Negro.

IMG_3148

Outras cidades gaúchas também tem lagos, ou lagoas. Como a Lagoa da Harmonia, em Teutônia, um lugar ainda não descoberto totalmente pelos turistas.

IMG_5094

Santa Cruz do Sul tem seu Lago Dourado, um lugar para caminhadas.

IMG_2494

Outra cidade da Serra que poderia atrair mais turistas, até mesmo aproveitando a proximidade com Gramado, é São Francisco de Paula, com suas cachoeiras e o Lago São Bernardo.

IMG_3136

Um ponto turístico pouco explorado: tem a ver com água também. É o Aqueduto de Candelária, cidade localizada no Vale do Rio Pardo. Um lugar bonito para passear.

IMG_4167

Quem curte História deve fazer uma visita à cidade de Piratini, no Sul do Estado. Lá, a parte turística é bem organizada. Há um roteiro por casas históricas, além de museus.

IMG_4257

 

Quem já foi para Ametista do Sul? Esta cidade do Norte do RS é a principal produtora de ametista do país. Lá, é possível conhecer uma mina por dentro. No centro da cidade, a principal atração é a pirâmide.

IMG_5263

Para quem gosta de um turismo mais ligado à Natureza. De estar ao ar livre. Uma dica é curtir o Por do Sol no Cristo de Jaquirana.

IMG_5556

Deixei para o fim um dos lugares mais bonitos do Estado, atualmente cenário até de novela da Globo. O cânion do Monte Negro em São José dos Ausentes.

IMG_5634

Como se vê, lugar para visitar não falta. Falta aplicar mais dinheiro para divulgar o RS lá fora e atrair o turista. Tem muito lugar para conhecer aqui. E se você é gaúcho ou mora no RS, pegue o carro num fim de semana e vá passear por aí. O turismo movimenta a economia. Eu também costumo postar fotos no Instagram: marcosh85.