Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Um cantinho mineiro em Porto Alegre

03 de julho de 2015 0

Sem querer plagiar o Roteiro da Sara, aqui vai uma dica diferente. Um lugar em Porto Alegre com sabor de Minas Gerais. Fica no bairro Menino Deus, na avenida Getúlio Vargas, 1134, bem perto da Botafogo. O Dedo de Prosa, Empório Mineiro, é um lugar simples que a primeira vista nem chama muito a atenção.

IMG_1291_640x480

IMG_1293_640x480

Tem lanches, café e produtos de Minas Gerais à venda.

IMG_1294_640x480

IMG_1296_640x480

O café mineiro é um dos melhores do Brasil. É passado na hora.

IMG_1297_640x480

Muito legal lugar.

IMG_1299_640x480

O dono é o Rogério Diniz, que é de BH. Aproveite para comprar produtos de Minas. Ou fazer de conta que está em terras mineiras, saboreando um bom café e um pão de queijo.

IMG_1298_640x480

Esta é uma dica para um bom café em Porto Alegre. Passe por lá e confira. Para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85

 

Na vinícola e pousada Don Giovanni

03 de julho de 2015 0

A previsão para o fim de semana é de muito frio. Ótimo para quem vai para a Serra. Uma dica de passeio por lá. A pousada e vinícola Don Giovanni fica a 12 Km de Bento Gonçalves, mas hoje pertence ao município de Pinto Bandeira. A entrada e à direita, um pouco depois de outra pousada, a Fornasier.

IMG_0874

A pousada é um lugar bem tranquilo para quem curte ficar num ambiente familiar, onde há contato direto com outros hóspedes, especialmente na hora das refeições.

IMG_0876

IMG_0879

Além da pousada, há o varejo, onde o visitante pode apenas conhecer e comprar os vinhos lá produzidos.

IMG_0880

IMG_0886

Mas o legal, mesmo, é fazer uma caminhada pela área. Fale com a proprietária e peça autorização. Depois desta porteira, ficam os vinhedos e outros lugares.

IMG_0887

IMG_0889

Bem no meio dos vinhedos fica uma caixa d’água que, segundo a dona da vinícola, é o ponto mais alto da região. Aliás, o terreno da pousada está a uma altitude de 720m.

IMG_0894

IMG_0893

Nesta época é especial, por causa do colorido das árvores.

IMG_0892

Já os vinhedos, estão na fase seca.

IMG_0891

Para conhecer melhor a vinícola, visite o site da Don Giovanni. E para curtir minhas fotos, me siga no Instagram, que eu posto muita foto legal por lá: marcosh85.

Por causa do mau motorista, o bom motorista é prejudicado

02 de julho de 2015 1

Olhem só essa notícia do Pioneiro: vão instalar 27 lombadas eletrônicas na BR-116 entre Caxias do Sul e Vacaria, com velocidade máxima de 50 Km/h. A distância entre as 2 cidades é de 110 Km mais ou menos, mas a maior parte das lombadas ficará no trecho urbano de Caxias. Serão 19 equipamentos num trecho de 29 Km. Isso significa que trafegar pela região será quase insuportável, porque já existem no trecho várias sinaleiras. O objetivo das lombadas é limitar a velocidade em áreas consideradas perigosas. Quer dizer, se os motoristas respeitassem a sinalização e reduzissem a velocidade naturalmente, não haveria necessidade de lombadas que, na minha opinião, apenas atrasam a viagem e são na verdade um inferno para quem faz viagens longas. Normalmente os motoristas passam a 30 Km/h em lombadas onde a velocidade é 60. Nas de 50, vão trafegar a 20 Km/h. Não discuto a necessidade delas ou não, mas que são um inferno, isso são.

17487140

Caxias do Sul é uma das maiores cidades gaúchas. Fica no centro da Serra e de lá é possível visitar diversas outras cidades. Quer dizer, Caxias é um ponto de parada. Tem ótima infra estrutura e fica perto de tudo o que é bom na Serra.

IMG_2868

Além de ser uma grande cidade, Caxias tem lugares impressionantes para se conhecer no interior.

IMG_4786

Além de tudo, a BR-116 é uma importante ligação entre a Capital e o Norte do RS. A estrada é super movimentada e no trecho de Caxias é bem complicado circular. Com as lombadas, vai piorar. Se todos os motoristas respeitassem as regras de trânsito, quem sabe não seria preciso instalar tantas sinaleiras e lombadas. O Pioneiro publica hoje em detalhes como será a colocação dos equipamentos. Eu costumo postar fotos no Instagram. Me siga e curta: marcosh85.

Começa a Festiqueijo de Carlos Barbosa

02 de julho de 2015 0

A grande festa de Carlos Barbosa está começando. De hoje, 2 de julho, até o dia 26, o destino é esta cidade da Serra que é uma das mais limpas e organizadas que eu conheço. Carlos Barbosa e a Festiqueijo são os assuntos de hoje no Viajando de Carro no Gaúcha Hoje.

barbosa4

Quem conhece Carlos Barbosa sabe que o Parque da Estação fica bem no centro. Foi construído a partir da antiga estação ferroviária.

carlos1

O calçadão fica do outro lado da rua, bem como a igreja matriz, onde acontece a Festiqueijo, no salão paroquial.

barbosa1

Quem passa pela cidade nos fins de semana encontra o Parque da Estação bem movimentado. É um lugar onde a população e turistas podem passear à vontade.

IMG_1099

Carlos Barbosa tem um distrito, de Arco Verde, que fica na RS-470, no caminho para Barão e Salvador do Sul. Certa vez entrei lá para conhecer e fotografei várias casas, de cores bem vivas.

arco3

arco1

Carlos Barbosa tem ainda a Tramontina, cuja loja de varejo sempre atrai turistas.

tramontina

Bem, o Festiqueijo é considerado o melhor festival gastronômico da Serra. O visitante paga o ingresso e pode passar o dia na festa, comendo e bebendo à vontade. E neste primeiro fim de semana da festa a previsão é de muito frio na Serra. Também é possível comprar produtos coloniais. Eu costumo postar fotos no Instagram: marcosh85.

 

 

Os buracos da RS-122

01 de julho de 2015 0

O Pioneiro de hoje tem uma reportagem interessante sobre os buracos da RS-122 no trecho que vai de Antonio Prado até a BR-116. O jornal fez um levantamento no começo e no fim de junho e apontou grande aumento do número de buracos. Este trecho da 122 é muito usado para cortar caminho entre algumas cidades da Serra e a região de Vacaria. Ano passado passei no trecho que vai de Caxias a Antonio Prado e havia obras de recuperação.

IMG_5499

Este trecho está bom. O problema acontece depois de Antonio Prado. O Blog também já mostrou muito de Antonio Prado, que possui um núcleo de casas tombadas e também é palco de uma grande festa, a Noite Italiana.

IMG_5476

Ao lado de Antonio Prado, subindo a RS-122, fica a pequena cidade de Ipe.

IMG_5493

Abaixo uma reprodução da página do Pioneiro com a reportagem dos buracos.

Sem título

Para acompanhar minhas fotos, basta me seguir no Instagram: marcosh85.

Casas antigas na Serra

01 de julho de 2015 1

Uma coletânea de fotos de casas antigas que encontrei espalhadas pela Serra. São diversos locais. A primeira casa fica na Via Trento, um pouco antes da Casa de Madeira para quem sobe em direção à BR-470. Do lado direito. O Blog já mostrou a casa em outro Post.

IMG_0699

No Vale dos Vinhedos, na entrada para a Estrada do Sabor, em Garibaldi. Esta casa fica quase na frente de uma igreja, ao lado de uma pequena ponte.

IMG_0746

IMG_0747

Também na Estrada do Sabor, em Garibaldi, fica esta casa de madeira, numa curva.

IMG_0785

IMG_0787

IMG_0786

Em outro ponto da Estrada do Sabor, numa área sem asfalto, numa localidade conhecida como a Comunidade Santo Alexandre.

IMG_0799

IMG_0800

Há muitas casas antigas e bem interessantes espalhadas pela Serra e outras regiões gaúchas. Muitas eu costumo mostrar em fotos postadas no Instagram. Me siga lá e curta: marcosh85.

No fim, continuam os 300 dólares

30 de junho de 2015 0

Muitos lojistas já estavam assustados com a redução da cota nos free shops, mas a Receita confirmou que os U$ 300 vão continuar valendo até o fim de junho de 2016. A notícia, antes, era que o valor seria reduzido para U$ 150 a partir de 1/7. Continua, portanto, o valor normal. Essa cota vale para quem viaja por via terrestre. Nas viagens aéreas o valor é mais alto: U$ 500. Estão satisfeitos, então, os turistas que costumam comprar nos free shops do Uruguai e Argentina. Aqui no RS, um dos lugares mais procurados para compras é Rio Branco, no Uruguai, que fica na fronteira com Jaguarão. Rio Branco é uma cidade pequena, que vive em função dos turistas brasileiros.

IMG_1226

Os free shops não ficam no centro, mas às margens do rio, logo depois da ponte.

IMG_1231

Apesar do dólar a mais de R$ 3, continua forte o movimento por lá. Sempre tem turista comprando. Eu postei há pouco sobre Jaguarão, com vários fotos dos casarões antigos dessa cidade gaúcha. Para quem gosta de fotografia, tenho mais fotos postadas, no Instagram. Me siga lá e curta: marcosh85.

A santa que trocou de lugar

30 de junho de 2015 1

Um dos pontos turísticos mais bonitos de Vacaria é a igreja Nossa Senhora  da Oliveira, que tem estilo neogótico, com pedra moura construída no início do século passado. O que muita gente não sabe, é que a imagem da santa ficava no topo da igreja, entre as duas torres, mas foi retirada em 2010 porque estava comprometendo a estrutura.

IMG_0960

IMG_0961

A imagem, de gesso e concreto, tem cerca de cinco toneladas e foi colocada no topo da igreja na década de 50. Para a retirada, foi necessário o uso de um guindaste. Agora, a santa está no chão, ao lado da igreja.

IMG_0962

IMG_0963

Na parte interna, a igreja de Vacaria também é bonita, embora mostre um pouco mais de simplicidade.

IMG_0965

IMG_0967

Pois a igreja matriz de Vacaria fica bem na frente da praça principal do centro da cidade.

IMG_0968

IMG_0969

IMG_0970

Nada como passear na praça de cidades do Interior… Eu costumo postar mais fotos no Instagram. Me siga e curta. Marcosh85.

 

Sapiranga prepara a Festa da Colônia

29 de junho de 2015 0

Sapiranga fica relativamente perto de Porto Alegre. São cerca de 50 Km. No mês de julho, a cidade realiza a 15ª edição da Festa da Colônia, que este ano tem algumas novidades. Serão várias atividades paralelas nos dias 11 e 12 de julho. Sapiranga é aquela cidade que tem como principal atração do Morro Ferrabraz, ponto de saída de voo livre.

sapi1

A festa mais tradicional de Sapiranga é a das Rosas. Aliás, no centro da cidade, fica a Praça das Rosas.

sapi2

Fica aqui mais uma dica de festa no interior. Se você se interessou, se prepare para visitar a Festa da Colônia de Sapiranga, no segundo fim de semana de julho. O Blog já postou sobre a cidade, com algumas fotos do Morro Ferrabraz. E para curtir minhas fotos de viagens, me siga no Instagram; marcosh85.

 

 

A ponte de pedra de Pinto Bandeira

29 de junho de 2015 0

Um lugar certamente pouquíssimo conhecido por turistas. Só moradores da região e frequentadores do Rio das Antas realmente conhecem este lugar. A ponte de pedra de Pinto Bandeira.

IMG_0903

Onde fica? Fica numa estrada de chão que sai de Pinto Bandeira, logo depois do cemitério, em direção a Nova Roma do Sul. O primeiro trecho é de descida até o arroio onde está a ponte. Quem não conhece, passa sem ver, porque na parte de cima a ponte quase não aparece.

IMG_0905

IMG_0907

É preciso entrar numa estrada secundária antes da placa acima, parar o carro e descer para a o riacho.

IMG_0904

Não encontrei detalhes sobre a ponte, tipo, ano em que foi construída, por exemplo.

IMG_0901

IMG_0908

Fez este post apenas por curiosidade, já que a estrada onde fica a ponte é pouco usada. Ela termina na RS-448, bem ao lado da ponte de ferro de Nova Roma do Sul. E ainda em Pinto Bandeira, quando procurava a estrada da ponte entrei num lugar errado e descobri esse pomar de caquis.

IMG_0896

IMG_0897

IMG_0898

Às vezes até errar o caminho é bom… Se você gosta de fotografia,a me siga no Instagram: marcosh85.