Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Uma feira para o vinho

29 de maio de 2015 0

Caxias do Sul tem de hoje a domingo uma Feira do Vinho na praça Dante Alighieri, bem no centro. É mais uma das atividades do Dia do Vinho que vai até 7/6 em 10 cidades da Serra, com diversas promoções. Na Feira do Vinho de Caxias, é uma ótima oportunidade para comprar com desconto.

Feira do Vinho de Caxias

Feira do Vinho de Caxias

Além de Caxias do Sul,  há promoções do Dia do Vinho também nas cidades de Antonio Prado, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Farroupilha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores. Clique no nome das cidades e veja a programação de cada uma. Também é possível obter informações no site do Dia do Vinho. Para quem não conhece, a Praça Dante de Caxias fica na frente da Catedral.

dante3

A Praça é palco de vários eventos na cidade, inclusive da tradicional Feira do Livro de Caxias.

dante4

A Praça fica bem na área central da cidade, tendo de um lado a Avenida Sinumbu e do outro, a Júlio de Castilhos.

dante2

dante1

A previsão do tempo para o fim de semana é de predomínio de Sol no Rio Grande do Sul. A temperatura estará baixa na madrugada, subindo um pouco durante a tarde. Será, portanto, um bom fim de semana para curtir a Serra mais uma vez, e aproveitar as promoções do Dia do Vinho. Confira a seguir a programação completa do evento no Sábado e no Domingo. E quem gosta de fotografia, pode me seguir no Instagram e curtir minhas fotos: marcosh85.

 

 

 

Para comprar mel, nata e cucas em Ivoti

28 de maio de 2015 0

Mais um post dedicado a feiras pelo Interior do RS. Foi o assunto desta quinta-feira no Viajando de Carro no Gaúcha Hoje. É a 9ª edição da Feira do Mel, Rosca e Nata, de Ivoti, cidade a 40 Km de Porto Alegre pela BR-116. Um ótimo passeio para este fim de semana, o último de realização da feira este ano. Lá, é possível encontrar uma diversidade de produtos coloniais.

ivoti4

Bom para quem gosta de cucas e wafers, por exemplo. Outra dica é o almoço alemão da Casa Amarela, que fica no local da feira.

ivoti6

ivoti2

Além da Casa Amarela, que fica bem na esquina, a rua tem casas do estilo enxaimel.

ivoti1

É o Núcleo de Casas Enxaimel, que nos fins de semana fica bem movimentado. Ao lado da rua fica a chamada Ponte do Imperador.

ivoti7

É um lugar bem bonito que sempre renda belas fotos.

ivoti3

Um pouco mais adiante, com acesso por estrada de chão, a cascata de São Miguel.

ivoti5

O Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti fica na saída da cidade, na estrada que leva a Presidente Lucena. Bem próximo também fica a colônia japonesa de Ivoti. A Feira do mel e da nata termina neste fim de semana. A programação do evento pode ser conferida AQUI. Para conferir e curtir minhas fotos, me siga no Instagram: Marcosh85.

 

 

Termas do Prata

27 de maio de 2015 0

Inaugurado em 2003, é um dos lugares mais procurados na região de Nova Prata. O nome correto do parque é Caldas de Prata. Fica entre Nova Prata e Protásio Alves, com acesso por estrada asfaltada. Há piscinas ao ar livre e em área fechada. A água sai da terra a uma temperatura de 60 graus, mas chega nas piscinas com cerca de 38 graus.

IMG_0417

O maior movimento é registrado no verão, mas há turistas o ano todo.

IMG_0427

IMG_0426

O parque tem restaurante e até um Spa.

IMG_0431

IMG_0432

Quem não curte apenas um banho de piscina em água termal pode aproveitar para curtir a natureza. O parque fica às margens do Rio da Prata.

IMG_0424

Tem bastante lugar para caminhar e se divertir.

IMG_0423

IMG_0421

Há uma trilha que leva à cascata da Usina. O Blog já postou sobre a cascata, para ver o que foi publicado, clique AQUI.

IMG_0420

IMG_0418

O parque funciona o ano todo. Para saber mais informações, visite o site da CALDAS DE PRATA. Para se hospedar, confira a lista dos HOTÉIS DE NOVA PRATA. Também há opções de pousadas e hotéis em Protásio Alves, Vila Flores e Veranópolis, cidades próximas. Em Vila Flores, conheça a POUSADA DOS CAPUCHINHOS. E se você curte fotografia, me siga no Instagram: marcosh85.

O Dia de Caravaggio

26 de maio de 2015 0

Hoje é o grande dia do santuário de Caravaggio em Farroupilha. São esperadas milhares de pessoas na região durante a terça-feira. Há missas em diversos horários. O Santuário fica a poucos quilômetros do centro da cidade. Hoje, circular de carro por lá será difícil. Os romeiros estarão a pé.

 

santuário

santuário

A missa campal, às 10h30min, será conduzida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Leomar Brustolin. As fotos abaixo são mais antigas. Hoje, o santuário está pintado com cores mais claras, como na foto acima.

cara2

O jornal Pioneiro tem um serviço completo sobre o evento. Confira AQUI.

cara3

O acesso ao Santuário é feito a partir de uma estrada asfaltada, no trevo da santa que, aliás, terá a imagem trocada. Os fiéis reclamaram que a santa saiu muito feia. Estive lá há alguns anos e não achei.

cara6

Quem for participar da romaria terá a oportunidade de ver belas paisagens na região.

cara4

No centro de Farroupilha fica a igreja matriz, que também é muito bonita.

cara5

Farroupilha está a 20 Km de Caxias do Sul. Há bons hotéis na região, mas em Farroupilha é possível que não tenha mais vagas. E hoje é feriado em Farroupilha e Caxias do Sul. Eu costumo viajar pelo RS e postar fotos também  no Instagram: marcosh85.

 

Um lugar "caumo" da Serra

25 de maio de 2015 0

Pois o lugar é a Pousada Caumo, de Santa Tereza. Simples e barata, é uma opção de hospedagem para quem busca um lugar bem tranquilo. Em abril de 2015, casal pagava R$ 120.

IMG_0472

IMG_0474

A pousada fica bem na entrada da cidade, na frente de um mercado e de um bar, que não chega a prejudicar. O único barulho que ouvi na noite em que passei lá foi o latido de alguns cães nas proximidades.

IMG_0480

Nos fundos da pousada tem um arroio e esta ponte.

IMG_0473

IMG_0475

Santa Tereza é uma das cidades mais tranquilas que conheço. À noite, pouca gente nas ruas. Me siga no Instagram e acompanhe minhas fotos: marcosh85.

Do Vale do Caí para a Serra

24 de maio de 2015 0

Muita coisa legal neste passeio de fim de semana. Começou na sexta-feira à tarde em Montenegro, no Vale do Caí. A cidade fica às margens do Rio Caí e tem um balneário. 

Montenegro - Rio Caí

Montenegro – Rio Caí

Depois de Montenegro, seguindo em frente e passando por Brochier e Maratá, antes de pegar uma estrada de chão que vai até a RS-470 em Salvador do Sul.

Brochier

Brochier

Depois de passar a noite em Carlos Barbosa – porque o hotel que existe em Salvador do Sul é um absurdo de caro, cobra diária de R$ 249 para casal – o sábado foi de muitos passeios pela Serra, até chegar em Caxias. Em Garibaldi, por exemplo, chegamos junto com o trem.

Maria Fumaça

Maria Fumaça

No centro da cidade, atividades relacionadas ao DIA DO VINHO.

Garibaldi

Garibaldi

Circulando pela Estrada do Sabor, foi possível fotografar parreirais com as cores do Outono.

Vinhedos

Vinhedos

Passando por Bento, para o almoço, a viagem seguiu em direção a Pinto Bandeira, que tem a Vinícola Don Giovani, onde funciona uma pousada.

Pousada Don Giovani

Pousada Don Giovani

Autorizado pela simpática dona da vinícola, uma caminhada pelos vinhedos.

Don Giovani

Don Giovani

vinhedos - Don Giovani

vinhedos – Don Giovani

Em Pinto Bandeira, além de vinhedos, tem as plantações de caqui.

Pinto Bandeira

Pinto Bandeira

E numa estrada de chão que vai para Nova Roma do Sul, a descoberta de uma ponte de pedra escondida.

Ponte de Pedra

Ponte de Pedra

Este é apenas um dos roteiros possíveis de se fazer na Serra, aproveitando o Dia do Vinho. As promoções vão até 7/6. Há mais fotos de meus passeios no Instagram: Marcosh85. Me siga e curta.

 

Um café no Dia Nacional do Café

23 de maio de 2015 0

Neste domingo, 24 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Café.

cafe15

A seguir, algumas dicas de cafés espalhados pelo RS. O primeiro em Porto Alegre na Praça Otávio Rocha, no centro. O café da Praça.

cafe4

Quem está na região da Campanha, pode aproveitar o Café e Confeitaria Neisa em Bagé.

cafe3

No Vale do Rio Pardo: que tal um sonho com café? Visite o Casarão Azul, ou casa do artesão, perto do centro e saboreie o sonho de Rio Pardo. Com café.

sonho

Outra cidade conhecida como a terra do sonho é Santo Antonio da Patrulha, no Litoral Norte. Lá o sonho é diferente. Um pouco maior, mas também gostoso. Com café, é claro.

cafe6

Na Serra, o que não falta é café. Um charmoso e numa região especial, o Desvio Blauth em Farroupilha. O café estação Blauth.

cafe5

Em Garibaldi, bem no centro, o café fica numa loja de Cds. A Discocenter na Buarque de Macedo.

cafe11

Na subida da RS-020 em direção à São Francisco de Paula, depois de Taquara, tem o simpático Café das Fadas.

cafe9

Também em São Chico, na entrada da cidade, um café alemão:

cafe10

Em Canela, perto da igreja matriz, o Empório Canela. Bem chique…

cafe8

Voltando ao centro do Estado, no Vale do Rio Pardo. RS-287, perto do posto do Comando Rodoviário em Santa Cruz, o Rancho América. Experimente um café com um baurú. O ambiente é rústico, e especial.

cafe2

Para encerrar, de volta à Porto Alegre, na Zona Sul. Um café junto a uma floricultura. O Café e Prosa, na Rua Mário Totta, na Tristeza.

cafe7

Bem, não importa onde você esteja, nem que tipo de café prefira. Um café é sempre especial. Em qualquer lugar.

cafe1

Então aproveite as dicas e curta um café neste domingo, ainda mais que a previsão do tempo no RS é de queda da temperatura. Para curtir minhas fotos, me siga no Instagram: Marcosh85.

Para curtir o Dia do Vinho na Serra

22 de maio de 2015 0

Começa hoje, 22/5, a promoção conhecida como Dia do Vinho, na Serra Gaúcha. Até 7/6 – quando se comemora o dia do vinho, o turista terá descontos em hotéis, pousadas, restaurantes e café em 10 municípios serranos, além de algumas cidades da Campanha, onde também há vinhedos. É uma boa oportunidade para conhecer ou rever lugares da Serra. Fazem parte do evento as cidades de Antonio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores. IMG_0767 Os vinhedos são a principal marca das cidades italianas da Serra. Nesta época do ano, o colorido dos vinhedos dá um tom especial à paisagem, como se vê na foto acima. Voltando ao Dia do Vinho. Na cidade de Antonio Prado, que faz parte do roteiro de promoções, o destaque são as casas antigas, que estão preservadas e são patrimônio cultural. IMG_5491 Em Bento Gonçalves, muitas atrações. Além do Vale dos Vinhedos, há os Caminhos de Pedra, com uma diversidade de lugares para visitar. Um deles é a Casa da Confecção, local onde foi feita a foto abaixo. Nos fundos do terreno, há uma cascata escondida. IMG_5781 Tem mais do Dia do Vinho. Em Caxias do Sul, por exemplo. Além da ótima infra-estrutura hoteleira e de gastronomia, Caxias do Sul tem como atração a Estrada do Vinho, uma das vias alternativas de acesso à cidade. IMG_5694 Ao lado de Caxias do Sul fica Farroupilha, a terra das malhas. No centro de compras da RS-122 há dezenas de lojas que vendem malhas e outros artigos. Dizem que vem frio no fim de semana, então aproveite para renovar o estoque de roupas de inverno. Farroupilha também tem seus parques. O Parque dos Pinheiros fica bem no centro. IMG_6203 Outra cidade da Serra com promoções é Flores da Cunha. Um dos lugares mais bonitos do município fica na estrada para Nova Pádua, a Cascata Gelain, ao lado de um mirante. gelain Quem sobe a BR-470 em direção a Bento Gonçalves passa antes pela cidade de Garibaldi, terra dos espumantes. Na Estrada do Sabor, há um ótimo roteiro para percorrer nos fins de semana. São propriedades de famílias italianas que oferecem almoço caseiro, entre outras atrações. A foto abaixo é de uma bela casa antiga que fica bem perto do Vale dos Vinhedos. IMG_0746 Também ao lado de Bento Gonçalves fica Monte Belo do Sul, com acesso pela estrada do Vale dos Vinhedos, bem perto da Estrada do Sabor. Em Monte Belo do Sul, destaca-se a bela igreja, no centro. IMG_0463 Já a cidade de Pinto Bandeira é a mais nova integrante da Serra. Até há poucos anos, era distrito de Bento Gonçalves. Pois a cidade de Pinto Bandeira tem, além de vinhedos, uma grande variedade de plantações de frutas, entre elas o pêssego.   pinto b Veranópolis é a terra da longevidade. O Blog já mostrou este ano que há muito o que ver e fazer nesta bela cidade. Como os italianos são um povo ligado à religiosidade, Veranópolis tem também sua bela igreja. IMG_0203 Religiosidade também é o que não falta em Vila Flores, que tem a Pousada dos Capuchinhos, ao lado da igreja. Um lugar tranquilo para descansar. IMG_0396 Como se vê, são várias as atrações na Serra para aproveitar. Escolha seu destino preferido e curta, neste fim de semana ou no próximo. Clicando nos nomes das cidades nos textos acima, é possível ver a programação do Dia do Vinho em cada uma delas. E para saber mais sobre a promoção, visite o site, AQUI. E se você curte fotografia, confira meu perfil no Instagram: Marcosh85.

No Wine Garden da Miolo

21 de maio de 2015 0

Uma ótima ideia foi colocada em prática este ano na Miolo, uma das maiores vinícolas da Serra Gaúcha. É o Wine Garden, um espaço exclusivo e dedicado à natureza, que fica na sede da empresa no Vale dos Vinhedos. O Espaço surgiu da necessidade de um lugar a mais na vinícola onde  fosse possível para as pessoas permanecerem mais tempo desfrutando da beleza do local. A sócia do empreendimento, Gabriela Jornada, fala com muito carinho do belo jardim que se tornou um ponto de encontro de famílias e amigos que aproveitam para degustar os vinhos e espumantes,acompanhados de sanduíches e outros itens preparados com produtos orgânicos cultivados na horta  do Wine Garden.

Wine Garden

Wine Garden

Inaugurado em fevereiro de 2015,  o Wine Garden é um verdadeiro wine bar móvel, que  funciona em um Motor Home adaptado. Também um espaço kids. O lugar tem uma simbologia porque fica justamente no Lote 43 , o pedaço de terra que deu origem a história da vinícola.

IMG_0686

IMG_0687

IMG_0688

O turista não paga para entrar. Paga apenas o que consome. O cardápio varia de acordo com a época do ano. Os itens vão desde sanduíches especiais e quiches da estação até deliciosas brusquetas. E o turista pode degustar o vinho ícone elaborado com uvas cultivadas justamente no Lote 43. 

IMG_0689

IMG_0690

IMG_0692

O Wine Garden surgiu como uma opção a mais de consumo e se tornou um ambiente para se vivenciar experiências. A estrela principal é o vinho, mas tudo é valorizado.

IMG_0693

IMG_0695

Nada mais agradável do que passar uma tarde de sábado num lugar bonito, tranquilo e seguro. Há um amplo estacionamento na vinícola.

IMG_0696

IMG_0698

O Wine Garden funciona nos fins de semana, entre 10h e 18h30, além dos feriados. A Vinícola Miolo fica na RS-444, o Vale dos Vinhedos, em Bento. A entrada é à direita de quem segue para Monte Belo, logo depois do hotel Spa do Vinho, que fica bem em frente. É uma ótima dica de passeio em Bento Gonçalves, uma das cidades que faz parte da promoção Dia do Vinho. A partir de amanhã, 22/5 e até 7/6, o visitante pode encontrar promoções e descontos em vários estabelecimentos. Confira aqui a programação do Dia do Vinho em BENTO GONÇALVES. E se você gostou das minhas fotos, me siga no Instagram e acompanhe outras: Marcosh85.

Os 140 anos da Imigração Italiana no RS

20 de maio de 2015 0

Hoje é dia de festa na Serra. A chegada dos primeiros imigrantes completa 140 anos. Eles chegaram primeiro em Nova Milano, um distrito de Farroupilha. A data símbolo da chegada dos italianos é 20 de maio de 1875. Quem passa por Nova Milano, hoje, pode conhecer uma verdadeira gôndola de Veneza, que foi um presente da cidade italiana à região.

imi10

Nova Milano ainda tem algumas casas bem antigas.

imi12

Outro ponto de chegada de italianos no RS é Caxias do Sul, na região conhecida como Terceira Légua. Aliás, um dos pontos turísticos de Caxias é justamente a Estrada do Imigrante.

imi5

Na Estrada do Imigrante, o turista encontra, por exemplo, um museu italiano com objetos usados pelos imigrantes.

imi6

imi7

Lá também fica a igreja de São Pedro e São Paulo.

imi3

E também uma antiga igreja de pedra.

imi4

Outro local em Caxias do Sul na Estrada do Imigrante que tem a ver com a colonização italiana. É a Casa Bonnet. Os primeiros imigrantes que vieram ao RS eram bem pobres e moravam em casas de pedra, porque não tinham dinheiro para comprar madeira. Naquela época, ter casa de madeira era sinônimo de status. Hoje, as casas de pedra são mais bonitas…

imi1

A Casa Bonnet é aberta à visitação.

imi2

Quem visita a Serra Gaúchas e as cidades que foram colonizadas por italianos percebe a diferença em relação a outras regiões. Áreas de imigração italiana, e também alemã, são marcadas pela limpeza e organização. Neste dia da Imigração Italiana, fica aqui a dica para uma viagem à Serra, que a partir de sexta-feira começa com a programação do Dia do Vinho. Para acompanhar minhas fotos, me siga no Instagram: marcosh85.