Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 29 março 2012

Viajando por Viajar

29 de março de 2012 0

Viajando por Viajar é um título, mas também… carregar malas, esperar em rodoviárias, estações de trem ou aeroportos é apenas o início de um longo caminho que enfrentaremos pelo resto da vida. Não há dificuldades que nos façam parar – a mim e a todos que já começaram. Passa a ser o nosso carma, a nossa sina.

Falo por mim. Já tenho planos para a próxima década. Quando os anos pesarem, continuarei, mas, em vez de levar minhas câmeras a mambembear, irei a uma só cidade, um apart hotel, “bien placé” e próximo a uma cardioclínica. Não quero fugir da realidade, mas reafirmo que encaro a vida por largura e não por comprimento.

Viajar é e sempre será um prazer. Muda a arquitetura, mudam os templos, mudam os sabores, as lojas e os trajes.

Tudo isso atrai. Até mesmo Portugal, que contraria tudo o que estou dizendo, é um bom destino. Lá o idioma é semelhante, a arquitetura é semelhante, a comida é semelhante, mas paga-se em euros – mau negócio, mas o que fazer? É ir ou não ir.

Em outros lugares, o idioma que se fala nem sempre é compreendido. O alfabeto que se utiliza numa margem do rio não é sempre o mesmo do lado oposto. Até o tempo é outro: o calendário que orienta a vida do povoado em que estamos frequentemente difere do que é utilizado pela aldeia próxima. Às vezes, nem o Natal existe, o início do ano tem outra data e até o ano tem outra conta.

No Nepal, por exemplo, os jornais vêm com duas datas, e com centenas de anos de diferença, mas, bem-humorados, os nepaleses comemoram os feriados em ambos.

Viajar nos faz ver e sentir, ao mesmo tempo, os fascínios do mundo. Em um hemisfério, jardins com flores; no outro, os galhos já estão secos pelo outono e os nossos passos ficam marcados na neve.

E o prazer e o mistério de viajar são nossas próprias convicções apresentadas às dos outros e com elas confrontadas – a oportunidade de aprender e de ensinar, sobretudo, a chance de se aprender, conviver e se divertir com gente diferente.

Foto: http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=254303