Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Foi-se o solitário George

02 de julho de 2012 0

Fui visitá-lo na única viagem que fiz a Galápagos. Não é lugar para se ir duas vezes. Ele, como tartarugão de prestígio, morava na própria estação Charles Darwin. Para nós não é exatamente uma “estação”, mas um instituto de pesquisa. É claro que o fotografei, mas ontem procurando a foto não consegui identificar qual das tartarugas era ele. Preferi reproduzir a da Veja. A Charles  Darwin estuda e pesquisa todos os animais do conjunto de 18 ilhas, até mesmo os pinguins. Pinguins? No trópico? Sim, há um tipo de pinguim que se arranchou por lá e formaram uma família;  mas só quem não fez isso foi justamente o “falecido”. Uma pena. Morreu garoto e provavelmente de tristeza. Solitário, preso num cercadinho e com só 100 aninhos. Há casos de algumas que viveram mais de 250 anos ( há quem diga que essas tomavam o elixir da longa vida da Dona Edith Travi ali na Dr. Timótheo). Falei que vivia solitário, pois é como o vi e fotografei num cercado pedregoso, não muito atraente, de 4m por 5m, enquanto outros têm uma ilha toda. As duas possíveis noivas não estavam. Era apresentado como solteirão excêntrico, mas ninguém sabe, nem se pode imaginar quais seriam as suas preferências. Quem pode dar palpites em tesão de tartarugas, sem ser tartaruga? Como falei , as duas não estavam ou estavam escondidas na proteção que existia ou quem sabe estivessem passeando e voltassem à noite ou tivessem um caso entre elas, etc. Agora é aceito e com a rapidez que tudo está acontecendo… Já  tem gente temendo que se torne facultativo, depois obrigatório.

Bem, conjecturas à parte, foi-se  uma subespécie da família dos quelônios; não era muito diferente das outras para nós, leigos, é claro, mas as suas poucas diferenças foram o suficiente para o tio Darwin estabelecer a sua, hoje comprovada, origem e mutação das espécies. Poderíamos nós, da raça humana, termos salvado o “ lonely George” ?

Não sei, não vou tão longe, mas as outras espécies a minha resposta é sim. Se tiver dúvidas lembre que no dia 9 o mundo chegará a 7 bilhões de habitantes.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário