Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Casa de Grieg

26 de maio de 2014 0

Bergen_by_night

crédito: wikipedia

Quando você chegar lá logo você saberá que uma das atrações mais famosas de Bergen é o bondinho que leva ao alto do Monte Ulriken cuja estação é a uns 100 metros do porto. É ali que fica o Floien Folkerestaurant, aberto em 1925 e decorado como típico restaurante de montanhas geladas, com lareiras e carpetes. O grande atrativo, claro, é jantar de frente para a cidade, aproveitando a vista panorâmica a 320 metros sobre o nível do mar. Se for à tardinha você verá os lugares que começam a acender mais velas. Enquanto a luz do sol ainda é dourada. Fala-se em entardecer mas acontece lá pelas dez horas da noite.

Na Noruega, é difícil escapar de pratos que incluam peixe e batata – não que isso seja algo ruim. Mas quem quiser uma folga dos frutos do mar encontra cozidos, tradicionais noruegueses, como carne de rena que é um pouco mais escura, vem sempre em tiras e pequenas porções. Além do mais, é cara. Já as comi várias vezes, quem sabe assada à moda gaúcha eu gostaria mais. Minha grande chance se foi quando a Air Canada fez um evento no Rio “Canada comes to Rio”, era o nome. Eu estava fotografando para eles e no último dia era um assado de Rhena mas…o contêiner não chegou a tempo. Ou seja, lá eu comi e gostei, mas logo voltei aos peixes e frutos do mar. Os peixes não se parecem com os que estamos habituados. São sempre peixes fortes tipo salmão, arenque e sardinhas.

Além do restaurante, outro detalhe é que lá em cima está a casa onde viveu Grieg, o maior compositor escandinavo. Sua casa está exatamente como quando ele vivia. Você circula à vontade. A curtíssimo distância dos seus objetos mas ninguém toca.

Enquanto você visita, ouve suas músicas dedilhadas numa sala ao lado, em um piano de cauda o pianista de branco impecável, vai emendando suavemente suas composições. E em horários especiais há shows pagos que duram mais ou menos 50 minutos. Claro que tocam as músicas dele, no piano dele e tudo absolutamente “acústico”.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário