Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Islândia - I

09 de dezembro de 2014 Comentários desativados

clownsofthesea

Acho que como a maioria de nós, no domingo da eleição abri uma daquelas latas de biscoitos amanteigados feitos na Dinamarca. À procura do meu título de eleitor, lá estava ele à minha espera. Mas depois do escrutínio, eu preferia que fossem mais biscoitos. São ótimos e não sei como um país tão pequeno (sem contar com a Groelândia, que também é deles) consegue exportar os seus biscoitos para o mundo inteiro; você os encontra tanto na gelada Lapônia como na ensolarada Austrália.

Junto com o título, ali estava um papel com notas de viagem. Não sei como foi parar ali, mas como assumido mal burocrata que sou, tudo é possível. O que mais me surpreendeu é que ali estava um bilhete que falava dos Papagaios do Mar, ou seja, um pássaro de regiões que não visito há uns 6, 7, quem sabe 10 anos. Mas se votei em todas as eleições, as notas não podiam estar ali; mas estavam, e diz literalmente:

“No céu, os desajeitados Papagaios do Mar em revoada preparam-se para partir, para fugir do frio e dos meses de escuridão quando o sol faz o oposto: não aparece no horizonte por 4 meses. Escuridão total, para eles é falta de comida e morte certa. É pura verdade, eles existem em todo o extremo Norte, mas são todos atrapalhados”.

As cores e o tipo são de papagaios que vivem em rochedos perpendiculares, caçados com redes pelo pessoal da Islândia; o que dá muito trabalho e é perigoso. É que a vida era e é muito, muito dura.

Não que a Ilha seja tão fria como o nome (Ice Land), pois é abaixo do paralelo 64, ou seja, abaixo do Círculo Polar. O país é interessantíssimo, e de lá só o que conhecemos por aqui é a Björk com suas canções.

Como falei, a vida era duríssima e o problema da Islândia no passado, apesar de cercada de peixes por todos os lados, era a subsistência; é que quando sopravam os ventos fortes, os barcos de pesca não saíam, nem saem hoje, e os que saíam, raramente voltavam. A solução era o congelamento, o que não é difícil pois eles não têm Lençol Freático, o que eles têm à 60cm do solo é gelo. Em vez de Lençol Freático, tem o Perma Frost, que é uma camada de gelo: o Lençol Freático congelado.

 

 

Bookmark and Share

Não é possível comentar.