Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Que roupa levar em viagens a lugares frios

16 de julho de 2010 3

Faz frio ou calor? Chove muito? Levo casaco pesado? Dá para andar de bermuda de dia? Essas perguntas surgem na véspera da viagem. Tarde demais. Ou falta roupa, ou a mochila vai abarrotada.

Aproveitei que os termômetros baixaram dos 10 graus e bolei um miniguia do viajante do frio. Serve, principalmente, para quem vai a lugares de frio moderado, acima do zero grau. Aí estão incluídos destinos populares como Buenos Aires, Santiago, Bariloche e o Deserto do Atacama. Se a mochilada incluir esforço físico, como trilhas longas, montanhismo ou esportes de neve, aí o equipamento é específico. Procure alguém com experiência na área em questão.

A Júnia Pimenta, editora do Mochileiros.com que mora em Blumenau, tem um lema que cabe bem neste post:
– Bonito, você anda em Blumenau. Quando está viajando, o negócio é ser prático.
Não se preocupe em sair com uma roupa diferente em cada foto. Escolha peças para usar seguidas vezes, que sejam fáceis de limpar e que sequem rápido. A mochila agradece.

Com a combinação correta para aquecer, proteger do vento e da chuva, dá para suportar até termômetros negativos (aqui tem uma explicação bem didática). Em 2009, usei uma blusa de lã, um casaco impermeável com forro de fleece e uma roupa de baixo para enfrentar -8 ºC nos temidos gêisers de El Tatio, no Chile (foto abaixo). Tranquilíssimo. E olha que sou do time dos friorentos.

Casaco

  • Cobrir o corpo com seis, sete camadas de roupa causa desconforto e não garante aquecimento. Se for investir dinheiro em peças para viagem, priorize um casaco. Um BOM representa alívio na mala porque dispensa aquele monte de peças por baixo.
  • Ideal é um conjunto parka (proteção ao vento e à chuva) + fleece (térmico). Algumas peças têm as duas funções, o que é uma mão na roda. Há muitos modelos, marcas e faixas de preço. Pesquise muito na internet se for comprar. Fóruns, como o do Mochileiros, têm informações mil.
  • Camisetas dry fit são ótimas para usar por baixo dos casacões porque tiram o suor do contato com a pele.

Calças

  • Se tiver uma roupa de baixo quentinha, não precisa se preocupar. Para as meninas é mais fácil, meia-calça grossa serve. Underwear com isolamento térmico (uns R$ 130) é a melhor saída. Dura um tempão e serve para os dias frios de Blumenau também.
  • Por cima, jeans, agasalho, moleton, o que preferir. Calças de trekking são leves, resistentes e fáceis de limpar. Os fabricantes produzem conjuntos underwear + a calça. Se quiser investir, esse é o caminho.

Meias

  • Fuja das meias de algodão, elas não transpiram. O suor fica no pé e, com o passar do tempo, esfria. Pé gelado ninguém merece. O atrito do algodão também cria calos com facilidade.
  • Meias finas de lã são indicadas para o frio. Encontram-se em qualquer loja. Há fabricantes que desenvolvem materiais sintéticos especiais para trilhas, também muito indicados.
  • Problemas no pé podem transformar a viagem num inferno. Preste atenção nesse item.

Calçado

  • Com pouca chuva, tênis confortáveis resolvem, desde que não muito vulneráveis ao vento. Em lugares úmidos, uma bota impermeável faz toda a diferença. De novo, há muita variedade. Pesquise.
  • Às meninas: calçado ocupa um espação na mochila e pesa pra caramba. O negócio é um par nos pés e um chinelinho na mochila. Tá mais do que bom.

Outros

  • Pelo alívio que proporcionam, gorro e luvas são altamente indicados. Mas é o tipo de coisa que dá para comprar durante o passeio. Viram souvenirs divertidos.

Comentários (3)

  • Cleisi Soares diz: 18 de julho de 2010

    Eve, muito útil esse post. Só acrescentaria uma coisinha na tua lista: luvas, fundamentais para temperaturas negativas. É importante investir um pouco mais e comprar um par impermeável e de boa qualidade. Em julho de 2009, quando fui a Ushuaia, na Patagônia Argentina, decidi economizar justamente na compra das luvas e acabei comprometendo as minhas tentativas de esquiar. Comprei uma luvinha bem mais ou menos e as pontas dos meus dedos, literalmente, quase congelaram. Quando abandonei a ideia de praticar esportes de inverno e tirei as luvas, estava com os dedos roxos, não conseguia dobrá-los e fiquei sentido dores por uns três dias.

  • claudia fonseca diz: 15 de julho de 2013

    Meu nome é Claudia, estou indo para o sul no dia 19;07/2013. Até agora não sei o que levar de roupa, bagagem, o que levar e o que não levar. Sempre viagem para lugares no verão, então estou muito em dúvida do que levar e deixar a mala para compras que farei lá. Podem me ajudar? Pode me enviar um e-mail para mim. claudiaasoc@hotmail.com.
    Obrigada pela atenção.

  • Diana Priscilla Amaro diz: 1 de dezembro de 2013

    Meu nome e Diana Priscilla, estou indo para Nova York no dia 07/01/14. Ate agora não sei o que levar de roupas, pois la e inverno, sapado, bagagem e o não levar tambem, estou com bastante duvida,sei se levo mala pequena ou grande, se compro roupas la ou aqui. Podem me ajudar a resolver isso. Obrigada pela atençao. meu e-mail para contato dianapriscilla3@hotmail.com

Envie seu Comentário