Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Chimarrão emagrece. Então, aprenda a fazer.

26 de fevereiro de 2010 5

O chimarrão típico dos gaúchos, à base de erva-mate, oferece muitos benefícios ao organismo.

Veja essa: cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina descobriram que três doses de cerca de 300 ml diários – quase 1 litro por dia – são capazes de diminuir em 13% o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).

Isso se deve às saponinas, substâncias que funcionam como uma espécie de detergente e reagiriam com ácidos biliares, impedindo a absorção da gordura pelo intestino. O mesmo efeito anticolesterol foi confirmado por um trabalho conduzido por pesquisadores da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista.

Na Coréia do Sul, cientistas da Universidade de Yonsei chegaram também a outra constatação: a suplementação com erva-mate diminui o peso, a gordura abdominal e a glicose. Além de prevenir placas nas artérias, a erva-mate combate radicais livres, moléculas que surgem naturalmente no organismo e que promovem a deterioração das células.

Mais: uma cuia ou uma xícara de chá-mate depois do almoço auxilia nos movimento do intestino e favorece a digestão, além de acelerar a queima de gordura, segundo pesquisa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Agora que você conhece os benefícios do chimarrão clique aqui e aprenda a preparar a bebida em casa.

Comentários (5)

  • Barbara diz: 28 de fevereiro de 2010

    Chimarrão é saudável e emagrece… mas, preste atenção, especialmente se vc tem uma pessoa diabética na família. Várias marcas que estão à venda nas prateleiras do supermercado, tem açúcar misturado!! Leia com muita atenção a embalagem!

  • ANDREIA GARCIA ROCHA diz: 21 de março de 2010

    Bom dia!
    Muitas vezes deixei de tomar chimarrão por não ter certeza se iria ficar bom, mas agora que segui passo a passo como fazer não tenho mais este problema, adorei a matéria, além do mais não preciso mais ouvir as críticas pois, na maioria das vezes ficava entupido, e sempre tinha que pedir para os outros fazerem.

  • VALCY de BH diz: 4 de agosto de 2010

    Uai sô, a princípio quando cheguei aqui no Rio Grande vi aquele mundaréu de gente com umas garrafas grandes numa mão uma cabaça na outra. No frio ou no calor, de manhã, de tarde ou de noite, sempre encontrava as pessoas com as bitela de cuia na mão. Aí, quando fui saber, se tratava desse tar de chimarrão. Eu como sou um mineirinho muito desconfiado, a primeira vez que me ofereceram eu recusei, até porque era verão e tava muito quente, ao meu ver, pra tomar aquele trem quente. Mas um dia chegou o tar do inverno, aí foi onde comecei a tomar o mate que era pra mode espantar o frio. uai sô!!!! esse trem é bom demais da conta moço!!!!!!!!!

  • Vida Saudável » Arquivo » Descobertos mais benefícios do chimarrão diz: 6 de agosto de 2010

    [...] já escrevi aqui sobre os benefícios do chimarrão, que pode ser um auxiliar no emagrecimento e também para [...]

  • GOMES diz: 22 de outubro de 2010

    SOU MEIO CEARENSE COM RIO GRANDENSE (RIO GRANDE DO NORTE), GANHEI DO MEIO FILHO UMA CUI E A ERVA-MATE, DE UM PASSEIO QUE ELE FOI PARA PORTO ALEGRE, SEMPRE DESEJAVA TER UMA, NÃO SOU GAUCHO MAS ADORO UM CHURRASQUINHO NA MINHA CHACARÁ, AGORO SOU FÃ DO CHIMARRÃO.

Envie seu Comentário