Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Hábitos brasileiros: a alimentação piorou!

14 de abril de 2010 1

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde alerta para o aumento do consumo de alimentos com alto teor de gordura e de açúcar entre os brasileiros. Em 2009, 33% população com mais de 18 anos comeu carnes com excesso de gordura.

Refrigerantes e sucos artificiais também tiveram destaque na dieta dos brasileiros – 76% dos adultos beberam esses produtos pelo menos uma vez por semana e 27,9%, cinco vezes por semana ou mais.  Leite com alto teor de gordura chegou a ser consumido cinco vezes por semana por 58,4% dos brasileiros, um aumento de quase 2 pontos percentuais em três anos.

O levantamento indica também que os brasileiros estão consumindo mais frutas e hortaliças. Em 2009, 30,4% da população adulta optou por esses alimentos cinco ou mais vezes por semana. Entretanto, apenas 18,9% consumiram as cinco porções diárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Já o consumo do feijão apresentou queda: em 2009, esteve presente na mesa de 65,8% da população, contra 71,9% em 2006.  Para piorar o quadro, apenas 14,7% dos brasileiros praticam atividades físicas com a regularidade recomendada pela OMS, durante 30 minutos diários, cinco vezes por semana.

O estudo também mostra que chega a 16,4% o índice de sedentarismo no país – percentual de pessoas que não fazem nenhuma física, nem mesmo durante o deslocamento para o trabalho ou na limpeza da casa.

Nos períodos de descanso, os dados indicam que é a televisão o que mais distrai o brasileiro – 25,8% dos adultos passam pelo menos três horas em frente à TV durante cinco dias da semana ou mais.

Com Agência Brasil

Comentários (1)

  • jose diz: 30 de agosto de 2010

    Adorei a matéria estou fazendo técnico em nutrição e gostaria de saber mais sobre o assunto.

Envie seu Comentário