Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A roupa certa para cada exercício

28 de setembro de 2010 5

A oferta de roupas para a prática de atividade física é tanta que, às vezes, fica difícil escolher qual a melhor opção. O fundamental é que as peças sejam leves e proporcionem mobilidade, mas outras características devem ser levadas em conta dependendo do tipo de exercício.

Mario Roque Basso, professor do curso de Moda da Universidade de Caxias do Sul (UCS), explica como se vestir adequadamente observando a composição do tecido, que aparece na etiqueta, ao invés de se guiar só pelas marcas.

CAMINHADA
Camiseta: 100% algodão.
Calça ou bermuda: para homens, 100% poliéster. Para mulheres, tecido com 80% a 90% poliéster e 10% a 20% elastano (Lycra).
Comentário de Mario Basso: como o exercício não é intenso, e o praticante não produz muito suor, basta que a roupa seja confortável.

CORRIDA
Camiseta:
100% poliéster (Dry Fit).
Calça ou bermuda: para homens, 100% poliéster. Para mulheres, tecido com 80% a 90% poliéster e 10% a 20% elastano (Lycra).
Comentário: enquanto o algodão absorve até 13% do seu peso em umidade, a tecnologia Dry Fit a absorção de umidade é menor que 0,5%. Garante um transporte rápido do suor para fora do corpo e o corpo sempre seco.

NATAÇÃO
Roupa:
poliamida com elastano ou poliéster com efeito stretch.
Comentário: o poliester elástico resiste melhor ao cloro e dura bem mais.

CICLISMO
Camiseta:
100% poliéster (Dry Fit).
Calça ou bermuda: para homens e mulheres, tecido 100% poliéster ou combinação de poliamida com elastano.
Comentário: a calça e bermuda deve conter uma proteção especial para evitar produzir abrasão no contato com o assento da bicicleta.

MUSCULAÇÃO E GINÁSTICA
Camiseta:
se a intensidade dos exercícios é moderada, tecido 100% algodão. Se o treino é intenso, Dry Fit. Calça ou bermuda: para homens, 100% poliéster. Para mulheres, tecido com 80% a 90% poliéster e 10% a 20% elastano.
Comentário: do início ao fim do treino, a roupa não pode deixar o praticante desconfortável, com aspecto grudento devido ao suor.

O QUE AS MARCAS QUEREM DIZER

Poliéster Dry: tecido confeccionado com microfibras 100% poliéster. Garante um transporte rápido do suor e mantém o corpo sempre seco.

Poliamida Dry: tecido feito com microfibras de poliamida. Assim como o de poliéster, também ajuda no transporte do suor para manter a pele mais seca.

Supplex: fibra sintética que se parece com algodão. Proporciona conforto, resistência, caimento e possui uma secagem relativamente rápida.

Sanflex: a técnica usada na confecção do tecido possibilita a formação de uma camada de ar sobre o corpo. Isso evita que a peça fique colada ao corpo quando está úmida e proporciona um menor contato da roupa com a pele.

Lycra: formado por poliamida e elastano, o tecido é flexível e adere bem ao corpo, proporcionando conforto durante os movimentos.

Air plus: tecido construído com microfibra de poliamida e elastano. Possui as mesmas características da Poliamida Dry e, associada ao elastano, confere maior conforto aos movimentos.

Ponge: confeccionado em microfibra de poliéster com proteção contra os raios UV (ultravioleta). É ideal para os esportistas que se exercitam sob o sol.

Cloro resistance: tecido de poliéster especial, com maior durabilidade pois resiste ao ataque de cloro das piscinas.

Tecno Bambu: feito a partir da fibra do bambu. Possui funções antibacterianas e desodorizantes. A fibra tem alta durabilidade e boa capacidade de absorção.

Comentários (5)

  • Mariana diz: 28 de setembro de 2010

    Parabèns pelo post! òtimas dicas! Aprendo muito com este blog
    abrs,

  • Mario Fernando diz: 28 de setembro de 2010

    Ótimas dicas. Gostaria de ampliar as “dicas” e saber qual o modelo de tênis ideal para um misto de caminhada e corrida.
    Obriagdo

  • Isadora diz: 28 de setembro de 2010

    Adorei as Dicas! A roupa adequada na prática da atividade física é muito importante.
    Indico o site acima (www.daira.com.br), que tem uma sessão de Moda Fitness (http://www.daira.com.br/cat/2/0/Moda+Intima.html) pois encontrei todas as informações nos produtos, como a composição e procedência dos tecidos, além dos modelos serem muito bonitos!

    Obrigada pelas dicas! bjsss Isadora

  • Tatiana diz: 28 de setembro de 2010

    Beleza, finalmente alguém capacitado, deu dicas importantes e explicou tudo.
    Tem uma marca interessante que só trabalha com esses tecidos inteligentes, vai a dica: http://www.omayok.com
    E lembrando que nem todo poliéster é do tipo DRY, preste atenção!!! Para o frio a dica é o Fleece, thermo e soft (todos tecidos inteligentes, levíssimos e de secagem espetacularmente rápida).
    Obrigada e parabéns pela reportagem!
    Tatiana-Profissional de educação física

  • Vida Saudável » Arquivo » Será que o tênis mais caro é o melhor? diz: 29 de setembro de 2010

    [...] pedido do Mario Fernando, no post de ontem, hoje a dica é como escolher o tênis certo para [...]

Envie seu Comentário