Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2010

Policial Civil é preso e espancado por PMs

30 de abril de 2010 129

Os agentes da Polícia Civil da Capital estão em pé de guerra com a PM. Uma suposta abordagem corriqueira de uma viatura do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), nas imediações do Shopping Itaguaçu, em São José, hoje ao meio-dia, desencadeou o que pode ser uma das maiores crises entre as duas instituições.
O agente da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) estava na frente de sua casa, junto com a filha de quatro anos, esperando transporte escolar da menina. Foi quando viu uma abordagem da viatura do PPT a um motoqueiro, cerca de 50 metros da sua casa. Na versão do policial,  ele teria aguardado a PM liberar o motoqueiro, um conhecido seu, para ir conversar. Ao se aproximar, a viatura teria feito uma manobra brusca e retornado até eles. Foi quando cabo da PM teria dito:
— O que foi, vai andando, vagabundo.

—  Não vou andar, não estou fazendo nada de errado.
Neste instante, outro PM, segundo versão da Polícia Militar, avisou:

— Ele está armado.

Imediatamente, ele foi rendido e jogado no chão, quando se identificou ser policial. Mesmo assim, os PMs teriam o agredido e o jogaram na gaiola da viatura, depois de forçar bastante o seu braço. Foi quando ele conseguiu, via celular, mandar uma mensagem de texto para a Deic. O agente foi levado para o 22º Batalhão da PM, no Bairro Monte Cristo, em Florianópolis. Somente foi liberado com a chegada do diretor da Deic, delegado Cláudio Monteiro.

O agente fez exame de corpo de delito, no IGP e registrou um boletim de ocorrência. Monteiro diz que vai elaborar um relatório, minucioso, para encaminhar à cúpula da Segurança Pública, mas não esconde a indignação com a forma de tratamento dada ao seu agente.

— Se fazem isto com um policial, o que não fazem com um cidadão comum. Somos parceiros da PM, mas esta atitude vai deixar marcas.

A assessoria de comunicação da PM diz que fez a abordagem porque percebeu o homem armado, que não teria se identificado como policial. E o levou para o quartel para confirmar a identificação. O secretário de Estado da Ssegurança Pública, André Mendes, já determinou abertura de uma sindicância e promete punir, exemplarmente, os envolvidos. Vamos aguardar.

A filha do cara

29 de abril de 2010 10

Lurian Lula da Silva está orgulhosa. Também pudera. Não é todo dia que se acorda e descobre, ao acessar a internet, que você é filha de um dos caras mais influentes do mundo, segundo a revista Time (EUA). Lurian está em Brasília e vai abraçar o pai logo mais. Ela resumiu em uma frase a emoção:

- Na minha vida, ele sempre foi a pessoa mais influente do mundo, mas é uma notícia pra deixar todos os brasileiros felizes.

Lula, ou cara como definiu o próprio Barack Obama, deve vir a Santa Catarina no próximo dia 18, quando acontece o aniversário de 15 da filha de Lurian, a neta Beatriz.

Leia a matéria clicando aqui

Parque de SC vence prêmio nacional

28 de abril de 2010 1

O nome do projeto é complicado: Implantação, Incubação da Gestão e Operação do Parque Estadual Fritz Plaumann, mas ele conquistou o primeiro lugar na categoria sustentabilidade ambiental do prêmio Roteiros do Brasil, oferecido pelo Ministério do Turismo. A  Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) receberá o troféu dia  27 de maio, durante o 5º Salão do Turismo.

O Parque Fritz Plaumann foi criado no ano de 2003 com objetivo de preservar remanescentes das florestas que recobriam originalmente o Alto Rio Uruguai em SC. Situado no município de Concórdia, o Parque tem aproximadamente 741 hectares, localizado às margens do lago formado pela barragem da Usina Hidrelétrica Itá, no Rio Uruguai. É uma unidade de conservação de proteção integral, destinada à proteção da natureza, à pesquisa científica, à educação ambiental e ao turismo ecológico.

Paternidade responsável

27 de abril de 2010 0

Mais dedicado a apagar incêndios do que propriamente legislar nos últimos tempos, o líder do governo na Assembleia, Elizeu Mattos (PMDB) aprovou a proposição de criar o Dia da Paternidade Responsável em Santa Catarina, que será dia 17 de agosto. Poderia ser apenas mais um no calendário de datas comemorativas do Estado. Não é. A proposta foi baseada na instituição homônima, a Paternidade Responsável, criada em Lages, desde 2003, que conta com o trabalho de voluntários, além do apoio do Judiciário para desenvolver inúmeras ações junto às crianças e adolescentes.
A entidade, ainda pouco conhecida fora da Serra catarinense, atua diretamente na conciliação entre pais e filhos, sem a necessidade de intervenção judicial. Desde que foi criada, 650 crianças já foram reconhecidas legalmente na região. Segundo a presidente da Paternidade, Jaqueline Reche, a ação motivou até a instalação do único laboratório público de análise de DNA de SC, em Lages. Atualmente, 1,6 mil exames são financiados pelo Estado. Mas 40 mil pessoas ainda esperam na fila. Saiba mais em www.paternidaderesponsavel.org.br

Tietagem explícita

26 de abril de 2010 1

Fã incondicional de música sertaneja, o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, encontrou a dupla Victor & Leo, antes do show de encerramento da terceira edição da Expopalhoça, na chuvosa noite de domingo. Acompanhado da sua mulher, Dirce, comentou que era a última vez que os irmãos cantariam em dupla e que, a partir daquele encontro, nascia o trio Victor, Leo e Ronério. Os artistas se entreolharam, agradeceram a receptividade e disseram que, como cantor, ele era um bom prefeito…

Kennedy Nunes é assaltado na avenida Presidente Kennedy

25 de abril de 2010 3

Poderia até ser engraçado, não fosse um crime. O deputado estadual Kennedy Nunes (PP) postou no Twitter, hoje à tarde, que foi assaltado em plena região central de São José, na Avenida Presidente Kennedy. Ele também informou, via microblog, que levaram alguns pertences pessoais, além do seu notebook. Com razão, ainda questiontou: cadê a polícia? Cadê os investimentos em segurança pública? Até as 22h30min deste domingo, o celular dele permanecia desligado.

Grupo invade presídio em Joaçaba

22 de abril de 2010 0

A coisa tá ficando preta. Na tarde de hoje, quinta-feira, um bando armado invadiu o pátio do presídio Regional de Joaçaba e efetuou diversos disparos contra a parede do ergástulo. Os agentes penitenciários revidaram, o que foi o suficiente para a quadrilha desaparecer. O bando estava num veículo Renaut Logan, placas da cidade de Gaspar/SC. As polícias da região foram acionadas, mas até o final da tarde não havia informação sobre o paradeiro da quadrilha. A suspeita é de que o grupo já trocou de carro.

As mais belas fotos da natureza

20 de abril de 2010 0

A Liga Internacional de Fotógrafos pela Conservação (ILCP, na sigla em inglês) selecionou 40 imagens consideradas as mais belas fotografias de natureza feitas em todos os tempos para marcar a realização de um leilão na quinta-feira (22). Acesse aqui e confira no G1 algumas das fotografias.

O leilão da quinta-feira, quando se comemora o Dia da Terra, deve ocorrer na Christie’s do Rockefeller Center e contará com a participação de várias celebridades como Leonardo DiCaprio, Harrison Ford, Tobey Maguire e Salma Hayek, entre outros.

Comcap é despejada

19 de abril de 2010 2

Se já era ruim para estacionar no Centro, vai ficar ainda pior a partir de quinta-feira, quando a Comcap deixa de operar seu estacionamento no Aterro da Baía Sul. Por decisão da Justiça Federal, a área de 18 mil metros quadrados, localizada na Avenida Hercílio Luz, será despejada para a construção de novo prédio do Ministério Público Federal. Nos próximos oito meses, também serão desalojadas a unidade do Direto do Campo, além do espaço destinado às empresas de transporte coletivo para os ônibus. O terreno, ocupado pela companhia desde 1987, atende 35 mil usuários por mês, a um preço de R$ 2 a hora. O tumultuado trânsito da região agradece.

Vítima da Ditadura chega amanhã a Floripa

18 de abril de 2010 5

Edilton Swarovski, o último catarinense vítima da Ditadura Militar a viver no exterior, está de volta ao Brasil. Bastante debilitado, desembarcou no Rio de Janeiro na manhã de sexta-feira. Foi recebido por familiares e três amigos que participaram, assim como ele, do movimento conhecido como a Revolta dos Marinheiros, em março de 1964, um dos estopins do golpe.

Aos 69 anos e pesando 40 quilos, precisou utilizar uma cadeira de rodas para locomover-se. Por telefone, do Rio, ele conversou rapidamente com o Visor e ainda brincou com a aparência:

- Parece que sou fugitivo de um campo de concentração da Segunda Guerra e não da Ditadura Militar.

Com a voz muito baixa e misturando espanhol com português, Edilton não escondeu a emoção de voltar ao Brasil.

- Bueno, alegre e muito contento (contente).

Mas a grande emoção de Edilton ainda deve acontecer amanhã (segunda-feira), ao meio-dia, no Aeroporto Hercílio Luz. Depois de 30 anos, ele irá rever a mãe, Inês Zandavali Swarovski, de 92 anos. Apesar de ter nascido em Caçador, região Oeste, ele deve morar, a partir de agora, em Balneário Camboriú.

Edilton Swarovski é supostamente o último exilado a ainda morar fora do Brasil. Oficialmente, ele não é reconhecido pelo Itamaraty. Mas o fato é que ele foi preso, torturado e acabou fugindo do Brasil para sobreviver.

Em março de 1964, à época na Marinha do Brasil, ele participiou do episódio que ficou conhecido como a Revolta dos Marinheiros, liderado pelo cabo Anselmo, considerado um dos estopins do golpe militar, no dia 1º de abril.

Edilton foi preso e brutalmente torturado. Teve seus dentes e unhas arrancados. Após ser libertado, fugiu para o Uruguai e depois para o México, onde viveu por 40 anos. Mesmo depois da anistia política, em 1979, evitou voltar ao país em função do trauma. Edilton sofre do Mal de Parkinson.

Por uma destas coincidências do destino, ele desembarca em Santa Catarina no dia 19 de abril, o Dia do Exército…