Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

UFSC lidera o ranking do Webometrics entre as federais brasileiras

02 de agosto de 2010 0

Em sua mais recente pesquisa, divulgada no mês de julho, desta vez com avaliação de 12 mil instituições, o Ranking Mundial de Universidades na Web (Webometrics) novamente traz a UFSC como primeira universidade federal entre as instituições brasileiras (377ª posição geral). A primeira instituição brasileira no ranking mundial é a USP (122ª colocação) e a segunda colocada é a Unicamp (239º lugar).

As três primeiras colocadas são a Harvard University, o Massachusetts Institute of Technology e a Stanford University, todas instituições norte-americanas (que marcam posição no ranking até a 21ª colocação). A primeira universidade europeia no levantamento é Cambridge, localizada na Inglaterra.

A pesquisa traz classificações por país e a top brasileira é a Universidade de São Paulo, seguida pela Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de Santa Catarina. Entre as Top 200 no Ranking Latino-Americano, a Universidade Federal de Santa Catarina está classificada na sexta posição. A melhor nesta análise é a Universidade Nacional Autônoma do México.

O Webometrics é uma pesquisa realizada desde 2004 pelo Cybermetrics Lab, um grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas, ligado ao Ministério da Educação da Espanha. É publicada duas vezes por ano — janeiro e julho. O instituto monta o ranking a partir da análise das publicações eletrônicas nos sites das universidades. Para os organizadores, a presença de uma instituição de ensino e pesquisa na internet é um indicativo de sua excelência e de seu comprometimento com a disseminação do saber.

comentários

Envie seu Comentário