Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

RG digital começa a ser definido

23 de agosto de 2010 4

Esta história de carregar na carteira o RG, o CPF, o título de eleitor e também a carteira de motorista será coisa do passado no país, em breve. O Registro de Identificação Civil (RIC) deve chegar a alguns brasileiros ainda em 2010. O documento servirá como identificador não só na vida comum como na digital. E reunirá, em um só cartão, uma porção de dados. Só não se sabe ainda exatamente o quê.

De acordo com reportagem do estadão.com, a proposta é que ele desburocratize o uso e garanta mais segurança. O RIC cadastrará os brasileiros biometricamente e atrelará um número de dez dígitos às impressões digitais. Um sistema parecido já foi adotado há três anos em Portugal (o Cartão de Cidadão) e está sendo implementado no Chile.

O RIC brasileiro deve dar acesso a serviços públicos e privados. Além de armazenar informações biométricas, o chip de 64 kilobytes suporta aplicativos. Poderia ser usado, por exemplo, para transporte público ou cartão de crédito.

As funções exatas do RIC começam a ser definidas a partir desta semana, quando se reunirá o comitê responsável pelo tema, formado por representantes de ministérios e de regiões do País. O que está em jogo são três questões fundamentais: cidadania, segurança e privacidade.

comentários

Comentários (4)

  • w. a. pererira diz: 23 de agosto de 2010

    interessante, apesar que terá um custo a ser pago pelo cidadão, porém simplificará a vida do cidadão além do que, se dificultará a falsificação. Espero que isso venha logo.

  • josé ernani freitas diz: 23 de agosto de 2010

    Segurança e privacidade, aliadas a praticidade, é o mínimo que o tal Ric trará, por isso
    torço, que seja implementado o mais breve possível. Tomara, que na esteira dessa
    novidade, venham outras medidas desburocratizantes, em todos os níveis do serviço
    público brasileiro.

  • Burrichó diz: 24 de agosto de 2010

    Logo, logo, veremos que, ao nascer, uma pessoa terá implantado no corpo um chip com todos seus dados biológicos, de identificação pessoal e de futuros registros perante o Estado soberano. Daí em diante o gado estará marcado para total bisbilhotice do grande irmão.

  • sidney diz: 11 de setembro de 2010

    este Sistema é so o começo para Nova Ordem Mundial e a Marca da Besta que esta profetizado em Apocalipse na Biblia, logo logo veremos o Sistema Mom-Dex que significa Dinheiro na Maõ direita, e todos serao marcado com um chip na maõ direita ou na testa pesquisem sobre isso.

Envie seu Comentário