Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Futuro dos Consegs está ameaçado

24 de fevereiro de 2011 4

O presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado ( Feconseg), advogado Valdir de Andrade, está percorrendo os gabinetes do governo do Estado e dos deputados em busca de apoio para “reoxinegar” a atuação dos conselhos, sob pena de desânimo e a extinção de muitos dos conselhos. A federação reúne 318 conselhos, responsáveis pela ligação entre as demandas da sociedade e os órgãos oficiais de segurança pública.

Nos bastidores, Andrade estaria manifestado grande preocupação em relação ao futuro dos conselhos. Nesta semana, o presidente da federação esteve reunido com secretário de Estado da Segurança Pública Cesar Grubba e com o deputado o deputado estadual Maurício Eskudlark(PSDB), ex-delegado-geral da Polícia Civil. Nos bastidores, Andrade estaria manifestando grande preocupação em relação ao futuro dos conselhos sem apoio do governo.

comentários

Comentários (4)

  • Luiz Ricardo Duarte diz: 27 de fevereiro de 2011

    Quero esclarecer alguns pontos da mensagem que apresentam inverdades a respeito do funcionamento dos Conselhos Comunitários de Segurança em Santa Catarina: em primeiro lugar, os Conselhos Comunitários de Segurança de SC são coordenador e REPRESENTADOS por uma COMISSÃO COORDENADORA dos CONSEG, estabelecida através do Decreto Estadual nº 2.136/2001. Essa Comissão é nomeada pelo Secretário de Segurança Pública e representa os Conselhos e não a feconseg. Em segundo lugar essa federação NÃO REÚNE 318 CONSEGs e NÃO POSSUI legitimidade para manifestar-se em nome dos CONSEG de nosso Estado. Em terceiro lugar, a informação de que apenas 20% dos CONSEG estariam ativos em nosso Estado não corresponde à verdade e constitui, além de uma irresponsabilidade, um desserviço tanto ao trabalho voluntário daquelas pessoas que se dedicam com tanto afinco à causa da segurança e da qualidade de vida em suas comunidades bem como à segurança pública como um todo. A verdade é que embora exista Conselhos Comunitários em reestruturação, os CONSEG estão em plena atividade e o Estado de Santa Catarina, nesse aspecto, é referência no Brasil.

    Atenciosamente,

    Luiz Ricardo Duarte
    Ten Cel PM Diretor de Segurança Cidadã/SSP
    Membro da Comissão Coordenadora dos CONSEG

  • Ivone Jock Granado diz: 21 de julho de 2012

    Sr.Luiz Ricardo Duarte

    Itapoá, SC, 21 de julho de 2012

    Estamos tentando reativar o CONSEG em nossa cidade. Além do Decreto 2.136/2001, há alguma outra instrução a ser observada?
    ATT/
    IvoneJock Granado
    presidente da Associação dos Moradores do Balneário Cambijú- Itapoá SC

  • Luiz Ricardo Duarte diz: 23 de julho de 2012

    Olá Ivone,

    Para reestruturação de um CONSEG eventualmente desativado, é necessário um contato conosco, na Diretoria de Segurança Cidadã/SSP. Precisamos, em primeiro lugar, fazer um levantamento sobre o CONSEG e uma análise documental. Deixo aqui nossos telefones para que você possa nos procurar.

    (48) 4009-9855
    (48) 3244-1909
    E-mail: conseg@ssp.sc.gov.br

    Ficamos no aguardo de seu contato.

    Atenciosamente,

    Luiz Ricardo Duarte
    Ten Cel PM Diretor de Segurança Cidadã/SSP

  • Augusto diz: 20 de novembro de 2012

    Seguranç Publica é coisa seria no entanto, as autoridades que o povo constitui não ver com tanta seriedade este quisito. Os CONSEGs, organizados por voluntarios não é visto como uma peça lá muito importante para o sistema de segurança da sociedade e isso é constrangedor. É necessario que haja um a pressão muito forte vinda de baixo para cima para obrigadamente o executivo assuma o seu papel diante dessa problematica; não dessistam esse viés comquistado pela sociedade não pode desaparecer ineficiencia executiva de alguns gestores.

Envie seu Comentário