Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Morre o maestro José Acácio Santana

11 de julho de 2011 1

Morreu na manhã desta segunda-feira o maestro José Acácio Santana 10h, no Hospital de Caridade, de Florianópolis. Ele estava internado há 78 dias com câncer. O corpo está sendo velado na Casa Mortuária de São Pedro de Alcântara, cidade em que nasceu. O enterro será realizado nesta quinta-feira, após a missa de corpo presente na Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro de Alcântara.

 Ele era maestro, compositor, poeta e professor. Especialista em Canto Coral Sacro, José Acácio Santana era graduado em regência e composição em Colônia, na Alemanha. Desde 1962, trabalhou no incentivo do canto coletivo, e acessível ao público. José Acácio contava com seis cursos superiores em música, 900 obras ensaiadas, 10 discos produzidos, criação de mais de 200 corais e 3 mil concertos.

 

Sua atuação na área cultural mereceu-lhe grandes homenagens, entre elas “Medalha do Mérito Coral Brasileiro”, “Mérito Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina”, “Medalha do Mérito Anita Garibaldi”, “Batuta de Ouro”, “Cidadão Honorário” de mais de 30 municípios brasileiros. Atendeu a mais de 1500 corais brasileiros e vários de outros países. Só em Santa Catarina, mais de 1000 grupos se beneficiam do seu trabalho. Grande parte de sua obra está gravada por Paulinas/Comep, com quem gravou 12 CDs.


comentários

Comentários (1)

  • João Batista Maciel diz: 1 de fevereiro de 2013

    Moro no Pará (Óbidos) e conheci a obra de José Acácio por acaso. Um convite foi feito por uma maestrina para que eu fizesse o papel de João Batista no Oratória de Natal-NATIVIDADE. A partir daí comecei a pesquisar sobre o autor da obra e conheci pela internet uma criatura fora do comum. É incrível que, até neste exato momento, não tenha nenhum comentário a respeito do MAESTRO. Que pena!

Envie seu Comentário