Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Oeste de SC vira celeiro de enxadristas

12 de julho de 2011 0

Alvaro Roberge/Fesporte

Está desabrochando em Flor do Sertão, terceira menor cidade de Santa Catarina, com pouco mais de 1,5 mil habitantes, no Extremo-Oeste do Estado, uma nova geração de enxadristas catarinenses de ponta.

O celeiro é a escola estadual Jorge Lacerda, campeã há seis anos consecutivos no naipe feminino da etapa regional do Oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). O mais recente título da equipe treinada pela professora Jeni Rissi Bortolini e formada pelas estudantes Carine Rizzi, Michele Heinfarth e Suellen Alice Sotili foi conquistado nesta terça-feira, nas disputas regionais dos jesc em Pinhalzinho. A estreia da equipe na regional dos Jogos Escolares foi em 2005, quando acabaram na nona colocação. Depois não teve para mais ninguém.

Por duas ocasiões, inclusive, a equipe foi vice-campeão estadual dos Jesc. Os resultados não são por acaso. Professora de Educação Física, Jeni ensina xadrez até para os alunos da pré-escola, para os quais apresenta filmes, histórias e desenhos, além de trabalhar com as peças e os tabuleiros de xadrez com o objetivo de despertar a curiosidade sobre a modalidade. O xadrez despontou na escola como alternativa para a falta de espaços e de atletas para a prática de modalidades coletivas.

Para os estudantes maiores, a professora usa os dias de chuva e frio para repassar detalhes técnicos e estudar as jogadas. Além das aulas, um grupo de aproximadamente 60 alunos treina uma vez por semana em horário diferenciado.

comentários

Envie seu Comentário