Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Amadorismo provoca (i)mobilidade Urbana

18 de outubro de 2011 3

 

Julio Cavalheiro


Quem precisou entrar na Ilha nesta terça-feira penou desde as primeiras horas da manhã. E o trânsito não melhorou ao longo do dia. O motivo é simples: em função das obras do elevado Rita Maria, as pistas para quem sai da alça da Pedro Ivo em direção à Beira-Mar Norte foram fechadas de três para apenas uma e meia. Isto já na altura da Rodoviária, onde deveria ter sido aberta uma via a mais para escoar o trânsito também pela Paulo Fontes. Eu disse deveria. Foi marcado para às 9h da manhã uma entrevista coletiva do prefeito Dário Berger para anunciar as mudanças no trânsito, que, na prática, já tinham acontecido. O detalhe é que só amanhã a faixa a mais, por dentro da rodoviária, será aberta.

Ou seja, os motoristas saíram de casa hoje sem sequer saber das mudanças na alça de acesso à Beira-Mar. Resultado: parou tudo. Cá entre nós, uma mudança desta importância deveria ter sido anunciada, no mínimo, há uma semana, com divulgação de rotas alternativas e alertas sobre as restrições do tráfego de veículos na região. Agora, deixar para alertar os motoristas no mesmo dia em que foram feitas as modificações beira o amadorismo. E demonstra bem como é tratada a questão da (i)mobilidade urbana em Florianópolis: simplesmente, sem planejamento.

comentários

Comentários (3)

  • Gelter Muller diz: 18 de outubro de 2011

    Caro Rafael, você acha que tá ruim? Espere então pra ver daqui a 5 anos. Com o modelo de administração que temos, com a morosidade nos planejamentos efetivos responsáveis com foco na sustentabilidade, e consequente tomadas de decisões sobre mobilidade urbana, aliada e expansão/crescimento predatório da construção civil por todos os lados… não tenho dúvidas: a Ilha vai parar. E aí teremos sim (i)mobilidade urbana.
    As autoridades/adminstração competente já demoraram para sair do papel. Soluções? Coooom certeza absoluta há. Tecnologia e engenharia estão aí para isso. É só chamar pessoal técnico qualificado/competente/experiente e parar de ficar brincando de estudos e mais estudos e mais levantamentos e mais outros estudos e paleativos e bla bla bla bla bla…
    Nossa cidade tem peculiaridades, situações especificas e particulares. Então, Plano Diretor Moderno/atual, transporte coletivo alternativo (por mar, trilhos, teleféricos, etc) com qualidade, estruturação das nossas vias publicas, responsabilidade para liberação de obras civis em locais adequados/apropriados (que logicamente passa pelo Plano Diretor), e, até mesmo, um pouco de radicalismo (ou seja, não é não, não pode não pode e fim) para que nós, manezinhos, moradores desse pedacinho de terra que a muito tempo deixou de estar perdido no mar, e nossos visitantes/turistas, possamos continuar desfrutando desse paraíso, senão ficaremso a ver navios, ou melhor, nem navios veremos, veremos somente o mar mesmo.
    Abs.

  • Joaquim diz: 18 de outubro de 2011

    Caro Martini, isso já passou de absurdo, duas gestões na mão do itinerante Dário, que não aparece para trabalhar, jogando a bomba na mão do pseudo-prefeito J. Batista, acabaram com Florianópolis.
    Temos uma Guarda Municipal inepta, pedante e esbanjadora. Sequer orientam motoristas numa situação péssima do trânsito como hoje. Havia apenas UM policial sob a ponte Pedro Ivo (de bicicleta), observando o movimento.
    Planejamento e inteligência nunca foram o forte do Sr. Berger (serve para ambos).

  • Décio diz: 20 de outubro de 2011

    Caro Roberto Martini
    O que podemos esperar para melhorar a mobilidade urbana de nossa capital, se não ha planejamento algum, o titular da pasta Vice Prefeito JOÃO BATISTA, alem de burro é teimoso, pois quem não se recorda do fechamento da Paulo Fontes ? Depois de muita pressão popular foi reaberta porem em uma pista só.
    Circulando frequentemente no transito da capital, não tenho duvida em afirmar que o Vice Prefeito e seus subordinados não tem competência sequer para regular o tempo das sinaleiras, principalmente da Beira Mar Norte, pois conseguirão fazer daquela via que era responsavel em desafogar grande parte do nosso transito, ficar completamente congestionada diariamente……pode isto……..acorda JOÃO BATISTA.

Envie seu Comentário