Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2011

Funcionários da Aflov fazem manifestação na Câmara de Vereadores

31 de outubro de 2011 6

Logo mais, por volta das 19h, parte do mais de 800 trabalhadores da Aflov estarão na Câmara de Vereadores. Uma representação do grupo irá participar do espaço “Tribuna Livre”.  Eles irão manifestar-se contra a decisão do do TCE que determina que o convênio PMF-Aflov seja extinto em 31 de dezembro, desempregando  mais de 800 trabalhadores e comprometendo serviços como o SAMU, a Zona Azul e os estacionamentos, entre outros de cunho social, diz a associação.


Baleias francas não querem saber de voltar pra casa

31 de outubro de 2011 1

Enrique Litman, divulgação

As baleias francas – que nesta época estão encerrando sua temporada na costa catarinense – pelo visto estão gostando de ficar um pouco mais por aqui antes de encarar os 5 mil quilômetros de volta prá casa. Isso, logicamente, é bom pro Estado.

Neste fim de semana, foram vistas nove mães com filhotes na Guarda do Embaú. No passeio de domingo, dia 30, havia várias famílias de turistas alemães. O nstituto Baleia Franca (IBF) prevê que até o feriado de 15 de novembro teremos baleias na costa catarinense. Ou seja, quem ainda não apreciou, tem chances. E o que é melhor: com sol e dias de praia, diferente do inverno. Se não, só no ano que vem, quando elas retornam, por volta de julho.


 

Operação Rastro prende quadrilha que explodia caixas eletrônicos

30 de outubro de 2011 4

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Diretoria de Inteligência e Informação (DINI – SSP/SC), sob o comando do diretor Mauro Candido Rodrigues, instituiu uma Força Tarefa denominada Operação Rastro, objetivando investigar fatos envolvendo o uso de explosivos para atividades criminosas, sendo que na madrugada de hoje (dia 30/10), conseguiram prender a quadrilha composta por cinco integrantes, investigada pelo envolvimento com o uso de explosivos em caixas eletrônicos de bancos e estabelecimentos comerciais, no Estado.


A Força Tarefa foi criada no dia 10/10/2011 pela SSP – SC, e envolve agentes da Polícia Civil e Policiais Militares de várias regiões do Estado, bem como a Diretoria de Inteligência da SSP-SC e DEIC e DICs, sendo que desde então, nenhuma ação envolvendo explosivos foi praticada no Estado.


O CASO:


A Equipe da Força Tarefa, após dias de Investigação, iniciou o monitoramento dos Investigados ainda durante a manhã do dia 29/10, sendo que após 18 horas ininterruptas de monitoramento dos mesmos, os agentes da Força Tarefa abordaram na BR 101 (Barra Velha) o veículo VW-Gol, placas HWB-6171/SC, no qual estavam os Investigados Diogo Sagaz (22 anos), vulgo “Doido”, Geovane da Silva (22 anos), e Ariane Zin da Silva (23 anos), que estavam de posse de seis explosivos, tipo Bananas de dinamite, de 60 cm cada, com 1,5 Kg cada, o que totaliza aproximadamente 9 quilos de explosivos, e que segundo Investigação seriam utilizados em aproximadamente 20 ataques a caixas eletrônicos. Todos com identificação criminal, inclusive Diogo possui passagem na cidade de Cuiabá, estado do Mato Grosso.


Ainda durante os trabalhos, os agentes abordaram o veículo Fiat/Palio, placas MBT-7399/SC, no Bairro Centenário, na cidade de São Bento do Sul, que estava ocupado pelos Investigados Francisco Franco (31 anos), vulgo “Chiquito”, Jair Nascimento (41 anos) e Anésio Pereira Machado (53anos). Os ocupantes, fazendo uso do veículo, tentaram evadir-se da abordagem, sendo necessário alvejar o veículo com disparo de arma de fogo para obrigá-lo a parar. Francisco e Anésio são tidos como os articuladores responsáveis pelo repasse de Explosivos para as ações delituosas. Ainda na segunda residência de Francisco foi apreendido um revólver calibre .38 de seis polegadas; 47 munições intactas e 26 estojos (deflagrados). As Investigações continuam e agora a Força Tarefa irá representar por mais prisões de integrantes da Quadrilha, os quais já estão identificados e nos próximos dias serão presos.


Com esta Ação, a Força Tarefa acredita ter desarticulado parte da quadrilha envolvida com o abastecimento de explosivos e da Quadrilha envolvida diretamente com as ações de ataque a caixas eletrônicos, inclusive tirando os explosivos de circulação e seus articuladores, acredita-se ter evitado aproximadamente vinte possíveis ataques a caixas eletrônicos em nosso Estado, bem como evitar que em ataques com o uso de explosivos que viessem a ser praticados, vidas alheias de inocentes fossem ceifadas.


 Durante os trabalhos foi essencial o apoio prestado pelos Policiais Civis da Cidade de São Bento do Sul (Agentes, Escrivão, Plantonista e Delegado).


Participaram diretamente da Operação:


Daniel Sá Fortes Regis Delegado Força Tarefa – SSP – SC


Cleber Marcos Fossá Agente Força Tarefa – SSP – SC


Manoel Alberto Silva Agente Força Tarefa – SSP – SC


Neylson Pinheiro Alvariza Agente Força Tarefa – SSP – SC


Luiz Carlos Fontanella Agente Força Tarefa – SSP – SC


Juliano Primo Pedrini Agente Força Tarefa – SSP – SC


Delegado Sobreira DIC – São Bento do Sul


Vagner Debastiani DIC – São Bento do Sul


Maurício Montiel DIC – São Bento do Sul





Presa quadrilha que explodia caixas-eletrônicos em SC

30 de outubro de 2011 1

A Força-tarefa montada pela Secretaria de Segurança Pública acaba de prender a quadrilha que explodiu pelo menos 13 caixas-eletrônicos em Santa Catarina nos últimos meses, em São Bento do Sul. Foram detidos cinco homens que portavam cinco armas e nove quilos de dinamite.

Expectativa pelo retorno de Colombo

28 de outubro de 2011 1
Prezado Rafael,
 
O nosso Raimundo Colombo vive no mundo da inocência; não sabe de nada, viaja para a Ásia sem conhecer bem o caminho e sem ter certeza do que vai pedir e conseguir…Levou consigo toda a cúpula da Justiça e da Segurança Pública, sem se procupar com a ameaça de greve da policia civil pela péssima remuneração que recebe por seus serviços heróicos. Será que ele sabe que no Ministério das Relações Exteriores (Itamarati) há setores especializados, com pessoal habilitadíssimo para tratar dos mais diversos e importantes assuntos de comércio exterior e financiamentos internacionais? Ou sua equipe de internacionalistas impede que ele tenha tal conhecimento? Desconfia-se com uma certa dose de possibilidade de sucesso, que retornando, o nosso Raimundo Colombo finalmente comece  governar…
 
Atenciosamente,
M. Hautz

Edital dos BRTs sequer saiu e já foi refeito

27 de outubro de 2011 1

Mais uma da série Floripa não consegue fazer editais. O dos BRTs (ônibus grandes e com corredores exclusivos), tido como o grande projeto de transporte público da Capital, marcado para 13 de outubro, teve que ser refeito. Segundo João Batista, secretário de Transportes e vice-prefeito, algumas empresas pediram esclarecimentos.
- Fizemos correções no texto, mas não alteramos o conteúdo – disse

Delegados respondem ao governador Colombo

26 de outubro de 2011 7

 

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Santa Catarina – ADEPOL-SC, considerando nota publicada na Coluna Visor, página 3 do Diário Catarinense de hoje, com o título “FUSO HORÁRIO”, onde é registrada a informação de críticas do Governador Raimundo Colombo aos Delegados de Polícia, vem a público esclarecer:

 

1 – Que no ano de 2009, quando os Delegados já buscavam uma reposição salarial devido a estarem à 11 (onze) anos sem aumento salarial, foi implantado pelo Governo da época, uma Gratificação no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais). Tal valor não integra o salário base do Delegado de Polícia. Tratou-se, simplesmente, de uma forma de amenizar a situação naquela época para mais tarde se buscar as devidas correções salariais;

 

2 – Que o salário dos Delegados de Polícia do Estado continua sendo um dos mais baixos do País, sendo que o Governo não respeita a Constituição Federal que determina remuneração por subsídio e nem a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que reconheceu mora do Governo, que deveria reajustar anualmente os vencimentos da categoria;

 

3 – Que ainda se a gratificação fosse considerada salário (o que não é de fato, pois pode ser revogada a qualquer tempo), os Delegados de Polícia ainda ocupariam a 24ª pior posição de salários do país em consideração com os demais Estados;

 

4 – Que o próprio Governador reconheceu a defasagem salarial vivida pela instituição em reunião com representantes de classe em junho passado, onde foi anunciado um “grupo de estudos” para resolver a questão da Segurança Pública. Tal grupo nunca existiu de fato e a categoria caminha para mais um ano sem reajuste;

 

5 – Acreditamos que existem coisas que valem mais que “dinheiro no bolso”, como respeito mútuo, por exemplo, principalmente com uma Instituição que vem combatendo a criminalidade de forma exemplar, apensar de todas as dificuldades enfrentadas;

 

6 – Que os Delegados de Polícia buscam o reconhecimento do Governo Estadual;

 

7 – Que os Delegados de Polícia buscam, sim, a sua valorização institucional, como carreira jurídica, e uma remuneração digna.

 

 

TJ confirma liminares que impedem retorno de aposentados à Alesc

26 de outubro de 2011 19

O Grupo de Câmaras de Direito Público, formado por todos os integrantes das quatro câmaras de Direito Público do Tribunal de Justiça, julgou nesta quarta-feira cinco dos 15 agravos de instrumento interpostos pela Assembleia Legislativa (Alesc) contra as liminares concedidas para evitar o retorno de servidores aposentados por invalidez aos quadros do Legislativo estadual.

   As decisões, unânimes, confirmaram o teor das liminares, no sentido de considerar ilegal o chamamento dos aposentados sem possibilitar-lhes os direitos constitucionais da ampla defesa e do devido processo legal. Os processos julgados nesta manhã envolviam os servidores Walmir Adão, Odete da Silva, Lurdes Soares dos Santos, Albertina Prates e Lindomar Pessi, em matérias sob relatoria, respectivamente, dos desembargadores Sérgio Roberto Baasch Luz, Newton Trisotto, João Henrique Blasi (2) e Cláudio Barreto Dutra.

   Os demais 10 agravos deverão ser apreciados na próxima sessão do Grupo de Câmaras – que se reúne, de acordo com o Regimento do Tribunal, na 2ª quarta-feira de cada mês -, marcada para o dia 9 de novembro. Além da apreciação dos agravos em si, caberá também ao Grupo decidir o mérito dos mandados de segurança impetrados pelos aposentados contra os atos convocatórios da Alesc. Há possibilidade de os mandados serem julgados nessa mesma data. (AIs n. 2011.077364-0, 2011.077367-1, 2011.077359-2, 2011.077380-8 e 2011.077356-1)

Helicóptero militar pousa no Parque da Luz

26 de outubro de 2011 0

 Jornalista Billy Culleton flagrou da janela do seu apartamento a cena do helicóptero da Força Áerea aterrisando em pleno campinho do Parque da Luz, em Florianópolis, por volta as 15h. Trata-se de um exercício militar, mas que chamou a atenção de muita gente na região…

Temporada estaria ameaçada?

26 de outubro de 2011 0

O alerta está na capa do informativo do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade da Grande Florianópolis: os hotéis enfrentarão um colapso com a falta de mão de obra durante a temporada 2012 porque ainda não foi assinado o acordo coletivo de 2011. Descontando-se, digamos, a parcela de alarmismo da manchete, o fato é que tem cheiro de problema logo à frente. E agora?