Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Hercílio Luz adornado

23 de março de 2012 36

Dá só uma olhada no que fizeram com a estátua do Hercílio Luz, na cabeceira insular da ponte que leva o nome do ex-governador. E antes que algum engraçadinho já levante a bandeira da xenofobia, as primeiras impressões indicam que tanto o xale quanto a faixa lembram as cores de de Portugal. Sinceramente, não precisava!

comentários

Comentários (36)

  • Rogério Costa diz: 23 de março de 2012

    Ah, sim, e xale é adereço típico de Portugal? ou de algum Estado do Sul do Brasil, ou melhor, outro país ao Sul do Brasil?
    Xenofobia é colocar isto lá, e desrespeito, reiterado.

  • gilberto diz: 23 de março de 2012

    Portugal o cacete.è a bandeira dos GAYUCHOS mesmo.Eta racinha…pô façam um favor,voltem pra m… que é o RGS.Praia por praia lá lem….Rondinha,Xangrilá e outras porcarias mais..Aquelas rendinhas ali na borda do tecido denuncia tudo. I Wipe my ass with gayuchos flag’s

  • gilberto diz: 23 de março de 2012

    De novo hein Martini,depois tu chama de engraçadinho quem associa as cores destes adereços a uma certa bandeira de um estado vizinho.I Wipe my ass with RGS flag.Gayuchos,retornem áquela maravilha de lugar,please.

  • Rogério diz: 23 de março de 2012

    é a bandeira de SC , não é? Verde e vermelha.

  • Fernando diz: 23 de março de 2012

    é obvio que é bandeira de Portugal seus xenófobos doidos.

  • Angelo diz: 23 de março de 2012

    Êta povo mais recalcado esses manés. Nunca ví tanto complexo de inferioridade em relação aos gaúchos. Garanto que se fosse a bandeira do Rio de Janeiro eles estariam adorando!

  • Arthur diz: 23 de março de 2012

    Prezados , não é complexo de inferioridade pois não somos nós a nos mudarmos daqui para lá. É, apenas, uma coisa desnecessária pois , na verdade,não seria necessário sair por aí a tentar impingir suas ? raízes.Temos as nossas que, aliás, são muito democráticas pois aceitam gente de boa e má índole e que, muitas vêzes, é espezinhada por gente que , saindo de suas terras( porque?) vem nos encher o saco.E, se não sabem, cariocas têm muito mais afinidades com a ilha do que pensam.E os Vicentinos, que colonizaram o leste do Rio Grande do Sul, eram, para desgosto de muitos, paulistas, como Dias Velho.

  • Paulo Brito diz: 23 de março de 2012

    O gente b que só vê maldade, os adereços são parte do uniforme dos primeiros soldados de Santa Catarina que lutaram no Sul e é por causa daquela faixa com as estrela que nos chamavam de barriga verdes.

  • Luis diz: 23 de março de 2012

    Portugal, Martini? Tu “tas” de sacanagem, po. É mais uma de algum gaiato gaúcho com o complexo de inferioridade. Essa bandeirinha multicolorida, quase um sugestivo arco-íris, é coisa de chimango ou maragato, de gremista ou colorado, não pode ser outra. Intisica, intisica, gaúcho, pra tu ve. Ma admiro di ti, o istepô. Arrombassi.

  • Marconi diz: 23 de março de 2012

    Arthur
    “E, se não sabem, cariocas têm muito mais afinidades com a ilha do que pensam”
    me explica melhor isso por gentileza, nao entendi o que quis dizer com isso, es carioca por acaso?

  • Paulo Pennaforte diz: 24 de março de 2012

    Ao que me consta, vermelho e verde são as cores de Santa Catarina!
    E está correta a informação do Paulo Brito.
    Mas, para variar, aqueles que ignoram sua própria história e tem algum tipo de recalque ou frustração [algum gaúcho pegou a namorada ou mulher deles, só pode], logo vêm despejar seu preconceito e estupidez neste espaço.

  • Gustavo G diz: 24 de março de 2012

    Sou 100% a favor da independência do Rio Grande do Sul… desde que eles não voltem NUNCA MAIS aqui.

  • MC diz: 24 de março de 2012

    Mente pequena é foda. Primeiro que não foi só essa estátua. Segundo que é uma ação de um grupo de teatro da cidade contra a vergonha de destinar R$64mi de Lei Rouanet pra uma ponte onde já se lava uma caralhada de dinheiro. E este dinheiro que deveria ser destinado aos produtores de cultura vai para nesta sucata. Realmente falta cultura à Florianópolis, à imprensa e aos leitores. Só se vê bairrismo e teoria da conspiração menor nesta província. Vejam menos stand-up comedy e peças Globais e valorizem quem trabalha quase sem recurso por aqui pra algo que vale a pena.

  • Batista Tonolli JUnior diz: 24 de março de 2012

    Acho que trata-se de alguma manifestação cultural ainda não entendida ou explicada, pois outras estátuas (Pça. XV) tbm estavam cobertas com tais “vestes”

  • Brasileiro diz: 24 de março de 2012

    Minha nossa! Pelos comentários acima, tem gente recalcada e que esqueceu a história. Alias, esses comentários são de pessoas que não estudaram, pois quem tem educação não escreve estas asnerias. Estas vestimentas nunca foram do RGS, primeiro porque não existe registro de uma “cinta” ou faixa desta natureza nas vestimentas gaúchas.
    Segundo, esquecem que lutamos ( SC e RGS) pela liberdade do Sul, pela criação de um país digno, livre dos embustes de Portugal e qualquer outro dominante.
    Brasil sempre, seja sul, norte, leste ou oeste. União nacional.

  • JÚLIO RICHARD CÂMARA – RICA CÂMARA - diz: 24 de março de 2012

    PRIMEIRO = NÃO SAIO DE MINHA FLORIPA, NEM PARA PASSEAR NA CAPITAL “GAUNCHA”, PORTANTO ONDE ESTÁ O RECALQUE?;
    SEGUNDO = SÃO VOCÊS (GAUNHOS) QUE VIERAM, VEEM E VIRÃO NOS IMPORTUNAR. SE VIESSEM APENAS OS MENOS RUINS, O QUE POSSO FAZER, MAS NÃO SÓ VEM MALAS, BANDIDOS E ASSEMELHADOS;
    TERCEIRO = NÃO SEI SE ESTA PORRA DE CHALE, BANDEIRA OU COISA PARECIDA QUE COLOCARAM NO “HOMI”, QUAL A ORIGEM, AGORA, AS CORES =VERDE E VERMELHO= SÃO AS CORES DE NOSSO QUERIDO ESTADO DE SANTA E BELA CATARINA.

  • Iara diz: 24 de março de 2012

    Não entendo ….com tanto lugar pra enfiar este chale e a faixa , foram colocar na estátua do Hercílio Luz …..se a intenção foi a que eu estou pensando , pode colocar chale , faixa , bombacha e laço , que ele vai continuar o Hercílio Luz de sempre , um catarinense muito importante .

  • MARTA diz: 24 de março de 2012

    Por favor!!!
    Insultar um povo porque a estátua está com adorno?Isso já é prova de quem desconhece a história…tanto gaúchos como catarinenses são pessoas íntegras,trabalhadores que sustentam este país…sempre respeitando outros estados,cada um com sua cultura,suas raizes…Os gaúchos, os catarinenses devem orgulhar-se da sua história…não é um adorno que vai me obrigar a defender ou impor a um estado o que fazer…então respeitem os que independente do estado onde se encontram fazem o seu melhor…ser inferior é criticar um gaúcho ou um mané por cultivar sua tradição,isso sim é ser inferior…colorados,gaúchos,barriga verdes.. avaianos,figueirenses,todos tem uma razão de torcer e ser…lá ou cá,direito de falar,ir e vir é dever de todo ser que se diz pensante e participa da história…
    Até que está bonita a estátua assim…não vi nada de mais,não é para sempre,só pr algumas horas…há tantas outras coisas com adornos absurdos e ninguém comentou???cada um pensa o que a si compete…depende do olhar. Abraços aos gaúchos e catarinenses ambos amados pela firmeza,trabalho e amor….

  • MoaFig diz: 24 de março de 2012

    Interessante: toda “rendadinha”! Como diria um certo Manezinho, “sereria” a representatividade de um certo povinho, logo abaixo?

  • Max diz: 24 de março de 2012

    Legal, os caras vem morar aqui, entopem o transito e ainda avacalham com nossos heróis. Voltem pra terra de vcs, nossa ilha tah lotada! Melhor ser xenobista do que sem educalção!

  • YOG diz: 24 de março de 2012

    E se foi um mané apaixonado pelos gaúchos e pelos seus colonizadores Portugueses que resolveu prestar uma homenagem à todos ??
    E Gilberto, nós não viemos para Santa Catarina conquistar os catarinenses e sim AS catarinenses, pois elas nos amam e choram a nossa partida !!
    E eu gostei do fugurino, tchê !!

  • carlos do brasil diz: 24 de março de 2012

    Voces estão reclamando de uma bandeira??Porque não pegam em armas e vão revolucionar o Brasil.Temos medo..Por isso somos um pais de medrosos,e covardes.Reclamamos de tudo e de todos, mas na hora de fazer acontecer,somos ums bunda mole.Em 1930/40 o povo brasileiro era mais patriota.Hoje…rsss..somos covardes.Em outro pais isso não acontecia.o povo ia pra rua,todos,não apenas sindicatos.todos.

  • Paulinho Trindade diz: 24 de março de 2012

    Eu como Gaúcho não concordo com a palhaçada que estes manés (com todo respeito) gostam de fazer criticando o estado do Rio Grande do Sul.Sou de Porto Alegre, casado com uma manézinha(com muito respeito) e tenho uma filha MANÉZINHA.Vocês tem que parar com estas “marras” contra os gaúchos.Santa Catarina tem muitos gaúchos SIM que ajudam a construir o progresso deste estado. Veja bem, RBS de onde é? É a maior rede de televisão do Sul do país e é de gaúchos e aqui em Floripa é dirigioda por Gaúchos.Diga-se de passagem, tira a RBS daqui e o que acontece? Querem mais exemplos?Deixa prá lá…Vocês não falariam nada se neste monumento fosse vestido com a Bandeira do Flamengo, não é?É uma VERGONHA você torcerem para times do Rio de Janeiro e desprezarem o Figueirense e o Avaí.É por isso que vcs nunca vão crescer no futebol.Quanto a vestimenta da bandeira, gostaria de dizer prá vcs que é uma fantasia da escola de Samba Protegidos da Princesa, Nada mais! Por favor manézinhos(com todo respeito) MENOS!!!

  • Paulo Cezar diz: 24 de março de 2012

    Obrigado Paulo Brito pelo esclarecimento , era uniforme do Regimento de Infantaria de linha da Ilha de Santa Catarina , soldados que por sinal se destacaram muito na guerra Cisplatina , pela valentia e destreza , o que surpreende é que certos indivíduos desconhecem a história de seu povo , e acabam fazendo comentários no mínimo lamentáveis.

  • Mariane diz: 24 de março de 2012

    Vendo estes comentários da para ver a falta de cultura de algumas pessoas que não conhecem nem a própria origem. Andem mais um pouca pela cidade e observem os monumentos e leiam sobre, a outras estatuas “vestidas” essa semana e não é por falta de respeito a nenhum manézinho não. Dica: No Centro de Florianópolis existe uma biblioteca pública muito bem equipada de livros sobre a cultura do municipio e do estado. Aproveitem também para ler e saber de que local são os os fundadores do estado de SC e deixem de achar que pessoas de SP, PR e RS são “invasores”. O estado de SC só passou a existir após…( resposta da pesquisa?)

  • sergio murilo quadros diz: 24 de março de 2012

    acho que todos que estão fazendo comentarios acima,estão fora de seu estado mental..eu disse todos….eu realmente não posso afirmar se a bandeira é do estado r.grande do sul,ou se é de portugal,seja de quem for é falta de inteligencia este tipo de brincadeira…..eu sou catarinense..nasci em florianopolis…..e acho uma perda de tempo esse tipo de preconceito…seja gaucho-catarinense-baiano ou carioca,o mais importante é que todos somos Brasileiros………………..ok….abraço a todos.

  • Z.B. diz: 24 de março de 2012

    é brincadeira isso dai… povo tá viajando, é a bandeira de portuga, e em baixo brasil, significa que essa ponte ai é coisa de portugues! tb quem fez isso nem pra explicar melhor à vcs!!

  • Carlos diz: 24 de março de 2012

    Eu pesquisei e tenho a resposta. Só começou a existir depois da vinda de imigrantes açorianos, alemães e italianos. Você acha que foi devido dos gaúchos? rsrs Por favor, RS é a fazendinha de SC, desde a fundação da capital antigamente chamada Porto de Viamão. Quanto aos paulistas e paranaenses, não precisa se escorar neles. Porque sabemos que RS é metade paulista e metade argentino. Abraço!

  • Miranda diz: 24 de março de 2012

    Amigos sou de Florianólis mas precisamente do Estreito, morei por 5 anos em Rio Grande do Sul e fiz bons amigos gauchos, essa situação a qual foi exposta a estatua do governador Hercílio Luz trata-se sinceramente de falta de eduação das pessoas que visitam ou moram em nosso estado independente das suas origens.

  • Lou diz: 24 de março de 2012

    A bandeira do RS tem o mesmo n. de cores q a de SC … e pode muito bem ser um estandarte de escola de samba da ilha mesmo, mas é claro q pra alguém q não gosta de gaúcho nestes comentários se fala muito deles…sei, complexo neh, de quem mesmo?

  • Fábio diz: 24 de março de 2012

    Penso que se as pessoas se importassem mesmo um pouco que fosse com estas estátuas, pegariam boas escovas e as limpariam com bastante sabão. O resto é opinião de quem não sabe de nada.

  • Mané diz: 24 de março de 2012

    Realmente… se vocês acham que a maior falta de educação está na ornamentação em forma de protesto feita por artistas em inúmeros monumentos da ilha… e não no ROUBO de 64 milhões de reais para “restaurar” uma pilha de metal (pois é assim que ela é tratada pelos políticos) que é o cartão postal da ilha e que desde 1982 é motivo de embolso ilícito de dinheiro… então me desculpem… fiquem com suas divagações xenofóbicas sobre manés e gaúchos, comendo seu berbigão e sorvendo seu mate com sua viseiras tapa olhos.

  • ERRO Grupo diz: 25 de março de 2012

    Esclarecendo a todos, especialmente ao repórter e ao grupo RBS o que foi colocado em 15 monumentos da cidade em seu aniversário de 286 anos:

    http://www.errogrupo.com.br/v4/pt/2012/03/23/cultura-fantasiada/

    Hoje, 23/03/2012, no aniversário de 286 anos da Ilha do Desterro, decidimos presentear a nossa cidade com o início de uma série de ações práticas para enfrentar um conflito que há anos perdura em Florianópolis, mas que se mantém oculto, fantasiado de qualidade de vida. Cultura Fantasiada vem para contribuir com os esforços burocráticos tomados pela classe artística em defesa de nossa cultura. Acreditamos que chegou o momento de colocar os problemas de nosso setor perante a sociedade de forma mais incisiva, de fazer-nos ver, de importunar, de utilizar táticas de enfrentamento mais diretas, sem concessões ou negociações. Já vimos que gentileza nem sempre gera gentileza.

  • Carolina diz: 25 de março de 2012

    Quem fez, com certeza, perdeu tempo com a brincadeira! Busto do ex governado Vilson Kleinubing, ao lado do elevado que leva seu nome, na antiga rótula do Cic, estava caracterizado examente igual na sexta à noite!!!!!

  • da ilha diz: 26 de março de 2012

    a carolina tem razão aconteceu ali na trindade também, na primeira impressão que tive, achei que era brincadeira de alguém ligado a escola de samba protegidos da princesa

  • Deise Maria Fraga diz: 27 de março de 2012

    Este PAULINHO TRINDADE e um idiota mesmo ne?? diz ele: se tirar a RBS daqui o que acontece? grandes merdas a RBS!!!! volta pra tua terra ser gayucho!

Envie seu Comentário