Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pesquisa traça perfil dos boleiros

30 de abril de 2012 0

A revista Monet do mês de abril traz uma pesquisa inédita realizada com mais de 200 jogadores das séries A e B do Campeonato Brasileiro, que investiga hábitos pessoais, planos de carreira e palpites futebolísticos para o torneio que começa no dia 20 de maio. Os números foram coletados em um esforço conjunto das equipes de redação do portal Globoesporte.com e da Monet, que durante três semanas contataram os atletas.

 

Dos entrevistados, 60% acreditam que Neymar será o grande craque do Brasileirão. O astro santista foi apontado como um reforço ideal para qualquer um dos times.

 

Na opinião dos jogadores, o Corinthians é favorito para ganhar a taça de 2012 (15,59%), atrás de Santos (14,58%) e São Paulo (10,17%). Mas segundo um cruzamento de dados feito pela equipe de reportagem, levando em consideração o histórico dos confrontos entre as equipes inscritas, o Palmeiras levaria o caneco.

 

Quando questionados a respeito dos ídolos do esporte, os boleiros elegeram Ronaldo, o Fenômeno, na primeira colocação, com 30% dos votos. Isso mostra que a geração que está em campo é aquela que cresceu vendo a evolução da carreira do atleta que hoje é empresário. Zico aparece em 2º lugar, com 7,2%, seguido de Ronaldinho Gaúcho, com 4%.

 

Para a pergunta “Qual o melhor jogador da história do futebol”, a resposta foi a esperada: o Rei Pelé foi o eleito marcando 77%. O argentino Messi, três vezes considerado o melhor do mundo pela Fifa, está mais bem colocado do que o conterrâneo Maradona. Ganhou 18% dos votos, enquanto Dieguito marcou apenas 2%.   

 

Mercado e carreira

 

Foram 59 perguntas no total. Dessas, a que fez todo mundo ficar na defensiva foi a relativa a salários, ainda que a pesquisa tenha sido feita inteira sob condição de anonimato. Menos de 3% dos jogadores da série A que declararam os vencimentos ganham mais de R$ 250 mil por mês. Um problema detectado é que 44% dos entrevistados estão com pendência financeira com ex-clubes.

 

Os dados levantados permitem detectar também movimentos do mercado da bola. Ficou constatado que os atletas do brasileirão sonham em jogar no campeonato espanhol graças ao sucesso de times como Real Madrid e Barcelona, que levam os brasileiros Kaká e Daniel Alves na escalação, entre outros. O levantamento mostra ainda que 32% dos jogadores que estão no Brasil atualmente já passaram pelo menos uma temporada no exterior.

 

Curiosidades

 

A pesquisa traz algumas curiosidades sobre os jogadores. Por exemplo, o prato preferido. Ganhou o famoso Prato Feito, com arroz, feijão e bife. 23% votaram nessa opção.

 

E a forma mais comum de os atletas obterem informações e acompanharem o futebol é a televisão. TV aberta e paga estão empatadas tecnicamente, com 66% e 65%, respectivamente.

 

Com relação a preferência entre dormir em casa ou no centro de treinamento antes dos jogos, a maioria se posicionou a favor das tradicionais e às vezes polêmicas concentrações: 79,9%.

 

A revista Monet, da Editora Globo, chegas às bancas no dia 30 de abril.

comentários

Envie seu Comentário