Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Duas empreiteiras interessadas na ligação Ilha-Continente

23 de maio de 2012 87

Antes mesmo do lançamento do edital, duas empreiteiras já protocolaram interesse em apresentar proposta para a ligação Ilha-Continente-BR-101.  A licitação será assinada nesta quinta-feira, ao meio-dia, na Casa D’Agronômica. A primeira a se manifestar foi a construtora Queiroz Galvão ,seguida pelo Grupo OAS. Para se ter uma ideia da complexidade do projeto, enquanto a primeira defende a construção de um túnel subaquático, a OAS sugere a quarta ponte. A decisão caberá ao governo do Estado num prazo de 90 dias.

comentários

Comentários (87)

  • Elias O Pereira diz: 23 de maio de 2012

    Bom seria se funcionasse tudo há mil maravilhas, tunel, quarta ponte.etc…Mais o problema maior e a políticagem, e tem mais naum adianta tunel e quarta ponte se naum der continuidade até a Br 101, um exemplo maior e a Beira Mar Continente que naum leva a nada a lugar nenhum.

  • Arthur diz: 23 de maio de 2012

    Quarta ponte em pauta.Porque será que aqui em Joinville não se consegue fazer um viaduto se quer?

  • Luciano diz: 23 de maio de 2012

    Uma quarta ponte vai esconder a ponte Hercílio Luz e acabar com o cartão posta de Florianópolis. Além disso já foi comprovado que o túnel é uma obra de menor custo.

  • Ney Lúcio Félix diz: 23 de maio de 2012

    Sou manezinho da ilha mas, não posso mais ver a ponte Hercílio Luz agonizando servindo única e exclusivamente para captar dinheiro sem solução a curto espaço de tempo que, acredito, nunca ocorrerá por estar condenada.
    É o nosso elefante branco que se assemelha a seca do nordeste no tocante a desvio de verbas públicas e nós sofrendo com a falta de mobilidade urbana.
    Sou completamente a favor da sua implosão imediata haja vista que o local é o ponto mais próximo entre a ilha e o continente e estrategicamente é o local ideal para uma nova e moderna ligação ilha-continente.
    Valorização do que é velho não foi e nunca será prioridade no Brasil a prova é que ela está abandonada e comprometida em toda sua estrutura e os que são contra a sua implosão deveriam ter lutado com afinco pela manutenção em todo o período da sua existência, agora é tarde.

  • Rafael diz: 23 de maio de 2012

    Em Joinville, chega né? Até estádio já ganharam!!!

  • Ronaldo diz: 23 de maio de 2012

    Se o melhor é ponte ou túnel eu não sei, mas que algo urgente e sério precisa ser feito em relação ao trânsito de acesso à Florianópolis não há a menor dúvida.

  • luiz eduardo strle diz: 23 de maio de 2012

    A 4ª ponte tem que ser construida da BR 101 até Daniela/Jurerê. Mais uma ponte no centro e mais um congestionamento.

  • Aloisio diz: 23 de maio de 2012

    Cheguei aqui em 1979 …
    Gostaria de saber por que não conseguem revitalizar a querida Ponte Hercilio Luz???
    Está agonizando.. como alguém aí em cima já citou.

    Quanto ao acesso.. um túnel seria melhor opção…. mas por favor.. um projeto da ilha até a 101 .. não uns remendos que vejo por aqui…

  • Matheus Fraga diz: 23 de maio de 2012

    KKKK, milhões e milhões para essa ponte…mais uma vez tapando o sol com a peneira…vai dar dez anos e vão estar discutindo a 5 ponte…projeto de mobilidade urbana com metro de superfície, onibus de qualidade entre outros modais nada de sair….obra é que da voto…seu Colombo, por favor, repense seu modo de governar, deixe interesses econômicos de lado e pense na população…

  • Edinei diz: 23 de maio de 2012

    Precisamos de outra ligação sim, o transito esta voltando para os ano 90, quando era obrigatório sair de casa (B. São Pedro) as 5:50 para começar trabalhar as 8:00 e sair do serviço as 18:00 chegando em casa perto das 20:30, ta na hora de mudar. Porém tem três pontos importantes: 1ª Obra Rápida, 2ª Sem Pedágio, 3º que ligue até a BR 101.

    Nosso transito tá um caus…………..Concordo com o Ney Lúcio O Dinheiro que foi gasto na Hercílio Luz, dava para ter a nova ligação. Obs. quando eu tinha 9 anos e vendia o antigo jornal “O Estado”, a ponte iria cair, hoje com 39 anos ela ainda não caiu e gastaram muito dinheiro. valeu

  • Antonio Lima Grams diz: 23 de maio de 2012

    Concordo com o leitor luiz eduardo strle. Chega de lançar tudo na ponta do funil/gargalo Ilha/Continente.

    A localização de nova Ponte/Tunel, deveria partir lá de Barreirosou Biguaçu até a Daniela, ou Sambaqui. Claro qaue seria uma ponte com mais de 1.500 medtros, mas que desafogaria o Centro.

    O problema é que terão que ser duplicadas a SC 401, e as demais vias vicinais.etc..

  • Rafael S. F. diz: 23 de maio de 2012

    Se for para construirem uma ponte ou o tunel que seja ligando Palhoça ao sul da ilha ou Biguaço e norte da ilha, mais uma ponte no centro de Florianopolis é um absurdo, pura incompetência. E concordo a ponte Hercílio Luz é nosso elefante branco deveria ser implodida e no seu lugar, construir outra ponde moderna semelhante ou com outras caracteristicas que possam se tornar cartao postal de Florianopolis.

  • Salete Mello diz: 23 de maio de 2012

    A pergunta que não quer calar. Alguém poderia me responder. Por será que não se fala em transporte marítimo?????? Eu “cá com os meus botões” fico a pensar que fica dificil colocar as empresas de onibus dentro deles………será?

  • Domingso Wisintainer diz: 23 de maio de 2012

    Acho que, dado o constante crescimento da regiao em torno de Floripa, acho o mais viável é construir uma ponte ligando a praia do sonho ao sul da ilha e outra de Biguaçu á Daniela.
    Mas antes de tudo por que não fazer um planejamento da localização das grandes empresas/governo instaladas na região, com o deslocamento das pessoas, ou seja, se a maioria dos veiculos que trafegam sobre as pontes tem como destino Eletrosul/UFSC/Governo do Estado, por que não transferir para outra região essas empresas?

  • Alex diz: 23 de maio de 2012

    Boa Luiz Eduardo..até que enfim uma mente sábia.

  • Marcelo diz: 23 de maio de 2012

    Prezado Ney Lúcio Félix, estou contigo e não abro.

    A ponte Hercílio Luz está condenada, não há mais nada o que fazer. Maquiá-la para voltar a ter tráfego seria uma das maiores insanidades desses nossos políticos. Se fosse um estado decente fariam um memorial da ponte Herícilo Luz para que nossos netos, bisnetos pudessem ao menos presenciar a beleza da ponte, e que se faça no mesmo lugar uma ponte moderna, com ciclovia…

  • marly diz: 23 de maio de 2012

    Concordo com Neymar em numero genero e grau.Manter a ponte Hercilio Luz, para nutrir politicos é uma indiscrepancia, com tanta obra para ser feita.Melhorar a acessibilidade, isto sim é prioridade.Implodir a ponte Hercilio Luz é inteligencia.

  • Rudimar diz: 23 de maio de 2012

    deveria ser construido 02 pontes, uma na palhoça ate o sul da ilha e a outra em biguaçu/celso ramos ate o norte da ilha. não adianta constuir outra ponte para o centro, pois o gargalo esta na BR 101 ate o centro.

  • patrick diz: 23 de maio de 2012

    Com serteza vao escolher a ponte pois nao tao nem ai se vai esconder a hercilio ou nao eles querem é ganhar dinheiro em cima.Eu sou o tuneo!

  • Mônica diz: 23 de maio de 2012

    Concordo com o Ney Lúcio Félix, acabou para a ponte Hercílio Luz, se não arrumaram até agora, não vão arrumar mais, é só para roubar o dinheiro do povo.
    Tem que derrubar e no lugar construir algo que funcione…

  • Adriano Andre diz: 23 de maio de 2012

    Enquanto isto, os rios Itajai-Açu, Itajai Mirim, Tubarao, Ararangua (principalmente) ficam transbordando com pequenas chuvas, e o Governo nao está nem ai… Como no caso da ponte Hercilio Luz, é melhor, acrescenta mais votos nas eleiçoes, e muito mais dinheiro no bolso, ficar fazendo gambiarras, e apenas improvisando, do que buscar soluçoes definitivas para tudo que falei….

    Alias, Joinville e Floripa reclamando recursos? O Sul do Estando não sabe o que é recurso tanto Estadual, quanto Federal há anos.

    #VERGONHADESERCATARINENSE.

  • Geovani diz: 23 de maio de 2012

    Estou de pleno acordo em grau, número e gênero com o amigo leitor, Ney Lúcio Félix, em implodir a Hercílio Luz e usar o local para uma nova ponte ou mesmo um túnel. O que adiantaria se a Hercílio luz voltar a funcionar em pleno vapor? Pois só tem duas faixas de circulação, uma sentido continente e outra sentido Ilha. Este é o limite natural da ponte, que implodão ela e construam uma melhor mais moderna e consequentemente mais economica!

  • Osni Dutra diz: 23 de maio de 2012

    Quarta, quinta ou sexta pontes não resolverão, pois os maiores gargalos estão na entrada / saída das pontes.
    Para sair da ilha o gargalo é a via expressa com a BR 101 lotada e com o anel viário (JÁ) o gargalo se tornaria menor. Na entrada temos o mesmo gargalo com a chegada na ponte e a saída da mesma ponte.
    Quarta ponte? Só se for com 6 pistas de cada lado, mas ai fica a pergunta, desafogar onde? Se todas asa vias de saída tem uma ou duas pistas?

  • ivo artur diz: 23 de maio de 2012

    ÓTIMA OPÇÃO PARA RESOLVER A TRAVESSIA ILHA-CONTINENTE. O CERTO É QUE AS DUAS SOULUÇÕES DEVERIAM SER FEITAS, UMA PARA O TRAFEGO PAR O SUL-PALHOÇA, E A OUTRA PARA O NORTE-BIGUAÇÚ. LEMBREM-SE VITORIA, NO ESPEITO SANTO TEM 5 PONTES…QUNATO A COBRANÇA DE PEDAGIO POR 1 DEZENA DE ANOS ISSO, NÃO SERIA UNICO NO MUNDO…A PONTE MANHATTHAN E OUTRAS NOS EUA , E ATE NA INGLATERRA SE PAGAVAM PEDAGIOS PARA SUA CONSTRUÇÃO…ENTÃO MÃOS AS OBRAS….FPOLIS-23/052012

  • Paulo diz: 23 de maio de 2012

    Sou partidário do Ney e do Marcelo, abaixo com a Hercílio Luz. è um monte de ferrugem toda descascada. Um horror. Desde 1991 que ninguém passa por ela, não serve para nada. Suas irmãs gemeas já tiveram fim, só aqui que se gasta dinheiro com um monumento inútil destes.
    Precisamos de um projeto inteligente de ligação da ilha e naquele local sairia mais barato pois é o ponto mais próximo!!!

  • Joao diz: 23 de maio de 2012

    -…tres ponte uma aeroporto a palhoça.jurere a biguaçu. Rod.a estreito.senao vai passar tudo ao estreito nao vai resolver…..

  • Cristiano diz: 23 de maio de 2012

    Derruma a ‘famigerada’ Hercílio Luz e lá se constroem a terceira ponte e limita-se carros de outras cidades dentro da ilha com pedágio alto e ponto final, tudo vai ser resolvido.,

  • Dracma diz: 23 de maio de 2012

    A solução da 4ª ponte o túnel somente se concretizará quando o Saci cruzar as pernas.

  • Marcos Borges diz: 23 de maio de 2012

    Até quando esses políticos vão meter a mão no dinheiro do povo? Já deu o que tinha que dar para a Hercílio Luz. Temos que fazer como os americanos – práticos, demolir esta carcaça de ferro e construir uma ponte estaiada moderna, sem pedágios; mas sim com o aterro continental, como no projeto que já foi elaborado: com prédios modernos, áreas de lazer, marinas, etc…

  • Julio diz: 23 de maio de 2012

    Antes de um novvo acesso, que se resolva o problema com outras opções tangíveis. Porque não melhorar o transporte público entre os municípios? Ônibus de qualidade, com horários dignos, itinerários variados…

    Transporte marítimo… pq nao colocar em prática? Como disse o colega acima, deve ser pq nao cabe ônibus dentro!

    Ponte com pedágio? Essa eu quero ver. E parece mesmo que verei…

    Infelizmente nossa linda floripa está sendo tratada de uma maneira tão amadora, que os nossos governantes deveriam ter vergonha de apresentar algo do tipo.

    Só não se esqueçam, as eleições estão ai, que nossos votos possam melhorar um pouco o rumo incerto que estamos tomando!

  • Rafael — Floripa diz: 23 de maio de 2012

    Claro que a Queiroz Galvão prefere um túnel. É o carro chefe da empresa.
    Quanto a outra, desconheço.

    O que me parece ABSURDO é fazer mais uma ligação para o NORTE!
    Ora, a região que mais cresce é a região de PALHOÇA, por que não fazer uma ligação no final da via expressa sul? Por que tudo em Florianópolis é ao contrário?
    Agora, quer acabar DE VEZ com o trânsito? Leva a Capital pra Lages/Curitibanos!
    EU APOIO!

    Quanto a Joinville, é o mesmo chororô de sempre, o velho cotovelo doído por não serem capital. Lembrem-se, ganhou o candidato do candidato de vocês!

  • Ivo Zanoni diz: 23 de maio de 2012

    A solução para o trânsito caótico não está nem na 4a. nem na 5a. ponte, mas em transporte coletivo eficiente e seguro, que estimule as pessoas a deixar o carro em casa. A balela de que Floripa não tem estrutura, não procede. A melhor das soluções, inclusive citada pela Globo na semana finda é METRÔ JÁ.

  • Andersion diz: 23 de maio de 2012

    Enquanto SC esconder as cidades importantes historicamente para que o Brazll as conheça e que o estado tenha uma capacidade turistica digna, nada vai mudar. Um estado que as cidades ditas maiores e a Capital só por que é Capital se acham as melhores cidades do mundo.
    Pra ter uma idéa quando voce visita o Rio e Sampa as agências de Viagem só mostram a Capital do estado e Joiville como se tivesse praias. Um verdadeiro absurdo.
    Um estado que esconde a sua história não tem direito de ter nada, A mãe de SC esta escondida para o resto do Brazil e ninguem faz nada, acham bonito.
    Foi encontrado a unica doninha albina do mundo e a materia saio na midia como REGIÃO NORTE DO ESTADO. Vcs não tem vergonha na cara, tudo uma cambada que na verdade não conhecem nada de outros lugares, de cultura e história e ficam nessa de ponte e Capital.
    SE LIGA E DIVULGUEM O QUE DE MELHOR O ESTADO TEM, O ESTADO DE VCS TEM UMA CIDADE MUITO IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA DESTE PAÍS E ACHO QUE VC NUNCA OUVIRAM FALAR NÉ ??

  • Su diz: 23 de maio de 2012

    A quarta ponte vai ficar um “luxo”. Vai ser atestado de burrice para o nosso governo! Onde já se viu quatro pontes pra chegar no mesmo lugar? Isso é gambiarra das boas!
    Apoio o túnel e transporte marítimo, já!!

  • PAULO SILVA diz: 23 de maio de 2012

    Acho salutar o debate sobre a 4a ponte, tambem acho que a ponte hercilio Luz deveria ser implodida e fazer no local uma igualzinha, com o mesmo nome, porem moderna. Enquanto não sai nada, vamos amadurecer a excelente idéia do Deputado Merisio em transferir o centro admonistrativo para o continente, aqui nesta area que pertence ao 63 bi.
    Abraços

  • MAURO RICARDO MIRANDA BARRETO diz: 23 de maio de 2012

    INCRÍVEL! Estrada, ponte … e o mar? Já escrevi aqui e repito: ÚNICO LUGAR NO MUNDO QUE TEM MAR E NÃO O UTILIZA!
    É um absurdo, sabe-se que por puro interesse de poucos, como tudo nesse País!
    Patético e muito triste, existem pessoas sérias nessa cidade?

  • reinaldo diz: 23 de maio de 2012

    E depois da ponte ou túnel, o trânsito desemboca onde? É como colocar mais acessos para o formigueiro.. virão mais formigas ( veículos para transitar na cidade ).Não resolve o problema da cidade.Tem que mudar muita coisa e descentralizar os serviços.

  • Catito Campos diz: 23 de maio de 2012

    Um túnel Subaquático teria o diferencial de ser mais um produto turístico para a nossa bela Capital… pensem nisso.

  • Ernesto São Thiago diz: 23 de maio de 2012

    Precisamos de um estudo de fluxo de trânsito para definir os melhores pontos de conexão na ilha e no continente…

  • Leandro diz: 23 de maio de 2012

    Esse é o reflexo de pessoas que nao sabem votar nas eleições. Votam pela aparencia “COLOMBO” Mulherada votou em peso nele “Porque acharam o mané um GALÃ DE NOVELA”. Outro com cerebro do tamanho de ovo de codorna, um tal LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA, que fez tanta bagaça pelo estado… que prefiro nao falar. Terminando a “MAFIA AMIM” que já deu o que tinha q dar…. A situaçao politica aqui do estado está indo de mal a pior… Não existe gente nova com competencia e coragem de peitar e botar para correr essa cambada sugadora de dinheiro publico. Outro caso, familia BERGER na prefeitura de Floripa e São José, tem treta nisso até o pescoço.

    Agora vem greve de busão em Floripa e região… Vem mais aumento da passagem! Sou a favor de ciclovias.

  • MARIO diz: 23 de maio de 2012

    Interessante a capacidade de nosso povo em extrapolar as discussões. Creio que parte de nós mesmos a estagnação de muitas ações necessárias. Ao invés de unirmo-nos em torno de assuntos importantes, ficamos discutindo regionalismos. O fato é que Florianópolis, sendo capital ou não, precisa melhorar as condições de mobilidade. A melhor idéia que li resume-se em ligações pelo extremo norte e extremo sul da ilha. Evidentemente há necessidade de um planejamento urbano para desenvolvimento dessas áreas, de forma a reduzir a concentração do triângulo central. Quanto a “doninha albina” citada, creio que, mesmo importante, está fora de foco nesse forum. precisamos de foco.

  • André Luiz diz: 23 de maio de 2012

    >>> Tem gente comentando nesta matéria que a construção da quarta ponte vai esconder a ponte Hercio Luz, então meu caro Luciano, derrubem este CARTÃO POSTAL, que a anos estão comendo o nosso o seu dinheiro e ninguem fala nada. Quando acabar a reforma desta ponte vão ter de começar a uma nova reforma. E antes de fazer uma nova ligação entre ILHA – CONTINENTE porque não terminar a BEIRA MAR CONTINENTAL que leva o nada ao lugar nenhum e duplicar a via expressa.<<<

  • Adriano F diz: 23 de maio de 2012

    Impressionante… só se discute ponte, túnel, ponte, túnel… Qual é o problema que temos que resolver aqui?? Diminuir o tráfego de veículos, certo? Pergunto eu, se tivermos uma, duas ou três pontes a mais, vai resolver? DUVIDO!
    Percebi uma voz de lucidez nas palavras de Matheus Fraga e Salete Mello.
    A gente tem que focar em TRANSPORTE EM MASSA de pessoas, e não em ponte. Parem pra pensar, um ônibus vai tirar, em média, de 15 a 25 veículos em circulação urbana. Quais são as iniciativas para melhorar nossos ônibus…? Qual é a atenção que esta sendo dada para transporte marítimo, com toda nossa rica orla marítima…? E mais… porque será que os políticos têm interesse maior em fazer pontes do que investir em transporte público??

  • Rubens diz: 23 de maio de 2012

    Ney Lúcio Félix para prefeito!! Já ganhou vários votos aqui. Mas é verdade sim que a ponte Hercílio Luz já era, devia se fazer uma ponte mais moderna no lugar dela, a saída do continente pra ela seria a beira-mar continente, ou seja muito bom, era só ligar a beira-mar continente até Barreiros, já estava bom. Mas gostaria também da ponte Sul da Ilha – Palhoça, e Norte da Ilha – Biguaçú, como já foi citado…

  • Tony diz: 23 de maio de 2012

    Não entendo, uma quarta ponte ligando a Beiramar Norte ao Estreito, cobrando pedágio. O problema atual não está nas pontes, mas nos seus acessos e vão repetir o erro? Por que alguém pagaria pedágio se tem uma ponte a outra ponte ao lado, de graça.
    Se é para fazer bem feito, precisamos de 2 pontes com vias elevadas.
    Primeira ligando Biguaçu até a SC 401, por cima da Daniela e manguezal.
    A outra da Palhoça à Via Expressa Sul.
    Ambas privadas, cobrando pedágio.

  • Andrei diz: 23 de maio de 2012

    Sobre o comentário do Luciano:
    “Uma quarta ponte vai esconder a ponte Hercílio Luz e acabar com o cartão posta de Florianópolis. Além disso já foi comprovado que o túnel é uma obra de menor custo.”

    Essa ponte é uma titica, sou de Florianopolis e manezinho, mas acima de tudo temos que agir com racionalidade acerca do dinheiro publico (de todos nós). A ponte hercilio luz nao tem serventia alguma, alem disso sao gastos milhoes, pelo qual poderiamos ter construido uma ponte com 6 faixas e muito mais bonita que essa ponte.
    Vejam o gasto e a atratividade de uma ponte que foi inaugurada em sao paulo a poucos anos…muito mais bonita que a hercilio luz e tem 6 faixas, é util!! Pontes velhas tem que ser postas a baixo, pontes sao apenas estruturas de metais, nada mais, com a tecnologia que temos hoje podemos fazer algo muito mais belo e que seja util, alem disso nao teriamos uma ponte que fica empacando tudo quanto é projeto ao seu redor. ou alguem nao lembra a novela que foi a liberacao do inicio da contrucao do elevsdo da rita maria por causa de um instituto que naoo queria liverar a obra pelo “impacto”que poderia causar na vista a essa ponte de 3a categoria? Agora, com a construcao da 4a ponte a mesma coisa…temos que eliminar o projeto de uma ponte estaiada por uma mais cara porque ira impactar no visual dessa ponte.

    Entao sugiro: em vez de gastar com manutencao da ponte hercilio luz, outras pontes mais caras e obras mais demoradas ou embargadas, que derrubem essa ponte, contruam uma nova e mais bonita, e pode ter certeza que tb sera um cartao postal. Alem disso, o melhor cartao postal continuara sendo as nossas praias.

  • Filipe diz: 23 de maio de 2012

    Podem fazer até 5 pontes que os congestionamentos só irão aumentar, enquanto conversamos aqui mais de 50 famílias na grande fpolis adquirem um veículo, portanto NÃO ADIANTA INVESTIR EM CONCRETO. É necessário ter soluções baseadas no transporte em MASSA de pessoas, entenda em MASSA por onibus, metro, metro de superficie, nossa são tantas as possibilidades, é só o governo e as empreiteiras parar de fazem caixa 2 que dá de implantar soluções de 1º mundo.

  • Povo “inginorante” diz: 23 de maio de 2012

    Fala sério,

    Em um momento vejo os manés lambendo a ponte Hercilio luz, pois não querem evoluir.
    Em outro momento ficam criticando o brasil e os governantes dizendo que o brasil não investe em infra. Acordem. Vejam Dubai como é.

    Governador, bora lá…. controi esta 4a ligação. O Brasil dar[a um salto de 100 anos com essa obra fantástica.

  • Serjão diz: 23 de maio de 2012

    Sou a favor de derrubar as três pontes.
    Quem entrou, entrou.

  • Gordão diz: 23 de maio de 2012

    prefiro o que for mais barato

    ou seja, nada

  • Mazinho diz: 23 de maio de 2012

    Mô kiridu, MAURO RICARDO MIRANDA BARRETO!
    Óh!
    Existem sim, pessoas sérias na nossa linda ilha, capital.
    Porém, entretanto e contudo, essas pessoas estão entrando em extinção, pode isso?
    Pode!
    É que, NÓS, da turma dos sérios e abnegados, queremos ver essa têta cancerosa, chamada PONTE HERCÍLIO LUZ, esse oásis de lavagem dinheiro, ser implodida, de forma inclemente, definitiva e irreversível.
    Aqui na nossa querida Floripa, estamos alijados do transporte marítimo, uma vocação natural deste povo açoriano, porque alguns políticos, muito conhecidos no pedaço, monopolizam as várias empresas de ônibus da grd Floripa, tipo: Esperidiãos Amins da vida, Dários Bergueres da vida, e pode adicionar aí, todas as famílias dessas crianças supra-citadas, correlatos, pucha-sacos e milicias-veladas (ninguém vê, pero que las ai, las ai).

    Tomara que o Raimundo Colombo, o qual não conheço, não sou partidário, mas que votei nele, um voto na esperançana de que mude alguma coisa para melhor.
    SE não der certo, pelo menos eu tentei.
    Pena que somos tão poucos a CONTESTAR.
    Pena que somos tão poucos e ESFARRAPADOS.
    Mas…..
    Esses adjetivos ….. não me são estranhos, me lembram coisas gradiosas …

    Será?

  • Margô_Floripa diz: 23 de maio de 2012

    Nós moradores de Coqueiros e do Estreito temos aproximadamente um vão de um quilometro sobre o mar para atravessar, alguém já perguntou por que é que as pontes existentes não tem uma passarela descente para que pedestres possam atravessá-la a pé…… Concordo com algumas opiniões já colocadas acima. Afinal criou-se um plebiscito sobre mais uma ponte ou um tunel para tirar o foco da questão que existe outras alternativas que não interessam aos empresarios do transporte coletivo.

  • claudio da silva pereira diz: 23 de maio de 2012

    olha pessoal eu tenho a soluçao da ponte hercilio luz. ela é de ferro certo. tao vamos aos cauculos eu compro ela pago 0.30 o kg si ela der 500 toneladas daria ai huns 150000 ja era de bom tamanho assim eu ganharia eles resolviao o problema e todos ficavao felizes.

  • MILTON BECK diz: 23 de maio de 2012

    A ILHA PRECISA DE INTERFERÊNCIAS RÁPIDAS PAR DESAFOGAR O TRÂNSITO. A VOCAÇÃO DA ILHA É O TURISMO, OU ALGUÉM TEM DÚVIDA DISSO? POR ESTA RAZÀO ALGUNS ÓRGÃOS DEVEM SER TRANSFERIDOS PARA O CONTINENTE, OU SÃO JOSÉ, TAIS COMO CAMPUS DA UFSC, UDESC, ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, TRIBUNAL DE JUSTIÇA, TRIBUNAL DO TRABALHO, PALACIO DO GOVERNO, ETC. ENFIM PRECISA DE CORAGEM.

  • MILTON BECK diz: 23 de maio de 2012

    A ILHA PRECISA DE INTERFERÊNCIAS RÁPIDAS PARA DESAFOGAR O TRÂNSITO. A VOCAÇÃO DA ILHA É O TURISMO, OU ALGUÉM TEM DÚVIDA DISSO? POR ESTA RAZÀO ALGUNS ÓRGÃOS DEVEM SER TRANSFERIDOS PARA O CONTINENTE, OU SÃO JOSÉ, TAIS COMO CAMPUS DA UFSC, UDESC, ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, TRIBUNAL DE JUSTIÇA, TRIBUNAL DO TRABALHO, PALACIO DO GOVERNO, ETC. ENFIM PRECISA DE CORAGEM.

  • Enio Cesar Santana diz: 23 de maio de 2012

    A quarta ligação só funcionará se for até a BR 101, deixando a caótica Via Expressa somente para entrada na ilha. Não há outra saída, sendo ponte ou túnel, o destino tem que ser pelos bairros da região do Estreito e Barreiros. É notável o caminho mais curto. E não venham com politicagem de Fatma e Ibama sobre impacto ambiental, pois aquela beira-mar é muito poluída e o aterro naquela região poderia diminuir bastante este problema, já que a prefeitura poderia aproveitar a obra e fazer melhorias na rede pluvial e esgoto.

  • Vicente diz: 23 de maio de 2012

    4° ligação? Não reformaram nem a primeira ligação e querem fazer a quarta? É piada né?

  • Vicente diz: 23 de maio de 2012

    Quarta ligação? Não reformaram nem a primeira ligação e querem fazer a quarta? É piada né?

  • Hélcio Junior diz: 23 de maio de 2012

    Florianópolis poderia deixar de ser capital, como Milton Beck mencionou, alguns órgãos públicos poderiam ser transferidos pra outra cidade.

  • sebastião Caboto diz: 23 de maio de 2012

    finalmente vejo pessoas que pensam como eu, agora não me sinto mais só, sei que há outras pessoas inteligentes.

    Vamos botar abaixo a ponte hercílio luz…fazer duas pontes nas pontas da ilha, transferir o aeroporto para o continente e grande parte dos órgão estaduais para depois da ponte. dinheiro pra isso? é só leiloar os atuais imóveis ou fazer pemuta, o interessado constrói o prédio, segundo critérios estabelecidos pelo estado e ganha o outro imóvel, como por exemplo o marmitão…

    Todos querem botar abaixo a ponte hercilio luz, com certeza o colombo tbem quer….o que ele mais deseja é uma tempestade que bote abaixo a ponte…agora coragem ele só tem pra meter no CO dos servidores e chicotear o LOMBO da população….

  • Sérgio diz: 24 de maio de 2012

    Eu não sei porque o pessoal reclama tanto do “Trem de Superfície” do LHSNão está em operando,ainda?Já poderia estar em operação o “Trem Bala Perdida”.Vai sobrar pra nós! E a construção da “Ponte dos Suspiros-Ilhéu”(4° ponte). Quando começará? Que legal viver na “Ilha da Fantasia”.Cambada de istepores!

  • Ricardo L diz: 24 de maio de 2012

    Querem consertar?
    Prá mim o melhor seria um plano em várias frentes:
    1- Levar órgãos públicos e outros grandes concentradores de transito já mencionados para o estreito, para a Beira Mar Continental e adjacências, assim como para a continuação desta.
    2- Estender a Beira mar continental (com 4 pistas, uma exclusiva para ônibus) até a BR 101, o mais próximo possível de Biguaçu
    3- Derrubar a Hercílio Luz e fazer uma ponte estaiada no lugar (pois túnel, neste local, nunca vão aprovar…) – convidem o Oscar Niemeyer para fazer o projeto…acho que ele toparia
    4- Fazer o anel viário que desvia o transito da BR 101 para diminuir, principalmente, o transito de caminhões.
    5- Fazer mais uma pista em cada mão da via expressa
    6- Fazer uma ligação Aeroporto X Palhoça via túnel.
    7- Implementar o transporte marítimo, principalmente para levar aos órgãos que estariam próximos ao mar, no continente.
    E, para fomentar o Turismo,
    1- Fazer um túnel Biguaçu X Daniela e um outro Praia do sonho X Naufragados.
    2- Infraestrutura nas praias e transporte marítimo e de Onibus executivo (ou vans) para todas as praias, a partir da Daniela e de Naufragados.

    Um fato: Se políticos executarem isso que menciono acima, serão reeleitos até o fim de suas vidas…

  • João Eduardo Nator diz: 24 de maio de 2012

    Outra ligação? O problema não são as pontes em sí, mas a falta de planejamento ao longo do crescimento da cidade. Por que não dar exemplo ao Brasil (mundo) e investir no transporte público de qualidade? Diversas pesquisas saem na mídia afirmando que a bicicleta vem sendo cada vez mais usada como meio de transporte (do futuro), por que não investir nelas? Por que não construir uma ciclovia que vai de Canasvieiras à UFSC, da UFSC ao campeche; da UFSC ao continente/Estreito; da UFSC à Lagoa?
    Por que continuar insistindo em facilitar os particulares a sair de casa todos os dias, sentados sozinhos nos bancos de seus carros, dirigindo desde ir ao trabalho, até para ir à padaria comprar pão? Por que temos que cometer os mesmos erros que SP e as demais cidades maiores e mais antigas, que estão diáriamente com suas ruas e avenidas entupidas, mesmo com novos viadutos/aneis viários/pontes/túneis sendo construídos a cada mês?
    Resposta: $$$$$$$$$$$. Tudo gira em torno de interesses, meus caros. Vemos claramente pela Hercílio Luz, que depois de tantos anos de robalheira ainda continua “em manutenção” (piada mundial).

  • hanilson savi diz: 24 de maio de 2012

    Leiam o Comentário de Ney Lúcio Félix bem acima, são as minhas palavras, mas posso acrescentar ainda que Fpolis não pode se dar ao luxo de ter um cartão postal tão caro e que só serve para a encher os bolsos dos políticos. Quanto a ligação ilha – continente, a melhor solução é a quarta ponte que o governo apresentou em uma midia. Neste projeto, na minha visão é o que trará alem da solução da mobilidade urbana da grande florianopolis, é o que irá propiciar também o desenvolvimento de toda a area continental até a cidade de Biguaçu. Os governantes precisam ampliar a sua visão para as décadas vindouras e não adotar uma solução para os próximos 4 anos.
    Prefeitos da Grande Florianopolis e Governador – ABRAM OS OLHOS PARA O FUTURO.

    HANILSON SAVI – FPOLIS

  • Carlos diz: 24 de maio de 2012

    Leve a Sede do Governo Estadual para outra cidade e metade do problemas de Fpolis vão estar resolvidos. Vai custar bem mais barato que construir uma ponte. Ah, mas até uma empresa de comunicação se instala do lado do centro administrativo estadual, é porque não existe interesse mesmo. O jeito é fazer obras para desviar verbas.

  • Luciano diz: 24 de maio de 2012

    Sou afavor da implosão da Hercilio Luz , como fizeram com aquela ponte nos Estados Unidos, não serve ,derruba , para que conservar um monte de ferro já danificado , que daqui uns cinco anos terão que gastar tudo de novo , ccontrata um homen bomba e manda fazer o serviço , chega desta ponte servir só para desvio de R$ , o local seria o ideal para uma nova ligação , duplicando a via expressa , com a beira mar do estreito , falta só bom senso e vontade politica com a cidade.

  • VALERIO SOUSA diz: 24 de maio de 2012

    essa cidade precisa de vergonha na cara com uma ponte inutil e sem valor algum
    com mais de 12 anos de politicos que sonham com as verbas e a nao conclusao dos serviços vamos la pessoal ta na hora de enxergar a realidade onde é que esta a vergonha dos ilheus com tantos ladroes nos explorando..

    acorda floripa…

  • Hilário C. diz: 24 de maio de 2012

    O que falta é planejamento. Descentralizar o poder publico da ilha e dividir os setores no continente seria viável, quem mora na ilha deveria trabalhar na ilha, quem mora no continente trabalharia no continente. Hoje a tecnologia predomina e encurtar as distância por que não usar essa ciência.

  • Rodrigo diz: 24 de maio de 2012

    Deveria ser uma ponte no norte da ilha, essa que está no centro e outra ligando continente ao sul da ilha, esses técnicos são muito jumentos, só vai afogar o trânsito na beira mar

  • José Martins diz: 24 de maio de 2012

    Não precisamos de uma quarta ponte, mas sim derrubar a condenada Hercílio Luz e construir uma descente no lugar dela, sem pedágio, chega de impostos.

  • Gualberto Cesar dos Santos – FLN/SC - diz: 24 de maio de 2012

    Que os “nuncios”não deixem como herança.
    Uma feitura que daqui a cinco anos se esgote como possibilidade em definitivo.

  • Fernando diz: 24 de maio de 2012

    1. Recuperar a Hercílio Luz SIM! Ela é o símbolo de Floripa. E ela deve ser utilizada para VLT ou outras formas alternativas de transporte, pedestres e ciclistas, sem carros ou caminhões.

    2. Ponte até a Daniela? Sinceramente quem escreveu isso n’ao sabe do que está falando. A distância de Biguaçu até a Daniela são de quase 10 quilômetros!!! Isso daria uma ponte de vários BILHÕES de reais… inviável. Apenas o Sul da Ilha apresenta uma distância razoável, mas ali é a reserva natural, então sem chance também.

    3. Uma ligação subterrânea é a melhor opção, mas 4 pistas para cada via pelo menos é necessário.

  • Gerson diz: 24 de maio de 2012

    Só faltou alguém sugerir teletransporte…

  • Adelmo diz: 24 de maio de 2012

    Desmancha a ponte Hercílio Luz e faz outra igual no mesmo local.

  • Alexandre – Campinas diz: 24 de maio de 2012

    Nós Catarinenses temos que pensar em termos de futuro. Ponte Hercílio Luz, 4a. Ponte, Túnel subaquático, terminar os complementos da Pedro Ivo e outra, ligação Norte da ILha com br-101, ligação sul d ailha com br-101, marinas etc. Temos que desafogar o transito da lha para integração catarinense e região sul. Obrigado!

  • Alexandre diz: 24 de maio de 2012

    Sim, seria bom ver a Ponte Hercilio LUz pronta, a Colombo e a Pedro Ivo com seus complementos feitos, a 4a. Ponte ou Subaquáticamfeitas, a Via Expressa duplicada, a ligação Norte da ILha com a BR-101,a ligação Sul da Ilha com a BR-101, marinas e outros. É o futuro! seria legal, seria mais que isso muito bacana para santa catarina e a regiaão sul. Seria bom para a auto estia catarinense.

  • Gustavo diz: 24 de maio de 2012

    Prezados, Diariamente levo cerca de 1 hora para fazer o trajeto Praia Comprida SJ – Centro FNS. Deixo meu carro na garagem e ando de ônibus. Levo uns 20 minutos até o Morro da Caixa e 40 dalí até o centro. Outro dia contei 22 ônibus parados na fila.
    Estou quase entrando para as estatísticas e indo trabalhar de carro, mas percebo o stress que os motoristas sofrem diariamente. Será que a melhoria do nosso transporte público e a criação de um corredor de ônibus não amenizaria o problema ?
    Esta atitude não incentivaria o uso do transporte público por um número maior de usuários ? Precisamos cobrar dos responsáveis. Faltando 90 dias para as eleições aparecerão vários especialistas que vão acabar com todos os problemas da nossa cidade, prestem atenção…

  • Alexandre diz: 24 de maio de 2012

    Há! sem contar as brs estaduais, empregos etc. Nossa! É show de esportes. Falem isso com o governador, ele vai se extasiar.

  • Mauricio Henkel diz: 24 de maio de 2012

    Finalmente li um comentário que segue a mesma linha que penso. A ponte deveria ser implodida e construída no local uma nova e moderna ponte. Poderia até ser apenas para ônibus para estimular sua utilização, ciclistas e pedestres. Mas uma nova ponte com mais atrativos. Talvez com dois níveis, um restaurante no meio da ponte ( já pensaram em almoçar no alto daquele visual?), lojas … poderia ser feito todo um trabalho (de iniciativa privada) para realmente revitalizar e aproveitar aquele espaço tornando auilo um ponto turístico junto com o Parque da Luz. Quantas vezes por dia vemos imagens daquela nova ponte estaiada em SP? Poderia ser feito um museu em homenagem a Ponte Hercílio Luz, mas não dá mais pra ficar enfiando dinheiro nela. Só para comparar, a ponte nova de Laguna tem um custo de construção de 600 mi, é muito maior e o Tribunal de Contas está achando cara. E é toda nova. A tal reforma da Hercílio Luz está em 170 mi e é só pra reformar e ninguém sabe se vai poder ser utilizada.

  • Alexandre diz: 24 de maio de 2012

    Sim, seria bom que a Pte. Hercílio Luz funcionasse, a Pedro Ivo e a Colombo tivessem seus complementos terminados, a 4a. Ponte executada ou Subaquática, a Via Expressa duplicada, a ligação do sul da ilha e norte da ilha com o continente, marinas etc e as brs estaduais revigoradas, seria o corredor ou desafogamento da região sul. Seria mais empregos, seria integração e desenvolvimento, seria melhorar a auto estima catarinense. Seria legal, mais que isso muito bacana essa humanização dentro do território brasileiro. Nossa! Seria show de esportes.

  • Gualberto Cesar dos Santos – FLN/SC - diz: 24 de maio de 2012

    Se quiserem copiar.
    Espelhem-se no modelo de interação existente na cidade de Porto (PT), cuja topografia é tanto ou mais, similar a nossa.
    Tantas viagens a pretexto de copiar um modelo em todos os governos anteriores deste Estado.
    E ainda nada.
    Dinheiro tem até jorrando pelos “ladrões”.
    Que façam e façam para que a mobilidade social alcance o esperado pelo menos por 50 anos.
    O que é difícil em face da demografia.
    “Chega de “balela”“.
    Será que necessita de que a “sociedade” como um todo ajuíze ação coletiva contra os responsáveis, pelas dificuldades hoje existentes…?
    O Poder Legislativo que se sinta responsável e faça da Tribuna da ALESC a “casamata” contra os irresponsáveis que deixaram esta herança.
    E a continuar, “assim, usado isso como, “planqueiro” de plantão” “em definitivo” “a cada antevéspera de eleição”.
    Meus tataranetos ainda terão essa “problemática sem solucionática”.
    Alguém diria – não sei quem.
    “Coisa de doidox”.
    Vamos rezar nas confrarias e nas igrejas e templos para que tenhamos o melhor.
    Não vale rogar praga para os incautos, pois a ficará pior.

  • Alex diz: 24 de maio de 2012

    Deixa o projeto para o João Batista….
    A ponte vai sair na rua padre roma…..antes do final da ponte vai ter uns cones porque ela vai afunilar…
    Apesar de ser novo projeto irão esquecer de colocar pista exclusiva para onibus…
    e a obra vai ficar parada 1 ano porque não preveram sinaleira no final dela….
    …É PRA CHORAR….MAS SÓ ATÉ AS PROXIMAS ELEIÇÕES…DEPOIS BYEBYE AMADORES.

  • Luis diz: 25 de maio de 2012

    O Seu Colombo, pede pro Enio Cachoeira colocar a Delta na parada, vai dar o bicho certo, e na cabeca…

  • marcelocardosodasilva diz: 26 de maio de 2012

    …o Elefante “BRANCO” de Canasvieiras está “EMERGINDO”!!!

  • Ivo Zanoni diz: 26 de maio de 2012

    Poderíamos construir outra ponte no lugar da Hercício Luz, com o monumento reconstruído com material novo (veja-se Havan e suas réplicas da Estátua da Liberdade), onde passariam trânsito (apenas carros), ônibus e trens, com túneis que já redistribuiria o trânsito nas beiras mar norte e sul e um no centro.
    O dinheiro que já foi gasto na manutenção da Hercílio Luiz Velha poderia ter já um projeto destes em execução. Sonho? Floripa tende a virar um Rio de Janeiro piorado, pelo caos do trânsito. Ou mudemos a capital.

  • Gualberto Cesar dos Santos – Fln/SC diz: 27 de maio de 2012

    Se fizerem uma pesquisa nos anais da Camara Municipal de Florianopolis.
    Existe uma Indicação de minha autoria de ¨tombamento¨ – monumento historico.
    Que preserva a P Hercilio Luz e a transforma em ¨Passeio Publico¨ e local para apresentação de ¨arte, cultura, esporte, lazer e historia & memoria¨.
    Um centro de integração para a nossa gente.
    PPP = Parceria Publico Privada.
    Sem trafego.

  • Ivo Zanoni diz: 31 de agosto de 2012

    Somente agora o Brasil se acorda da besteira (entre muitas outras e alguns poucos acertos) da ditadura em desativar o sistema ferroviário (quantos tuneis bilionarios jogados no lixo). As ferrovias ainda são e serão o melhor meio de transporte de massa. Os coletivos urbanos são de péssima qualidade, só visam lucro e prestam um serviço de baixo nível. Para deixar o carro em casa, só uma coisa convence: transporte coletivo eficiente, não poluente e seguro. METRÔ JÁ. TRENS LITORÂNEOS. As distâncias são pequenas em SC, mas somos prisioneiros dos caminhões e do óleo diesel.

Envie seu Comentário