Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Frei é preso por suspeita de pedofilia no Sul do Estado

06 de julho de 2012 268

 

O juiz da comarca de Forquilhinha, Felippi Ambrósio, em atenção a pedido formulado por delegado de polícia e com base em manifestação favorável do MP, decretou a prisão preventiva do frei Paulo Back, pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha(SC), suspeito da prática de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes do município localizado no Sul do Estado.

Os crimes são apurados em um inquérito policial que tramita em segredo de justiça na delegacia de polícia da comarca, o qual deve ser finalizado nos próximos dias e remetido ao promotor de justiça, já tomados, no curso das investigações, diversos depoimentos de supostas vítimas e testemunhas dos abusos sexuais atribuídos ao padre.

Na decisão que decretou a prisão, entendeu o magistrado que a privação da liberdade do religioso é necessária para a instrução processual e para a garantia da ordem pública, especialmente para fazer cessar os supostos abusos – que já ocorreriam há bastante tempo, sempre contra crianças e adolescentes do sexo masculino, e com o mesmo modus operandi, na maioria das vezes em ambiente da própria igreja -, bem como para encorajar outras pessoas supostamente abusadas a levar ao conhecimento das autoridades fatos similares contra elas praticados.

Na mesma decisão, foi determinada ainda a busca e apreensão de possíveis materiais relacionados à prática de pedofilia na residência do pároco e em seu local de trabalho.

As informações são do Tribunal de Justiça


Bookmark and Share

Comentários (268)

  • Cesar Luiz Dias diz: 6 de julho de 2012

    É difícil acredidar que isto esteja acontecendo. O Frei Paulo foi semptre uma pessoa muito respeitosa quando no convívio da minha família. Se realmente aconteceu abusos sexuais com crianças praticados por ele, estamos mal. Acreditar mais em quem?

  • Lírio diz: 6 de julho de 2012

    Enquanto a Igreja teima em manter o celibato dos seus padres, o problema vai continuar. E cada vez pior. Os meios de comunicação cada vez mais falando de sexo, a falta de uma companheira, o sexo reprimido desde a adolescência, os hormônios à flor da pele, tudo isso estimulam o religioso à prática de pedofilia ou sexo por fora.
    Acorda, Igreja. Vivemos em outros tempos.

  • lurdinha diz: 6 de julho de 2012

    uma vergonha para um filho de forquihlinha

  • Sérgio diz: 6 de julho de 2012

    Igreja.Pobre Igreja. Para quem um dia foi implacável com os outros,hoje,perdoa-se facilmente.Mantém-se viva pelos rituais vazios que ninguém mais suporta.O que ainda resta daquela poderosa instituição, seus membros tudo fazem para destruí-la. Pior. Não está sendo destruída pelos crimes cometidos.Pelo contrário.Está sendo destruída pelo silêncio da alta hierarquia diante dos crimes cometidos.Mas o que fazer? Pena.Muito pena.JA VAI TARDE!

  • Marcos Antonio Lehmkuhl diz: 6 de julho de 2012

    Notícia que me deixa simplesmente magoado, triste, haja vista, que conhecendo essa pessoa ao longo de muitos anos, desde os tempos de criança, catequese, clubinho São Francisco, coordenador vocacional do Seminário São Francisco de Assis de Ituporanga, dentre tantas outras instituições de ensino educacional religioso, me vem em mente uma pessoa íntegra, educadora, preocupada com os adolescentes, quanto as suas dúvidas em todos os sentidos, principalmente na hora em que achamos que sabemos tudo, e que passamos de uma importante fase da vida, de adolescente para juventude, nos mostrando a responsabilidade da vida, da maneira em que devemos enfrentá-la, nas mais diversas diversidades, coisas que em muitas vezes nossos pais se omitiram em nos ensinar e mostrar expressamente o que acontece na vida la fora, coisas da época.
    Muitas vezes FREI PAULO, deu a cara pra bater.
    Com muita responsabilidade nos ensinou o que acontece no dia a dia, brigas, palavrões, drogas, educação sexual, desrespeito com as pessoas, além do mais, sempre valorizando a FAMÍLIA como estrutura essencial e única. Brincava com todos, adorava esporte. Uma grande liderança.
    Para tanto, espero que antes de julgarmos um ato em questão, aguardemos uma decisão definitiva de apuração dos fatos pelos órgãos competentes.
    “Sinceramente conhecendo FREI PAULO não acredito nas informações expostas na mídia. Acredito que a verdade será esclarecida, e que continuaremos a acreditar que existe justiça e homens bons”.

  • Mário Kulkamp diz: 6 de julho de 2012

    Eu tenho 48 anos e desde que me conheço por gente conheço o Frei Paulinho. Ele é um homem íntegro, temente a Deus e defensor da Família, da Escola e da Igreja. Um incansável pregador da Palavra de Deus. Quem o conhece sabe que ele está sendo vítima de uma grave calúnia. Esta mentira deve ter surgido de alguém que se sentiu ameaçado com alguma verdade que ele proferiu em alguma pregação; pois ele nunca se omitiu de dizer a verdade.
    Frei Paulo, nós, os paroquianos de Forquilhinha e região que conhecemos muito bem o senhor estamos apoiando e rezendo para que tudo isso se esclareça o quanto antes.
    Vamos rezar para que a Ira de Deus não recaia sobre as pessoas que inventaram esta situação e sobre aquelas que levarem estas histórias para frente, com intenção de denegrir a Igreja de Jesus Cristo e seus Sacerdotes.
    Frei Paulo, conte conosco e com nossas orações

  • Joao diz: 6 de julho de 2012

    e dificil acreditar…..a missa com o frei passava e a gente ao via….muito religioso,muita fé….e ver pra crer….hoje a igreja tem que rever seus conceitos…..somos seres humanos…..

  • Gustavo diz: 6 de julho de 2012

    SERENIDADE E CAUTELA
    Penso que uma notícia assim nos solicita muita prudência. Frei Paulo sempre foi uma pessoa corajosa e de irredutíveis princípios. Por isso, não é de duvidar que tenha feito suscitado muita animosidade e raiva, ainda que não tenha sido esta sua intenção.
    Por isso, permanecerei calmo e aguardando as provas, se houver.

  • Luís diz: 7 de julho de 2012

    Em primeiro lugar? Onde está escrito na Bíblia, que os servos de Jesus devem abdicar de uma esposa. O problema é teológico. Criação da igreja católica, apostólica romana!

  • Cristiano diz: 7 de julho de 2012

    Padres safadinhos, pastores safadinhos, tudo safados, cadeia, prisão perpétua n importa a idade

  • Neza Dias diz: 7 de julho de 2012

    Concordo com o César, se for verdade, em que mais acreditar. Prefiro aguardar as apurações dos fatos, pois conheço desde pequena o Frei Paulo e sempre foi uma pessoa respeitosa com todos que convivia, crianças , adolecentes etc.. custo a crer, estou sem saber o que pensar, e torcendo que seja apenas um mal entendido que de qualquer maneira vai deixar marcas muito profundas.

  • cesar diz: 7 de julho de 2012

    A igreja católica sempre foi um reduto de enrustidos, desde a criação desta imbecilidade chamada celibato, refugiaram-se e refugiam-se nela até hoje pessoas fracas de caráter e com fortes tendencias homossexuais, então sob o manto de cordeiro podem viver uma vida dupla que alguns conseguem esconder a vida toda, outros não, então enveredam pelo unico caminho possivel, que é o de soltar a besta que trazem dentro de si, como temos noticias quase diariamente.

  • fabricio kamers diz: 7 de julho de 2012

    tanta mulher por ae,e esse padre vai faser isso com crianças…aonde esta a religiodade desse cara??

  • Sérgio Coelho diz: 7 de julho de 2012

    Complicado, isso.
    Julgar antecipadamente uma pessoa, fazendo juízo de valor, remete à insegurança jurídica.
    Pessoas presas antes de condenadas é a volta das masmorras de um Estado perverso e ditatorial.
    Como estão acontecendo aos montes as prisões administrativas, sem condenação!
    Tão cruel quanto o crime é encarcerar alguém sem ser julgado. Aliás, ambos são abomináveis: o crime e o abuso Estatal, que também o é.
    Lamentável as duas situações: do Padre e do Estado Juiz.

  • Paulo Thomaz De Oliveira diz: 7 de julho de 2012

    Pois é…..não sei o que dizer. Não vou julgar, não vou condenar sem ouvir o outro lado, porém, ao meu, há um fundo de razão. Sabe de quem é a culpa, se na verdade for verdade…..A PROPRIA IGREJA…..A CUPULA… Isto é no que da quando uma instituição só QUER O PAI NOSSO e ao VOSSO REINO NADA. Se os padres da igreja católica tivessem uma família, uma esposa, filhos….talvez vergonheiras com padres apregoados pela mídia NÃO ESTARIA EM PAUTA TODOS OS DIAS. Refiro-me as bandalheiras cometidas por padres …..VAMOS ESPERAR PARA VER NO QUE VAI DAR. Enquanto isto, parabéns ao magistrado que emitiu a ordem de prisão….onde tem fumaça, geralmente tem fogo..

  • ex (palhoça) diz: 7 de julho de 2012

    é só olhar na bíblia, na primeira epístola de paulo a timóteo, que o não casar-se por proibição, como é o caso desde o papa até os padres, não é ensino de Deus e sim de demônios. Esses religiosos ficam solteiros não por opção mas forçados por esse ensino demoníaco. E só ler 1 Timóteo capítulo 4 versículos de 1 a 5. Se você prestar bem atenção de que lado vai ficar: de Deus ou do inimigo dele?

  • gabriel diz: 7 de julho de 2012

    Aos que estão aí defendendo esse salafrário, não sabem da missa a metade … mandem a RBS ou a Globo na cidade de Ituporanga que verão o que este sem vergonha fez a +ou- uns 15 anos atrás.
    Que ele pague por todo mal que ele fez, o mesmo que não merece nem ter o nome mencionado, tem que sofrer e pagar pelo que ele fez …. Um grande bandido.

  • luiz diz: 7 de julho de 2012

    Esse negócio de julgar os outros pelo comportamento do que o cara faz com o que tem no meio das pernas é no mínimo jocoso.Estamos numa sociedade de acomodados.Bolsa família daqui, bolsa estudante daí ,bolsa banqueiro dali , gato, cachorro, baleia são prioridades e esquecemos que isso irá nos levar a falência total.Por favor, a hipocrisia tem um preço muito alto para nossos filhos.

  • ALEX diz: 7 de julho de 2012

    Isso demonstra que entrar na igreja é fácil, o difícil é a igreja entrar em nossos corações. Por isso Cristo dizia que para entrar no Reino dos Céus não basta dizer Senhor, Senhor….
    Que Deus tenha piedade deste Senhor, pois foi fraco e pecou gravemente e de suas supostas vítimas que foram molestadas. Que o Divino Espírito Santo possa minimizar o sofrimento psicológico sofrido por essas crianças e adolescentes.

  • Juliana H. diz: 7 de julho de 2012

    Hj tenho 30 anos, quando pequena e minhas amiguinhas faziam catequese na comarca de Ituporanga (SC), sempre me contavam que eo Frei Paulo pediam que se sentassem no seu colo. Era muiiito amável com as meninas. Pelo que contavam era ainda mais atencioso com os meninos. Sempre achei isso um absurdo, uma safadeza. Os pais achavam normal. Mas ele é um dissimulado, sem vergonha, se aproveita da situação de confiança que as pessoas depositam nele. Os pais não devem baixar a guarda. E esse tipo de safadeza deve ser punida com mãos de ferro. Só digo que nesses anos todos, muita criança deve ter sido molestada por esse senhor. Abram seus olhos. Cuidem de suas crianças.

  • Julio diz: 7 de julho de 2012

    Enquanto alguns acreditam na inocência do acusado eu prefiro acreditar na integridade do trabalho da Polícia, na credibilidade do Ministério Público e na força do Judiciário. Ou alguém, inocentemente, acredita que não existem provas dos fatos libidinosos ocorridos? Será que foi um sonho coletivo que assolou todas as autoridades constituídas? Acordem para a realidade… o pior cego é aquele que não quer ver. É fácil apoiar o frei quando não se teve o filho molestado sexualmente, quando não se tem que tratar um trauma de um jovem inocente, quando não se precisa ouvir o choro no meio da noite de desespero por estar sozinho…
    Parabéns ao trabalho das autoridades do município.

  • Sidnei diz: 7 de julho de 2012

    Frei Paulo Bach, autor de vários livros, há mais de 50 anos percorrendo o Brasil buscando orientar adolescentes e jovens a descobrirem a sua vocação, responsável por vários peregrinações à Terra Santa e terra de São Francisco de Assis – Mestre espiritual e amigo de muitas famílias! Vamos esperar a verdade, pois ela é que Liberta! Cuidado mídia e tenha mais conhecimento e não supostas informações! Hoje há muitas crianças e adolescentes e adultos, com falta de amor em casa e na vida e confundem carinho com aquilo que elas mesmas necessitam! Força Frei Paulo! Milhões de crianças e adolescentes passaram pelos seus carinhos e te adoram e sabem a sua intenção e amor!

  • juvenal diz: 7 de julho de 2012

    se existe justiça neste país, este calhorda tem que permanecer atrás das grades e acabar de vez com a festinha destas pessoas que acham que são imunes a tudo. E aos que defendem, chega de botar panos quentes sobre esse safado …

  • Fabiano diz: 7 de julho de 2012

    O perfil do pedófilo é exatamente esse, “bonzinho”, carinhoso, educado, tudo para atrair as vitimas, e alguns padres, freis e toda essa corja, se aproveitam de seus poderes de persuasão para cometer esse tipo de coisa. Já está mais do que na hora de colocar a mão na consciência e pensar: “faz 2 mil e doze anos que as pessoas ficam rezando e resmungando e a sociedade só está indo de mal a pior, respeitando as liberdades constitucionais mas eu acho que Deus e religiões são duas coisas totalmente distintas, religiões só querem se aproveitar da ignorância dos outros, Minha Opinião.

  • mary diz: 7 de julho de 2012

    O pior de tudo é ver que existem pessoas que acreditam na inocencia de um pedofilo , e que acredita que um jovem ou criança teria a coragem de denunciar um crime se ele não tivesse de fato ocorrido!Quem ve cara não ve coraçao! A igreja esta cheia de gente com esse falta de carater , desde o seu titular até o baixo clero ! Acordem pra realidade!

  • andre diz: 7 de julho de 2012

    amados irmãos de Forquilhinha. é difícil acreditar pois o frei paulo é uma pessoa muito temente a Deus. e devemos lembrar que o demônio persegue aqueles que não fazem sua vontade. e os maiores santos da igreja foram os mais perseguidos. lembrando o exemplo de padre pio que foi até proibido de celebrar a santa missa.
    caríssimos irmãos, devemos lembrar que jesus nos ensinou que não cabe a nós julgar mas sim a Deus. e se estamos sofrendo com essa noticia imagina ele, por isso peço a todos muita oração a ele e todos freis e religiosos de nossa comunidade e ao nosso bispo. obrigado

  • Alcemir Alexandre diz: 7 de julho de 2012

    A Igreja catolica sempre foi perseguida pelos seus opositores querendo destruir e denigrir sua imagem para enfrequecê-la, coisa que o “inimigo” trama constantemente.
    Frei Paulinho sempre foi um bom padre onde nos passou muita fé, oração, integridade.
    sempre foi um pregador e anunciador do Evangelho de Jesus Cristo, falando a verdade!
    Acredito que seja somente calunia do povo!
    vamo orar a Deus para que tudo seja esclarecido!

  • José henrique diz: 7 de julho de 2012

    Calúnia Senhor Mario Kulkamp é o senhor continuar querendo defender esse sem vergonha, venha pra Ituporanga terra do senhor Marcos Antonio Lemkhul, que te ponho em frente a uns 30 amigos meus que passaram por essa situaçao com esse velho fedido, isso a 20 anos atras. chega de conivencia senhor nao perca seu tempo a casa dele caiu e se depender de nos aqui ituporanguenses vai feder ainda mais pro lado dele.

  • ABATTI diz: 7 de julho de 2012

    Pelo histórico de familia, residência, responsabilidade… é “quase” inacreditável! Mas o “quase” não remete a uma certeza, e sim para uma possibilidade, que remota ou não … tem que ser investigada, até pelo apelo e situação da origem da denuncia… Para se prender uma homem tão visado, religioso, referencia no muncipicio.. tem que haver uma fonte, prova ou relato muito forte para tanto… Acredito na polícia como acredito na igreja… Se o Frei Paulo Back fez tal monstruosidade, merece pagar por tudo o que fez! Se Frei Paulo Back foi injustiçado pelo que não fez, merece toda retribuição da comunidade pelo que está passando…. SÓ A JUSTIÇA E AS PROVAS COMPROVARÃO O JUSTO, E O JUSTO PREVALECERÁ! QUEREMOS JUSTIÇA, E QUE ELA SEJA FEITA!

  • Volnei diz: 7 de julho de 2012

    Conheci Frei Paulo em 1985 em um estágio no Seminário São Francisco de Assis. A partir deste momento, Frei Paulo passou a ser meu segundo pai. Vivi nos Seminários de Ituporanga e Agudos – SP por 06 anos. Neste período Frei Paulo era Coordenador Vocacional da Província da Região SUL – Sudeste. Ele era nosso orientador, nosso guia…Éramos mais de 100 adolescentes neste percurso vocacional que, de alguma forma, tínhamos contato com Frei Paulo. Nunca ouvi uma reclamação de um colega de seminário sobre algum ato impróprio de Frei Paulo. Ele tinha um jeito carinhoso de se relacionar conosco, mas nunca transpareceu qualquer comportamento voltado a abuso, pedofilia, assédio…Tomara que a justiça seja muito cautelosa em analisar os fatos, as acusações, pois a Igreja é, muitas vezes, alvo de denúncias incabíveis, com intuito de desmoralizar esta Instituição. Posso dizer que o Frei Paulo foi quem deu-me as primeiras orientações sexuais na minha puberdade. Meus pais eram humildes e sem instrução para tal. Ele fazia este papel dentro do Seminário, mas jamais algum de nós sentimos qualquer malícia por parte deste religioso. Eu acredito na inocência de Frei Paulo e confio na Justiça para analisar detalhadamente os fatos, os testemunhos e acusações…

  • Stone Cold diz: 7 de julho de 2012

    Há 15 anos atrás ninguém queria acreditar que esse sujeito fazia coisas do tipo. ” É um absurdo, é um cara do bem “. Era sim um velho safado, quem viveu isso sabe. Agora eu ter que ler várias pessoas aqui, dizer que é algo inacreditavel, injustiça, é porque filhos ou filhas dos senhores não passaram perto dele.
    Ituporanga repito a 15 anos atrás fechava os olhos para os atos que esse mesmo cometia. Demorou para casa dele cair.

  • benjamin diz: 7 de julho de 2012

    Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós. (Mateus, VII: 1-2).

  • maria lucia diz: 7 de julho de 2012

    uma pergunta ! se frei paulo causou tanto mal , porque nao o denunciarao antes?
    torço e reso por frei paulo e aredito que ta sendo injustiçado.

  • Dudu diz: 7 de julho de 2012

    Muito me admira um bando falsos moralistas defendendo o frei Paulo. Voces falam isso porque não tiveram que sentar no colinho dele. Velho nojento (já era velho há 20 anos). Esses que defendem ele, não foram molestados porque fazem parte dos riquinhos da cidade. Aqui em Ituporanga era assim, ele sabia quem ele podia mandar sentar no colo e praticar os abusos em nome da fé. Tem que ficar na cadeia. A polícia não iria prender sem provas, ou voces acham que eles prenderam só porque não foram com a cara dele? E pode procurar que no meio dessa sujeira que é a Igreja Católica, tem muito mais pedófilo enrustido, pagando de bonzinho. Rio do Sul já condenou o seu. O Frei Angelo Chiarelli tá lá no presídio, eu espero que fique lá até morrer, porque se sair vai continuar como era antes: pedófilo sem vergonha.

  • Angela A lohn diz: 7 de julho de 2012

    Discordo das pessoas que estão condenando o ato simplesmente por causa do celibato, do fato do padre não pode ter uma mulher, isso não justifica um ato desses, se são homossexuais ou heterossexuais tambem não importa, cada um deve viver de acordo com sua vontade, mais o que naõ é aceitavel é que mexam com crianças, se desejam suprir suas necessidades sexuais que procurem alquem ja adulto, de maior conscientes de suas vontades e não crianças inocentes. NÃO LAMENTO PELO FATO DE SER PADRE OU NÃO, DE SER UM BOM PADRE OU NAO, LAMENTO PELAS CRIANÇAS SE REALMENTE PASSARAM POR ESSA SITUAÇÃO.

  • Griselda Eyng diz: 7 de julho de 2012

    Esta notícia veio como uma “bomba”. Porém, cabe a polícia investigar a verdade. Sempre na História da Igreja houve alguém que quis denegrir a imagem de seus seguidores, dos sacerdotes, papa, etc. Cuidado, gente, aqueles que levam avante esta notícia, jogando no ventilador com uma pitada de maldade, fazem tanto mal quanto aquele que praticou. Jogue a primeira pedra quem não tiver pecado algum. Sou filha de Forquilhinha e não esperava que esta notícia fosse repassada por pessoas ligadas a família, CUIDADO!!!!! O julgamento cabe a Deus e não a nós.

  • Junior diz: 7 de julho de 2012

    Sou católico e conheço a fé que tenho, contudo, hoje mais uma vez, nesta semana, me deparo com notícias deste porte. Amo ser católico, e que esses marginais sejam presos e pagem por seus crimes, dizer que pedofilia é doença é querer justificar o mal que esse sijeito faz a sociedade e a igreja. Minha fé me faz cada vez mais crêr que a igreja será limpa de pragas como essa. Uma coisa eu tenho certeza, se é verdade ele escondia dos outros padres esse lado dele, e se eles sabiam e o acobertavam, dando a ele a coordenação de uma pároquia, que seja preso tbm o responsável por ele. Cadeia para esse vagabundo

  • Maria diz: 7 de julho de 2012

    Não é característica de celibato a pedofilia. Pedofilia é degeneração do caráter e isto acontece com padre(celibatário), pastor( não celibatário), pai, irmão, avô, mãe… É ser muito inocente achar que só que não casa é pedófilo!! Acorda , povo! É a alma humana podre!!

  • Renato diz: 7 de julho de 2012

    Ele tem de pagar, lá pelos anos 1988, fui vitima…mas o medo a vergohna e a inocência me esconderam…se for preciso vou falar tambem…sofro ate hoje….
    É tudo verdade o que ele fez….sem medo falo….falarei….Vagabundo aproveitador….

  • Ronaldo Schmitt diz: 7 de julho de 2012

    Frei Paulo, foi sempre um ótimo orientador de vida, desde os 11 anos no seminário acredito por ele tratar da sexualidade de uma forma natural, nós sendo seminaristas orientava e falava claramente sobre sexo conosco, assuntos que hoje vejo que me ajudaram muito em minha vida mas que na época se falasse com meus pais o que ele falava provavelmente vindo de um padre podiam achá-lo um pevertido quando na realidade falava com clareza, assuntos que nosssos pais sempre tiveram vergonha de falar e até hoje muitos pais tem vergonha e deixam seus filhos aprender na rua de formas erradas

  • luciani ituporanga diz: 7 de julho de 2012

    olha nada contra a igreja católica mais esta muito erada no sentido dos padres a nao poder casar afinal sao homens comuns com instindo e vontade de ter relaçaõ sexual como qualquer outro homem ai na falta de uma companheira resulta niso abuso sexual de adolesentes q frequentao a popria igreja , oque os lideres da igreja estao fazendo nesse momento ?? q nao vejao um absurdo disoou ainda apoiaõ .?

  • Ivandel Batista diz: 7 de julho de 2012

    Paz e Bem !
    Eu conheço o Frei Paulo Back desde quando era seminarista franciscano em Ituporanga,na época ele era promotor vocacional da Província Imaculada Conceição,sempre se mostrou uma pessoa íntegra,moderada,amável com todos. Tive a oportunidade visitá-lo quando era Pároco em Ituporanga,é estranho essa notícia na RBSTV,aguadermos para se chegar a verdade que liberta todo o ser humano.

  • sirineu diz: 7 de julho de 2012

    sei la estou pasmo…. nao sei mas em quem agreditar mas neste mundo.. as veses da pra ficar desacreditado…..acho que so posso agreditar mesmo é em DEUS .. so sei que repudio..este tipo de coisa e ainda sendo pessoas da igreja justiça seja feita….

  • Dean Winchester diz: 7 de julho de 2012

    É tudo verdade o que estão acusando o Frei Paulo Back. Ele pratica estes crimes desde o final da década de 80. Só no Seminário São João Batista, de Luzerna, ele molestou vários internos em troca de presentes que trazia de viagens pela Itália. O detalhe, ele era quem escolhia as vítimas durante a janta e as recebia em um quarto disponibilizado pelo diretor da instituição em frente ao dormitório dos internos. É só a polícia ir lá e investigar que vai “pipocar” provas contra esse enganador. Detalhe, é impossível que os superiores dele não tenham conhecimento de seu comportamento…os reitores dos internatos de Luzerna e Ituporanga…Pessoal que estudou nestes dois Seminários se manifestem e vão a polícia. O povo acredita em pessoas deste tipo…porque não sabem o que eles fazem escondidos em suas batinas…vocês acham que Deus tem orgulho de seus pregadores? Usam seu nome para conseguir o que querem. Todos temos culpas…porém crimes são descobertos e não ficam escondidos no quarto semi escuro de um internato, praticado por um “safado” contra meninos de 11 anos.

  • walter diz: 8 de julho de 2012

    padre canalha.o mundo está farto desses religiosos duas caras. chega de religião.quando não é pedófilo, é ladrão, é terrorista.
    chega! cadeia no padreco tarado, já!

  • mary diz: 8 de julho de 2012

    Não conheçi o frei , moro aqui a 12 anos e repassei esse teor a uma amiga que me comentou que no seu tempo de crismanda já se aziam comentarioos as preferencias sexuais deste dito frei ! Espero que seja apurada a verdade e que se ele faz tem de pagar pelo mal feito ! Se teu filho fosse abusado vc se calari@!Eu não!

  • Adriano de F. Trindade diz: 8 de julho de 2012

    Não conheço o dito frei, mas o fato é que quem vê cara não vê coração. No primeiro comentário, o leitor perguntou: “acreditar mais em quem?” A resposta é: ninguém. Aparência não avaliza nada, quem comete crimes não se vangloria deles, os esconde.

    No entanto, o importante é aguardar o veredito da justiça antes de crucificar o dito cujo, há uma possibilidade de ser calúnia. Mas, se o veredito for de que ele é culpado, eu espero que todos que aqui defenderam ele revejam sua posição e seus conceitos, ao invés de se esconder atrás de um “não é possível, não acredito”.

  • Paulo José Sartor diz: 8 de julho de 2012

    Facil, é condenar. Disse Jesus: quem não tiver pecado que atire a primeria pedra. Vamos deixar para a justiça julgar e condenar. Incredulos falam mal da Igreja sem o minimo de conhecimento, tambem falam mal da pessoas sem saber o que estão falando somente para poder exprimir o que pensa. Ora carissimos irmãos, sejam educados e respeitosos, pois o Frei no momento não esta nem tendo condições de defesa por tanta ofensa oferecida. Casos de pedofilia aconteceram e continuam acontecendo, agora se for por parte da Igreja ai é mais condenado e julgado. Na minha opinião, todo crime de pedofilia tem que ser julgado e condenado. Tem que coibir ao extremo essa pratica no Brasil e no mundo. Pois bem, tenham calma e educação confiando na justiça e entregando a justiça nas mãos de Deus para uma pronta e rapida solução. Ficar condendo a Igreja e sua Historia não mudara nem o presente nem o passado. Qeum isso faz, ou não conhece a fundo a historia da Igreja ou não participa, porque o numero de problemas que a Igreja Catolica enfrenta é minimo frente ao montante que atende.
    O que precisa é sempre estarmos vigilantes e acreditarmos nas pessoas e na sociedade. A historia da igreja catolica tem mais de 2.000 anos, uma historia como essa não se muda da noite para o dia. Acreditemos na Justiça e em Deus. Paz e Bem a todos!

  • Volnei diz: 8 de julho de 2012

    Cuidado com as respostas prontas Sr. Dean Winchester, se esse for teu nome. Você está dando um veredito de uma denúncia que não conheces na íntegra. Pra derrubar tuas acusações, eu posso dar alguns detalhes do que ocorria dentro dos internados, pois vivi em Ituporanga e Agudos de 1985 a 1991, período que Frei Paulo era Orientador Vocacional da Província. Várias vezes, depois da janta, fizemos fila em frente ao quarto dele para recebermos orientação vocacional, sexual…E sempre ele trazia em sua mala um presentinho para nós. Trazia-nos medalhas de Jerusalém, Tal Franciscano, correntinhas, lembrancinhas da Terra Santa e Assis, na Itália. Mas nunca pediu-me nada em troca. Deu-nos carinho, conforto, orientação e pitadas de entusiasmo. Tenho uma sexualidade limpa, formei uma família, e devo muito ao Frei Paulo, pois a orientação que não tive de meus pais por falta de conhecimento deles, eu recebi de Frei Paulo Bach, de forma transparente e franca. Agora tem que ser muito analisados estes testemunhos destas crianças, pois quem sabe, não foram orientados por seus pais, e quando Frei Paulo quis os ajudar, foi mal interpretados por pais ignorantes. E pelo que vejo nos comentários acima, como as pessoas gostam de jogar pedras em assuntos que não têm conhecimento. Julguem só o que vocês conhecem na íntegra. Assuntos desconhecidos não são assuntos de vocês…
    Obs: Tenho dois filhos e usei os conselhos e orientações de Frei Paulo para com eles, isso falando em sexualidade, higiene dos órgãos genitais, puberdade…
    Ainda acredito nas distorções dos fatos, e espero que a justiça analise detalhadamente estes fatos para que não seja feita injustiça…Pensem antes de jogar pedras…

  • Anônimo diz: 8 de julho de 2012

    Devemos julgar o ocorrido(se ele for verdade), simplesmente pela pessoa e não pela instituição (Igreja) a qual ele pertence, devemos julgar seus atos suas pessoas, pois é uma grande mentira julgar um rebanho de gado por um gado ou alguns gados que escaparam. Por isso não julguem num total mas em um particular.

  • marli diz: 8 de julho de 2012

    faço minhas as palavras de Marcos Antonio Lehmkuhl .

  • rita danielski diz: 8 de julho de 2012

    quando o frei chegou em forquilhinha ele disse q iria educar o povo de forquilhinha…..sera q esssa era a educação q ele queria dar ao povo…..nen os mortos ele deichou descansar querendo arrancar o restos mortais de nossos familiares.. a justiça de deus tarda mais não falha

  • Ronaldo diz: 8 de julho de 2012

    Volnei, estou contigo e não abro também estudei em ituporanga de 80 a 84 e Agudos85 e 86 e como também disse com certeza quem está acusando devem ser beatos inrustidos que devem achar que se um padre fale de sexo ele deve ser condenado a prisão. Pessoas que acham sexo um pecado mortal, como se nunca o praticassem. Tenho certeza que se trata de uma falsa denúncia.

  • Maria Isabel Schmitt diz: 8 de julho de 2012

    Sou Ituporanguense, atualmente residindo em São José_SC. A notícia da prisão de Frei Paulo, realmente não me causou nenhuma estranheza. Na minha infância em Ituporanga, participei do Clubinho São Francisco de
    Assis, cujo orientador era Frei Paulo. Nunca tive problemas com ele, entretanto, sempre ouvi comentários referentes à postura dele em relação a algumas crianças, e pensava,será que isso nunca será investigado? Se ele é culpado ou inocente, teremos agora a oportunidade de saber. Discordo que a culpa agora seja da religião católica que mantém o celibato. A culpa seria,se culpado for, dele mesmo. Acredito que cada ação praticada, seja de inteira responsabilidade da pessoa que age. Concordo que as missas dele eram maravilhosas, mas isso também não lhe daria o direito de fazer o que supostamente tenha feito. Um ato bom não justifica um crime. Tomara que tudo possa ser um terrível engano. Mas se verdade for, espero que justiça seja feita, e que muitos daqueles que possam ter sofrido abusos, não tenham medo ou vergonha de expor o que sofreram.Vergonha deve sentir o criminoso e não a vítima do crime.Parecer íntegro, não quer dizer SER íntegro. Eu realmente não acredito na inocência desse senhor. Parabéns ao juiz, ao Ministério Público que estão levantando os fatos para que finalmente uma suspeita de anos possa ser desvendada.

  • ZeZinha diz: 8 de julho de 2012

    O comentário do Volnei se reporta a “orientações sexuais na minha puberdade” que recebeu deste padre. Caramba! Um padre celibatário orientando sobre sexo. Sei.
    A Igreja Católica Romana deve estar de cabelos em pé, arrepiada, com mais este escandalo. Já foram tantos! Sou luterana e considero que igreja católica em si não é má nos ensinamentos bíblicos. Maus são aqueles cabeça dura e teimosos de Roma em manter os padres celibatários. Isso é crime contra a natureza humana. Cadê os direitos humanos?

  • Dean Winchester diz: 8 de julho de 2012

    Caro Volnei…você simplesmente confirmou toda a minha versão dos fatos. Agora, reflita se você gostaria que um estranho, adulto, em um quarto escuro, sem acompanhamento de um psicólogo ou do diretor da instituição “orientasse sexualmente seus filhos”. O meu nome não importa… as denúncias sim!!!!

  • Dean Winchester diz: 9 de julho de 2012

    Volnei Marcos Lopes???? Concórdia???

  • Aldício Wiggers diz: 9 de julho de 2012

    Lírio
    Discordo com seu comentário. Você nunca ouviu falar de homens casados sendo presos por pedofilia. Acontecem quase que todas as semanas, inclusive flagrantes. você fez algum comentário sobre estes casos. Agora quando acontece a prisão de um sacerdote, por suspeita, você já vem condenado a igreja Católica e celibato.

  • João Luiz diz: 9 de julho de 2012

    Conheço Frei Paulo Back a muitos anos, viajamos juntos em missão para a Terra Santa, foi Pároco em minha cidade e sempre muito amado e respeitado por todos. Se sofre desde desvio de conduta, com certeza vai pedir ajuda. Uma coisa é certa, não é o primeiro e não será o último a passar por isso dentro da instituição Igreja Católica, da qual faço parte e não me abala de maneira alguma, a minha fé também permanece inabalável, pois aprendi que o sacerdote é um homem como qualquer um de nós e passível de erro. Há profissionais com problemas de desvio de conduta na medicina, na politica, na justiça enfim em todos os segmentos da nossa sociedade corrompida pelo pecado. Força Frei Paulo estamos com o senhor e com as possíveis vitimas da sua fraqueza humana. Que Deus abençoe ao senhor, e todos os envolvidos. Sabemos que tudo isso será esclarecido.

  • carolina fernandes diz: 9 de julho de 2012

    Todos os superiores deste Frei sabiam o que faz. Era transferido assim que cada caso iam sendo descobertos é só a Policia investigar nos lugares que ele trabalhou. Convivia com as familias dos meninos para poder se aproximar dos mesmos. Em PATO BRANCO onde trabalhou 7 anos procedia da mesma forma. Sempre doce, educado acima de qualquer suspeita, como esses doesntes enganan. Ele já fez até tratamento psicologico pago pela comunidade Franciscana onde era sempre acompanhado pro um frei para não andar só. Todos são culpados, todos os seus superiores. Acobertaram este mau carater sempre Graças a Deus foi dado um basta neste caminho de mentiras e maldades contra inocentes que ele fingia defender.
    Não tenham pena dele Dues emfim cumpriu o seu poder.

  • ANA PAULA diz: 9 de julho de 2012

    Eu já sabia, meu irmão quando era pequeno andava com esse frei e havia relatado que o padre beijava os meninos na cidade de Pato Branco PR – por conta disso e da nossa conversão á igreja evangélica nós cortamos relação e nos afastamos desse vagabundo.
    Isso há mais de 15 anos atras.

  • Ana Paula diz: 9 de julho de 2012

    Eu não sei se esse povo que esta defendendo este pedófilo leu na notícia que ele estava sob investigação sigilosa, ou seja eles não o prenderam pq desconfiam, mas pq é um fato, aconteceu acreditem ou não. E quem permanece defendendo ou é um ex-seminarista que não era um dos escolhidos do padre, ou não tem filho para imaginar a revolta que é vc confiar em alguem e esse alguém tão culto e sensível, roubar a inocência de dezenas de crianças se aproveitando da sua posicão dentro de uma igreja.

  • SanReg-Ituporanga-SC diz: 9 de julho de 2012

    Neste fato não julguemos a Igreja nem as religioes, mas as pessoas que escondem seus crimes sob o manto imaculado da fé é abominavel em maior grau, é facil dominar os sentimentos e a “razão” das pessoas com palavras bonitas que elas queiram ouvir e assim praticarem suas insanidades. A mais de 20 anos sabemos que este ser inominavel assim agia, e sentimos na pele a situação de denuncia-lo e por fim sermos transformados nos “criminosos”, lobos em forma de cordeiros apoiados pela sociedade e pelas autoridades. PARABENS ao delegado Leandro Loreto e ao juiz da comarca de Forquilhinha, Felippi Ambrósio, é preciso muita CORAGEM para levar em frente investigações deste porte, pois sofrem retalhações de todos os lados da sociedade cega, continuem firmes só assim a justiça prevalecerá…

  • Luiz diz: 9 de julho de 2012

    Volnei, se você estudou em Ituporanga e Agudos no período de 1985 a 1991 fomos colegas. Você não se lembra da célebre frase: “Como vai a vocação ?” enquanto o religiosos acariciava os mamilos da molecada ? Esse era o cartão de visita. Outra coisa, formação sexual, noções de higiene e puberdade não tem nada haver com toque em genital. Isso era o que ocorria quando das orientações vocacionais dadas pelo referido religioso segundo muitos colegas. O interessante é que não me lembro de colegas vindos de grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro falarem disso. Mas, colegas vindos de comunidades do interior de Pato Branco, Coronel Vivida, Chopinzinho, Xaxim, Concórdia… Se for mexer nisso haverá muito ressentimento, silêncio,mágoa e vergonha guardados há mais de 30 anos. É só consultar as ex-alunos de ituporanga, Luzerna, Agudos, Bauru…

  • Rogerio Pereira Nunes diz: 9 de julho de 2012

    Vocês estão cegos… não sejam carolas. Aqui na minha cidade ele teve que sair corrido. Esconderam ele na Itália por alguns meses até a poeira baixar. Ele é pedófilo sim, vários amigos meus sofreram abusos nas confissões. E como vocês muitas mães mandaram seus filhos ficarem quietos para não escandalizar. Para não ficar mal com a igreja não se importaram de seus filhos estarem sendo molestados. VERGONHA, MEU BRASIL. Mas como sempre a Igreja Católica acobertando os seus podres, como fizeram desde sempre.

  • Luiz Paulo Juttel diz: 9 de julho de 2012

    Como muitos já disseram, relatos de supostos casos de abusos em Ituporanga realizados pelo Frei investigado renderiam dias de conversa. Confissões durante o período da Páscoa e afins sempre foram uma prova de fogo para a molecada. Fiz apenas uma em que lembro que mantive a porta da sala aberta e empurrei minha cadeira um metro pra trás do acusado. Mesmo assim, ouvi umas perguntas estranhas ligadas à “educação sexual” que só ganharam sentido na minha mente jovem alguns anos mais tarde.
    Quando estava para completar 13 anos fiquei órfão de minha mãe e o Sr. Paulo Back, muito próximo da minha religiosa família, não podia me ver sem me dar um caloroso abraço e insistir para eu visitá-lo na paróquia e “abrir o meu coraçãozinho” com ele. Por via das dúvidas, nunca fui.
    Essas experiências não caracterizam abuso ou pedofilia (nem se equiparam às relatadas por amigos), entretanto, fizeram-me cauteloso ao ver pessoas defendendo o padre com unhas e dentes. Pensava: “E se o seu filho passase pelo o que ouço por aí?”
    Que a justiça humana investigue e julgue, porque a divina não falha (dizem). Da minha parte, sempre recordo de um dia em que, lá pelos meus 15 anos, vi o Frei Paulo de longe entrando na casa onde acontecia uma grande festa da minha família. Meu primo e eu, ambos com a mesma idade, não pestanejamos. Pulamos a janela assim que o vimos só para não esbarrar com o Frei e todo o seu carinho. Até hoje damos risada quando lembramos desse episódio.

  • Julia diz: 9 de julho de 2012

    Celibato é coisa pra Santos, e não para padres!
    Como já disse alguém aí em cima, “acorda Igreja!!!” Fechar os olhos para esta realidade é que ocasiona estas aberrações do comportamento humano. Não sejamos hipócritas de acusá-lo e ainda assim aceitar este sistema da Igreja. Isto já deveria ter mudado há muto tempo.

  • Maria Isabel Schmitt diz: 9 de julho de 2012

    Lendo os comentários aqui postados, é possível perceber a extensão da mágoa e vergonha oculta de muitos durante esses anos todos. Como já disseram alguns, é só ir nas Paróquias onde esse Frei esteve para que se possa investigar.Outros, na tentativa de tornar “menos feio” o ato iminente, escreve que se o Frei Paulo for mesmo culpado, certamente ele pedirá ajuda. Muito oportuno isso pra ele não é? Se fazer de vítima quando finalmente sua máscara é arrancada. Por que não “pediu essa ajuda” antes? Antes de cometer tanta falta de respeito? Sim, ele é um ser humano, mas as crianças molestadas também. O que me deixa indignada é que nos dias atuais, se tenta confundir maldade e safadeza com doença. O doente quase sempre pede ou procura ajuda logo, mas o malfeitor esconde seus desvios de caráter atrás de um sorriso doce, de palavras sempre bonitas.E, como já disseram aqui, utiliza de sua persuasão e posição para estar acima de qualquer suspeita. Que desta vez, os fatos sejam investigados, como já estão sendo e devidamete tratados com a relevância que possuem.

  • Paulo José Sartor diz: 9 de julho de 2012

    Concordo plenamente com você João Luiz, o que acontece é muitos atirando pedra em toda a Igreja Católica, diria muitos invejosos que já foram católicos ou são católicos relaxados. O povo precisa entender que o padre não é Deus, ele é um ser humano como nos o somos, ele tem poderem concedidos pela Igreja e esta a serviço da Igreja. Eu não vou a Igreja por causa do sacerdote. Eu vou a Igreja por causa da minha fé. Daquilo que acredito. Falar mal da Religião ou então da Igreja Católica é um ato de inveja extrema. Não estou defendendo o Frei, o Padre ou quem quer que seja, se errou, vai ter que pagar. Infelizmente.

  • Renata diz: 9 de julho de 2012

    A lista é grande.Inúmeras freiras também se rafastelaram nas moitas da vida. O silêncio é o segredo do pecado, para o pecador ficar solto.

  • Edson M. Lessa diz: 9 de julho de 2012

    As pessoas que estão defendendo esse filho da p…, é porque nunca tiveram que chup… o bilau dele ou que nunca sentiram o ardume do cacete do cara no c… Esse cara, está exatamente pagando a mediocridade dessa “igreja”. A hipocrisia desse “catolicismo romano” que no tempo das “cruzadas”, ceifou tantas vidas inocentes em “nome” do certo, do bom comportamento, etc, etc. Esse “cara”, tem mais é que ir lá, onde os caras presos, “atrasados” duma fóda, arregassem o c… dele, até não querer mais. Filho duma p… E você aí? que tá se doendo de amores por esse filho da p…, queria que um filho teu, ou uma neta sua, tivesse sido molestada por uma filho da p… desses ? Falsos moralistas!!! Essa “igreja”, já deu o que tinha que dar, ou melhor, “comer crianças”. Indefesas, carentes, iludidas por falsos moralistas. Esse “cara” não merece nem o nome ser mencionado. Tomara que os “caras”, lá na cadeia, dêem um fim merecido a esse Filho da P…!!! E tenho dito!!!

  • Anonimo – Ituporanga diz: 9 de julho de 2012

    Lobo na pele de cordeiro. Coitada da criança, que a 30 anos atrás chegasse em casa e dissesse ao pai: “o padre fez exame de fimose em mim quando fui me confessar, o padre quer fazer sexo comigo”. A própria família, se soube, ficou quieta, pq a “sociedade” jamais aceitaria. Como vemos nos comentários, em pleno século 21, liberdade de expressão além do necessário, se o juiz determinou a prisão, é pq ele tem prova! PROVA! ele jamais iria levar a público e a cadeia, um caso delicado deste, se houvesse dúvida. E mesmo assim tem gente criticando as vítimas, chamando-as de mentirosas, dando desculpas pra elas terem tomado essa atitude, nos dias de hoje! Então, quem iria dar a cara a tapa a décadas atraz? Se a reação hoje é defender um calhorda desse, no passado a criança seria decaptada em público.. Acredito em Deus, acredito em Padres (verdadeiraente) honestos, quero acreditar também na justiça. Apesar que pra esse, a cadeia será um parque de diversões…

  • ALINE MENDES DA LUZ diz: 9 de julho de 2012

    SÓ DEUS PODE JULGAR UM FILHO DELE QUEM SOMOS NÓS PARA ATIRAR A PRIMEIRA PEDRA NÃO PODEMOS E NÃO DEVEMOS,FREI PAULO É UM SERVO MUITO AMADO DE DEUS, JAMAIS TERIA CORAGEM DE FASER ISSO CONHECI ELE ATRAVES DE MEU IRMÃO QUE TAMBÉM É UM FREI E UM SERVO DE DEUS,FREI PAULO É UMA PESSOA MUITO ILUMINADA INCAPAS DE TANTA MALDADE QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DE QUEM CALUNIOU ELE,ELE É UMA PESSOA ILUMINADA,NÃO MERECIA ISSO,ESTAREMOS REZANDO POR VC FREI PAULO,TUDO ISSO VAI PASSAR E AS PESSOAS QUE INVENTARAM ISSO VÃO SENTIR VERGONHA DE TER CALUNIADO O SENHOR FORÇA E CORAGEM FREI PAULO………………..

  • marli diz: 9 de julho de 2012

    eu o defendo sim pq sei o qto ele é um bom sacerdote e mais aqui em pato branco nao alembro de ter algo acontecido com ele e olha que moro aqui.e outra meu filho era coroinha e hoje homem feito e nunca ele saiu com esse tipo de coisas ao contrario fez de meu filho um homem de verdade que hjk esta casado e tem uma linda familia.e qto vc ANA NÃO ADIANTOU NADA VC VIRAR EVANGELICA PQ SEU CORAÇAO CONTINUA RUIM VC É DO TIPO DE PESSOA QUE ATIRA A PRIMEIRA PEDRA SEM ANTES SABER A VDD DOS FATOS E ME DESCULPE,M OS EVANGELICOS NAO APROVEITEM ESSES BOATOS PARA JOGAREM TODO VENENO QUE VCS TEM NO CORAÇAO.

  • benjamin diz: 9 de julho de 2012

    Algumas pessoas aqui relataram que hoje são evangélicas, porque o padre era vagabundo e etc…
    Até parece que essas pessoas nunca leem notícias, porque vários pastores evangélicos já foram presos por pedofilia.
    Julgar é fácil, quando não se olha a própria barriga.
    E que atire a primeira pedra quem nunca cometeu algum pecado.

  • Volnei diz: 9 de julho de 2012

    Sr. Dean Winchester, não sou de Concórdia. Sou da Região de Ituporanga. Olha, em nenhum momento eu disse que éramos atendido por Frei Paulo Bach em um quarto escuro. Ele era o Orientador Vocacional de toda a Província. E, naturalmente, ele era responsável para acompanhar os seminaristas na caminhada vocacional. Os quartos dos Frades eram uma espécie de escritório, onde tinha escrivaninha, mesa, cadeiras…E formávamos fila bem na porta do quarto para sermos atendidos. Aquelas cenas do filme “O Nome da Rosa” (vivenciado no século 14)sobre homosexualismo nunca existiam na calada da noite nos Seminários do Século 20, conforme algumas insinuações. Pelo menos não era do meu conhecimento. Eu tinha um coração brando e limpo. Jamais eu aceitaria este tipo de comportamento para cima de mim. E jamais escutei um colega meu reclamar de comportamento inadequado de Frei Paulo. E por favor, leitores, não queram criar um cenário dos mosteiros da Idade Média dentro de nossos Seminários da atualidade. Eu vivi o melhor tempo de minha vida dentro de Seminários. E lá vivi próximo da santidade. O meu inferno foi aqui fora…
    Mas tenho que admitir que é muito triste e graves as denúncias que vêm pesando sobre o Frei Paulo. Que Deus ilumine as cabeças da Justiça, das supostas vítimas e de Frei Paulo Bach…

  • luzia S Montibeller Ituporanga diz: 9 de julho de 2012

    Na medida que julgardes,vos mesmos sereis julgados .
    Antes, espere que a justiça esclareça os fatos, aqui em Ituporanga ,Frei Paulo foi muito amado pela maioria , uma pequena minoria ,talves o odeia ,pelo fato dele ser um sacerdote determinado a acabar com o trafico de drogas e outras coisas que desviam a juventude do caminho do bem .Lamento porém esses ataques contra a Igreja católica, com certeza feita por pessoas que nâo tem Deus NO coraçao, se tivessem, certamente , iriam penssar nos demais sacerdotes ,pessoas íntegras que estão sendo atacados da mesma forma do acusado ,que ainda acredito ser inocente,ele e uma pessoa muito carismatica que facilmente pode ser confundido com assédio.que Deus esclareça os fatos e tenha missericórdia de todos nós.

  • Sérgio diz: 9 de julho de 2012

    A sociedade deveria é botar essa cambada de parasitas sociais para trabalharem(padres,bispos,pastores e outros).O homem nasce livre e aos poucos vai perdendo sua liberdade.Perde sua liberdade ao aliar-se a ideologias religiosas,políticas etc.O homem verdadeiro com grande espiríto não precisa de intermediários para aproximar-se de Deus.Só aqueles que possuem muita crença(fé exibicionista) precisam desses parasitas sociais.Aqueles que têm fé em si mesmo não precisarão desses parasitas, para ter Deus em seus corações.Dentre os três tipos de pobreza, a material,a moral e a espiritual, a que mais têm destruído os homens é a espiritual.Ame sua família,ame as pessoas,ame a vida!Esqueça esses “caras” eles só querem mordomia com o seu dinheiro.São apenas um freio social.Tenham fé em si mesmos e creiam e Deus!!!Essa noite poderei não dormir por qualquer motivo.Exceto por problema espiritual. Liberte-se dos parasitas sociais.

  • Dean Winchester diz: 9 de julho de 2012

    Aline Mendes da Luz, tenho pena de você….coloca o nome do Frei teu irmão, que eu com certeza conheço e conto alguma historinha “safada” dele. Se são amigos compartilham do mesmo gosto.
    Ronaldo….você é um mentiroso…não estudou em Agudos em nos anos 85,86 mencionados.Ronaldo Modestino Schmitt estudou em Agudos em 1984.

  • Dean Winchester diz: 9 de julho de 2012

    Precisamos dos comentários dos ex-seminaristas de Luzerna e Ituporanga. Em Agudos ele não era bem visto pelo Frei Salésio, que já desconfiava de sua “queda por meninos”. Já em Luzerna deitava e rolava…Pô Frei Pedro…se manifeste…poste seu comentário a respeito do episódio….sabia ou não?

  • Anônimo Ituporanga diz: 10 de julho de 2012

    PARABENS ao delegado Leandro Loreto e ao juiz da comarca de Forquilhinha, Felippi Ambrósio! PARA O FREI PAULO BACK , CADEIA É POUCO!!!!!!!

  • Leo Contin da Costa diz: 10 de julho de 2012

    Desde pequeno vivo na Igreja, convivo com Freis – inclusive Frei Paulo Back -, Padres e Freiras e jamais vi ou ouvi qualquer palavra ou olhar que me levasse a duvidar da conduta deles. Isso não me leva a crer que não existam religiosos com desvio de conduta. Sim, há, na mesma proporção que existem médicos, advogados, empresários, jornalistas e até deputados que sofrem este tipo de doença. Por um acaso o motivo de um deputado ou um médico se tornar pedófilo é a castidade? Se a castidade fosse a culpa para as pessoas se tornarem pedófilas, só teríamos religiosos pedófilos. Como vocês explicam os casos diários de pedofilia de pais casados contra filhos, de profissionais de todas as áreas contra crianças? A castidade, definitivamente, não está relacionada com a pedofilia. Tenho muito medo das generalizações. Quem diz que todos os Padres são isso ou que todos os advogados são aquilo, emite opinião sem conhecimento de causa. Que Deus ilumine aqueles que estão investigando o caso e que a justiça seja feita. Paz e bem!

  • MARCELO DAMASCENO diz: 10 de julho de 2012

    11 – Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós. (Mateus, VII: 1-2)
    O DIABO TRABALHA DE VARIAS FORMAS NA VIDA DE CRISTÃOS COMO FREI PAULO BACK , NÃO POSSO ACREDITAR NISSO, POIS ME CRIEI JUNTO DELE E NUNCA ACONTECEU ESSES ABSURDOS, FOI UM PAI QUE EU NÃO TIVE.

  • L.C.S diz: 10 de julho de 2012

    É infelizmente é verdade, fui seminarista em 97/98 em Ituporanga e realmente isso acontecia nas visitas dele ao seminário quando pedia para conversar com os seminaristas individualmente em um dos quartos do seminário. Era horrível ver tudo que ele fazia e vc se sentindo impotente de falar algo, por medo, por vergonha, e principalmente por o que a família iria disser, pois ele era adorado por todos. Inclusive, teve um amigo meu que contou para os pais, e acabou apanhando dos pais ainda, que era um absurdo, que ele estava inventando. Isso deturpa psicologicamente todo uma fase que já é conturbada à adolescência. Tem vários depoimentos aqui de mulheres defendendo ele, é claro que para as mulheres ele sempre foi bom, ele só abusava de meninos mesmo. Minha indignação é principalmente com a Instituição em que ele trabalhava, por saber dos vários casos que ocorriam e a única providência tomada era transferi-lo de local. É lamentável, mas essa é a verdade, como orador ele era ótimo, com certeza ajudou muitas famílias, mas como se diz: a teoria nem sempre é seguida pela prática.

  • simone brito diz: 10 de julho de 2012

    Pra mim é mt dificil acreditar fui coroinha dele a anos em Ituporanga sempre falou bem da vida pra mim nunka me falou algo q me levase a desconfiar dele……

  • L.C.S diz: 10 de julho de 2012

    Como tem gente ignorante a ponto de achar que frei Paulo é inocente, “há mais ele é tão querido”, claro, como ele iria se aproximar das crianças e ter a confiança das famílias se não fosse “bonzinho”> Imagine quantas crianças sofreram nas mãos dele, tiveram a adolescência e até a vida adulta prejudicada pela safadeza desse homem. Quem foi seminarista em Ituporanga no tempo dele sabe muito bem do que estou falando.

  • Maria Isabel Schmitt diz: 10 de julho de 2012

    O que está sendo investigado é o cidadão Paulo Back. E não o Frei, a religião católica ou evangélica. Que não se misture coisas para tentar levantar fumaça sobre o fato em si. Quando acontece algo, é lógico haver defesas e acusações, pois é impossível todos sofrerem ou não as mesmas coisas. O que se deve agora é esperar o resultado da Justiça. E que essa seja muito justa.

  • luiz diz: 10 de julho de 2012

    O bispo da Diocese de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach, divulgou uma nota oficial a respeito da prisão do Frei Paulo Back, pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha, sob a suspeita da prática de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, detenção esta realizada na última sexta-feira. Dom Jacinto diz que “o mais importante diante disto, é que não continuemos a julgar e condenar pessoas ou toda a instituição. Não é a Igreja, nem os Franciscanos, nem a Diocese que assumirão fraquezas humanas. Casos como este são isolados e individuais, cuja pessoa responsável irá responder diante da Justiça”. Na nota, o bispo diz que vai celebrar uma Missa em Forquilhinha, na próxima semana, e pede que a comunidade católica reze muito. O frei está no Presídio Santa Augusta, de Criciúma, e as investigações devem ser concluídas nos próximos dias. Confira a nota de dom Jacinto:

    Irmãos e irmãs em Cristo!

    A Diocese de Criciúma publicou no sábado, 07 de julho, a suspensão do Uso de Ordem emitida pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil ao frei Paulo Back, que exercia a missão de pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha (SC). Acolhendo a suspensão do Uso de Ordem, decretamos também a suspensão das atividades relacionadas a seu ministério. Assim, suspenso de todos os trabalhos, o mesmo está a disposição para que a Justiça verifique as denúncias e possa fazer suas investigações.

    O mais importante diante disto, é que não continuemos a julgar e condenar pessoas ou toda a instituição. Não é a Igreja, nem os Franciscanos, nem a Diocese que assumirão fraquezas humanas. Casos como este são isolados e individuais, cuja pessoa responsável irá responder diante da Justiça.

    A Igreja deve continuar a missão que lhe foi confiada. Os pecados sempre irão existir na vida de todos, aos quais devemos pedir perdão e mudar de vida, porém não temos o direito de julgar e condenar ninguém. Isso deixamos para a Justiça e para Deus. Continuemos a viver nossas vidas, no dia a dia, tendo claro que nunca um pecado ou erro individual irá destruir a Igreja de Cristo. Desde o início dos tempos houve pecados que tentaram manchar ou entristecer a Igreja.

    O que precisamos é de muita oração, continuando a cumprir bem nossa missão. Peço para que todo o povo de Deus reze, para que realmente se chegue à verdade e as devidas providências sejam tomadas.

    Na próxima semana, irei celebrar uma Missa junto ao povo de Forquilhinha, que tanto está sofrendo. Rezem muito! Os freis que lá estão também estão sofrendo com tudo isso. Continuemos unidos e confiantes, para que a situação se resolva o quanto antes. Não desanimem! Diante da verdade, nunca devemos ter medo. Precisamos ser coerentes, mesmo que a verdade traga sofrimento. Os fatos devem ser apurados e a mentira não deve fazer parte de nossa caminhada.

    Ao povo de Forquilhinha, peço que continue com sua fé, participando das atividades pastorais, sem desânimo, mesmo que isso seja um abalo para todos. Permaneçamos unidos na fé que professamos, com todas as atividades pastorais que fazem parte da caminhada da Paróquia. Que a verdade prevaleça sempre, para que sejamos coerentes com o Evangelho, pois Jesus é “o Caminho, a Verdade e a Vida”.

    Criciúma, 09 de julho de 2012.

    Dom Jacinto Inacio Flach

    Bispo da Diocese de Criciúma

  • camila diz: 10 de julho de 2012

    lamentavel ver esses depoimentos ….. como tem maldosa ficam julgando atirado o nome da igreja e do frei ao lixo, sao tao sem nocão que deixam seu comentarios ridiculos no anonimo tipo de pessoa que no minimo nao conseguiu ser beneficiado em nada ou como foi citado ele no minimo tirou varias crianças das drogas e os revoltados agora deixam depoimento no anonimo nem homem é pra asumir o que fala . tem varios seminarista falando que foram bem tratados pelo frei. mas que Deus tenha de mesirircordia desses urubus.
    ate que se prove o contrario vamos orar pelo frei e se ele realmente cometeu esse erro vamos continuar orando pq quem nunca errou que atire a primeira pedra …..
    meu primo foi seminarista e fala que o frei nunca faltou com o respeito.
    e nao cretique a igreja catolica romana pois ja teve tbm pastores condenado por isso uns comprovado a culpa e outros a vdd eram inocentes .
    gente isso é biblico os melhores servidores pos melhores resgatadores de alma serao os mais perseguidos pensem nesse lado tbm .
    frei vamos orar pois o senhor fez muito resgatou muitas vidas aqui em pato branco.

  • KAROLINY diz: 10 de julho de 2012

    CAROS AMIGOS DE ITUPORANGA. TEM MUITOS “PLAYBOYS” DE ITUPORANGA, NA EPOCA, NOS ANOS 90 QUE SOFRERAM COM ESSES ABUSOS SEXUAIS NO SEMINARIO SAO FRANSCISCO DE ASSIS. MUITOS,. PESSOAS DE FAMILIAS TRADICONAIS DE IMBUIA, PETROLANDIA, ITUPORANGA, AURORA, RIO DO SUL… QUE SOFRERAM COM ESSES ATOS E JAMAIS RELATARAM. JUSTIÇA!!!! OS PADRES ERAM CUMPLICES!!!!!!! PACTUAVAM COM ESSA NOJERA!!!!!!!!!! PODRES ESCONDIDOS POR ANOS QUE SERÃO COLOCADOS À TONA.

  • Luciano diz: 10 de julho de 2012

    Ainda bem que o Papa esta cortando a entrada de gays na Igreja. Fiquem calmos, pois nao prevalecerao!

  • Marcelo diz: 10 de julho de 2012

    Vamos aproveita as fogueiras das festas juninas e julinas, por fogo neste cabra da peste….hua, ha,ha,ha

  • ALDO diz: 10 de julho de 2012

    O caso do Frei, nem Frade explica…

  • Dean Winchester diz: 10 de julho de 2012

    Caros leitores…esse frei tá fud…a Igreja que ele defendeu todos estes anos vai abandoná-lo neste momento. O bispo já se manifestou lavando as mãos…Delegado q está investigando o caso, conte desta nota para o frei q ele “abre o bico” e conta + uns podres de outros pedófilos, bêbados, tarados, corruptos…q se encondem na Igreja.
    Ah! os evangélicos que fiquem quietos…os pastores são os maiores lavadores de dinheiro q existem…já, já sobra para vocês também, é só investigar.

  • Dean Winchester diz: 10 de julho de 2012

    Volnei Cavalli turma 1989????

  • Carlos diz: 10 de julho de 2012

    Fico pasmo com comentarios defendendo esse frei safado, esse tal de Volnei duvido que nao sentou no Colo dele, aqui em Ituporanga, todos da minha turma sofreram algum tipo ou tentaiva de abuso, mas como denunciar a 20 anos atras esses abusos, ele se passava de santo diante a sociedade, quando falavamos o que ele fazia eramos crianças más, todos, todos sabem o que acontecia no seminário, conheço vários que foram expulso ou sairam do seminário por nao aceitar sentar no colo do frei, mais nojo dele tenho é dessas pessoas que defendem ele, deixem seus filhos serem abusados seus hipócritas, ninguém aqui esta fazendo falso testemunho, estamos relatando e afirmando, tomara que as investigaçoes se estenda a Ituporanga. Cadeia é pouco pra esse frei do inferno.

  • Jean Carlos diz: 10 de julho de 2012

    Olha… quem está defendendo esse mau feitor é porque não entrou na salinha com ele, não sentou no colo dele, as calças não foram abaixadas por ele, ou a mão dele por dentro da calça, segurando o pênis, suas abilidades para mostrar como era para lavar o pênis pelinha para tras, mais ele não mostrava com o dedo da mao ele pegava no pênis e isso foi com todos meus colegas de Dotrina, como chamavamos, então quero distancia desses tipos de religioso de meu filho…. essas pessoas que acham que ele eram bom parabéns vocês não foram molestados por uma pessoas religiosa que tinhamos confiaça, desculpe mais carrego esse trauma ate hoje….

  • Dean Winchester diz: 10 de julho de 2012

    Pessoal….fiquem alerta…já tem advogado tentando tirar ele da prisão. Este “safado” vai acabar fugindo para a Itália, ele tem amigos influentes no Vaticano.

  • carlos cleber diz: 10 de julho de 2012

    realmente hipocritas é quem esta a julgar eu deixei meu filho no seminario e ele nunca foi abusado como relatam certos mau amados e pq não falar mau intencionados.vcs estao a julgar a igreja catolica , os evangelicos de que macumbaria vcs são?
    deixa a justiça resolver isso e vão orar para os traficantes não levar seus filhos a perdiçao pior!1!o que o brasil o mindo esta precisando é de muita oraçao . certos comentarios da perceber pura vigança talvez como camila falou nao foram benifiado em algo ou alguem no fim de carreira pegou alguem forte para cristo poço falar pq tive filhos no seminario e nunca sofreram abusos e ficaram em agudos so sairam de la pq perceberam que nao tinham vocaçao pra ser frei e nao quiseram explorar a provincia com estudos como muitos fazem, e quando os superiores descobrem acabam expulsando eles do seminario talvez vcs que muitos estao julganmdo com esse odio todo seja um dos exploradores. a quem realmente ve DEUS e nao igreja vamos nos unir em oraçoes e pedir que DEUS tenha misiricordia destas pessoas más com odio enorme no coraçao so com certas palavras que deixaram aqui ja da de ver o carater que tem certos julgadores .
    paz e bem

  • Dean Winchester diz: 10 de julho de 2012

    Pessoal….fiquem alerta…já tem advogado tentando tirar ele da prisão. Este “safado” vai acabar fugindo para a Itália, ele tem amigos influentes no Vaticano. Pelos meus cálculos foram molestados +/- 500 (quinhentos) alunos dos internatos de Luzerna, Ituporanga e Agudos nos anos 80 e 90.

  • antonio diz: 10 de julho de 2012

    gente estao a julgar sem saber a verdadedeixem isso que a justiça resolva assim se conseguirem provas ,pq ate provar ao contrario não acredito que o frei fez isso.
    fui seminarista e itoporanga e nunca vi nada parecido com que comentaram aqui.
    e discriminacão tbm é crime seu luciano. em pleno seculo 21 vcs com esse tipo de preconceito .DEAN catolico apostolico romano praticante eu sou e acredito que a igreja não vai abandonar um servo que fez o bem a muitos leia bem o que o papa escreveu não cabe a nos julgar. e pediu para orarmos para que a verdade seja esclarecida . entao orem e orem tbm para quem esta aproveitando da ocasiao e misturando as coisas. fiquem na paz do senhor

  • Ronaldo Modestino Schmitt diz: 10 de julho de 2012

    Dean Wincheste, por eu não colocar o nome completo eu sou um mentiroso ? estudei em Ituporanga de 79 a 83 e Agudos 84 e 85 posso ter errado um ano nisso mas isso não me faz um mentiroso agora de você nunca ouvi falar, com certeza foi algum frustado neste caminho querendo condenar a tudo e a todos por não ter conseguido seguir um caminho reto. Não posso colocar minha mão no fogo pois não sei o que aconteceu depois disso mas o Frei Paulo sempre era esperado com festa no Seminário era amado por todos, como disse a única coisa que eu sei que ele fazia é falar sobre sexo claramente com os Seminaristas afinal um padre para poder orientar precisa saber dessas coisas, se você acha que falar de sexo com adolecentes é abuso pedofilia então todos devereríamos ser pedófilos. No meu entender isso é tudo uma mal entendido cometido por puritanos que deveriam se enchergar. No seminário fui de novato a dos mais velhos do seminário e sim brincávamos com os novatos dizendo que por exemplo o exame da piscina era pelado, que os freis faziam exame de fimos nos seminaristas novatos, mas isso era brincadeira dos mais velhos para ver o jeito dos mais novos então Dean Wincheste você deve ter caído e levado muito a sério essas brincadeiras, mais em 6 anos de seminário nada disso nunca aconteceu nem comigo nem com centenas de amigos meus. Dean Wincheste acho sinceramente que você deve ser um frustrado.

  • Ronaldo diz: 10 de julho de 2012

    Pessoal de Ituporanga como disse acho que vocês levaram muito a sério as brincadeiras que os veteranos pregavamo nos novatos, não vi ninguém aqui se manifestar que realmente isso tenha ocorrido com ele só o que os outros falavam. O frei Paulo vinha no seminário uma ou duas vezes por ano no máximo quando vinha, só expulsavam seminaristas por roubo ou por má conduta provada e ví vários serem expulsos e sempre sabíamos o porque. Com certeza quem era expuso por roubo invetaria outra história. Cansamos de inventar história, por exemplo do elástico se o seminarista se excitasse ficando pelado na frente do frei, eles perguntando quantas vezes cada seminarista se masturbava por semana, etc. Por favor falem se realmente sofreram alguma coisa não as histórias inventadas por veteranos.

  • Alli. V.-Ituporanga, sc. diz: 11 de julho de 2012

    Pessoal de Ituporanga, vamos logo tomr uma atitude contra esse vellho safado! Não adianta só ficar falando e não depôr contra ele na delegacia, já pensou se ele se livra de mais essa?? Vamos ficar esperando até quando? Mais 15 anos? Acordem fui a únca pessoa até agora que teve coragem de prstar meu depoimento, mais é necessário que mais pessoas façam o mesmo para que possa ser investigado, não adianta nada eu falar que quase todos da minha turma passaram pelas mãos desse frei e não conseguir que mais ninguém fale. E aos que estão defendendo reflitam, porque será que ele era mandado para outra cidade, estado do dia para a noite do nada???? Abafavam o caso quando alguém ameaçava denunciar!!! Defendem porque não foram vocês que passaram por esse constrangimento, abuso, aproveitador de crianças inocentes. Olhem para oque é a Igreja católica de ituporanga hoje, as missas, percebam que não tem jovens, como antigamente. Será que esses mesmos jovens da minha idade (28) que passaram pelo mesmo que eu também não tem algum trauma contido por medo??? Nojo? Repito, Amigos de Ituporanga, vamos na delegacia, ja prescreveu o crime da nossa época, mais será anexado como prova indo direto para forquilhinha. E dá um alívio tremendo saber que estamos ajudando,e já somos bem grandinhos e sabemos que oque ele fazia era errado, e agora essa sociedade Hipócrita daqui está vendo quem ele era, e oque agente dizia quando pequenos era verdade.

    PROCUREM A DELEGACIA E AJUDEM!!!!!! VAMOS NOS FAZER OUVIR!!!!

  • Maria Isabel Schmitt diz: 11 de julho de 2012

    Alguém mais viu na RBS TV nesta noite de terça-feira a informação de que até do exterior chegou nesta tarde denúncia de um jovem brasileiro que mora atualmente na Inglaterra, de que em 2002 quando foi seminarista em Agudos_SP também teria sido vítima de abusos vindos do Frei em questão? O jovem ficou sabendo do caso via internet e resolveu se manifestar. Mais onze já prestaram depoimentos também. Continuo com a opinião de que religião não tem nada com desvios de conduta moral.

  • Tomas de Torquemada diz: 11 de julho de 2012

    Finalmente prenderam esse monstro. Conheci o Frei Paulo em Luzerna em 1988, eu tinha 13 anos e queria estudar o colegial em Agudos. Na epoca ele era o “Procurador Vocacional “ e todos tinhamos que fazer ao menos uma “entrevista” com ele para sermos “aprovados”. Essas entrevistas consistiam em o Frei Paulo tocar e acariciar nossos genitais supostamente para verificar se tinhamos fimose, perguntar se masturbava-mo-nos entre outras indiscricoes. Na epoca achei aquilo bizarro, mas como o comentario geral era de que todos tinham que passar pela “entrevista do Frei Paulo” por um tempo acreditamos que aquilo era aceitavel.
    E importante explicar aos leitores de hoje que a 20 anos atras nao se falava de pedofilia (eu ao menos so fui saber o que isso significava muitos anos mais tarde) e que a maioria de nos era um bando de meninos ingenuos do interior do Sul do Brasil, onde a Igreja Catolica era muito mais influente e respeitada do que e hoje em dia.
    Em 1989, ja em Agudos em uma conversa com um dos frades, questionei sobre os “metodos de entrevista” do Frei Paulo e para minha surpresa o frade comentou que aquilo era visto como um processo de escolha vocacional e que ele mesmo havia passado por aquilo (ou seja, era praticado a muitos anos sobre o manto da OFM e do Provincialado).
    Nos anos em que estive em Agudos ouvi incontaveis depoimentos horriveis de colegas que diziam ter recebido presentes do Frei Paulo em “entrevistas” e imagino que muitos daqueles meninos devam ter desenvolvido problemas psicologicos aos longos dos anos. Quando lembro disso e penso que um dia meus filhos e sobrinhos possam vir a encontrar um outro Paulo Back por ai, desejo que ele e outros monstros do mesmo genero apodrecam na cadeia.
    Pax et Bonum a todos e desculpem-me pela falta de acentos e cedilhas no meu teclado.

  • Tomas de Torquemada diz: 11 de julho de 2012

    Prezado Dean Winchester (acredito que tenhamos sido colegas em Agudos), o Frei Salesio e outros sabiam das predilecoes do Paulo Back por garotos sim. Na minha turma havia um cara que se correspondia intensamente com o Paulo Back e com um outro frade que ficou um tempo em Agudos e foi “convidado a se mudar”; numa conversa com o orientador o frei pergountou a ele o por que de tanta carta praqueles frades e o atentou pro fato de que ambos eram homossexuais. Ademais, conforme comentei em meu outro comentario ouvi do Frei IM que o Paulo Pack tinha os mesmos metodos de entrevista na epoca que ele foi estudar em Guarantigueta.
    Ou seja, em maior ou menos escala todos sabiam e apesar de ser injusto dizer que todos sao farinha do mesmo saco, pergunto a voces: ser conivente com um crime monstruoso como a pedofilia tambem nao te faz responsavel?

  • Tomas de Torquemada diz: 11 de julho de 2012

    Prezado Volnei,
    Nao sei se vc realmente existe mas posso afirmar com toda a certeza que se voce de fato estudou em Ituporanga e Agudos no periodo em que mencionaste sabes que estas acusacoes sao absolutamente verdadeiras.
    Eu lembro que haviam pessoas que voluntariamente faziam fila pra “conversar” com o Paulo Back quando ele ia a Agudos (geralmente eram aqueles que usavam os Taos que ele trazia da Italia) e nao cabe a mim julgar o que e de quem cada um precisa ouvir e fazer pra se ser feliz nessa vida; mas uma coisa eu digo: uma pessoa que toca os genitais de criancas tem mais e que ver o sol nascer quadrado ad eternum.
    Se serve como consolo pros admiradores do Paulo Back ele vai se dar muito bem na prisao, afinal de contas vai ta cheio de homem la pra ele checar a fimose e ver “como e que esta a vocacao”.

  • Carlos diz: 11 de julho de 2012

    Esse Frei deve ter aprendindo na mesma escola do ex. Bispo LUDO do Paraguay, gostou tanto da coisa que se tornam incorrigível.Os dois juntos dariam uma bela canga da perdição.Depois que padres se despiram de suas vestimentas, igrejas parecendo casa de rock ,acabaram o respeito pela palavra de DEUS.

  • Volnei diz: 11 de julho de 2012

    Caro Carlos, é triste pessoas com nível intelectual e cultural tão baixos terem acesso a ferramentas como a Internet, um Meio de Comunicação tão bom, mas, ao mesmo tempo, tão perigoso e bombástico, quando na mão de pessoas que, atrás de máscaras, jogam veneno através de insinuações nojentas, conclusões descabidas… Olha, se tua, ao menos, lesse minhas postagens com inteligência, você não acusaria-me com: “esse tal de Volnei duvido que nao sentou no Colo dele, aqui em Ituporanga”. Eu nunca sentei no colo dele, caro Carlos. Eu ganhei abraços calorosos quando das chegadas dele ao Seminário. Eu recebi carinho de Pai, que hoje como pai, eu jamais confundiria…Agora, com o tom que falaste, parece que achas “bom sentar no colo do Frei”, né Carlos? Lamentável tais ofensas em comentários sobre um assunto tão delicado… Atrás de certos comentários vejo pessoas frustadas querendo jogar pedras sem direção, sentindo-se aliviadas com seus próprios fracassos…

  • carlos do Brasil diz: 11 de julho de 2012

    Me parece que Ituporanga foi um bordel desse frei.Que vergonha uma cidade sendo levada pela impremsa o que ocorriam com esse padre.Sujeira, tem muito padre escondendo se pela palavras de DEUS.Que barbaridade,Quantos homens e mulheres (hoje ), adultos que foram molestado por eles.Mas vai contar isso aos pais.Era relho e vara nas pernas falando disso dos padres.

  • Ro diz: 11 de julho de 2012

    Demorou,lembro muito bem que quando fui catequista em Ituporanga e fui a uma reunião com frei Paulo no antigo jardim que era da igreja vi tamanho absurdo o frei fez as crianças se confessarem no banheiro,fiquei tão indignada pois as crianças saiam de la desesperada pelas atitudes do frei.As meninas me falaram que o frei peguntava se elas ja eram mocinhas e pegava em seus seios para ver se tinham limãozinhos,as meninas com saia correram pra casa pra colocar calça pois ele passava as mãos como agente era burra ou sei la falta de informação como ia denunciar uma pessoa que nem o frei todos o admiravam e isso foi pouco perto de muitos mais relatos que escutei depois de muitos comentários,mas como nesta vida tudo tem que se provar não podia fazer nada ninguem quer se comprometer,é só investigar e pedir que quem se confessou com ele o que ele fazia acho falarão.O frei mexia com os meninos e tambem com as meninas isso posso garantir,apenas não podia dizer nada porque em Ituporanga o frei era um ídulo do povo.Mas que bom a casa caiu.

  • Luiz diz: 11 de julho de 2012

    Não desejava emitir mais nenhum comentário sobre o assunto. Mas, como estou percebendo que algumas pessoas querem distorcer os fatos:
    1. Que houve por parte do religioso ato contra a initimidade das crianças, houve. Com certeza. Quem estudou em Ituporanga e Luzerna, sabe que sim. Isso inclui você Volnei. Se não aconteceu com você, pelo menos sabia da fama.Outra coisa, não vi nenhum depoimento feminino quanto ao ser abusada. Porque, não era o foco dele.
    2. Tem gente querendo generalizar tudo. Não estamos discutindo fé e religião. Estamos discutindo desvio de conduta de um ser humano. O cidadão que errou. Poderia ser um médico, um advogado, um professor… O problema é o mesmo: abuso de crianças.
    3. O Juiz não decretaria a prisão preventiva sem indicios e ou provas. Então, dizer que as crianças são “possíveis vitimas…” ou que foram induzidas a falar contra o religioso. Por favor, depois de tantos depoimentos, é não querer ver a realidade.
    4. Quero registrar aqui que sou ligado a Igreja e aos frades porque fui seminarista. Tem muita gente boa, honesta,trabalhadora e correta dentro da ordem franciscana e da Igreja. O que não podemos é devido a atitude de 1 achar que todos são iguais. E paremos de “beatice” em colocar o nome de Deus em tudo isso. Porque, Ele deve estar tão triste quanto todo nós.

  • ELIANE diz: 11 de julho de 2012

    ONDE TEM FUMAÇA.. TEM FOGO.. ACORDA GALERA
    Adorei ler essa noticia.. soh quem era da epoca pra saber o q passou.. e mtos de nos nem sabia o q era abuso.. lembro como se fosse hj.. as coisas q ele me falou qdo me confessei com ele (para poder fazer a comunhao.. precisava se confessar com ele) .. pecados de criança.. de inocencia.. mais pecador eh ele.. aos q falaram q ele eh vitima.. chama a policia e procure quem passou pelos “carinhos” dele.. vai ter alguma historia pra incluirem no processso.. Fico indignada com quem esta defendendo.. demorou isso acontecer…

  • ELIANE diz: 11 de julho de 2012

    Acho q as pessoas q estão “defendendo”.. estao com medo de ir pro inferno ao julgarem um padre..kkk..

  • Suelen diz: 11 de julho de 2012

    Que horro, passei a 1a comunhão com o Frei Paulo, fiquei chocada!

  • J.L diz: 11 de julho de 2012

    Venho aqui para dizer a estes que defendem o grandioso frei paulo back que eu e meu irmão fomos vitimas deste sem-vergonha hora se tem cabimento um padre ficar baixando as calças da gente e mexer nas nossas partes intimas e ele tinha a cara de pau de dizer (o pai e a mãe agora deixem eu aqui sozinho que eu vou falar com eles) e ai começava a passar a mão, e falava comigo e com meu irmão separadamente cambada de sem-vergonha, se naquele tempo no´s falássemos algo seriamos martirizados, além do mais eramos inocentes e não tínhamos a menor ideia que aquilo ali era errado pois sendo ele muito amigo da nossa família. Nunca havia dito nada a ninguem mas quando soube da noticia a primeira pessoa que eu contei foi para minha mãe e ela ficou chocada, estou a inteira disposição da justiça e se possível peço ao pessoal do jornal que ajudem para que isto chegue até aos responsáveis, e também peço para aos demais que sofreram com isto por favor gente isto não é vergonha digam, contem, não omitam pois a verdade deve de ser dita. E para quem defende este sem-vergonha é por que não é um ser racional e que com certeza tem algo a esconder. ISTO VEM ME ATORMENTANDO HA VÁRIOS ANOS ATÉ QUE ENFIM POSSO DESABAFAR.

  • Fernanda diz: 11 de julho de 2012

    “A todos os que foram vitimas: a promotoria de Forquilhinha na pessoa do promotor:Dr Gabriel Ricardo Zanon Meyer espera o seu contato de maneira segura e assegura tambem o seu anonimato :
    Endereço: Rod. Antônio Valmor Canela,106 – Santa Isabel
    Prédio: Fórum de Forquilhinha
    CEP: 88.850-000
    Cidade: Forquilhinha
    E-mail: ForquilhinhaPJ@mp.sc.gov.br
    entre em contato com ele com o seu relato e ajude a evitar que outros menores sejam vítimas de crimes similares.” Fonte: http://www.portalveneza.com.br

  • JONAS diz: 11 de julho de 2012

    Diz a bíblia, cuidado com falsos profetas. este é um deles e muitos outros escondidos atrás de uma bíblia,mais um dia a casa cai .e pra resolver a católica devia deixar os padres casarem ter uma parceira ,como seria mais fácil contornar a tentação.

  • Fernanda diz: 11 de julho de 2012

    Moro na cidade vizinha, a família dele já contratou advogado, para tirá-lo da cadeia e responder o processo em liberdade. Quem foi vítima, se apresente,a hora é agora, estou pensando no sofrimento de cada um de vocês, pois tenho um filho de 12 anos, convivo com a insegurança da pré-adolescência e imagino o quanto foi cruel conviverem com a perversão desse monstro. DENUNCIEM, CADA UM DE VOCÊS VAI COLOBORAR PARA QUE ELE FIQUE PRESO, E QUESTÕES COMO ESSAS É QUE FAZEM MAIS PESSOAS QUE ESTÃO SENDO VÍTIMAS EM OUTROS CASOS DE PEDOFILIA, TEREM FORÇAS PARA DENUNCIAR TAMBÉM!

  • alcides heerdt diz: 11 de julho de 2012

    Quando José Henrique diz “esse velho fedido” está mostrando um preconceito de impressionar: velhos são fedidos e já basta isso para insultar. ser velho é coisa desprezível então. Se, como disseram de Pato Branco, ele era doente, por que não tratá-lo como tal, nos caso da comprovação dos fatos? E como não ver que isso tem uma razão que é o confinamento pela Igreja católica de crianças de 10/12 anos, tendo seus pais os entregado à vida religiosa no florescer da sexualidade. O que aconteceu com ele aos 11 anos? Não será uma reprodução do que sofreu? No mais, ele é um homem sabidamente bom! Justifica? Não. Mas explica um pouco desse assunto que não foi ainda devidamente estudado.

  • lu lu diz: 11 de julho de 2012

    eu moro em ituporanga e ouvi falar muito dele eu nunca vi nada pois nunca cheguei perto dele achava muito falso e so gostava dos mas ricos pois adorava pedir dinheiro pra ajudar a igreja pra que tanto dinheiro?

  • Dean Winchester diz: 12 de julho de 2012

    Volnei, tenho pena de você. Fica falando bobagem defendendo este safado. Se eu contar tudo que investiguei a respeito….Se você parar de mentir a respeito do assunto e assumir as “canalhices” desse “safado” eu não posto mais nada. Quanto a eu ser frustrado não me acho…inclusive ajudo muitas pessoas e sou feliz. Já você dá pena. Se desculpe pelos seus comentários “burros” a respeito do assunto. Alguém q lembra da fisionomia do Volnei me passe a descrição de como ele era fisicamente. Acho que este também tem “história”…

  • Dean Winchester diz: 12 de julho de 2012

    Li todos os comentários. Pessoas defendendo este “safado” com o argumento de julgamento divino. Vocês acham que Deus vai lançar sua ira sobre os “julgadores”? Se eu estiver mentindo em meu testemunho que lance sobre mim sua ira divina. Prefiro ir para o inferno porque acho que até o demônio tem critérios de não molestar crianças. O Ronaldo quis defender o frei colocando datas para transparecer confiança…o nome para dar credibilidade e em cinco minutos descobri erros nas informações. Se você fosse uma testemunha de defesa esta “desqualificada”. Justiça divina? Se essa acontecer o apocalipse começa agora!

  • vitor diz: 12 de julho de 2012

    Conheci o Frei Paulo há uns dois meses. Sou pastor luterano e sei que acusações deste tipo não se limitam à Igreja Católica. Entrei no seminário aos 15 anos e também passei por exame (todos os colegas, nus, fomos examinados por um médico). O fato do Frei ter “verificado os órgãos genitais” e feito algumas perguntas (que, pelo que li, não tiveram intenção erótica), não vejo como abuso. Estou vendo os dois lados e presumo emoções à flor da pele.

  • Ronaldo Modestino Schmitt diz: 12 de julho de 2012

    Dean Winchester , primeiramente não sou testemunha de defesa nem de acusaçao, errar 1 ano em 6 de coisas que aconteceram a 30 anos não cosidero um erro. 84 para 85, eu não estou usando pseudônimo de séries para me esconder. Só quis mostrar que existiam muita sacanagem de veteranos em cima de novatos em 6 anos de seminário ele nos visita 2 a 3 vezes por ano em retiros e palestras e se dava fila na porta dele para conversar com ele alguma coisa boa devia sair não sei dizer se saim coisas ruim também pois nunca entrei nesta fila, não precisava pois tinha minhas convições na época e não precisava de orientação. Em 6 anos ele nos visitava frequentemente 2 a 3 vezes por ano e participava de retiros e palestras. Inclusive em suas palestras nos dava orientação sexual e falava abertamente sobre sexo até achava que era abertamente demais, por isso acredito que possa ter algum exagero por se tratar de um padre falando abertamente demais e por isso pode ser mal compreendido isso depende da compreensão de cada um do que é certo ou o que é errado. O que posso dizer conforme diz o vitor, fiz alguns exames por exemplo para usar a piscina preciavamos ficar nus para ver se ao tínhamos problemas graves na pele , mas quando isso aconteceu era na frente de um médico acompanhado por um padre.

  • Dean Winchester diz: 12 de julho de 2012

    Vitor, você foi examinado por um médico. Agora responde para o pessoal o que um padre entende de anatomia humana? masturbação? Sexo? erotismo? Emoções a flor da pele… Leia melhor os comentários postados.

  • joão diz: 13 de julho de 2012

    Lamentável!!!! Conheci o tal frei no seminário, na década de 80. Sou de família tradicionalmente religiosa. Tenho parentes no alto clero. Qdo fui seminarista ele tentou me “apalpar” e me convencer a falar sobre sexo, masturbação, relação com mulheres, homens. Desconversei e comentei a respeito de meus parentes religiosos…ele ficou preocupado e mudou completamente. Comecei a perguntar para os demais seminaristas e todos estavam com medo das conversas no quarto com ele. Fui chamado por um de meus parentes religiosos q me aconselhou a abandonar o seminário, não era minha vocação. Comentei com minha mãe os fatos ocorridos e ela ficou com raiva de “mim”. Tinha dezesseis anos, sai de casa e ficamos sem nos falar por anos. Morei com tios, tias, sozinho, cada ano em uma cidade. Até hoje tem parentes q não falam comigo. Estou com 38 anos e agora minha mãe viu no noticiário as notícias sobre o frei e me procurou arrependida vendo que eu tinha falado a verdade. Triste, isto q eu era protegido por ser parente de religiosos. Imagina o pessoal q estava desprotegido. Estes foram molestados e ninguém os protegeu. Tive sorte mas sofri pelos meus amigos. Pessoal denunciem! Postem comentários para não cair no esquecimento.

  • joão diz: 13 de julho de 2012

    Os fatos ocorriam conforme o tal “Dean Winchester” postou. Este codinome vem do seriado Supernatural, bem criativo. Os comentários estão bem verídicos, a pessoa por trás do codinome investiga muito bem. Parabéns e continue a postar seus comentários. Após lê-los resolvi contar minha história.

  • Bruno Dantas Gonçalves diz: 13 de julho de 2012

    Olá Boa Noite a Todos ,estamos solicitando as pessoas que conhecer o trabalho feito pelo frei Paulo Back á mais de 44 anos de sacerdote e acredita nele e no carácter dele entrei em contato com a gente através:

    Mensagem de apoio para ele.

    brunodantas2202@hotmail.com
    bd25_@hotmail.com

    (13)7805-2248 Bruno Dantas

    Obrigado pela atenção.

  • marli diz: 13 de julho de 2012

    concordo com o pastor vitor,com o alcides tbm e porque nao chamar todos que passaram por seminarios e os que foram coroinhas onde ele passou ….. ouvir tbm milhares de pessoas honesta que estiveram no seminario com bom comportamento e so nao seguiram na igraja pq descobriram não ter vocaçao pra ser um religioso [frei] pq de mil se tira uns 5 gato pingado denunciando certamente esses foram os oportunista descoberto pela provincia.e explorar mulheres em delewgacia tbm seria caso de promotoria publica sim pq tenho amiga que no passado foram levada na delegacia na saida de um baile e nada elas tinham feito e os certinhos obrigaram elas fazer sexo e nao sexo normal so depois de abusarem dela falaram agora vc pode ir nem vamos registrar nada resultado uma gravides inesperada e na epoca a moça tinha 16 anos isso nao seria caso de investigaçao tbm…….. e essas mães que estao falando meu filho tem 12 anos estou com medo faça o sequinte eduque seu filho de amor e carinho ao seu filho mas eduque com amor nao com como um julgador como vc esta sendo pq se educar assim vai ser outro mau amado como vc certamente é e deixe que a justiça divina não falha nunca e os mais religiosos serao os mais perseguidos por calunias infames feitas como de muitas aqui.
    e nao falem vc nao teve filho pq tive passou por seminarios e nunca sofreu abusos e hoje é homem feito com familia. e hoje em dia se erguer um dedo a uma criança ja é caso de ir parar na cadeia . e isso faz com que as crianças de hoje ja se criam maldosas e chantagista dependendo da educaçao que se tem na casa.foi o tempo que que crianças nao mentiam com a propia tecnologis eles apredem o lado ruim mto cedo ex se forem verificar orkut a maioria sao crianças de 10 a 15 anos e mentindo ser de 18 a 19 anos. e muitas maes sabem isso e ainda acham lindo seu filhos terem varios amigos vao educar seus filhos para depois fazer alguma cobrança ok.

  • Maria Isabel Schmitt diz: 13 de julho de 2012

    Só espero que a justiça não confunda pedofilia com “carisma” em seu veredito. Ou então que essas expressões deixem de fazer parte do nosso vocabulário.

  • Fabio diz: 13 de julho de 2012

    Sei que meu comentário deixará alguns ofendidinhos, mas, se querem ajudar em algo, podem fazê-lo denunciando (e provando) à Polícia. De nada adianta ficar se lamentando num blog jornalístico. Acho que é crime, da mesma forma que molestar crianças, acusar pessoas e instituições sem provas, se escondendo no anonimato. Coisa tão doentia quanto a suposta atitude de um religioso que teria abusado de menores. Se querem mesmo ajudar, deem a cara a tapa, vão à polícia e provem o que tem que ser provado, se é tão simples como falam. Do contrário, parecem menininhas frescas se lamentando por terem terminado a festa sem namorado.

  • Maria Isabel Schmitt diz: 13 de julho de 2012

    `Pessoal, é impressão minha, ou o comentário postado com o nome de marli, está tentando colocar a culpa de alguma coisa “nos filhos dos outros”? É impressionante como algumas pessoas tem a capacidade ou a cara de pau de tentar distorcer os fatos . Que ninguem mais tenha medo de falar o que souber e o que tiver vivido. Comentários como os de “marli”, somente nos dão a certeza de que a verdade incomoda muita gente. Chega de hipocrisia. É só ler com atenção alguns depoimentos aqui postados, para ver com quem está a verdade. Justiça!!!

  • Bruno Dantas Gonçalves diz: 14 de julho de 2012

    Olá Boa Noite a Todos ,estamos solicitando as pessoas que conhecer o trabalho feito pelo frei Paulo Back á mais de 44 anos de sacerdote e acredita nele e no carácter dele entrei em contato com a gente através:

    Mensagem de apoio para ele.

    brunodantas2202@hotmail.com
    bd25_@hotmail.com

    (13)7805-2248 Bruno Dantas

    Obrigado pela atenção.

  • emanuelle diz: 14 de julho de 2012

    Esse frei molestou meu irmão, durante a confissão em Pato Branco – PR, pediu para que ele mostrasse o pinto, para ver se estava crescendo. É realidade sim, todos esses relatos. Espero que ele pague por todo o mal que causou, por onde passou.

  • Ituporanga diz: 14 de julho de 2012

    Cada vez que leio da mais nojo de quem o defende, só quem passou pela salinha dele sabe, a pessoa nojenta que é, eu não consigo acreditar, que tem gente tão cega a ponto de defender esse doente, para quem defende, sabe qual foi a pergunta dele na época de confissão para a primeira comunhão, ” você bate punhetinha, você tem namoradinha, o tico fica duro quando ta com a menina, não faça nada com a menina sexo é pecado, vem aqui q o frei ensina a bater punhetinha, deixa o frei mostrar como faz pra ver se tem fimose”, e assim várias outras perguntas e insinuações, tanto é que as ‘frases’ desse porco, são famosas na cidade,aqui em Ituporanga todos sabem disso, tenho 29 anos vários amigos que sofreram abusos com ele tocando e apalpando, e uma amiga que ele passou a mão nos seios, por dentro da camiseta. O inquérito foi entregue, se Deus quiser ele será condenado, até morrer na cadeia e ir para o inferno.

  • Dean Winchester diz: 14 de julho de 2012

    Maria Schmitt, tomara q um tarado te pegue e seja “carismático” com você. Desse tipo de “Carisma” o inferno está cheio.

  • M[aro Osny Rosa diz: 15 de julho de 2012

    Mário Osny Rosa diz:

    Delegado que investiga não pode dizer abobrinhas para imprensa. Mas primeiro se arme de provas seguras e verídicas sem usar as frases que usou na imprensa escrita “diversos depoimentos de supostas vítimas e testemunhas dos abusos sexuais atribuídos ao padre”. Tudo parece manipulação de informações inverídicas, sempre vivi em minha vida em Paróquias Franciscanas e o conheci Frei Paulo em Trabalhos Pastorais, tudo o que vem acontecendo, mais parece uma trama vingativa de outros fatos acontecidos, no entanto merece muito cuidado dos meios jurídicos quando forem analisados.
    Lembre-se da passagem bíblica da mulher que seria apedrejada por seus irmãos de religião, quando Jesus veio em defesa daquela mulher e perguntou, para a multidão, quem não tem nenhum pecado atire a primeira pedra Jesus com uma varinha começou a escrever os pecados de todos, ao levantar cabeça viu a mulher sozinha e perguntou, onde estão os que te acusava, ela respondeu foram embora, Jesus então disse “Eu também não te condeno vá e não peques mais”.

  • VL diz: 15 de julho de 2012

    Estudei no seminário são francisco de assis, conheci o Frei Paulo, ele é um pessoa iluminada por Deus, minha formação que tenho em todos os sentidos devo muito a ele,no periodo de quatro anos que estudei lá, nunca demonstrou que tinha esta fraqueza humana, e se caiu na tentação não vamos jugar , tenho certeza que muito dos comentarios horríveis feito aqui são por pessoas mil vezes mais pecadores, que se acham de “bonzinhos” é como diz esta frase sábia, “a boca fala daquilo que coração está cheio ” então cuidado com o comentários, façam primeiro um julgamento do seu ego. força Frei Paulo Estamos com voce , que Deus te abençoe e te proteja. Amém

  • sergio diz: 15 de julho de 2012

    … muitos sabem o mal que ele fez, poucos falaram, e´hora de dizer a verdade dos fatos. Todos que sofreram com este mal e´hora de falar e provar para a sociedade que o cordeiro e´um lobo. Fui vitima, hoje tenho 43 anos.
    E´hora de acordar.

  • Jose Mairo silveira diz: 16 de julho de 2012

    Para os que acham que tudo não passa de mentiras e inverdades, posso dizer que, na época do seminário, principalmente em Ituporanga, o Frei Paulo vinha até o seminário, e ai a noite ficava recebendo os seminaristas em seu quarto para conversar. Como chamaris, dava a eles selos, etc, ( muitos faziam coleção de selos, … Eu nunca fui conversar com o Frei pque meus agimos falavam que ele, do desenrolar da conversa colocava as mãos por dentro da calça deles, abria a calça e ficava mexendo no pênis deles. Como tinha muita vergonha nunca quis ir no quarto dele. Nunca ouvi ninguém dizer que foi abusado sexualmente, mas quem foi siminarista sabe que se alguém foi nunca falaria. Se a polícia invertigar vai achar muita coisa, porém hj muitos homens já feitos com filhos etc, não vão querer se expor, até porque isso já é passado, não vão querer se encomodar, e principalmente vão querer manter isso em segredo. Porém se ninguém fizer nada esse tipo de coisas continuarão acontecendo. O fato do fei Paulo ser carismático, missionário, evangelizador, etc .. a meu ver tudo isso potencializa ainda mais minha indignação.
    Entendo aqueles que não acreditam ( ainda ) mas se as pessoas que foram molestadas se proninciarem vai ser triste. Não sou contra a Igreja, sou católico, vou a missa, e não tenho nada contra o Frei. Porém como pais de família, abomino esse tipo de atitude, principalmente de um padre, ou de qquer pessoa, mas principalmente daquelas pessoas que se dizem a serviço de Deus. è lamentável.

  • Edson Feler diz: 16 de julho de 2012

    Caraca!! em Ituporanga, entre 82 a 85 não lembro direito, fui do clubinho São Francisco de Assis , cheguei a ser principe do clubinho rss, quase entrei no seminario, fique lá uma semana ‘estagiando’ , nunca passei por nenhum assedio nem nunca ouvi falar de nada disso na epoca, o que acho estranho, pois em cidade pequena a fofoca corre rápido. Essas denuncias e os comentários aqui postados pelo pessoal foi para mim uma grande surpresa, espero que seja aplicada a lei, só de uma coisa tenho certeza; inocente ou culpado a JUSTIÇA NUNCA SERÁ FEITA!

  • Ituporanga diz: 16 de julho de 2012

    De tudo o que lí e ouvi há algo que preciso dizer:
    Me limito apenas a dizer que fui orientando deste frei durante muitos e muitos anos de minha vida.Tudo o que posso fazer é agradecer a oportunidade que tive de conhecê-lo, pois de 19981 a 1991 , tempo em que sempre pude contar com o seu apoio o que encontrei foi uma pessoa honesta, serena,solidaria, humana e justa.
    Lembro-me de você com saudades e sei que hoje sou pessoa de bem por que você me encaminhou na vida!Você sabe quem você é!

  • Vargas diz: 16 de julho de 2012

    Vamos acordar provincia franciscana… Mtos freis safados estão escondidos nas paroquias…….aqui Santa Catarina, os moteis estão ficando ricos………

  • Mario Osny Rosa diz: 16 de julho de 2012

    Mário Osny Rosa diz

    Está na hora que alguns advogados entrem na Justiça pedindo a suspensão das matérias deste Blog, pois os comentários estão extrapolando os fatos os relatos em pré-julgar antes de a justiça levar este fato a julgamento, acredito que tudo isto tem outro objetivo, que é de vingança e de atacar quem não tem culpa formalizada juridicamente.
    O que dirão estas pessoas se não houver condenação? Poderá todos sofrer processos, na justiça, por difamação sem provas concretas, pois fatos de mais de 20 anos, não tem como comprovar, por exames médicos os atos aqui por demais badalados sem muito fundamento todas estas pessoas tem que ter certo censo de responsabilidade e não ficar jogando cinza nos olhos dos outros a esmo, simplesmente para aparecer na mídia, pois quem atira pedras para o ar pode-lhe cair cabeça.
    Como para os caluniadores, que a imprensa tem o nome de todos e entregara, como provas das calúnias proferidas neste blog que não são poucas.
    Acalme estes ânimos acirrados e espere desenrolar dos fatos e no final veremos a verdade, que pode ser o que a maioria não goste do final desta triste história.

  • Renato diz: 16 de julho de 2012

    A respeito dos que o defendem, digo aqui agora, que tomei coragem e fiz meu depoimento na Policia contra esse padre que deve ser julgado como homem, aproveitador e pedófilo. Me sinto muito melhor agora. Ja ha mais de 20 anos fui vitima. Espero que tudo seja apurado e que ele pague por tudo…..foi muito, e esta sendo constrangedor ter que ficar se lembrando disso…repito ha mais de vinte anos….
    Peço àqueles que foram vitimas para não ficarem Calados e aos que o defendem, agora posso dizer…QUE PENA!!!!

  • marli diz: 16 de julho de 2012

    Maria Isabel t:não se trata de distorcer os fatos , mas sim de falar o que sei do frei , e vc sabe muito bem que as crianças de hoje nem comparar com a nossa geraçao.
    as crianças de hoje mentem sim , e ficam maior parte de seu tempo na internet aprendendo malicias maldades e outra pela sua babreza a carrapuça caiu bem a vc .
    vai limpar esse odio do coração mulher e vou postar sim qtos depoimento for preciso, não vai ser vc a me proibir democracia é isso mas não use isso para defamar ninguem ok.
    frei força estamos orando para o senhor ,e orando tbm aos caluniadores esses estao precisando mmais pq estão muito pobre de espirito.
    PAZ E BEM

  • Maria Isabel Schmitt diz: 16 de julho de 2012

    Dean, leia meu comentário postado anteriormente, mas leia com atenção e tente perceber qual o sentido que dei a carisma. Se eu tivesse escrito: não confundir carisma com pedofilia sua interpretação estaria correta.Entretanto, escrevi não confundir pedofilia com carisma. Percebes?

  • Helena diz: 17 de julho de 2012

    Engraçado só agora aparece as pessoas que foram molestadas pelo Frei Porque isto agora? porque não denunciaram no tempo do ocorrido? Agora tem mais é que ficar quietos, ou mostra que os guris gostavam. A Igreja Católica não tem culpa se isto mesmo ocorreu, porque Jesus também foi traído por um dos 12…… Não é mesmo Emanuelle.

  • Maria Isabel Schmitt diz: 17 de julho de 2012

    Marli, sou professora e sei que algumas crianças e adolescentes mentem sim. Não te proibi de nada.Aliás, ninguém tem esse direito. Assim como tens o direito de expressar o que pensas, todos tem. Entretanto o que li aqui,são depoimentos de pessoas mais velhas do que crianças e adolescentes.Certamente, naquela época, quando foram crianças teriam sido apedrejadas por “falarem mal do frei”. Se hoje, em pleno século 21, quem expressa o que pensa é dito que tem ódio no coração, imagina décadas atrás.Penso que contra fatos não há argumentos. O inquérito já foi concluído na última sexta-feira, e encaminhado à Justiça. Se você ainda não sabe, “o Frei” poderá pegar até QUINZE anos de prisão. Se não fugir não é?

  • Luis diz: 17 de julho de 2012

    Padres comem criançinhas, pastores extorquem os fiéis… Deus, vem logo nos salvar de teus representantes!

  • marli diz: 17 de julho de 2012

    MARIA ISABEL:SEI SIM QUE O INQUÉRITO FOI CONCLUIDO,POIS ESTOU ACOMPANHANDO DE PERTO O CASO. MAS FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DE HELENA ……
    E MAIS PENSO E TERIA PARA COMIGO QUE A JUSTIÇA DEVERIA OUVIR A TODOS OS QUE DIZEM TER SIDO MOLESTADO E OS QUE DIZEM SER HOJE HOMENS DE BEM GRAÇAS AOS CONSELHOS DELE. MESMO PQ OS QUE FALARAM BEM DO FREI SAO A MAIORIA SERA QUE TODOS ESSES EX SEMINARISTA E EX CAROINHAS QUE FALARAM BEM DO FREI SÃO TODOS MENTIROSOS?E QUANTO ELE FUGIR ISSO PODE CERTEZA QUE NÃO VAI ACONTECER PRIMEIRO ELE NÃO É BANDIDO, SEGUNDO PELO O QUE CONHEÇO DO FREI ELE TEM CARATER….. E NÃO CABE A NÓS DUAS FICAR SE ATACANDO NESSE BLOG NE.QUE A VDD VENHA POR MAIS DOLORIDA QUE SEJA CONCORDA….. FICA COM A PROTEÇAO DIVINA E QUE DEUS DE CHUVAS DE BENÇAS E MUITA LUZ DIVINA PARA VC E OS SEUS.
    ABRAÇOS DE PAZ

  • Maria Isabel Schmitt diz: 18 de julho de 2012

    Parece que o que escrevi incomodou mesmo!

  • marli diz: 18 de julho de 2012

    não vc se enganou a mim nao incomodou , mas penso o que sera de nossas crianças serem educadas por uma profissional como vc. e trabalho tbm muito crianças mas em outra area .

  • VALDA STEINER diz: 18 de julho de 2012

    CONHECO FREI PAULO HA MUITOS ANOS,É PARENTE E AMIGO DA FAMILIA,NAO ACREDITO
    O QUE ESTAO DENUNCIANDO, TUDO É ABSTRATO, QUERO VER PROVAS CONCRETAS.
    SE PADRE PUDESSE FALAR PECADOS LEVADOS AO CONFICIONÁRIO, MUITOS DOS QUE RELATAM TAMBEM SUPOSTOS FATOS, SE DARIAM MUITO MAL.
    QUANTOS CRIMES IDEONDOS ACONTECEM, OS PADRES SABEM, MAS NÃO PODEM FALAR,
    PORQUE, TANTA COVARDIA ESCONDIDA TAMBÉM POR ANOS?PAIS E FILHOS SE FORAM ATINGIDOS EM EPOCA REMOTA E ATUALMENTE, NÃO FORAM CONVERSAR COM FREI PAULO?AGORA ATACAR , APROVEITAR MEIOS DE COMUNICACÃO, PARA DIZER E USAR PALAVRAS DE BAIXO NÍVEL. FREI PAULO ESTÁ NO MOMENTO EM RECLUSÃO NAO PODENDO SE DEFENDER, MAS SABEMOS O QUANTO FEZ POR NOSSA CIDADE, ANIMANDO
    A TODOS NA PRATICA DA FÉ.QUE DEUS ILUMINE A JUSTICA TERRENA AO JULGÁ-LO.
    TEMOS CERTEZA,QUE DIANTE DE DEUS, VAMOS SER JULGADOS PELO AMOR, PELAS OBRAS
    BOAS, E FREI PAULO FEZ TANTA COISA BOA POR ESTE MUNDO AFORA, QUE NAO É POSSÍVEL RELATAR, PORTANTO AS VIRTUDES ESTÃO MUITO ACIMA DOS DEFEITOS,QUE NÃO SÃO GRAVES. É AUTOR DE MUITOS LIVROS RELIGIOSOS.VEM ESPIRITO SANTO VEM ILUMINAR. EM 18-07-2012

  • Dean Winchester diz: 20 de julho de 2012

    Voltei….Li os comentários e virou “barraco entre Marlis, Marias, Helenas, etc…Maria te devo um pedido de desculpas…mas não se preocupe este frei, em questão, não gostava de mulher…só de garotos.
    Quem está esperando provas vou contar mais umas “historinhas” de alguns sacerdotes.
    Tem frei, com mais de 35 anos de sacerdócio, q tem caso com freiras…se masturba conversando com elas no msn….
    Tem padre q foi transferido, imediatamente pelo pároco, após engravidar uma moça e convencer seu noivo a assumir o filho….
    Detalhe, esses “safadinhos” continuam pregando o celibato.
    Estou condenando??? Atirando pedra???? Eu sou pecador, pra caralho, mas não fico pregando falso testemunho por aí…
    A HISTÓRIA DO FREI É TUDO VERDADE! VAI SER CONDENADO PELA JUSTIÇA DOS HOMENS E A DIVINA…O INFERNO VAI SER POUCO PARA ESTE CASO.

  • Dean Winchester diz: 20 de julho de 2012

    Valda Steiner,,,o padre não precisa contar meus pecados, eu mesmo conto a você.
    - Gosto de sites de pornografia, inclusive acesso e gosto!
    - Desejo a mulher do próximo
    Como você viu sou pecador!!! Se o padre quiser contar minha confissão não faz mal.
    Agora pedofilia, molestar, apalpar crianças simples e desprotegidas…é foda! Covardia….covardia é o teu comentário contra quem sofreu esse tipo de abuso. Saia da sacristia e olhe o mundo lá fora..O INFERNO TÁ NA TERRA..É O APOCALIPSE!!!!

  • carolina fernandes diz: 20 de julho de 2012

    Podemos ainda confiar na Justiça dos homens. O Ministerio Público aceitou a denuncia de estrupo de vulneravel e daqui a 60 dias saberemos porque este Santo Frei tao carismático com os meninos, tao doce e bondoso esta preso. Será que todos mentem e conseguiram enganar a Justiça? Será que inventaram tantas provas? Itoporanga, Pato Branco, Agudos e todos os lugares que ele ia levar a Palavra de Deus e a todos que foram molestados por ele e eram chamados de mentirosos e caluniadores agora terão pelo menos um pouco de paz e as humilhações que sofreram e os traumas que adquiriram o tempo, a vida e Deus que tudo sabe e vê lhes dará perseverança na Fé e em mesmos para viverem honradamente o que infelizmente O Sr. Paulo Back que não merece o nome de FREI irá ter atrás das grades. Onde merecem ficar todos que não respeitam o próximo e a Deus. Carolina Fernandes

  • Mário Osny Rosa diz: 20 de julho de 2012

    O DC hoje veio com uma noticia interessante na página número 27, do dia 20/07/2012 afastado Delegado de Forquilhinha, o mesmo que abriu o processo contra frei Paulo, e ninguém sabe certo porque foi seu afastamento, seria mesmo desvio de verbas, ou esta noticia é forjada escondendo outros desvios do mesmo.
    Ninguém tem algo a dizer ou ficaram bem caladinhos!
    Tem muita água para rolar nesta estória!

  • Maria Isabel Schmitt diz: 21 de julho de 2012

    Carolina, senti o mesmo alívio que você ao saber que certamente a justiça dos homens vai ser feita e que as vítimas aqui chamadas de mentirosas agora sejam respeitadas. Volto a dizer que nunca tive problemas com esse frei, entretanto, em minha infância em Ituporanga, já me mantinha a distância por achar incômoda a doçura dele. Ah! Dean, pedido de desculpas aceito.

  • Rodrigo diz: 21 de julho de 2012

    É profundamente lamentável a vitimização das crianças alvos de pedófilos, além da própria condição daqueles que são acometidos de tal obsessão para abrandar suas angústias e afecções.
    De minha parte, estive no seminário de Agudos por um ano e meio e nunca vi, nem ouvi falar de qualquer tipo de ato de pedofilia naquele ambiente. Isso não quer dizer que eu queira desmentir aqueles que dizem o contrário. Apenas relato a minha experiência como seminarista.
    Por outro lado, sou extremamente grato por tudo o que aprendi e vivi no seminário. Hoje tenho uma família feliz e bem sucedida, meus filhos já são formados e cursam Pós-graduação, seguindo o meu modelo.
    No que se refere ao assunto em pauta, penso que não é preciso ser grande entendedor de Psiquiatria e Psicologia para saber que vítimas de hoje podem se tornar pedófilos no futuro, assim como pedófilos de hoje, muito provavelmente, foram vitimizados por pedófilos em sua infância ou tiveram a sensação de sê-lo.
    Não me sinto com direito de julgar ninguém. Apenas lamento, pois doenças precisam ser tratadas com procedimentos técnicos e não com simples castigos de seus sintomas.
    Mais que isso, é também prudente lembrar que, por trás do furor e ódio de algumas pessoas, podem estar escondidos desejos pedófilos, ainda não assumidos até o momento. Essas tendências latentes, manifestadas na forma de sua condenação, podem ter a utilidade de alertar a si próprio sobre suas predisposições. Afinal, como afirma Nietzsche, o mal é sempre o que é “do outro”. Daí a dificuldade de localizar em nós próprios aquilo que está explicitado fora de si.
    De qualquer modo, declaro minha solidariedade, meu respeito e minha compaixão a quem é vítima de qualquer ato de sedução, força ou de poder, sejam eles de que tipo for. Penso que pessoas vulneráveis e frágeis devem ser alvo de ajuda e não de objeto, seja ele de prazer ou de catarses.

  • Dean Winchester diz: 21 de julho de 2012

    Mário Osny Rosa, vá defender causas dignas e pare de defender estes “safados” disfarçados de pregadores. Este camarada cultuava molestar com seres puros. Este ritual era cometido na idade média e acreditava-se que tal ritual “sugava a essência e a força jovem” das vítimas. Este frei safado andava fazendo rituais pagãos dentro da Igreja Católica.
    Mário, estude um pouco depois poste comentários mais inteligentes. Vai ter condenação na terra, no céu, no inferno….Papo de advogado de porta de cadeia!!!

  • Mário Osny Rosa diz: 23 de julho de 2012

    Mário Osny Rosa diz

    Homem que se esconde atrás de um Nick, mostre a sua cara eu nunca defendi ninguém em porta de cadeia como afirma, diga de onde estás para que eu possa tomar as devidas providencias, é fácil acusar, mas é muito difícil provar, cuidado com tuas palavras, nunca assisti os tais rituais no meu tempo de vida, esta é uma mentira deslavada sem sentido!

  • Miriam Oliveira diz: 23 de julho de 2012

    Diante de tantas expressões contra o frade e tantas outras a favor, gostaria de expor alguns pontos que acredito ser essenciais para a reflexão de todos nós:
    A PEDOFILIA não é um crime, mas um transtorno, uma parafilia; é uma excitação sexual, um desejo intenso por crianças e pré-púberes. Isso nada a tem a ver com celibato. Um homem casado pode, perfeitamente, apresentar essa parafilia. O crime está no ABUSO SEXUAL ou no atentado violento ao pudor.
    O que as pessoas precisam saber é que os que cometem esses crimes não o fazem repentinamente. Tais pessoas estudam, cuidadosamente, quais vítimas se encaixam em seu perfil de preferência e, lentamente, vão chegando, ganhando a confiança da vítima e de seus pais. Por isso, sempre teremos pessoas que não acreditam que o pedófilo cometa o abuso, pois ele sempre vai passar a ideia de alguém “bom, atencioso, simpático, preocupado com as crianças e adolescentes etc…” Faz parte de sua estratégia de ataque. O fato de não molestar todos, por exemplo, em um grupo de dez crianças, é por que escolhe. No caso de sacerdotes, a preferência é por meninos (sexo masculino). Isso não é achismo; são dados de estudos científicos, de pesquisadores que se dedicam ao estudo do perfil de abusadores sexuais.
    assim, temos que estar muito atentos sobre a pessoa que conhecemos e discernir como esses abusadores agem, para separar as águas e não cometer mais injustiças com relação às vítimas, que têm sua inocência arrancada de forma cruel e, ainda, por cima, desacreditadas. Pesquiso o assunto há anos e gostaria de divulgar meu e-mail para que as vítimas de abuso desse ou outro sacerdote mandassem seus relatos de forma sigilosa, como muitos o fizeram aqui. O meu interesse é pelas informações, é conhecer mais como são feitas as abordagens por esse tipo de abusador, para fins de pesquisa. Obrigada. Por favor, colocar no campo assunto do e-mail: RELATO
    miriam_fatima@terra.com.br

  • Dean Winchester diz: 24 de julho de 2012

    Rodrigo, não entendi teu blá,blá,blá…Aliás você está mentindo em seu comentário…ou seu nome é outro ou você nunca estudou em Agudos. Filhos fazendo pós-graduação??? só se são superdotados fazendo pós-graduação com 12 anos de idade…Registro de Rodrigo em Agudos somente em 1999,2000. Quer contar algo útil use fatos, não psicologia de porta de banheiro. Seja criativo e use um codinome, Nietzsche pode ser….Cada um que me aparece….Psicologia reflexiva, projetada…tenha dó!!!!

  • Mário Osny Rosa diz: 24 de julho de 2012

    Homem que se esconde atrás de um Nick, mostre a sua cara eu nunca defendi ninguém em porta de cadeia como afirma, diga de onde estás para que eu possa tomar as devidas providencias, é fácil acusar, mas é muito difícil provar, cuidado com tuas palavras, nunca assisti os tais rituais no meu tempo de vida, esta é uma mentira deslavada sem sentido!

  • marli diz: 25 de julho de 2012

    olha como o certinho trabalha….. vão apoiando o delegado vão kkkk
    Delegado e uma funcionária da delegacia foram afastados

    Forquilhinha, no sul do estado, volta a ser manchete na área policial. O delegado da cidade, Carlos Emílio, que havia se licenciado por três meses, não conseguiu ficar no cargo nem por 10 dias. O Ministério Público de Santa Catarina apresentou denúncia por irregularidades com dinheiro público, o delegado e uma funcionária da delegacia foram afastados.

    A pedido do Ministério Público de Santa Catarina, a justiça determinou o afastamento de dois funcionários da delegacia de Forquilhinha. O afastamento dos cargos foi determinado para permitir uma investigação transparente. O delegado de polícia e a funcionária da delegacia são acusados de empregar verbas públicas de multas de trânsito em compra de materiais de limpeza em quantidade incompatível com as necessidades da repartição.

    A verificação do Ministério Público aconteceu antes do retorno do delegado, que estava licenciado. O caso continua sendo investigado e no prazo de 30 dias deve apresentar novidades. Em nota, o delegado Carlos Emílio afirmou que aplicava o dinheiro nas necessidades da delegacia.
    esse é o correto que cuida bem ?pq não se ve comentarios sobre isso tbm?

  • Carol diz: 25 de julho de 2012

    Inicialmente, acho que a maioria, antes de fazer qualquer comentário por aqui, deveria procurar um professor de português. Que tanto erro! Que tanta gente ignorante. Logo, se vê, que muita gente não tem opinião formada sobre o assunto e, apenas, reproduzem o que escutaram na mídia ou de um vizinho, amigo, colega de trabalho etc. Às vezes, até distorcem as histórias! Tiraram a cabeça do frei antes mesmo dele ser julgado. Por favor né? Mas não poderia ser diferente, ano de política… enfim.. Cuidado com seus julgamentos e opiniões. Eles podem voltar contra vocês!!!!

  • Azazel diz: 31 de julho de 2012

    Impressão minha, ou as últimas declaracões estão atingido o Dean Winchester em cheio ? Deve ter algo a esconder tb….

  • Pessoas Influêntes nem sempre… diz: 2 de agosto de 2012

    Rodrigo=Alcides H.=Amigo Paulo
    “O frei Paulo Back completa três semanas detido no Presídio Santa Augusta, em Criciúma, nesta sexta-feira, dia 27, sob suspeita da prática de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Ele ocupa a biblioteca na unidade prisional e não tem contato com os demais homens e mulheres presos. Nesta quinta-feira, o juiz negou o pedido do Habeas Corpus do frei feito pelo advogado de defesa, que vai solicitar, agora, a prisão domiciliar do religioso.”

  • sergio diz: 15 de agosto de 2012

    … conheço o paulo back, muito bem. e sei o que ele fez no meu tempo de criança. se ele foi preso somente agora, quantas outras crianças ele “acariciou”? todos os meninos da minha idade de forquilhinha sabem doque falo. posso reunir tantos que podem falar a mesma coisa, o que todos os meninos da epoca da forquilhinha nao podiam era comentar em casa o que acontyecia na escola, na igreja, no encontrto dos corroinhas… quem defende o paulo back nao sentou no colo dele. ou sentou e gostou!

  • Dean Winchester diz: 20 de agosto de 2012

    Mário O. Rosa….fazendo ameaças…seja homem e defenda causas nobres. Vá lá visitar o “cara” em questão, olhe nos olhos dele e pergunte se tudo o que estão acusando ele não é verdade? Se ele se diz temente a Deus vai te falar a verdade…Se eu for lá ele, com certeza, vai ficar sem jeito…Gostei do Nick mas faltou o name… e não é apelido, e sim codinome.

  • Dean Winchester diz: 20 de agosto de 2012

    Marli…. a questão é pedofilia….PEDOFILIA. Não desvie dos fatos…desmerecendo os investigadores, eles até pegaram leve com o pedófilo!!!!
    E eu não estou acusando…estou afirmando.

  • M[ario Osny Rosa diz: 21 de agosto de 2012

    Mario diz:

    Dean Winchester não fiz nenhuma ameaça e se a fiz foi em minha defesa frente a sua acusação, seja racional e não emocional, pois quem afirma deve responder por seus atos e você agora foge de tabelinha homem não se comporta dessa maneira!
    Quero ver o desfecho final do episódio até lá tem muita água para rolar o rio da vida.

  • Rubens Steiner diz: 4 de setembro de 2012

    Nunca vi tanta gente querendo ver o ”circo” pegar fogo…
    Mesmo que Frei Paulo venha a ser condenado, jamais acreditarei que exista a mínima possibilidade que concientemente tenha feito mal a uma criança….
    Quem de qualquer um de voces falastrões, nunca foi ”apedrejado” injustamente?
    O Brasil é o pais que mais fabrica ”Leis” e que também mais comete falhas de julgamento…
    O processo de inquérito na grande maioria é falho e tendencioso. No caso desta investigação, vendo pela imprensa o ”Delegado” que conduziu o inquérito não poderia estar a investigar, pois também estava a macular a Fé pública… e por ai vai… Ah,Rubens Steiner é o meu nome…para que não me conhece, sou nascido em Forquilhinha, eu sei muito bem como costumam ser tratados, ”adversários” em tempos de campanha eleitoral…
    ( Que Deus ilumine, para que a JUSTEZA aconteça entre as partes)

  • Marcos diz: 5 de setembro de 2012

    Sr. Rubens Steiner, ou você é muito ingênuo ou muito ignorante em pensar uma coisa dessas. Será que os vários depoimentos comprovados, e os vários que aqui relataram, não é suficiente. Os casos não aconteceram somente em Forquilhinha para se tratar de perseguição política. eu sou de Ituporanga e fui uma vítima daquele monstro, e muitos amigos meus também foram em meu tempo de seminário, e não estou nem um pouco preocupado em qual é o partido político dele, ou o seu. O que mais me deixa indignado é que muitos frades sabiam que isso acontecia e não faziam nada. Nunca foi esse o modelo de Igreja que Jesus deixou, bom se Ele voltasse para acabar com tudo isso, só sei que dinheiro meu igreja nenhuma comes se quiserem vão trabalhar como eu faço.

  • Luiz diz: 6 de setembro de 2012

    Senhores que defendem Frei Paulo, com todo respeito, não queiram modificar ou desqualificar processos, depoimentos e principalmente pessoas. Se ele (frei) fez consciente ou não mal as crianças, não vem ao caso. O problema que ele fez. E penso que só possa ser doença.Mas, nem por isso isenta-se ele da culpa, principalmente porque foi alertado e teve possibilidade de começar um tratmento e não o fez. Não sejam tão ingenuos!

  • Mário Osny Rosa diz: 6 de setembro de 2012

    Autor Mário
    Depois um calar a boca sobre o assunto, que era irreverente na defesa se suas idéias, agora surgiram outros, com se fossem doutos no assunto.
    Alguns destes dois já viram o processo, ou apenas debatem o que a imprensa publicou. Cuidado em levantar suas teses, cada caso é um caso no campo jurídico.
    Quando o processo chegar a julgamento saberemos da realidade e suas veracidades, Deus queira que não seja um frutos de tanta religiões, que hoje florescem sem muitos perfumes.
    Por favor autor em nosso idioma não se escreve Author!

  • Mário Osny Rosa diz: 6 de setembro de 2012

    Autor Mário
    Depois um calar a boca sobre o assunto, que era irreverente na defesa se suas idéias, agora surgiram outros, com se foss de um doutos no assunto.
    Alguns destes dois já viram o processo, ou apenas debatem o que a imprensa publicou. Cuidado em levantar suas teses, cada caso é um caso no campo jurídico.
    Quando o processo chegar a julgamento saberemos da realidade e suas veracidades, Deus queira que não seja um frutos de tanta religiões, que hoje florescem sem muitos perfumes.
    Por favor autor em nosso idioma não se escreve Author!

  • Rubens Steiner diz: 7 de setembro de 2012

    Senhores!!!..
    Não sou ingênuo, ignorante e nem burro,tambem não fui contratado para defender ninguém
    Apenas não acho graça nenhuma em saber que ”Néro tenha atiado fôgo em Roma”
    Jesus Cristo ou (cristhos, o ungido) foi dependurado e também seus seguidores, inicialmente, ( estoria ou lenda) não porque Ele seria bom ou ruim, apenasporque estaria ” encomodado’ muita gente’…
    Pilatos sabedor disso, Lavou as suas mãos, mas politicamente correto teria escrito um “lembrete” e mandar afixar na Cruz com os dizeres, INRI, ”Jesus Nazareno o Rei dos Judeus, mas por um detalhe a palavra judeu não começa com ( ”I” ) e nem tão poucoa a o nome Jesus. Assim a sigla seria JNRJ… Pilatos teria escrito INRI ” ÍGNES NATURA RENOVATUR ÍNTEGRA ” traduzindo, PELO FÔGO A NATUREZA RENOVADA INTEGRALMENTE, ( uma alusão a purificação de ouro,que se faz com fogo,quando a escória fica de fora e o miolo em ouro puro) Assim queria afirmar Pilatos, de sua morte não tenho como salva-lo, mas não permitirei que condenem o Seu Nome… Dois mil anos já se passaram e mais de 2 BILHÕES reiteram todos os dias, o que Pilatos já sabia…
    Hitler, aquele maníaco matou mais de 6 milhões de judeus e achava que era pouco!!!
    Com certeza os que morreram não eram culpados de nada, Mas Morreram…
    Também vejo falar em ”velho fedorento”, desde quando Velho fede??? No entanto se alguns de Vcs. tiver como pai, um gamba, com certza o seu pai fede muito…
    É da anatomia Humana, ”quando apontares o seu dedo à alguém, o seu indicador estará lá, o seu polegar, perdido ao céu e o restante de seu dedos se voltaram à TI…

  • Mário Osny Rosa diz: 9 de setembro de 2012

    Mário – diz, venho esclarecer a origem e fonética da palavras, foram citadas!

    Amigo Rubens Steiner, você é de origem alemã o “I” em aramaico se lê como “J” , isto acontece com o “J” em alemão se lê como “I”.

  • ASSIS GALVAO diz: 11 de setembro de 2012

    Fui seminarista em Agudos em 1985 e inicio de 1986. Das vezes que Frei Paulo falava de sexualidade, higiene eram em palestras e para toda a turma. Até fiquei surpreso a forma com que ele e outros frades falavam abertamente sobre todos os temas. Nunca ouvi falar sobre o assunto da acusaçao. Fiquei surpreso porque um ex seminarista de minha turma me avisou hoje.

  • Mário Osny Rosa diz: 12 de setembro de 2012

    Mário – diz,
    Parabéns Assis Galvão pela sua mensagem sobre Frei Paulo, quantos seminaristas poderia vir ao site dar seu depoimento detestando este episódio e que estas manifestações servissem como argumento de defesa de seus advogados.

  • Alvaro diz: 13 de setembro de 2012

    Perseguição política foi a única desculpa que a defesa encontrou. Não adianta ser primo de Dom Paulo Evaristo, Dom Leonardo Steiner e Zilda Arns (pessoas irreprováveis). Isso não apaga o fato de que ele gostava de pegar no bilal da garotada. Entendo aquele rapaz que o chamou de velho fedido. O trauma de ter as partes íntimas tocadas, sentar naquele colo e receber um abraço que esconde intenções excusas, retornam à memória como algo fétido. Frei Paulo Back é mais que pedófilo, ele efetivamente abusou de crianças e adolencentes. Tudo o que construiu foi baseado na mentira. Jogou no lixo o trabalho e o amor dos que confiaram nele. Quanto aos que o defendem, “o pior cego é o que não quer ver.”

  • Poliana Rurrika. diz: 13 de setembro de 2012

    O que mais me chama a atenção são algumas pessoas da sociedade os biatos é claro, que tentam defender e inocentar o padre dos abusos cometidos. Ou é muita inocência ou as pessoas que os defendem estejam com escama nos olhos. Pessoal, desde que o mundo é mundo que existe isso, infelizmente gente como o frei Paulo Back estão aos milhares espalhados pelos mundo, seja escondido atrás dos muros religiosos nas pessoas dos padres ou em outro cidadão que ocupa outra função dentro da sociedade, é muito triste tudo isso, mais esse mal existe. Quando entramos em uma penitenciaria ao olhar para a cara dos presidiários não vemos nenhum mal nelas, pois rosto não diz nada, muitos que ali estão possuem suas características físicas bem afeiçoadas. O assassino, o estuprador, o traficante…são pessoas que quando estão dentro da socidade comum, em principio não representa nenhuma ameaça pela sua pessoa ou característica,ou seja, não é porque é padre que não vem cometer crime dessa natureza, caiam na real vocês que estão a inocenta-lo. Em termos de justiça fico totalmente feliz, pois tenho certeza que o Delegado e sua equipe de policia investigaram minuciosamente esse caso para chegar a essa conclusão. Esse caso é muito delicado, pois envolve criança, adolescente, a família e a sociedade como um todo, enfim, é muito difícil alguém se expor para algo nesse patamar, ainda mais num município de interior que ainda prevalece muitas tradições e que infelizmente a sociedade vê a igreja como que ali nada acontece de errado. Conselho para as pessoas, não confie totalmente no ser humano, pois eles são capazes de coisas que até Deus duvida, vão por mim. Parabéns ao Juiz, Delegado e todos que participaram desse caso e levaram até a conclusão. Nosso país ainda tem solução.

  • mary diz: 13 de setembro de 2012

    E isso ai Alvaro ,falou pouco mas disse tudo,s primeiras paginas destes coments , me detive a ler tudo que se postou aqui e de fato cada dia perco a crença no ser humano !Apesar de todas as evidencias existem aqueles que apoiam atos desta natureza ,tentando desmerecer a gravidade dos fatos chegando ao absurdo de colocar politica no meio de um tema de natureza tão diversa !Que infeliz uma sociedade onde nem um tema assim mereçe consenço ! Tudo em nome da religião que ao inves de unir afasta .

  • Angelina diz: 29 de setembro de 2012

    Os pedófilos que não aceitam se tratar da doença/dependência, precisam ser denunciados e postos atrás das grades, pois causam muitos problemas psicológicos às vítimas. Quem os defende também deveria merecer cadeia. Espero que a justiça não se deixe corromper e comprar jamais e nem se deixe imprecionar pelos padres ” queridinhos, soridentes, acolhedores, etc.” Todos contra a pedofilia iremos vencer esta PRAGA.

  • Mário Osny Rosa diz: 1 de outubro de 2012

    Quem pode afirmar se alguém foi colocado numa penitenciária se ser condenado por um tribunal do ou por um julgamento singular e cada um destes momentos o acusado tem direito a ter um advogado que o defenda.
    Nunca ouvi falar que advogado vai pagar por algum crime por defender seu cliente, esse pessoal sem cultura não pode estar falando o que pensa sem ter plena certeza.

  • Rubens Steiner diz: 1 de outubro de 2012

    Ola Amigo Osny!!!
    Acho que posso lhe chamar assim, pois só gasto meu o tempo com gente inteligente e responsável tipo Você.
    Gostaria de lhe agradecer a colaboração quanto a diferença entre ”I ou J” que no entanto mim não fez diferença, eu pretendia apenas mostrar que INRI ou JNRJ podem ser ou não serem a mesma coisa. Pois quanto mais se aprendemos mais dúvidas encontramos…. As duas correntes existem, ficando a dúvida do ”(nada é o que parece ser”)
    Assim continuo preocupado com o verdadeiro ”estrupo” dos direitos de um Homem que presumo ser inocente.
    Acho Cruel o que Frei Paulo está a passar…
    Mas, digamos que ele seja este sêr abominável ( que eu tenho certeza que não o é) quem também deveria ser processado criminalmente, são estas pessoas que por covardia, teriam sido coniventes em deixar este ”montro” solto por mais de quatro décadas….
    É muito fácil falar MERDA escodido atrás de codinomes…
    Em 1976 levei uma bolada de bola d e futebol ( desculpem-me o vocabulário) no saco, era final de tarde, a escola era administrada por IRMÃOS MARISTAS, não havia posto médico fui atendido pelo Irmão Marista V.O. fez masagem passou um gel anestésico e por alguns dia fez aplicação de luz infra vermelho,(aquela lâmpada vermelha que hoje muita gente não conhece mais)eram os recursos que haviam disponíveis.
    Irmão V.O. ao masagear meu testículo esquerdo, o que recebeu a ”bordunada” alertou-me de que eu deveria procurar um médico, médico especialista, pois havia a suspeita de eu tivesse varicocele e que se não tratada poderia levar-me `a esterilidade. Procurei um especialista, acho que chama-se Dr. Silvio Burigo, diagnosticou a tal da ”varicocele” achando por bem fazer uma cirugia corregir.
    Hoje tenho 55 anos de idade e um filho com dois anos de idade…
    Pelo andar da carroagem deve haver gente achando, que, deva eu também denunciar o Irmão V.O. por ter me dado socorro médico e o alerta quanto a varicocele, apenas porque me apalpou…
    Ah o irmão V.O. já é falecido, (QUE DEUS O TENHA EM BOM LUGAR )mas talvez pudessemos culpar algum parente, o que voces acham?

    Os fatos aqui narrados são verídicos, assim como o meu nome é Rubens Steiner, apenas não posso citar o nome completo do envolvido por não estar mais entre nós para autorizar, mas tenho certeza que se estivesse, acharia a causa justa!

  • Dr.João Fagundes diz: 6 de outubro de 2012

    A você que tem o nome de Ex Palhoça ou palhaço, que entrou no site:protestantes.renascebrasil.com.br, e falou um amontoado de besteira sobre a Igreja Católica aproveitando desta denúncia contra o Frei, por sinal muito querido pelas pessoas que enviou seus comentários, apesar deu ser de outro Estado, acho que o ser humano está recheado de maldades, uma vez que, o fato é grave e as dezenas centenas de Padres que leva a vida sacerdotal com respeito, com dignidade, feliz por ter escolhido a vocação sacerdotal, ficam muito triste com a noticia desta envergadura quando acontece, mas, o povo que tem Deus de verdade, nunca julga uma pessoa seja ela quem for, antes de apurar os fatos, e como tem calúniador, como tem pessoas frias de coração que atribui atos ilícitos contra pessoas inocentes, por isso que voces devem tomarem cuidados para não pecar por falso testemunho; Você ex- é no mínimo analfabeto e diabólico, a “IGREJA CATÓLICA’, n proibe casamento, O CELIBATO é uma opção do jovem que tem vocação para a vida sacerdotal, qdo entra p/ o seminário sabe que n poderá casar, não poderá errar, a igreja n pode mudar seu conceito por causa de fatos como esse, um fato nada tem haver com outro, mas, tem tantos pastores que são casados e que já transaram com 12, 15 irmãnzinhas da fé,outros tomaram a mulher do irmão, e a agora? Resolvem ser casados para evitar noticia como esta? Você citou I Timóteo Cap. 4 V.1a 5 sobre casamento afirma: que nos últimos tempos alguns da Fé, dando ouvido a espiríto enganadores e as doutrinas de demônios, Timóteo não está falando para os CATÓLICOS, e sim, para você, nos dias de hoje pessoas fracas na fé que tem pouco conhecimento da Bíblia da OUVIDO A ESPIRITO ENGANADORES que tem doutrinas de Demônios como é o su caso em particular; A nossa IGREJA CATÓLICA foi fundada há mais de 3.000 anos, e a sua nasceu nos últimos tempos a pouco tempo para enganar quem tem pouco conhecimento da Palavra de Deus e pregar a doutrina do demônio, quem prega essa doutrina diabólica que voce afirmou n é IGREJA CATÓLICA ouviu protestante, quem será que prega essa doutrina?

  • Mário Osny Rosa diz: 7 de outubro de 2012

    Mário Osny Rosa diz:

    Rubens Steiner

    Em resposta ao seu comentário gostei e agradeço suas palavras, gostaria de falar com você por e-mail ou por telefone, para que pudesse orientá-lo para me conhecer melhor e ver meu trabalho na internet meu nome é Mário Osny Rosa acredito que moras em Forquilhinha perto de Criciúma nesta localidade tenho um amigo meu que é aposentado ele trabalhou como professor de educação física.
    Seu primeiro é Sebastião ele pode informar meu telefone e você telefona a noite que estarei sempre em casa, assim que sabe podemos traçar mais informações via e-mail gostei do seu relato e ainda digo que foste salvo pela pessoa que te atendeu poderias ter problemas mais sérios se não fosse atendido por um médico especialista.
    P.S.
    Use a parte grifada do meu Nome e faça uma pesquisa…, você sabe o local!

    Mário Osny Rosa

  • Rubens Steiner diz: 7 de outubro de 2012

    Parabens , Dr. João Fagundes, é muito fácil julgar, mais fácil ainda condenar, no entanto quase impossível fazer justiça, uma vez que a honra humana tenha sido dilacerada…

  • Rubens Steiner diz: 8 de outubro de 2012

    Boa tarde Mario Osni Rosa…

    Meu email é rubenssteiner@gmail.com , como tenho afirmado não tenho medo de expor meu nome, a única coisa que eu temo medo nesta vida é de, ser tratado com injustiça… Não pelo que possam fazer comigo, mas sim com o que eu faria com quem me envolvesse em uma trama sórdidas como ésta… Eu pessoalmente temo pela integridade física de Frei Paulo Back, pois quem começou esta sujeira não vai parar, principalmente na hipótese da inocência ser declarada …
    Com certeza tentarão fazer ” justiça ” com as próprias mãos, é sempre bom ficar alerta…
    Desde 1982 não moro mais em forquilhinha, embora volte de visita com frequência.
    Adotei Juiz de Fora MG para morare desde de 1986 e tenho feito desta cidade a minha casa…

  • carolina fernandes diz: 9 de outubro de 2012

    Será que a Justiça deixaria uma pessoa, um religioso, preso tanto tempo sem provas concretas? Porque tantas pessoas feridas e magoadas com esta pessoa gratuitamente? Eu tenho certeza que ele tinha(tem) esse desvio de carater. Tentou tratamento psicologico, varias transferencias foram feitas mais isso só aumentou a certeza que nunca receberia nehuma correção por culpa disto. Os freis que trabalhavam c/ ele nas Paróquias sabiam de tudo e faziam que nada viam. Eu mesma vi procedimentos que achava demais mais sempre acreditava que era excesso de maldade minha mais hoje infelizmente sei que não era. Fui omissa por necessidade e covardia e me envergonho disto. Na epoca só Derus sabe por que calei. Hoje sou Cristâ e não Católica pelos assédios que sofri dentro da Minha Igreja e vi dentro dos Confessionários. Usavam e usam de sua capacidade para se aproximarem de pessoas fragilizadas por suas dores e tristezas para se aproveitarem hoje não tenho mais vergonha apenas uma tristeza imensa de sido usada e humilhada dentro da Minha Igreja por estes maus e sujos religiosos que não merecem o nome que usam.
    Deus um dia Deus irá mostrar sua ira. E todos nós veremos acreditaremos ou não….

    Carolina fernandes

  • Rubens Steiner diz: 9 de outubro de 2012

    Carolina Fernandes,
    Eu não duvido que existam religiosos que confundam suas atribuições e deveres, é bíblico, ”em todo rebanho haverá uma ovelha negra” Assim como existe gente que peca por não querer ver, mais nefastas são as que exergam demais…
    Quanto a covardia, é um pecado difícil de ser perdoado…
    Se já fostes pertencente a estrutura católica deverias saber que a Igreja Católica é uma organização muito antiga que funciona como um ”quartel” onde os Oficiais vivem em cosntante regime de rodízio por questão de estratégia, na igreja deva se fazer o bem não impotando a quem e no exécito estar sempre pronto para servir a Pátria, não podendo sofrer influêcia de terceiros…
    O que também deverias saber é que estar ”preso” neste caso não significa uma tortura física. É dever do estado zelar pela segurança e integridade física de quem esta sendo investigado.
    Mas finalmente, a mim parece que estás a contrariar a regra ” um raio não cai duas vezes no mesmo lugar” pois pelo que relatas já fostes importunada mais que uma vez, mas continuas a soltar ”bolas de de sabão”…

  • marli diz: 10 de outubro de 2012

    carolina e pelo visto nada mudou em vc trocando de relegião vc é o tipo de pessoa que vai por placas de igreja e mais ira esta tendo vc ao jogar seu veneno aqui se vc realmente tem jesus no coração nao faria esse comentario condenando sem ao menos saber a vdd e lembre-se ate jesus cristo foi crucificado inocente …….deixa que a justiça resolva isso e vai fazer um ensino biblico pra encontrar jesus de verdade.
    não culpe os freis e a igreja catolica pelas suas fraquezas pq se fosse para ficar atirando nome de igrejas ao lixo teria tbm muitas igrejas evangelicas irem pelo mesmo motivo e outros motivos tbm mas como eu vou as missas pelo criador e não por placas não fou fraquejar emcomentarios maldosos iguais aos seus . e vou orar sim pelo frei e muito mais por pra vc pq deu de sentir que vc esta fraca de espirito PAZ E BEM.

  • Luis diz: 11 de outubro de 2012

    Prezado Sr.(a) Mario Steiner e Marli,
    E a quem mais puder interessar,

    Conheço bem a estrutura religiosa e o religioso que esta no centro deste debate.
    Não desejava emitir mais opnião sobre este assunto que é tão doloroso a todos.
    Mas, referente aos comentários do Sr. Mario e da Srta. Marli, perdoem-me a franqueza.
    Vocês devem ser de outro mundo ou planeta. por várias vezes tentam mudar o foco e a situação de culpa. Por favor, olhem esse fato com olhos não da fé. Mas, com o olhar da razão. E esperem porque a justiça será feita. Agora, não tentem inverter as situações. Me desulpem pela franqueza.

  • Rubens Steiner diz: 11 de outubro de 2012

    Por ora sem ” puchar orelha” de ninguém, apenas para não ficar sem falar nada, gostaria lembrar que mais de 2 bilhões de pessoas neste mundo são católicas e provavemente cada uma destas deve ter confessado-se pelo menos uma vez em sua vida, abrindo seu coração a um padre, esperando alivio no peso do pecado cometido e obviamente o perdão divino.
    Mas parece que que se um Padre ou Pastor e também não interressa qual o segmento relgioso, entrar em estado de ”pecado”, deva simlismente ser linchado.
    Quero assim lembrar que ”espelho” é muito barato. Aqui em Minas, existe dito popular, ” todo homem safado, será fatalmete um pai ciumento”…
    Seria muito bom não esquecer que quem depena galinha contra o vento acaba por engolir as penas…

  • marli diz: 12 de outubro de 2012

    olha Luiz sei bem o que está em debate,e quem ta tentando inverter são vcs com esses comentarios maldosos . e eu sou do planeta terra mas convivo com pessoas da PAZ deste planeta que esta ficando escuro por pessoas que adoram injustiçar as pessoas , pessoas fracas de espirito que ficam de alerta para qualquer noticias ficarem jogando seu veneno que os correi por dentro . vc deve ser bem rdevoltado de berço. aproveite o dia de hoje e deixe a criança que tem dentro de vc ser feliz , fica com DEUS e faça tbm um ensino biblico paz e bem

  • Mário Osny Rosa diz: 12 de outubro de 2012

    Meditação

    MOR

    Entre amar e pecar
    Nem quero esse consentimento.
    Quero amar sem pecar
    Nem mesmo em pensamento.

    O choro de uma calúnia
    Vai sempre ferir a alma.
    Por uma vida infortuna
    Nunca mais vai ter calma.

    Ninguém deve embarcar
    No barco da desarmonia.
    Ele logo pode afundar
    Quem em socorro viria.

    Deus sempre perdoou
    Na nossa iniquidade.
    Outro rumo já tomou
    Que grande fragilidade.

    São José/SC, 12 de outubro de 2.012.
    mosnyoiram@gmail.com

  • Rubens Steiner diz: 12 de outubro de 2012

    Parabéns Marli,

    Bela passagen bílblica aquela, ”Sede como as crianças ou não alcançareis reino dos céus”…
    A parte cômica desta estória toda é que têm gente achando que estamos a defender Frei Paulo, inocente não precisa ser defendido, mas precisa ser potegido, é o que o providencialmente o magistrado fez ao decretar que fosse recolhido e protegido enquanto as investigações estivessem em curso, para os fatos possam ser apurados com tranquilidade e lucidez …. Mas para quem quer por todos os meios”ver sangue” pensa ele já esteja cumprindo pena.
    Ledo engano!

  • Pollianna Rurrika diz: 15 de outubro de 2012

    Os seres humanos têm uma tendência natural de colocar suas esperanças em outro ser humano.
    “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” (Jeremias 17:5)
    “ Bendito o homem que confia no senhor, e cuja confiança é o SENHOR” (Jeremias 17:7)
    Esse fato que por hora esta em debate acredito que é totalmente construtivo. Ainda bem que hoje podemos expressar nossas idéias e porque não dizer sentimento. O regime democrático é exatamente isso. Agora vamos voltar no tempo e imaginar o fato ocorrido como o Padre e os Coroinhas há cinqüenta anos atrás. Com certeza a punição para como o transgressor da lei (padre) seria do tipo vista grossa.
    Todos já sabem que não existe padre inocente nessa história, existem crianças que foram abusadas e isso é quem tem que ser levado em conta, os verdadeiros inocentes serão aqueles que guardarão cicatrizes profundas para o resto de suas vidas.
    Tem um provérbio que diz: – Onde há fumaça há fogo. As pessoas podem ter a absoluta certeza que nenhum magistrado mandará para a cadeia um ser caso o mesmo seja inocente, agora do contraio, o final de todos aqueles que transgridem as leis, a cadeia será sua moradia eterna, e que, diga-se de passagem para aquelas pessoas que não sabem viver em sociedade como; criminosos, seqüestradores, assassinos, estupradores, pedófilos… a cadeia para esses tipos de seres ainda é muito pouco.

  • eduardo diz: 17 de outubro de 2012

    E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e que fosse lançado no mar. Marcos 9:42

    A pedofilia é a doença do seculo 21, ela não respeita estatus, padre pastor, médico, enfim ela é como um viruz, que se manisfesta naqueles que de alguma forma foram tbém abusados na infancia! O catoliscismo sempre deturpou a palavra de Deus, sempre colocou seus ‘dogmas’ acima da palavra de Deus, com relação ao celibato o biblia diz que Jesus curou a sogra de Pedro, enfim, o resultado esta ai, são inumeras denuncias pelo mundo afora! A sociedade não está preparada para tratar dessa doença, doença perigosa, pois suga a alma a inocencia, passei por momentos horriveis, minha confissão foi na verdade a ‘indução para um conto erótico’ lembro-me que na época falei que vi uma revista aonde tinha ‘mulheres nuas’ pronto, durante todo o tempo aquilo era o ponto que o então “padre” usava para me “aconselhar” hoje com 34 anos lembro-me da sua mão subindo pela minha coxa e acariciando meu orgão genital, ele ainda me perguntava se eu estava gostando, lembro de pensar antes de responder, se dissesse que sim, eu seria um pecador…se não tinha medo de que ele não gostasse, sempre fiquei quieto e na medida do possivel, tentava sair daquela situação! Tentei sair daquele local mais era o sonho da minha mãe que eu jamais pensava em magoá-la! Por várias noites acordava com a presença de padres próximo a nossas camas, aos que defendem essa corja, não sabe o que falam, não vivenciaram momentos de horror, tenho com toda certeza amgos que passaram por isso, e que hoje, tem assim como eu a mais triste memória, tenho nojo desses velhos de batina, pois sei que é só aparencia, no fundo todos, TODOS, escondem a mais triste podridão humana. Detalhe: não era todos que eram ‘escolhidos’, mais sempre num grupo de 10 meninos, sempre um ou dois eram os preferidos, tive noites que passei até altas horas acordado, com medo de ser tocado, vi colegas de cama, serem sugados por horas, por esses que lobos que se escondem atras de uma batina!
    A esses o conselho é amarrar uma pedra ao pescoço e se lançar ao mar, o que Jesus quis dizer com isso, é que se matem, pois pra voçes não há cura, não há perdão…só a solidão e o fogo eterno, que é o mata “esse viruz”…

  • ivani diz: 19 de outubro de 2012

    Mães, pais….não deixem seus filhos menores sozinhos com um padre, pois padre é homem como qualquer outro e a oportunidade faz o bandido.
    Sinceramente tenho pena das crianças filhas de pessoas tão inocentes e incapazes de enxergar um palmo após o nariz.
    Povo acordem, os padres são pessoas comuns, movidos por desejo e não são santos coisa alguma.
    Crenças e religião é sinal de fraqueza humana, e olha que a igreja católica também tem sua parte de culpa quando tenta castrar psicológicamente os padres.

    Religião deixa as pessoas alienadas e incapazes de acreditar em si própria.

  • dean winchester diz: 20 de outubro de 2012

    Voltei!!!!! O assunto ainda vai longe! Li os comentário desde q me ausentei…quanta ignorância. Esse Mário Osny Rosa só posta asneira, muito idiota. O “tal” Rubens Steiner concorda com as asneiras do Mário e ainda posta asneiras complementares… Pessoas facilmente manipuladas, verdadeiros idiotas.

  • dean winchester diz: 21 de outubro de 2012

    O comentário do Eduardo é forte…Cara, seja forte e supere o ocorrido pois aquele colega da cama ao lado, sugado durante horas, está TRAUMATIZADO até hoje. Provavelmente não acredita nem em Deus mais… e esse Rubens Steiner postando besteiras

  • dean winchester diz: 21 de outubro de 2012

    Frei Pedro Silva
    Frei Salésio
    Frei Léo Schimidt
    Frei Antônio Otávio
    Postem seus comentários a respeito do ocorrido com Frei Paulo Back…falem a verdade para as ovelhas do rebanho….

  • Mário Osny Rosa diz: 22 de outubro de 2012

    Viver no meio de gente com mente sadia, que tenha boa filosofia neste mundo moderno é morrer chegar perto do inferno, sem saber o que fazer ali naquele lugar vendo estes maus críticos do mal entrar no caldeirão do diabo, logo com seu tridente ser ali manuseado, como um ser inexistente!
    Ou querem irem para o Céu criticar o Onipotente?
    Lembre que nascemos para morrer, já pensaram na eternidade?

  • Rubens Steiner diz: 22 de outubro de 2012

    Olá,
    dean winchester,
    Você voltou??? Que pena…..
    O Sr. sra. ou… para gaqnhares alguma credibilidade, deverias inicialmente deixar de apresentar-se com nome falso!!!
    Faça como Mario Osni eu e alguns mais, seja uma criatura(creatura) que mostra ter coragem, IDENTIFIQUE-SE, ( em direito isto têm qualificação), o seu IP, este, é muito fácil de identificar) tudo que sabemos é que adoras colocar ”farofa no ventilador”, portanto não adianta fazer provocações, não irei perder meu tempo com personagem fantasmagórico e sem utilidade…

  • marcos diz: 23 de outubro de 2012

    jamais falaram qualquer verdade, desde do ‘culto a imagens’ até outros dogmas a igreja católica nunca admite seus erros, e ainda pra piorar tem aqueles que que se emocionam ao bom discurso, a uma aparencia piedosa, até Pedro na biblia foi repreendido pelo proprio Jesus, dizendo: pra tras de mim satánas, ora se até um discipulo é passivel de erro quanto mais esses de hoje em dia, em minha cidade o padre vai na balada, (sempre no meio da gurizada) curte um narguile, aqui em Itaperuçu PR, teve um menino de 11 anos que acusou o padre de assédio e de abuso, sabe o que fizeram? mandaram o infame lá pro norte do Brasil, aonde acredito que esteja fazendo a mesma ‘brincadeira’ por lá.

  • Luander diz: 23 de outubro de 2012

    para esse “Mário Osny Rosa” qual seria o ‘poema’ pra ua criança abusada sexualmente, por aquele que ela acredita ser o “deus” mais próximo? que tipo de “versinho” vc faria pra alguém que viu seu colega sendo forçado a ter relação sexual com um padre?…meu Deus como tem pessoas ‘sem noção’! acredito eu que algumas pessoas que ja postaram aqui se chegassem a presenciar um ato errado de seus lideres, acho eu que a ‘cegueira’ é tanta que até iriam acoberta-los, mesmo que fossem com seus filhos! isso dá um ‘versinho’…

  • Mário Osny Rosa diz: 23 de outubro de 2012

    O tratamento é de um analfabeto, você por acaso sabem quem eu sou, mesmo que fosse um João qualquer, mereceria um tratamento adequado, eu e meus filhos todos foram batizado e educado religiosamente pelos Padres Franciscanos, quem me batizou em 1934 foi um Padre Franciscano Alemã dos primeiros que chegaram em Salto Grande Distrito de Bom retiro hoje município de Ituporanga. por tudo que imagino você é um agnóstico que não acredita nem na tua pessoa, mal formado e informado em tudo.
    Deem a cara para bater digam onde moram deem seus endereços, quero ter a honram de ir a sua cidade para abrir um processo contra cada um destes indivíduos, que fica atrás de um toco preto de coivara a falar certas tolices, morro na capital do Estado tenho meu endereço em lista telefônica.
    Outra coisa nada tem de falar em meus filhos foram educados e nada destes fatos, e vocês não sabem se tenho filhos e se tenho fatos desse tipo não aconteceram com eles.
    Padre

    Cegos são estes faladores que fica em cima de um fato, muitas vezes já prescritos no direito brasileiro pelo decorrer dos anos.
    Não me tirem do sério vou ver este processo em loco, para acabar com essa brincadeira de tentar por o ovo de pé sem quebrar.
    E nem o autor desde blog pode apagar o mesmo com intuito de beneficiar qualquer que os autores.
    No momento que cada um que for homem ou mulher de verdade mostrar a cara eu vou à cidade de cada um, para defender minha honra a qualquer custo e cobrar estes danos morais, que tenho arquivado em meu computador esta prova ninguém pode negar perante a Justiça.
    Aguardo uma retratação de cada um bem com a coragem de dizer que são estes famosos críticos o mais breve possível!

  • Rubens Steiner diz: 24 de outubro de 2012

    Caro Mário Osny.
    Parabéns, têm gente achando que estão a lidar com bôbos. Não é nada difícil faze-los provar do próprio veneno….
    Será realtivamente engrossar esta fileira, existe muita gente sofrendo com estas grosserias.
    Eu jamais dei a entender que comcordo com a prática de pedofilia por parte de quem quer que seja, apenas não acredito que Frei Paulo Back tenha cometidos qualquer ato desta ordem, contra estes que lhe acusam.
    Existe uma tal de ” Pollianna Rurrika” que também já fez por merecer… Com sua publicação que ficou a disposição no dia 12 do corrente mes, tomei o cuidado de fazer uma cópia e com razão pois parece já que foi tirada do ar…

  • Marcos diz: 25 de outubro de 2012

    engrassado, estão tirando o foco da situação PEDOFILIA querem processar alguem? processem o clero da igreja que encobertar essas atrocidades, não se preocupem comquem está postando aqui, isso é desviar o foco, e levar a discussão para outra esfera, simplesmente estão achando meios (inexistentes) para dizer que o referido ‘frei’ é inocente, que cá entre nós, com tantas ‘dicas’ fica ainda mais quente as dúvidas, mais é assim mesmo, por mais crápula que alguem possa ser, sempre terá aqueles que acreditam que tudo não passa de ‘intigra da oposição’, vamos voltar ao foco da discussão, que é a PEDOFILIA

  • liane silva diz: 25 de outubro de 2012

    isso pra min nao foi nem uma surpresa , sendo que sempre foi assim , a surpresa e ter esperado tanto para alguen denucia , na minha epoca de catequese em ituporanga hoje ja tenho 32 anos , os meninos do bairro pobre no loteamento perimbo ja reclamavam dele alem dele ser pedofilo ainda e bicha ps so pegava menino , deus tarda mas nao falha !!!

  • liane silva diz: 25 de outubro de 2012

    SENHOR RUBENS LENDO SEUS COMENTARIOS OU SUA POESIA , SINCERAMENTE CALUNIA NEM TANTO POS ISSO NA COMUNIDADE MAS POBRE NAO E SURPRESA NENHUMA VOÇE FAZ POESIA PORQUE NAO FOI COM UMA CRIANÇA SUA POR QUE SE FOSSE VOÇE NAO FARIA POESIA VOÇE DARIA VARIOS GRITOS DE DOR NAO DEFENDA QUEN TU NAO CONHECE ESSE FREI NAO MERECE SUA DEFESA

  • marli diz: 25 de outubro de 2012

    ola Liane nós nao estamos defendendo a pedofilia, estamos defendendo a pessoa frei paulo pq assim como vc tem varios que estão se aproveitando da situaçao para condenar uma pessoa sem ao menos saber a vdd , vc ja parou pra pensar que ele foi recolhido pra ser protegido ate a vdd aparecer? pq pessoas sem cultura alguma como vi em certos comentarios aqui pode sim fazer sangue em inocente e eu defendo sim o frei ate que se prove o contrario e nao venha me falando que não o conheço pois conheço muito bem o frei e sei que ele ajudou a muitos assim como sei que ele tirou muitos do seminario pq la entraram so pra tirar aproveito de estudos e pode sim muitos destes comentarios maldosos ser por esse motivo. estao talvez se vingando e aproveitando da situaçao pq na epoca nao conseguiram ser beneficiado , assim como conheço muitos meninos que entraram no seminario e qdo descobriram que nao tinham vocaçao para ser religioso sairam do seminario e nunca deixaram de frequentar a igreja e sempre conversarsavam com o frei e hj sao homens feitos e agradecem o frei e ainda falam se eu sou homem pai de familia hj devo isso ao frei.a justiça esta vendo isso nao fique jogando seu veneno que vc pode ainda tomar do seu propio veneno ok assim como Rubens eu tbm salvei o comentario de Pollianna Rurrika que foi tirado do ar . pensem bem ao falar pra depóis isso nao ser usado contra vcs msm. eu nao escondo nome msm pq sei que tudo oq esta sendo postado aqui A PF ta a par e registra o numero do IP ok.
    e como ja foi comentado aqui todo o ser humano tem direito de defesa e ter um adv ou ate mais se preciso for eu no que puder ajudar e defender o frei assim o farei pois o conheço e sei que é de carater bom , se que vc entende oq é carater. assim como trabalhei mto crianças e sei que as crianças de hj mentem sim , mas nao culpo as crianças de hj pois se eles ja crescem mentindo é pq ja crescem vendo mentiras dentro de casa , não sei se vc tem ou não filhos mas se tiver te falo que tipo de filho vc esta a criar julgando defamando alguem sem ao menos saber a vdd. seja um espelho limpo ao seus filhos não espelho embaçado . abraços PAZ E BEM

  • Mário Osny Rosa diz: 25 de outubro de 2012

    A cada momento surge mais gente sem capacidade de analisar e nem sabem o que estão lendo.
    Verdadeiros semi-analfabetos, se dizem que nossa educação é boa, só por aqui que se pode aquilatar a qualidade da mesma, estes debatedores que aqui surgem serão os homens de amanhã a dirigir nossos municípios, nosso estado, estamos caindo no fosso da ignorância fatal.
    Vocês estão demonstrado pouca cultura, pouco conhecimento e melhor estudar mais e depois tentar discutir assuntos importantes de nossa sociedade.
    Nem tenho vontade de responder todas estás respostas com todas esta calúnias!

  • Rubens Steiner diz: 25 de outubro de 2012

    Boa noite a todos.
    Como já declarei anteriomente não ei de me render a provocações.
    Assim Sr, Marcos Sra. Liane Silva de minha parte vocês permanecerão a dar socos ao vento…
    Pessoas tão côncias que aqui aparecem, deveriam certamente ter feito parte do rol das testimunhas de acusação!!!…
    Frei Paulo não é, nunca foi e nem nunca será Pedófilo.
    Não estou a bancar o ”advogado do diabo” pelo simples fato que esteja ele muito inclinado a ser um Santo.
    Eu o conheço a mais de cinquenta anos, vejam eu o conheço, não precisando ser informado de qual seria o Caráter e Personalidade deste cidadão.
    Os fatos estão sendo esclarecidos.
    Como já escrevi anteriormente, ”quem depena galinha contra o vento, acabará por engolir as penas ”

    Pedofilia é assunto sério, ainda muito mais sério, é ser acusado injustamente…
    Reflitam sobre isto.

    Rubens Steiner

  • liane silva diz: 26 de outubro de 2012

    ola seu Mário não sou analfabeta e tanto entendo do assunto sou uma pessoa muito bem informada conheço muito bem o frei e falo o que eu sei e via quando criança vivemos num pais democrático , e o que seria deste pais se não fosse nossas crianças debato defendo qualquer tipo de abuso sexual contra elas , e não me interessa se ele é padre frei ou bispo pode ser ate o papa se fez que a justiça seja feita certo , pense bem antes de chamar alguém de burra ou analfabeta pós voçê não sabe de quem está falando muito obrigada pela sua atenção

  • liane silva diz: 26 de outubro de 2012

    OLA SENHORA MARLI NAO ESTOU FALANDO CONTRA O FREI PAULO ESTOU FALANDO CONTRA O PEDOFILO PAULO ASENHORA PODE ATE PROCESSAR MAS NAO VAI MUDAR O FATO SE FALEI O QUE FALEI E PORQUE TENHO MOTIVO DAS COISAS QUE VIA QUANDO CRIANÇA MOREI MINHA VIDA TODA EM ITUPORANGA CONHEÇO ELE MUITO BEM VOÇE FALA ISSO PORQUE NAO FOI COM O FILHO SEU E ALIAS TENHO FILHOS SIM E MUITO BEM EDUCADO EU CRIO ELES PARA TEREM OPINIAO PROPRIA E NAO PARA SEREM MENTIROSOS , ELE NAO ESTARIA PRESO TANTO TEMPO POR UMA MENTIRA DE CRIANÇA UMA CRIANÇA NAO ENGANARIA O PODER JUDICIARIO POR TANTO TEMPO , NAO TENHO MEDO DE PROCESOS VIVEMOS NUM PAIS DEMOCRATICO E LE NAO ESTA PRESO POR QUE ALGUEM COMENTOU AQUI , QUE A JUSTÇA SEJA FEITA , TAMBÉN CONHEÇO ELE FEZ MINHA PRIMEIRA COMUNHÃO , E JÁ NAQUELA EPÓCA JÁ SE OUVIA COMENTÁRIOS SOBRE ISSO OS MENINOS NÃO GOSTAVÃO DE FICAR SOZINHO COM ELES , VOÇê JA PAROU PRA PENSAR QUE VOÇê NÃO CONHECE ELE TAO BEM ASSIM PARE DE AMEASAR COM PROSSESOS QUERENDO QUE NOS CALAMOS A BOCA COMO DISSE VIVEMOS NUM PAIS DEMOCRATICO E CADA UM SE EXPRESSA COMO QUER COMO EU DISSE ANTES NOA FOI POR CAUSA DE NOSSOS COMENTARIOS QUE ELE ESTA PRESO OBRIGADA PELA SUA ATENÇAO

  • MARLI diz: 26 de outubro de 2012

    ola liane primeiro não ameacei simplesmente alertei , e conheço o frei sim e te garanto muito mais que vc,e não confunda democracia com falsaria ok. e segundo faço das palavras do Sr:Rubens Steiner as minhas e terceiro ja dei ibope demais a uma pessoa cabeça dura feita a sua.

  • Mário Osny Rosa diz: 26 de outubro de 2012

    Todo ser humano que escreve em caixa alta é raivoso de pouca cultura, pois a boa ética sempre diz escreva e caixa baixa, não se dispõe assim facilmente em nenhum debate.
    Alguém já escreveu aqui frase que eu não escrevi tudo por não entender, se escrevi semianalfabeto: é aquele que estudou sabe escrever, sabe ler, mas não sabe entender, quero apagar esta fogueira antes que se alastre além do domínio do entendimento e nem quero que esta fedentina extrapole as divisa de nosso estado.
    A Família Franciscana é muito grande em todo o Brasil e no exterior, e merece o nosso respeito, é bom que medissem as nossas palavras e nossos gritos e sim que possamos ser mais éticos no mundo das comunicações, será que estas pessoas já pensaram no futuro, quando precisarem mostrar seus conhecimentos, e as informações negativas chegarem antes daquelas que a sua capacidade deva demonstrar.
    Peço um favor que quer debater este assunto deve em primeira mão, dizer a todos os leitores desta coluna seu nome sem usar codinome ser honesto consigo mesmo, onde mora, para evitar abusos futuros diante da justiça, pois calunias sobre certos aspectos também é crime, deste que não se possa provar, pois a prova oral sempre foi e sempre será a meretriz de todas as provas e quem fala isso é a lei penal, tenham cuidado, porque quem atira a pedra a esmo ela pode cair em cima do seu telhado e aí vai sobrar para muita gente, que aqui bafora extrapolando a verdade, a verdade e mentira colocada na balança, cada qual tem seu peso e quando a mentira perde para a verdade se dane o mentiroso.
    Quem deve cuidar deste caso é a justiça a ela cabe aplicar uma pena no caso do delito, ninguém tem o direito de condenar, somente a justiça e jurados de um Tribunal do Júri, pois estes tem mais força do que o próprio Juiz que Preside o Tribunal do Júri.
    Tenhamos muita cautela no conduzir o andor, pois o santo é de barro e pode quebrar.

  • Pollianna Rurika diz: 27 de outubro de 2012

    Ninguém aqui esta no patamar de se considerar mais ou menos intelectual. Estamos num debate, e cada um escreve e coloca as suas idéias da forma que achar melhor. Não estamos num concurso de redação. A pessoa que chamou o outro de analfabeto tornasse um ser completamente sem credibilidade e totalmente pequena e mesquinha. Acredito que humildade seria um conceito que deveria reinar nos corações daqueles que se acham superior ao próximo. Existem pessoas que se enganam a si própria achando que são mais sábio e inteligente que os demais. Preste atenção nesses dizeres: Aprender e descobrir aquilo que já sabe, Ensinar e lembrar ao outros que eles sabem tanto quanto você, Você ensina melhor o que mais precisa aprender, Amizade e Amor. Portanto seja mais humilde você que esta a chamar os outros de analfabeto.

    Essa historia de Ser Superior nunca deu certo em nenhum lugar do mundo. Um grande exemplo foi na Alemanha na época do ADOLF HITHER. Quantas atrocidades ele cometeu, quantos seres inocentes padeceram por causa de um ser que se achava superior aos demais. E o pior dessa historia toda e que ate hoje existem muitas pessoas que defendem o HITHER de todas as atrocidades que o mesmo praticou… pode? São os ditos “Advogados dos Diabos”.

    Não podemos mudar o foco. O debate aqui e Pedofilia, Estupro, etc. Portanto não me surpreende se alguém vir a defender qualquer Pessoa que praticou atos dessa natureza. Pois existem pessoas que adoram fazer vista grossa quando se trata da família alheia. Como diz o dito: pimenta não arde nos olhos dos outros. A justiça do homem muitas vezes se faz fraca e falha, mas ao contrario, a justiça DIVINA tarda mais não falha. Estou lendo aqui nos debates do “VISOR”, depoimentos de mães que tiveram seus filhos abusados bem como as próprias vitimas que naquela ocasião foram molestadas. Resumindo, o que foi feito com aqueles meninos foi de uma crueldade imaginável e inacreditável, portanto todos nos que acreditamos fielmente em Deus, só nos restam esperarmos e torcermos para que a punição seja a altura. Não vamos deixar de expor nossas idéias, pois crimes nesse patamar devem ser totalmente abomináveis por todos nos e ao mesmo tempo denunciados. Chega de injustiça.

    OBS: Muitas participações minhas aqui no “VISOR”, estão sendo deletadas pelo responsável. Não estou entendendo, pois estou a comentar o que o tema esta a pedir que e a “PEDOFILIA”. Não estou me dirigindo a ninguém em especial, senão ao titulo rotulado pelo próprio autor: “Frei e preso por pedofilia no Sul do Estado” Se eu estiver errada que me corrige por favor, caso contrario vou entender que estou sendo censurada.

  • Mário Osny Rosa diz: 28 de outubro de 2012

    Pollianna Rurika seja direta diga que chamou alguém de analfabeto, mas não tente enganar o leitor, pois quando me referi a semianalfabeto, são aqueles que lem e não sabem o que estão lendo e sai atirando pedra a esmo, sim sei que muita gente apagou o que escreveu e porque ele fez isto? Certamente com medo de não conseguir provar o que escreveu mesmo aparecendo com certos apelidos com medo se identificar, pois todos tinham a visão da Igreja Católica do Padre, o homem frágil pecador ficou fora da órbita da discussão, se fosse um cidadão qualquer não teria ficado na mídia por tanto tempo.
    Tenho todos os arquivos estão guardados desde a primeira noticia, como garantia, que se um dia for necessário identificar os caluniadores, que por aqui passaram.

  • Rubens Steiner diz: 29 de outubro de 2012

    “Pollianna RurriKa”
    Acho difícil lhe ajudar, mas vejamos se consigo:
    Disse um filosofo (?)” A justiça pode caminhar sozinha. A injustiça precisa sempre de muletas e de argumentos”
    Se não entendestes, talvez este outro filosofo (Mahatma Gandhi) possa lhe ajudar, ”Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha”

  • Rubens Steiner diz: 29 de outubro de 2012

    Sra. Liane Silva
    Se és testemunha ocular de algum crime e por sua covarde e inécia o criminoso continuou positivo e operante, creio que sabes qual é o nome que se dá para isso.

  • carlos diz: 29 de outubro de 2012

    nossa como pode uma pessoa como esse Sr. Rubens Steiner, dizer afirmar com toda a certeza que o referido frei não e nunca e nunca pedófilo! me admira tamanha fé num ser humano passivel de erros como um ser normal…ja parou pra pensar se o Sr. estiver equivocado? só uma suposição…quem vê aparencia não sabe o interior…pense nisso, afinal será que está meio mundo inclusive a justiça errada?

  • Rubens Steiner diz: 29 de outubro de 2012

    Olá Carlos,
    Não trata se de fé e sim de convicção, duvidar de Frei Paulo é como querer me fazer acreditar que minha mãe quando já idosa estivesse envolvida em atos de pedofilia com os seus netos.
    Existem pessoas acíma de qualquer suspeita.
    Quanto a possibilidade de eu estar equivocado, bem neste caso, o criminoso não seria eu.
    Confiar em pessoas, neste País não é crime, já fazer juizo temerário pode ser crime.
    Acho que a raça humana perderia a razão de existir, quando nós nos tornarmos como filhotes de leão, que a leoa mãe defende para não sejam devorados pelo próprio pai…
    O estado através da justiça tenta guardar à sombra os indefesos, estendendo a cada um de nós o dever de denunciar a ocorência de crimes, não importa qual, com seriedade, pois o feitço pode virar contra o feiticeiro…

  • ASSIS GALVAO diz: 1 de novembro de 2012

    Eu ja havia postado um comentario expondo minha surpresa ao fato e à pessoa. Pois no tempo em que fiquei no convívio dos franciscanos, as palavras personalidade, caráter, autenticidade, responsabilidade, respeito eram muito lembradas a nós estudantes e o Frei Paulo sempre que suas passagens por Agudos reiterava estes valores em palestras e nunca ouvir qualquer comentário sobre casos deste tipo e atendimento dos frades aos alunos de maneira particular, sempre pública. Espero que se for um mal entendido seja logo resolvido e se não for, que se resolva da maneira mais justa e cristã. Interessante s também os leitores não se agredissem nesta coluna. Que todos pelo amor do Filho fiquem na Paz do Altíssimo.

    Assis Galvão

  • Rubens Steiner diz: 2 de novembro de 2012

    Silêncio!!!
    ”Desconfie de aquele em quem seja intenso o ímpetode punir”
    (Friedich Nietzche)
    Um abrço à todos.
    Rubens Steiner

  • Alvaro diz: 8 de novembro de 2012

    Concordo, a Paz deve vigorar. É triste ver que uma pessoa como frei Paulo, pelo seu histórico e pelas circunstâncias do ocorrido, tenha suscitado essa discussão. Preferia aquela imagem que minha família, há mais de 35 anos, guarda dele. No meu caso pessoal, considero que fui precipitado em meu julgamento, acho que estava sentindo raiva. Mesmo considerando que ele tenha cometido essa insanidade, julgá-lo de nada adiantou. Só trouxe mais tristeza. Há muito sofrimento nisso tudo. De minha parte, peço desculpas a quem quer que eu possa ter ofendido. Que Deus nos ilumine a todos!!

  • Mário Osny Rosa diz: 8 de novembro de 2012

    Os Bons Samaritanos

    Os bons Samaritanos chegam aliviando todas as criticas e mostrando o lado positivo de Frei, chegam a sua cela curando as feridas causadas pela falta de ética e humanismo, em perdoar os que eram, neste mundo de desarmonia e discórdia, tenho certeza que o Frei saberá perdoar a todos, que humildemente lhe pedirem perdão, acha que todos devem virem ao Blog e pedir perdão, como alguns já o fizeram e assim provarem que agiram levianamente…

  • Pollianna Rurrika diz: 9 de novembro de 2012

    Bom dia Sr. Mario Osny Rosa?
    Fico totalmente impressionada e horrorizada com a coragem da cara pau que o Senhor tem em postar essas coisas ridículas. Da um tempo, quem o Senhor pensa que é? O Padre não é DEUS para perdoar, ele é um pecador como todos nos e no caso dele mil vezes pior.
    Se existe alguém aqui que tem que pedir perdão serão outras pessoas como; o Padre, o Sr. Mario Osny, o Sr.Rubens Steiner e a Sra. Marli. – Pronto, esta ai toda a corja. Vcs deveriam pedir perdão de joelhos a todos àquelas vitimas que sofreram abusos e por estarem postando aqui opiniões a favor dos atos praticados pelo Padre, querendo passar a todos que isso é normal. Caiam na real Srs. e Sras., isso não é normal, é um crime perverso.
    Se VCS defendem tanto o padre pelos atos que ele cometeu é porque concordam plenamente com tudo que aconteceu. Pergunto? Será que a minha linha de raciocínio esta certa ou errada? Quando paramos para analisar, veremos que esta defesa toda de VCS para com o Padre, não tem nenhum cabimento, ta fora de qualquer cogitação. VCS me desculpem se estiver errada, e que até me corrigem, mais leiam todas as exposições do VISOR ate o memento e verão com seus próprios olhos, que VCS TRES, estão desde o inicio tapando o sol com a peneira e isso é impossível e ridículo.
    Leiam essa passagem Bíblica e Reflitam! Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. ” (1Co 6:9-10 ACF).
    Ninguém aqui tem que pedir perdão, ainda mais para o próprio Padre…infelizmente temos que estar a ler essas coisas, agora aceitar e compactar com atos tão desqualificados, seria o fim. Muito cuidado “a víboras” estão às soltas. Que Deus tenha misericórdia!

  • carlos diz: 9 de novembro de 2012

    concordo cm a Poliana, esse tipo de gente se fosse na era da inquisição seriam os primeiros a atear fogo naqueles que ousam tocar no santo nome do sacerdote! deve ser aquele tipo de gente que anda com o terço na mão, e que ainda acredita que o santo padre o papa é deus na tarra! abram o olho as escrituras diz que só ha um mediador entre Deus e os homens, e não o papa e nenhum sacerdote saiudo, abram o olho, a mesma biblia diz que TODOS pecaram e TODOS careçem das misericordias de Deus, incluisive o frei, alguem mais tem alguma informação atual de como anda o caso? o referido frei ainda está preso? vamos lá pessoal, se calarmos daqui uns dias ele está “batizando” seus filhos por ai…

  • Rubens Steiner diz: 9 de novembro de 2012

    Boa noite a todos…

    Primeiramente gostaria prestar minha solidariedade ao Sr. Mario Osny Rosa, pois as agressões contra o ele, injustificáveis Descabidas e também Criminosas…
    Pregar discriminação sexual neste país é CRIME, e de nada adiantará dizer que esta escrito na bílbia.
    Acho que esta pessoa de nome pífio, está à pedir um corretivo…

    Rubens Steiner

  • Rnato diz: 17 de dezembro de 2012

    Quem tem a oportunidade de assistir ao Canal de tv a cabo: Bio. neste canal hoje passou um programa relacionado exatamente a este caso, um padre pedófilo na Irlanda. Cara Igualzinho.
    Se alguém se interessar procura lá na programação quando vai passar denovo….
    Ele foi preso muito mais de 10 anos…
    Ele foi pároco num hospital onde só gostava de atender crianças, adolescentes….pedofilia e por ai vai, passou-se mais 20 anos e ainda investigam.
    Fui vitima desse padre,(Frei Paulo) quero que ele pague. Já denunciei, já fiz depoimento, e hoje ainda sofro muito.
    Tem de pagar, só isso, e se precisar vou atrás de justiça.
    Tenho dito.
    É uma pena tudo isso…

  • Mário Osny Rosa diz: 17 de dezembro de 2012

    Se você fez sua denúncia deu seu depoimento, qual é a razão de trazer neste momento algo de um País estranho para fazer comparativo, com o fato acontecido na Bela e Santa Catarina, que até hoje não está bem elucidado, pois a mais de um mês que ninguém voltou a tona com o assunto, cuidado com sua declarações, por favor, seja claro, diga aonde você mora que as coisas ficam mais fácil de ser discutida, ser for homem de a cara para bater.
    E não fique a se esconder e nada de trazer fatos estranho ao nosso meio e bagunçar o coreto.
    Estamos no Brasil e quando o assunto é em nosso país, que tem suas leis, que aqui devem ser aplicadas em cada caso.
    Me de oportunidade de me defender diga a tua cidade teus dados completos e não seja um cara com um Nick pela metade!

  • Renato Zimermann diz: 18 de dezembro de 2012

    Em resposta ao nosso amigo ai acima: Mário Osny Rosa, que eu acho que é o Frei Mário? não?, não estou me escondendo não, se eu não me escondesse não viria colocar meus sentimentos, desejos, etc. Pelo que pude ler no texto, você faz parte desse tipo de gente quando diz: “E NÃO FIQUE A SE ESCONDER E NADA DE TRAZER FATOS ESTRANHO AO NOSSO MEIO E BAGUNÇAR O CORETO.” pelo visto acho que você sabe de coisas e é culpado também, agora não, EU fui vitima dele, por falar nisso você viu aqui na net Hoje ele pegou 20 anos, mais uma coisa não fique com essas ameaças de pedir meu endereço, mostrar a cara…isso é ameaça eim, posso ferrar com você também e aquilo lá não foi nick, só não entrou um caráter, acho que disso você deve entender.

  • Ivani diz: 18 de dezembro de 2012

    Ora, ora, que briga triste.
    Sr Rubéns e Sr Osni, se vcs confiam tanto na inocência do Sr Paulo, porque não processam o Juiz que o prendeu, ao invés de ficar a perturbar as famílias das vítimas que já sofrem tanto.
    Já que o natal está chegando, vamos ponderar, deixar as famílias em paz, e// que o juiz faça um bom trabalho, que dê o veredito merecido, e se o Sr Paulo for inocente ou culpado isso será apurado.

    Paz e luz a todos!!!

  • CAROLINA FERNANDES diz: 19 de dezembro de 2012

    Todos que sofreram os abusos de PAULO BACK, podem sentir agora que saiu a sentença de 20 anos(regime fechado) um pouco de alívio nas suas dores de criança.
    Estes crimes infelizmente não vão parar no Brasil nem em todo mundo, mais pelo menos agora a Justiça já não fecha os olhos diante de crimes cometidos por pessoas que usam da sua capacidade de persuação para acabar com a inocência de tantas crianças. Eu sempre soube desta verdade em Pato Branco, mais a Congregação para encobri-lo o transferiu para Santos. Graças a Deus sua vontade foi feita mostrou a todos que mesmo após 20 anos, 20 meses ou 20 dias a verdade aparece caem as máscaras e as feridas sangram naqueles que sofreram em suas mãos sujas. Aos seus confrades que sempre acobertaram que fique agora pelo menos a vergonha de terem calado diante desta verdade. Obrigado a Justiça, A DEUS PELA SUA ETERNA MISERICORDIA. CAROLINA FERNANADES PATO BRANCO

  • Rubens Steiner diz: 19 de dezembro de 2012

    Bom dia Mario Osny!

    Vi esta postagem, ”Rnato,” pois suas afirmações com certeza não merecem mais credibilidade que veracidade de seu nome…
    Aprecio ver cochorro morder o próprio rabo, é difícil mas existe os que conseguem.
    Dizer que vai fazer justiça com as proprias mãos, é coisa muito séria.
    Penso que esta afirmação contenha um duplo sentido, um o de bancar uma espécie de ”Virgulino Lampião dos oprimidos” e em segundo questionar o judiciário, em não fazer o que ele gostaria fosse feito.
    Querer que alguém seja condenado a qualquer custo, ai já é pedir demais.
    Acho que este tipo de ameaça esteja acontecendo porque Frei Paulo está cada dia mais próximo de ser considerado inocente.
    Eu confio na Justiça.

    Feliz Natal para todos.

  • paulo diz: 19 de dezembro de 2012

    Vão dizer o que agora Rubens Steiner e Mario Osny Rosa? Pedofilia é crime e dá 20 anos de reclusão.

  • Rubens Steiner diz: 19 de dezembro de 2012

    Sr. Paulo (se este for o seu nome?) não confunda as coisas, não sou não fui e jamais serei simpático a qualquer tipo de violência e muito menos defendo a prática de pedofilia.
    Apenas acredito na inocência de Frei Paulo, indiscutivelmente.
    Para os demais, o juiz, é o representante do Estado e se ele cometer erros, quem pagará a conta será o Estado.
    Ainda é muito cedo para soltar fógos, se este caso fôsse uma partida de futebol, eu diria que estamos a apenas nos primeiros 10 minutos do primeiro tempo, com um placar de 1×0… A justiça não têm qualquer interesse em condenar ninguém, mas têm interesse absoluto em corrigir os seus erros, bem como punir quem mentir em juizo.

  • paulo diz: 20 de dezembro de 2012

    Jamais haverá conta alguma a ser paga pelo Estado.
    A Justiça, na acepção da palavra, está sendo feita.

  • Rubens Steiner diz: 20 de dezembro de 2012

    Na acepção da palavra, pode até ser???…
    São milhares de pessoas que não acreditam nesta estoria, inclusive membros da família amigos e parentes.
    A diferença entre “justiça ” e injustiça reside no “prefixo” e que poderá ser alterado a qualquer tempo…

  • Mário Osny Rosa diz: 20 de dezembro de 2012

    Agora todo mundo bate palma, faltou coragem daqueles que deram depoimento neste blog terem chegado a Delegacia de Forquilhinha e lá dar estes depoimentos, acredito que por este processo só os algozes de Frei Paulo deram depoimentos e este foi o fator de um Juiz aplicar tal pena a a um cidadão idoso, quando os ladrões dos brasileiros dizem que não cometeram crimes de lesa a Pátria.
    A pena pode ser revista e até a condenação ser anulada, com bons advogados se o Juiz diz da sentença cabe recurso, que os defensores procurem o advogado e façam seus relatos para que o mesmo tenha argumentos na sua defesa e reverta este quadro odioso, quando tantos bandidos andam soltos e nunca foram condenados por cometerem crimes hediondos.

  • Rubens Steiner diz: 21 de dezembro de 2012

    Forquilhinha está parecendo com Brasília, onde as pessoas faziam o que bem entendiam confiantes que eram impunes e imunes, foi tempo, ”ainda há juizes em Berlim ” ou ”Joaquins em Brasilia”
    Acorda Forquilhinha, este julgamento é passível de ser anulado, basta trazer fato novo. Basta ir a delegacia, relatar o que se ouve nas ruas.
    Fazer ocorrência policial sobre o ocorrido na Sacristia da Igreja um dia destes, conte com detalhes.
    Absurdo, o tio de uma das ”vítimas” fazer ameaças ao Padre apenas porque pedias aos fiéis, que rezem pela saúde de Frei Paulo. Acho que o Padre deva pedir quarda policial, para poder rezar suas missas em paz.
    Penso que quem já organizou esta covardia contra Frei Paulo será capaz de muito mais…
    Até onde eu sei Jesus Perdou a traição de Judas, mas não exitou em usar o chicote contra os ”fariseus” no templo…
    O juiz têm por obrigação julgar com o que consta dos autos, muitas das vezes condena até a contra gosto, por falta de alternativas.
    Não irá às ruas procurar fatos novos para mudar sua opinão, isto é missão dos advogados de defeza dos amigos que acreditam na inocência de Frei Paulo.
    Diria Milton Nascimento ”como pode meu Deus um covarde matar um rei em menos de um segundo” ( em músca dedicada a John Lennon.)
    Esta luta esta longe de acabar.
    Frei Paulo como muitos outros brasileiros pagam por crimes que não cometeram…É só olhar os jornais, acontece todos os dias…

  • Marcos diz: 21 de dezembro de 2012

    ta tudo bem, se ninguem acredita nesa história então temalgo errado, não adianta, por mais canalha que seja o cidadão sempre terá seus defensores, é que não foi com o filhos de vcs, ou não foi vc abusado, então é facil atribuir ‘santidade’ a esse PEDÓFILO!
    PARABÉNS JUSTIÇA, E QUANDO ELE ESTIVER FACE A FACE COM O CRIADOR, TERÁ QUE DAR CONTA DE SEUS ATOS, VAI PUXAR CORRENTE NO INFERNO ETERNAMENTE!

  • Rubens Steiner diz: 21 de dezembro de 2012

    Com certeza existe muita coisa errada.
    Equanto não houver prova material robusta ou confissão do réu, não me calarei, chame isto do que quiser, depois a gente vê como fica.

    Também podes ter certeza de outra coisa, se fosse comigo, em primeiro lugar contaria para os meus pais, depois para os amigos e vizinhos em seguida iriamos a delegacia, eu não seria, frouxo,covarde e nem conivente… Mas se isto resolvesse, ai eu não sei o que eu faria , mas coisa boa não seria…
    Em segunda hipótese seria, gostar, tirando proveito da situação, afinal homoxexualismo é permitido e protegido em lei pátria.
    Quer ver outra coisa muito estranha neste caso, escrevem neste blog algumas senhoras que afirmam ter certeza que Frei Paulo seria pedófilo…
    Eu me pergunto, se todas as acusações seriam com meninos , em que momento estas ”senhoras” com todo o respeito, passaram a fazer parte do ”elenco”…
    Talvez tenham ouvido galo cantar, mas não sabem onde…???
    Pedofilia é crime sim e não resta dúvidas…
    Condenar um inocente por pedofilia que não cometeu, seria o que???

  • Mário Osny Rosa diz: 21 de dezembro de 2012

    Até agora não ficou bem esclarecido o motivo desta prisão, pelo que tudo indica foi as vésperas a noite da festa que comorava uma etapa de sua vida religiosa ou ainda tem algum vinculo político, a este fato enrustido neste inquérito policial, pois a rapidez que a justiça agiu deixa margem a duvidas da verdadeira história.

    Quem foram realmente os depoentes? Somente os acusadores como meio de condena imediata, diante de tantos depoimentos surgidos no blog mostrando o lado bom do religioso é quase impossível acreditar naqueles depoimentos de poucas linhas o acusando isto casos de 20 anos e outros de mais tempo, ou será que só o lado ruim dele foi tratado neste processo de uma maneira facciosa para o condená-lo.
    Que todos estes depoimentos enaltecendo sua vida deveriam ser levados neste momento em sua defesa provando sua inocência, anulando o processo desde a fase inicial até o julgamento, pois o magistrado afirmou em sua condenação que cabe recurso e porque cabe recurso?
    Cabe recurso a todo ato de condenação, pois merece ser revisto para sanar as falhas da própria justiça dos erros cometidos em todas as fases processuais, pois não é justo condenar um inocente aplicando uma pena tão severa, que não foi aplicada aos ladrões do dinheiro público pagos pelos contribuintes brasileiros.
    Meus elogios a todos os que vieram a este blog em defesa do religioso, todos eles com destaque Rubens Steiner filho de Forquilhinha e aluno do religioso e tantos outros que me foge da memória nesse momento, agora que o debate deve pegar fogo, pois nada deve ficar sem analizar.

    São José/SC, 21 de dezembro de 2012.

  • Renato Zimermann diz: 22 de dezembro de 2012

    Rubens Steiner, como você pode ser assim, palavras de pais e vitimas como eu, não valem nada e pelo que vejo você é muito inteligente para saber que quem tem culpa, sempre nega. Cara você se baseia em fatos Bíblicos etc para justificar sua ira, Raiva….
    Se você quiser podemos marcar um encontro, ai te explico tudo como era a mais de 25 anos atrás, naquela época se isso fosse exposto em minha comunidade, humm já era
    Fiz depoimento no fórum de São José, Sou de São Pedro de Alcântara, não me arrependo nem um pouco, o que ele fez com a minha vida naquela época deixou uma marca tão profunda em mim, minha família, minha mãe que achava que ele era o cara o Super Padre. Tudo se foi. Ele tem de pagar, cedo ou tarde a casa cai

    Estou por ai, se quiser te mando um e-mail….

  • marco aurelio diz: 24 de dezembro de 2012

    Me parece incrivel que tantas pessoas possam pensar que o ministerio publico tenha levado as acusaçoes ao juiz sem ter provas concretas, solidas para comprovar a culpa do reu. Choca-me ainda mais que as mesmas pessoas pensem que o juiz tenha chegado a uma sentença e pena sem a revisao meticulosa das provas e dos depoimentos. Depoimentos foram muitos mas ao mesmo tempo, muito poucos. Poucos devido ao fato de muitas pessoas se intimidarem em relatar os crimes e abusos dos quais foram vitimas. Outros tantos pelo fatos destes crimes ja terem prescritos. Estas pessoas que defendem este criminoso encarcerado sem conhecer os fatos verdadeiros deveriam agradecer o juiz por uma pena tao generosa, pois ele poderia, de acordo com previsto na lei, ter sido muito mais rigorosa e longa. Sim, mandem uma mensagem de agradecimento ao juiz. Porem nao creio que esta pena tao curta perdure muito tempo, pois como informou o ministerio publico, o promotor vai recorrer da pena, buscando aumenta-la. Senhores e senhoras: atentem aos noticiarios! Pelo mundo inteiro ha uma epidemia de abusos sexuais cometidos pelo membros do clero. E’ especialmente terrivel quando esta epidemia alcança os nossos quintais. Mas terrivel mesmo e’ o fato de que este criminoso tenha tido a oportunidade de repetir o seu crime em tantas cidades, contra tantas crianças e sempre com a ciencia dos seus empregadores( provinciais, bispos etc. Felizmente esta foi a ultima vez que este criminoso foi capaz de repetir o seu “modus operandi”. O ministerio publico e o juizado de Forquilhinha foram muito capazes e cumpriram com as suas obrigacoes. Deram um ponto final a esta odisseia, a esta tragedia. Espero que os advogados que representam as vitimas sejam suficientemente corajosas em aconselhar as familias a processar a paroquia, a diocese, o bispo, a provincia dos frades franciscanos que eram os empregadores do criminoso. Ele cometeu seus crimes durante o seu exercicio profissional e cabe tambem aos empregadores responsabilidade pelos atos do empregado que estava agindo sem uma coleira curta.

  • paulo diz: 24 de dezembro de 2012

    Parabéns aos responsáveis pela investigação, Ministério Público e Poder Judiciário.

  • Rubens Steiner diz: 25 de dezembro de 2012

    Senhores!
    Repetidas vezes, afirmei que neste blog só deveria ser permitido escrever quem quem apresentar identidade completa( ou no mínimo o nome verdeiro) para que o que aqui se escreve seja feito com responsabilidade, não aumentado ainda mais ainda as dúvidas, que pairam neste palco.
    Faço menção a passagens bíblicas porque fui provocado a faze-las, conhecedor da Bíblia que sou, tem sido fácil tirar proveito disso.
    Se este caso não estivesse querendo envolver um religioso influente, pertencente a Igreja Católica, muito provavelmente passaria sem qulquer alarde, como acredito na inocência do réu, esta tentativa de incriminação jamais teria acontecido.
    Eu não teria vergonha alguma de ser vítima,eu me seteria indignado, mas teria muita vegonha de ser réu em assunto destes. Por isso gostaria muito que as pessoas que aqui se dizem ”vítimas” , relatacem com riqueza de detalhes o acontecia nos ditos ”bastidores da igreja” talvez eu deixe de afirmar que Frei Paulo é inocente. É possível, ou estou pedindo demais??? Eu quero perder minha ingenuidade, voces entendem…
    Quanto resposabilizar a igreja, fiquem tranquilos, o pai de uma das ”vítimas desde o mês de julho já fala nas ruas que vai pedir indenizações, para vc. que é meu parente, colega de escola e que tem um pais maravilhosos, ou será que estou sabendo demais, ”o povo aumenta, mas não inventa”

  • Rubens Steiner diz: 25 de dezembro de 2012

    Hoje 25 de Dezembro, Dia de Festa para mais de dois Bilhões de seguidores que acreditam neste dia, em comdições simples, dignas de anonimato naceu Jesus Crito. O ”bichinho”,com todo respeito, naceu cheio de inimigos, querendo come-lo “no ninho”, contam as Escrituras, que para garantir que realmente ele fosse abatido, mandou-se matar milhares de crianças suspeitas de serem ”Jesus Cristo” ou o ( Cristhós) de Nazaré.
    Das milhares de criancinhas já falei , elas eram suspeitas, de talvez poderem ser, que fossem, o tal de ”jesus” e por isso deveriam morrer…
    Mas o tal de ”jesus” era culpado do que mesmo…??? Alguém se lembra ou sabe explicar, será que seria por causa do tal do Pecado Original,e será, que só não poderia ter o tal pecado???
    Eu ouvi falar, que foi por outras razões “Crimes” contra a sociedade que ele ainda não havia cometido… (eta menino perigoso em)

    Em breve teremos outra festa religiosa Pascoa , contam que este tal de ”jesus ” depois de 33 anos cometendo os mais diversos crimes e ameaças contra sociedade, finalmente foi preso, barbaramente, digo terrívelmente torturado sendo depois crucificado, morendo em seguida, por não resistir aos ferimentos.
    Contam que que até houve um Governador um tal de Pilatos , mas pessoa sem muita influência, que cohecia Jesus muito bem, sabedor de que as acusações eram inverícas, mas de nada adiantou advogar, foi codenado a treis dias e treis noites de morte, para os possuem Fé.
    Pois teria ressucitado treis dias depois, continuando vivo até hoje, sem que ninguém mais divide de sua inocência.
    Para quem não tem Fé, ele foi morto inocentemente, sepultado e comido por vermes como qualquer humano que morria, naquela época.

  • Luiz diz: 26 de dezembro de 2012

    Prezado Renato Zimermann,
    Parabéns pela tua coragem. Espero que um pouco da tua dor tenha sido superada com a condenação do cidadão Paulo Back.
    Quanto a outros cidadãos como Rubens Steiner e Osny Rosa, não entendo até agora o motivo de tanta defesa. Não as tenha em consideração. Talvez, se eles conversarem com os frades mais antigos e que conviveram com o Paulo Back, cheguem a conclusão que ele é uma pessoa doente e que praticou sim os abusos.
    A justiça foi feita. Muitos ex colegas estão com a alma lavada. principalmente aqueles cujos abusos já prescreveram e que nunca se manifestaram porque na ocasião, “era pecado contradizer um mebro da igreja”. Só não vamos ser extremistas. ainda tem muita gente boa dentro da igreja e principalmente da ordem franciscana.

  • mauro curitibanos/scmzy5 diz: 26 de dezembro de 2012

    Amigo Renato Zimermann: me compadeco e compartilho a sua dor… ambos vitimas do mesmo crime mas de criminosos diferentes. Parabens pela sua coragem . Fico chocado com a posicao das pessoas que nao foram testemunhas do ato e ainda assim insistem em defender este criminoso que atua sob a capa de protecao da igreja. Nao me admiro que o meu ex-professor de curitbanos comente acima sobre o que ele ignora. Ele era mediocre como professor e o tempo nao lhe ajudou a melhorar

  • Renato Zimermann diz: 26 de dezembro de 2012

    Sr. Luiz, muito obrigado pela consideração. Estamos vivendo tempos diferentes onde as coisas acontencem. A estes que o ainda defendem, sabe-se-lá o que fazem, pena tenho deles.
    E fique tranquilo estou mais aliviado sim, e tenho muitos amigos Franciscanos….

    Grande abraço.

  • Marcos diz: 26 de dezembro de 2012

    A PEDOFILIA NÃO TEM CURA! O PROPRIO JESUS DISSE QUE “AQUELE QUE ESCANDALIZAR A UM DESSES PEQUENINOS, MELHOR É QUE ESSE AMARRE UMA CORDA COM UMA PEDRA EM SEU PESCOÇO E SE LANÇE AO MAR” SABEM PORQUE CRISTO DISSE ISSO? PORQUE ISSO É UMA MALDIÇÃO, NÃO TEM CURA, O ABUSADOR, SOBREVIVE DE MASCARAS, DO SILÊNCIO E DAS LAGRIMAS DAS SUAS VITMAS, E POR MAIS PRESO QUE ESTA BESTA FIQUE QUANDO SAIR DE LÁ A PEDOFILIA, O DESEJO A ATRAÇÃO POR CRIANÇAS AINDA ESTARÁ ENRAIZADO NO SEU CORAÇÃO E NA SUA MENTE, ENTÃO QUERIDOS, A PEDOFILIA NÃO RESPEITA STATUS, DE PADRE, PASTOR, PARA UM PEDÓFILO O QUE REALMENTE IMPORTA É O ACESSO A SUA VITIMA, E O SUCESSO DE SUA AÇÃO!

  • Mário Osny Rosa diz: 26 de dezembro de 2012

    Mauro que ousadia você falar de seu ex-professor, sem saber seu status, completei duas faculdades entre 47 anos e 50 anos, deverias ter mais respeito e dizer seu nome completo e não ficar escondido atrás de um toco de pinheiro podre, cuidado com o que falas sem poder provar, além do mais sou Acadêmico da Academia de Letras do Brasil, para tirar suas duvidas entre no buscador do Google e coloque osny rosa e saberá que eu sou fora da sua imaginação inculta e depois venha e se retratar, aqui no blog, pois em janeiro estarei em Curitibanos para falar pessoalmente e tomar as devidas providencias.

  • Mário Osny Rosa diz: 26 de dezembro de 2012

    Mauro que ousadia você falar de seu ex-professor, sem saber seu status, completei duas faculdades entre 47 anos e 55 anos, deverias ter mais respeito e dizer seu nome completo e não ficar escondido atrás de um toco de pinheiro podre, cuidado com o que falas sem poder provar, além do mais sou Acadêmico da Academia de Letras do Brasil, para tirar suas duvidas entre no buscador do Google e coloque osny rosa e saberá que eu sou fora da sua imaginação inculta e depois venha e se retratar, aqui no blog, pois em janeiro estarei em Curitibanos para falar pessoalmente e tomar as devidas providencias. Corrigindo dados!

  • Rubens Steiner diz: 27 de dezembro de 2012

    Senhores, não estamos defendendo o Padre Frei Paulo, estamos defendendo a mais remota possibilidade de permitir que uma grande injustiça seja feita. (esta sendo feita) Conhecemos o acusado e é nosso dever defende-lo por entender que somos testemunhas de que ele seria imcapaz de cometer os tais crimes. Ou será que não podemos ter as nossas convicções.
    Este episódio foi criado por motivação de políticalha, ( Rui Babosa) apenas porque um sobrinho do Frei era candidato à vice prefeito por Forquilhinha, que acabou por retirar a sua candidatura, como pretendiam os algoses de seu Tio. De nada adiantou, o seu cadidato venceu as eleições assim mesmo. O Povo de Forquilhinha não burro e nem bôbo para engolir tamanha estupidez e falta de escrúpulos.

    Só o que me falta ”Sr. Mauro de Curitibanos”, primeiramente arranje outro codinome, O Povo de Curitibanos é um povo honrado e não deve ter lhe conferido Procuração por Instrumento Público para falar em vosso nome.
    Todos os depoimentos foram orquestrados, relatando que seriam momentos de muita intimidade, muito discreto em ambiente de penumbra, quase romântico.(Muito convincente)
    Nunca havendo testemunha ocular de nada.
    Agora vem o Sr. pedir-me que eu ”devesse ter testemunhado” alguma coisa. Até seria possível se eu acreditasse nestas e s t ó r i a s, nunca fui seminarista mas fui coroinha por muitos anos e jamais testemunhei ou ouvi falar deste tipo se sacanagem em nosso meio.
    É espantoso querer fazer acreditar que ambientes com mais de uma centena de meninos, apenas um ou dois seriam os ”previlegiados” sem que a maioria nunca soubesse de nada.
    Tudo indica que nada de errado acontecêra, induzindo a acreditar que agora virou maldade de adulto que se ocupam em procurar ”mulas se cabe”

  • Pollianna diz: 7 de fevereiro de 2013

    Querido Renato Zimermann!
    Gostaria de falar que admiro muito sua pessoa e sua coragem, parabéns. Acredite! o seu comprometimento com Deus e com a Igreja é muito maior do que há de muitos que dizem serem padres. Muita fé, e sinta-se feliz pelo dever cumprindo da sua missão, coloque sua cabeça no travesseiro e durma em paz e com sua consciência tranqüila, afinal você fez seu depoimento baseado no viveu, então pode considerar-se um ser humano bom, digno e de principio.
    Não de idéia para os Srs. Rubens Steiner e Mário Osny. Quando paramos para ler o que os mesmo escreveram acima veremos que eles são totalmente doentes e que necessitam de acompanhamento médico urgente. Acho que a justiça deveria intimá-los para prestar alguns depoimentos e esclarecimentos. Eles ameaçam todo mundo, e concordam plenamente com tudo que o Padre praticou.
    Ao visitar Forquilhinha em Dezembro fiquei imensamente feliz ao ver meu povo e pelo fato de saber que a justiça foi feita dentro dos padrões constitucionais e democráticos. Pode acreditar se fossem alguns tempos atrás isso não seria possível. A família do padre e alguns biatos vão tentar recorrer da sentença, isso será em vão, más todos nós temos o direito. O único fato que não gostei é porque o Padre esta em cela especial no Presídio Santa Augusta, se ele fosse cumprir pena como preso comum e juntos aos demais detentos ai sim acredito que a justiça seria mais bem feita, afinal ele teria que pagar na mesma moeda (olho por olho, dente por dente…)
    Estudei no Colégio D. Daniel Hostin na época das Irmãs; Noberta, Eli, Anselma, Roseli, Maria etc. Só sei que a irmã Noberta já é falecida há muito tempo, as outras Irmãs não tive mais noticias. Fico pensando onde quer que elas estejam devem estar muito tristes com toda essa pratica doentia desse padre e dos defensores, afinal o comprometimento que elas tinham com Deus, Comunidade e Igreja eram acima do nível normal, trabalhavam com muito amor e nos moldavam com seus ensinamentos, nos zelando e nos preparando para um futuro promissor.
    A todos aqueles que foram abusados e prestaram seus depoimentos a justiça e a esse Visor, sintam-se orgulhosos e felizes. Saibam que milhares de pessoas estão com vocês com seus corações e suas mentes torcendo para que daqui para frente Deus de paz, amor e felicidade, Parabéns!

  • ailson leite diz: 8 de fevereiro de 2013

    Havia outros comportamentos esquisitos em Agudos, por volta de 1987, quando Frei Paulo era um divulgador das vocações. Esse pilantra abusou de muitos que conheci, e sempre se saiu muito bem, pois tinha a cobertura de outros de seu bando. Fui envolvido em uma história para ser convidado a sair de Agudos, por náo ter cedido aos caprichos desse ridículo e medíocre homem.
    Durante muito tempo, convivendo com jovens amealhados para a Provincia Franciscana, pude saber que eu não havia sido o único. Aliás, havia muitos outros que, jamais diriam alguma coisa, por vergonha da família, e, por se tratar de uma época em que não se tinha muito o que fazer.
    Havia um outro frade que hoje está em tratamento em Bragança que, me odiava, meu professor de inglês e de latim, porque sabia que eu sabia que ele usava alguns meninos, em troca de presentes e farras em seu quarto na ala dos franciscanos.
    Assim sendo, quando saí de Agudos, quase expulso, fiquei deprimido e calado, tratando-me com psiquiatra e ainda levando a pecha de viadinho que tinha sido expulso de Agudos. Informação divulgada pelo próprio Frei Paulo Back, que me chamava assim porque adorava ver como estavam meus pelos pubianos, até que tentou algo mais sério, passando a mão no meu pênis. A partir de então questionei seus atos e ele me disse que eu tinha que rezar muito e que não acreditariam em mim. E ele estava certo. Nunca acreditaram. Há quase trinta anos carrego isso calado. E hoje quero apenas engrossar a fila dos que estão literalmente achincalhando o Frei Paulo Back, porque acho que ele merece muito mais ainda. Se bem que, dado todo o constrangimento ele deve estar bem ferrado já. Pena que, por bom comportamento, esse cara irá sair logo.
    Infelizmente, as pessoas e a Igreja precisam rever seus valores, principalmente porque há muitos homossexuais usurpadores em seu seio, não por serem homossexuais, mas por serem frustrados e usurpadores mesmo. Pena que isso não teve maior repercussão aqui em São Paulo. Talvez porque os frades dominem a capital paulista, tendo inclusive como Cardeal, os franciscanos….
    Que pena que ele está numa cela especial, gostaria de vê-lo ser mirado pelos outros presos.
    Perdoem os mau informados , mas isso não foi manobra politiqueira, não! E como explicar-se-iam os casos anteriores, datados de mais de 20 anos como o meu. Acorda gente.
    Volnei, devemos ter estudado juntos em Agudos e posso garantir-lhe o fato ocorrido comigo e com outros.
    A questão não é a sexualidade do Frei Paulo Back. Basta que olhemos para o papa e veremos um Cardeal excessivamente feminino, e não me venham falar em santidade. A questão é que ele fez com muita gente isso. Talvez você não fosse agradável a ele, mas tenho certeza que outros foram.
    E em Agudos não era apenas ele, um certo professor de inglês também.
    Então antes de defender, é melhor você mostrar-se indignado e recolher-se ao seu canto calando-se. A verdade é que você não imagina o estrago que um fato assim pode causar na vida de um menino.

  • Eduardo J B diz: 17 de março de 2013

    Fui seminarista em SC em 1991, no Seminário São Francisco em Ituporanga. Neste mesmo ano, tive a infelicidade de meu pai estar doente com câncer e mesmo assim este verme abusava das outras crianças e veio com perguntas que não lhe caberia fazer, se eu me masturbava, como negro qual era o tamanho e etc. Tive vários amigos que apos serem violentados e serem abusados por este verme, perguntavam se ele tinha feito comigo a mesma coisa, como sexo oral, masturbação mas como eu era adolescente de 17 anos, ele sabia do meu caso pai doente, ele se limito as perguntas e com os meninos de 12 anos ate uns 16 anos as coisas foram feia. Em uma sala ao lado do quarto dele nos meses que ele ia ao seminário de ferias ou a passeio deixava jogos de tabuleiro e outros para quem ficava esperando a entrevista e muitos ou saia sem jeito e vermelhos ou outros saiam brancos e eu ficava ate com medo sem saber o que acontecia neste quarto. Ele se dizia por ser psicologo e para ver se os meninos tinham ou não vocação ele tocava nas partes intimas para ver se os jovens se excitava quando não excitava com a mão ele colocava a boca, e se o jovem se excitassem ele dizia que não podia pois eles tinham que renunciar a isto e ainda mandava rezar etc .. verme. lixo, dejeto humano morra mofado na cadeia seu inútil

  • paulo diz: 23 de maio de 2013

    aos defensores de bandidos acima identificados, recolham-se a sua insignificância.

Envie seu Comentário