Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Alerta nas estações de tratamento da Casan

17 de julho de 2012 17

Alerta sanitário na Grande Florianópolis. É o que revela um relatório de 29 páginas elaborado por técnicos da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). O estudo constatou que as nove estações de tratamento de esgotos da Casan na região apresentam problemas. Todas causam algum tipo de dano ao meio ambiente. Apenas a estação de Rancho Queimado possui a Licença Ambiental de Operação (LAO), autorização necessária para funcionar.

A lista de irregularidades nas estações de tratamento é grande. Ausência de laboratório de análises, vazamento e contaminação do meio ambiente, falta de pessoal, ausência de manutenção dos equipamentos, utilização acima da capacidade instalada, localização da ETE em área inadequada e ate animais bebendo água antes do tratamento.

A Fatma já notificou e multou a Casan em função dos problemas. Por meio da assessoria de Comunicação, a Casan informa que o problema é antigo, mas que os investimentos e R$ 1,5 bilhão nos próximos três anos irão regularizar a situação.

comentários

Comentários (17)

  • Ailton diz: 17 de julho de 2012

    Eu quero é novidade! A Casan deita-e-rola e ninguém faz nada, onde estão o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Publico Estadual, a Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa, os Eco-chatos. Enquanto isso a Beira-mar Norte, a Lagoa da Conceição, Canasvieira, Igleses e outras praias ficam recebendo m…24 horas por dia e viva a Casan e seus lucros que são divididos, para quem mesmos…

  • Roberto diz: 17 de julho de 2012

    Não é à toa que a Casan é preterida em diversas cidades catarinenses

  • Luis diz: 17 de julho de 2012

    Cade o Luiz Caldas, o tal da Capital Turística do Mercosul? Não é melhor assumir logo o nome mais devido: Capital Turística do Merdasul? Mas construam o espigão com aterro privado da Hantei na Beira-Merda, que tudo melhorará!!!

  • Rafael Marques de Souza diz: 17 de julho de 2012

    Será que será solucionado?
    Os senhores deputados, em grande maioria aprovaram venda das ações da empresa para o poder privado visando isto. Muito bem, parabéns. Injeção financeira numa empresa pública.
    Só resta uma dúvida:
    Será que a empresa privada que comprar essas ações irá investir em manutenção e melhorias nessas estações?
    Geralmente esse tipo de empresa (as privadas) visam somente lucro.
    Acho que não estarão muito interessados ou preocupados com o Meio Ambiente.
    Então nos restam duas opções:
    rezar e torcer para que tudo funcione bem e melhore, por que se for para piorar ai fica feio.

  • Clarice diz: 17 de julho de 2012

    Bem que vocês poderiam ter ido na reunião ontem a noite em Canasvieiras, onde vários orgões públicos estiveram presentes. Vocês sabem das atrocidades que a CASAN está fazendo em Canasvieiras??? Pois deveriam ir ver… Além de Canasvieiras não ter mais como cuidar de seu próprio lixo pluvial, cloacal que competem a CASAN cuidar, agora a Casan está fazendo obras para o esgoto de Jurere Tradicional vir para Canasvieiras, além de também querer o mesmo com o dos Ingleses, Daniela e futuramento o da Brava, todos eles desembocarem no inutil tratamento ou intratamento(se existisse) de Canasvieiras, onde não podemos mais nem usar o nosso belo mar para nos banhar, está contaminado. Por favor alguém precisa nos ouvir!!!!!!

  • Clarice diz: 17 de julho de 2012

    Bem que vocês poderiam ter ido na reunião ontem a noite em Canasvieiras, onde vários orgãos públicos estiveram presentes. Vocês sabem das atrocidades que a CASAN está fazendo em Canasvieiras??? Pois deveriam ir ver… Além de Canasvieiras não ter mais como cuidar de seu próprio lixo pluvial, cloacal que competem a CASAN cuidar, agora a Casan está fazendo obras para o esgoto de Jurere Tradicional vir para Canasvieiras, além de também querer o mesmo com o dos Ingleses, Daniela e futuramento o da Brava, todos eles desembocarem no inutil tratamento ou intratamento(se existisse) de Canasvieiras, onde não podemos mais nem usar o nosso belo mar para nos banhar, está contaminado. Por favor alguém precisa nos ouvir!!!!!!

  • rafael_martini diz: 17 de julho de 2012
  • Ilian diz: 17 de julho de 2012

    A CASAN é um órgão político para arrecadar fundo de campanha.
    O “presidente” anterior, o Sr. Walmor de Luca, marido da deputada Ada de Luca, cujo filho era diretor da empresa também, deitaram e rolaram na CASAN.
    No fim do ano distribuíram dividendos para a diretoria porque deu lucro.
    Esse presidente que ai está, não disse ao que veio, mas, no mínimo deveria contratar uma auditoria para botar a direção toda anterior na CADEIA!!!
    Sob pena de conivência com essa roubalheira.
    A prefeitura e o governo do estado são coniventes, já que a deputada agora é secretária da justiça e cidadania. Ela tem muito poder.
    Entra governo e sai governo e ela manda no estado.
    Lembrem disso quando forem votar, porque é a única coisa que podemos fazer.

  • Marcelo diz: 17 de julho de 2012

    Enquanto estivermos preocupados em derrubar técnicos e deixarmos de lado a política, os “Cachoeiras” da vida vão tomando conta do pais. Não precisa criar, copiem quem já fez o certo.

  • nelson diz: 17 de julho de 2012

    Sairam os “DE LUCA” e deixaram por la o “GALINA”. Se ja estava cheirando mal, agora mesmo e que vai feder. Na minha rua o esgoto corre na rua e eu pago agua e esgoto na fatura todos os meses. O GALINA e aquele do esqueleto de concreto na entrada de Canasvieiras.

  • joao luiz diz: 17 de julho de 2012

    Todo o esgoto do norte da ilha vão colocar na cachoeira do bom jesus pelo que estou vendo porque todas as canalizações que estão fazendo vai naquela direção, alguem ja viu o tamanho daquela estação de tratamento? é uma piada, ta bem escondida, onde eles jogam a agua depois de “tratada” , coisa que não acredito. Floram, Fatma e o ICMBio, eu não quero acreditar mas acho que tão fazendo vistas grossa. Essa turma fede, da nojo.

  • Dudu diz: 17 de julho de 2012

    Essa ilha tem no máximo 2 anos até ficar mergulhada na m…, ou seja, todas as praias sem balneabilidade.
    Praticamente esta ilha acabou, falota pouco para virar um esgotão, tal como as praias do Estreito e Coqueiros.
    Essespolíticos são uns m…às vezes me pergunto se a democracia vale a pena.
    Quando o último turista for embora ainda vão querer gastar com propaganda para tentar trazê-los de volta.

  • Antonio Vaz Cardoso diz: 18 de julho de 2012

    Parabéns aos técnicos da FATMA! Já era hora de alguém acabar com essa bandalheira.

  • João Manoel diz: 18 de julho de 2012

    O relatório da FATMA (de 129 páginas) e as autuações do ICMBio (que totalizam mais de R$ 1,5 milhões apenas nos últimos meses) dão conta que a CASAN está brincando irresponsavelmente com este destino AINDA turístico. O cenário é absurdo e extremamente alarmante. Querem, por exemplo, inundar Canasvieiras e toda a Bacia do Rio Ratones com o esgoto de toda o Norte da Ilha, o que é contrário ao proprio Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico. A sociedade civil precisa dar um basta neste cenário aterrorizante que será colocado em execução em agosto!

  • Laura diz: 18 de julho de 2012

    A CASAN está toda cheia de problemas mesmo e está assim por que?? Quem indica os diretores da empresa é o Governador (e quem elege o governador é o povo), e se o interesse dele é a coisa publica não funcionar direito ela é sim sucateada. Como os funcionários conseguiriam fazer um bom trabalho sem apoio dos diretores?? Se a empresa é usada para politicagem?
    O problema não é ser publico é a falta de vontade politica.

  • marcelocardosodasilva diz: 19 de julho de 2012

    …é verddade que à CASAN vai construir um “emissário” submarino e lançar esgoto “IN NATURA” próximo a ilha do “CAMPECHE”???…….Com a palavra o representante do DESgoverno columbiforme na FATMA!!!

  • Salvai-nos Polícia Federal diz: 20 de julho de 2012

    A estação de tratamento de esgoto de canasvieiras encontra-se cercada por canais construidos nos anos 80 para drenar e secar a área de mangue que alí havia. Os efluentes que saem da estação encontram esses canais e de acordo com as condições de maré e da foz do Rio do Brás alcançam também o Rio Tomé, no meio da Cachoeira do Bom Jesus.
    Assim, os efluentes acançam praticamente todos os rios e canais daquela região.
    A situação é grave. Estipulam-se multas que serão pagas pela população enquanto os responsáveis seguem sugando o erário.
    Tenho esperança de ver a Polícia Federal e a Civil dando um “basta!” nesta situação.
    Se não for assim, mais crianças, idosos e portadores de doenças crônicas continuarão adoecendo aos milhares como ocorre em todas as temporadas. Alguém duvida que possam existir óbitos relacionados ao esgoto presente nas praias?

Envie seu Comentário