Em reunião com o governador Raimundo Colombo, na manhã desta quinta-feira, o Conselho Estadual de Turismo apresentou a carta abaixo com as respectivas reivindicações. Confira:
Senhor Governador:
Dirigimo-nos a V. Exa. para expor alguns pontos relevantes ao setor turístico do Estado de Santa Catarina, que deveriam merecer maior atenção da administração pública estadual:
O Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina quer ampliar a conscientização a respeito do enorme potencial que o setor do Turismo representa no Estado. Esse setor gera R$ 14,8 bilhões em receita, o que representa 12,5% do PIB catarinense, segundo pesquisa com metodologia da Oxford * (2009). O setor emprega formalmente 510.000 catarinenses, isto representa 11,9% do número total dos postos de trabalho do Estado. A rica diversidade de paisagens e culturas de Santa Catarina é o principal diferencial que lhe proporcionam imensas oportunidades de crescimento para essa década. O Estado se destaca nos seguintes segmentos: Turismo de Negócios&Eventos, Turismo Esportivo, Turismo Cultural (religioso), Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo Rural e Turismo de Sol&Praia. Tem potencial real para, em breve, ser líder no Turismo Náutico também, segundo a FGV** (2011). Santa Catarina é o 3º Estado em fluxo turístico internacional, segundo a pesquisa Ibobe/Ministério do Turismo (2011). Ocupa também o 4º lugar no ranking dos Estados com maior número de eventos internacionais, segundo a ICCA***(2011). E, é o Estado mais lembrado, nos últimos cincos anos, pelos leitores da Revista Viagem****(2011).
Os resultados acima citados, refletem esforços do passado, frutos de um trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura que esteve sincronizado com a iniciativa privada (Conselho Estadual de Turismo). Somos o único Estado do Brasil que procurou organizar a Política Pública do Turismo, com a criação inédita, em 2005, de um fundo para o setor, ora em risco de extinção.
Em Santa Catarina, o alinhamento entre o trade turístico catarinense e o poder público estadual, foi um diferencial competitivo para o setor de Turismo do Estado. A chamada Instância de Governança Estadual do Turismo é formada pela Secretaria de Estado de Turismo e pelo Conselho Estadual de Turismo, criado pela Lei 14.367 em 25/1/2008. A principal atuação desta instância é “discutir, deliberar e propor ao Secretário de Estado de Turismo diretrizes da política pública de desenvolvimento turístico de Santa Catarina”, segundo o Artigo 1º da referida lei.
Visto que o crescimento do Turismo é uma tendência mundial, o Conselho Estadual de Turismo entende que não é possível adotar atitudes acomodadas que nos façam retroceder em relação aos avanços da Política Pública de Turismo no Estado.
Por meio do Manifesto do Turismo, o Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, permitiu-se propor as diretrizes estratégicas para o setor de 2012 a 2013.
As principais demandas do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina perante a gestão pública de seu governo são:
1) Determinar um Secretário de Estado para o Turismo, Esporte e Cultura. A ausência de um secretário que tenha afinidade com o Turismo, cria instabilidade e um enorme sentimento de (des)importância do setor possibilitando a descontinuidade das ações.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO
Rua: Eduardo Gonçalves D’Avila – Itacorubi – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil Fone: (48) 32121900 – Fax: (48) 3212 1942 E-mail: conselhosec@santur.sc.gov.br
2) Inexistência de demandas. Falta de demandas ao Conselho Estadual de Turismo, por consequência da inexistência de um Secretário (gestor).
3) Melhorias no alinhamento de propostas públicas e privadas para o setor. A falta de alinhamento entre o Conselho Estadual do Turismo e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, no quesito Políticas Públicas, prejudica os avanços já alcançados, além de colocar em risco o setor do Turismo, com possíveis alterações legislativas sem a devida discussão neste Conselho.
4) Receber o Manifesto de Turismo 2012-2013 como uma real contribuição do Conselho Estadual de Turismo para as ações do setor. O documento é um instrumento de comunicação entre o trade turístico catarinense e o Governo de Santa Catarina sobre o processo de regionalização, monitoramento, capacitação e infra estrutura.
As demandas acima mencionadas nos trazem até V. Exa. com o objetivo de oferecer nosso trabalho e apoio, por meio, das Entidades as quais representamos para solicitar o real valor do setor do turismo em Vossa administração e auxiliar no desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina gerando emprego e renda de forma sustentável.
O Sucesso do Turismo Catarinense é o Sucesso do Seu Governo!
Aproveitamos a oportunidade para apresentar a V. Exa. os protestos do nosso respeito.