Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

STF mantém decisão para que o Estado reassuma gestão do Samu

26 de setembro de 2012 30

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, manteve a determinação para que o governo do Estado suspenda imediatamente o contrato com a Sociedade Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina e reassuma o gerenciamento do  Samu. 

O ministro adotou praticamente todos os argumentos apresentados na sentença do juiz Luiz Antônio Fornerolli na decisão de primeiro grau. Agora, cabe ao Ministério Público ficar em cima, para cobrar o cumprimento da liminar que data ainda de 13 de agosto. Acesse aqui e confira o processo em em Brasília.

comentários

Comentários (30)

  • raimundo perez diz: 26 de setembro de 2012

    O SECRETARIO DE SAUDE DE SC E O GOVERNADOR SE FERRARAM PERDERAM. E AGORA TERÃO QUE ARRUMAR OUTRO JEITO DE METER A MÃO GRANDE NO DINHEIRO PUBLICO.

  • Adriano Andre diz: 26 de setembro de 2012

    E agora como fica o concurso publico realizado em julho por esta empresa para cargos no SAMU? Alias, já foram nomeados os aprovados no concurso. Bom, se for seguir a lei o concurso será anulado e os nomeados que já tomaram posse deverão ser exonerados, ou melhor, demitidos pois o concurso é de CLT. Com a palavra o governo.

  • Paula Cristina diz: 26 de setembro de 2012

    Aproveita e devolve as hp dos funcionários da saúde também que tá difícil de engolir essa…pra financiar casa fazer empréstimos hp era salário agora não é mais????

  • Kiko Uruguaiana diz: 26 de setembro de 2012

    Esse Colombo é um piadista, quem em sã conciência, governando Santa Catarina com uma agroindústria muito forte, exportando muita carne de aves e suinos, negociando com Europa, Asia, Rússia, China e mais recentemente o Japão, tem na pasta da secretaria da Agricultura, pasmem, um reles Radialista que não diferencia um pé de couve de um pé de alface, que capacidade teria esse indivíduo alienado de discutir saúde animal e vegetal e negociar com estrangeiros exigentes.
    Não surpreende essa postura com a saude, a educação, com a segurança, bombeiros, mas mais burro ainda é quem vota em alguém tão mal intencionado.
    Ora um radialista comandando CIDASC e EPAGRI,

  • Schell diz: 26 de setembro de 2012

    Tal decisão é suficiente para o “impichamento” dos raimundianos por improbidade administrativa. Cadê o MP (moralidade pública)? Aliás, além da improbidade, descalabro total. Nada faz e, quando faz alguma coisa, faz errado e contra a lei. E dizer que os catarinenses votam nessa gente. Pobre Santa Catarina.

  • Edileuza Fortuna diz: 26 de setembro de 2012

    Vitória de todos os lutadores do SUS!
    O SUS é nosso
    ninguém tira da gente
    direito garantido
    não se compra
    não se vende!
    Fórum Catarinense em defesa do SUS e contra as privatizações

  • João Augusto diz: 26 de setembro de 2012

    Votamos em um governador que prometeu assumir os problemas do povo catarinense.
    Este mesmo governador quer agora lavar suas mãos e passar a saúde pública para iniciativa privada. Busque uma assessoria competente, leia nossa constituição federal.

  • Flávia diz: 26 de setembro de 2012

    Adriano André que confusão que você fez!
    A título de esclarecimento:
    1 – SPDM não realizou concurso, mas sim um processo seletivo;
    2 – SPDM não nomeou ninguém, apenas contratou (CLT) e todos os funcionários encontram-se em período de experiência;
    3 – SPDM não vai exonerar ninguém, pois não é órgão público, apenas rescindirá os contratos.
    SPDM=EMPRESA PRIVADA
    SES=ÓRGÃO PÚBLICO – VINCULADO A ADMINISTRAÇÃO DIRETA

  • Fernando Magalhães diz: 26 de setembro de 2012

    Essa é uma péssima notícia, principalmente para a população que terá que se submeter a um serviço de urgência administrado de forma arcaica sob os preceitos da LEI 8666 e com reposição de servidores através de concurso público. Quem conhece o SAMU sabe que seus maiores problemas hoje são a dificuldade de manter concursados nessa árdua e desgastante tarefa e da manutenção de seus aparelhos, principalmente ambulâncias, que em alguns casos aguardam 120 dias para voltar a rodar devido a necessidade de licitação. Estamos todos ferrados…de novo!

  • Rodrigo scapini diz: 26 de setembro de 2012

    Uma pena o Samu voltará a ser sucateado novamente…

  • MARIA ANDRADE diz: 26 de setembro de 2012

    E AI ALFREDO, O QUE TU FALAZ AGORA, TA TUDO BEM, EO MARCOS TA OK.

  • ALBERTO diz: 26 de setembro de 2012

    realmente estamos caminhando para tras.
    se nossos politicos fossem bons como falam, viveriamos
    com uma qualidade ve vida expcional.
    dinheiro existe, mais os desmandos e faquatruas, nos transformam, em pedintes, de saude,seguranca, educacao transportes e outras nescessidades, e olha que somos nos que pagamos.
    triste realidade

  • Só o SAMU? diz: 26 de setembro de 2012

    Se vale para o SAMU, também deveria valer para o HEMOSC E O CEPON, não é verdade?

  • renato diz: 26 de setembro de 2012

    o samu vai voltar a ser como erra antes sem medico sem ambulancia a populaçao vai sair perdendo de novo por causa de meia duzia de funcionarios do estado que sao concursados e tem medo de trabalhar se entrasse uma o.s nos hospitais publicos pois teriam que trabalhar de verdade e nao só bater o cartao e ir pra casa

  • Antonio paixão diz: 26 de setembro de 2012

    Este governo está perdido, não sabe o que faz… Incompetência na adminstração da saúde, não sabe se fecha ou mantém as SDRs, não consegue implantar um sistema decente de saúde para os servidores, vive falando em crise. Enfim, acho que precisam se orientar melhor.

  • Dúvida 1 diz: 26 de setembro de 2012

    Só queria saber o que irá acontecer com os Funcionários que fizeram o processo seletivo e largaram seus antigos empregos para trabalhar no SAMU? e o Serviço será totalmente suspenso? pq mais de 80% dos funcionários entraram pelo processo seletivo. E será que agora a SPDM irá se posicionar?

  • Reinaldo diz: 26 de setembro de 2012

    De fato a área da saúde é crítica, mal administrada, excessivos gastos em equipamentos não instalados, manutenção deficiente e cara, compras mal efetuadas e com valores exorbitantes, funcionários mal pagos, fantasmas, desvio de equipamentos, utilização de equipamentos públicos para atendimento privado, falta de controle de patrimônio e por aí afora.Não é uma opinião, é um fato de quem já fez auditoria in loco, em hospital público, conforme relatório entregue na época ao governador do período. No papel, tudo estava maravilhosamente correto. Na prática era “outra coisa”.Acachapante. Pelo visto, continua deficiente..

  • Maria diz: 26 de setembro de 2012

    Oras Maria Andrade . . .
    Alfredo e Marcos estão ganhando bem, para falar bem e iludir a galera com a história de que essa empresa é boa.

    E as remoções dos servidores que sairam no diário oficial de hoje, como ficam?

  • Luiz diz: 26 de setembro de 2012

    Na minha opinião o Governandor não tem culpa.
    A culpa é do catarinense que não sabe votar, não sabe ou não querer boicotar.
    Infelizmente SC se vende em todos os sentidos.
    É muito fácil reclamar, ver as coisas erradas. Isto todo mundo é bom.
    Agir é que não está nos planos do cidadão catarinense.
    …Bem feito!!! Aprender com os erros também é sabedoria.

  • Carlos diz: 27 de setembro de 2012

    E ai pessoal
    Já tem até portaria de remoção de servidores
    PORTARIA nº 772– de 17/09/2012
    Vejam no link abaixo
    http://www.doe.sea.sc.gov.br/Portal/VisualizarJornalPorCategoria.aspx

  • Leandro Matos diz: 27 de setembro de 2012

    É isso aí! Nada de “rifar” a saúde.
    O SUS é nosso!
    Já basta o HEMOSC, CEPON, e agora querem privatizar o Hospital florianópolis, SAMU…
    E o “tal” vice-secretário de saúde vem falar em concurso? … E os profissionais que passaram no concurso público da SES, edital de 2010, que ainda não foram convocados a assumir? Sem falar nas convocações dos profissionais do concurso de 2012, para o Hospital regional de São José, sendo que a própria instituição não sabe “onde remanejar” tanta gente!
    Desorganização TOTAL!!
    Realmente, SC está se tornando terra sem dono.

  • Gestante diz: 27 de setembro de 2012

    Isso é um absurdo!!!!
    Sou gestante pedi a conta de um emprego de 4 anos para fazer o seletivo e fui aprovada e estou trabalhando no samu desde 1 de agosto.
    E agora os direitos de uma gestante trabalhista vou perder pq simplismente o senhor que nao tem mais o que fazer resolveu suspender spdm!!!
    Estou muito assustada e revoltada pois troquei um trabalho película outro e estou de 6 meses de gestação.
    O governo vai ter nos contratar entao, processos vão rolar pois assim como eu muitos trocaram seus trabalhos para estat na spdm samu.
    Isso é danos morais!!!!

  • Gestante diz: 27 de setembro de 2012

    Isso é um absurdo!!!!
    Sou gestante pedi a conta de um emprego de 4 anos para fazer o seletivo e fui aprovada e estou trabalhando no samu desde 1 de agosto.
    E agora os direitos de uma gestante trabalhista vou perder pq simplismente o senhor que nao tem mais o que fazer resolveu suspender spdm!!!
    Estou muito assustada e revoltada pois troquei um trabalho pelo outro e estou de 6 meses de gestação.
    O governo vai ter nos contratar entao, processos vão rolar pois assim como eu muitos trocaram seus trabalhos para estar na spdm samu.
    Isso é danos morais!!!!

  • Adriano Andre diz: 27 de setembro de 2012

    Flavia…
    Voce apenas colocou mastigadinho o que eu escrevi de maneira rápida e indignado com o que está acontecendo. Entendo que deves estar fazendo 1 mes de cursinho para concurso publico e utilizas na sua colocação o que aprendeste em sala de aula.

    Mas vejamos: Minha preocupação ao final do que disse não está no fato de ser processo seletivo ou concurso público, não está no fato de estarem em período de experiência ou estagio probatório, que nada mais é que a mesma coisa, sendo como eu disse, o primeiro é CLT e o segundo estatutário.

    O que realmente estou preocupado é que estas pessoas pagaram inscrição para este processo seletivo, conforme voce se sinta melhor, estudaram para este processo seletivo, alguns realizando até cursinho preparatório, sem falar nos que deixaram seus empregos com esperança de algo melhor, e que agora não tem a maior noção de como ficarão e no final serão prejudicados por uma incompetência de nosso governador (mais uma), ou seja, O POVO É QUEM PAGA MESMO POR ISTO.

    Obrigado.
    PS. Mas pode deixar que eu te perdoo. rsrs

  • paulo diz: 27 de setembro de 2012

    Ah meu país assim vamos, a exemplo da extinção da hora plantão que o sindicato da categoria não tem nenhum interesse que continue (sindicato e governo) já que a hora plantão não rende nada aos sindicatos considerado que a contribuição sindical é por funcionário contratado, e já que a contratação de novos funcionários irá aumentar significativamente a receita daqueles sindicatos estou prevendo a extinção da hora plantão com reação dos funcionários sem apoio dos sindicatos.
    De qualquer forma fica testemunhada a atuação do governo atuals e anteriores em descaso com a saúde pública quando decidiu anteriormente liberar a hora plantão em vez de contratar os novos funcionários. Usou a hora plantão para protelar eventuais reajustes salariais, escravizando e sobrecarregando os funcionários. Quem sabe o governo incorpora a hp no salário??? rsss.

  • samuzinho diz: 27 de setembro de 2012

    Nao se iludam que com essa empresa o SAMU ia melhorar. O estado Ta repassando 4x mais o valor mensal gasto em sua gesta, p essa empresa. E a propria abaixou a hora salario, tirou beneficios trabalhistas e outra dezenas de sacanagem. Com 4x mais verbas, da p aumentar salario, estimular os proffisionais, completar o quadro, renovar a frota, e fazer o servico ser de primeira linha, como deve ser. Se o estado tem tanto $, pq n fez isso antes? Ah… tem campanha esse ano, ai passa p essa empresa com fama de roubar o erario, ela some com a grana, reparte com coleguinhas, e o estado sai dizendo que foi roubado…. Quase enganou. Essa empresa soh vai roubar o $ n vai melhorar porcaria nenhuma. acordem populacao! Acorda governador, repeite seu povo.
    O minimo [e recontratar esses profissionais e manter essa verba gorda dada a spdm p/ bom funcionamento do servico de emergencia. Vc ou seu famiiar um dia pode precisar… o mundo da voltas, e por vezes ‘eh ironico

  • Ieda diz: 27 de setembro de 2012

    Sim,fomos todos contratados por empresa privada,porem com autorização do estado. e como fica a situação dos trabalhadores que deixaram seus atuais empregos para trabalhar no samu. Irresponsabilidade total do estado,ministerio publico SPDm tantos quantos mais forem necessarios…

  • OS FUNCIONARIOS DO SAMU diz: 27 de setembro de 2012

    ola Flavia!
    da a impreção que tu estais a defender a SPDM.
    Então Page ela para cuidar das tuas finanças, da tua casa, em um ano estarais a pedir ismolas na porta da igreja.
    SAMU não e brinquedo.
    SAMU e responsabilidade.
    SAMU e tempo Resposta a população Catarinense.
    SAMU e qualidade em atendimento pre hospitalar.
    SAMU e serviço publico a ser prestado para o publico, sem taxas, sem inganação.
    SAMU e orgulho para os funcionarios que vestem a camisa.
    SAMU E PAIXÃO.
    SAMU E dignidade a serviço da saude.
    O SAMU de SC, deve ser sim mantido pela administração publica e não privada.
    A spdm se quer comandar um serviço de APH, que monte um privado e não o nosso SAMU de SC.

    Os SAMUSEIROS de SC agradecem ao juiz do STJ, a Dra Sonia do Miniterio Publico por tornar realidade um desejo de muitos, parabéns e que deus os abençoe.

  • Flávia diz: 27 de setembro de 2012

    Adriano André
    Se tens conhecimento, aplique-os!
    Se não tens, já sabes o caminho: FAÇA UM CURSINHO!
    Aos que sairam de outros empregos, cabe somente lamentar e procurar outro emprego, pois a partir do momento que resolveram ingressar no quadro de colaboradores da SPDM, assumiram o risco! O mes que há em qualquer empresa privada…
    Boa sorte a todos e que ocorra o melhor para população catarinense!

  • SAMU diz: 29 de setembro de 2012

    QUE MARAVILHA!!! TEM QUE VOLTAR PARA O ESTADO MESMO, O SAMU DE JOINVILLE ESTÁ UM CAOS,BAGUNÇA TOTAL! FALTA DE PREPARADO PARA ATUAR EM UMA AREA TAO ESSENCIAL. LAMENTAVEL.
    QUAL A PREVISÃO PARA RETORNO PARA O ESTADO?

Envie seu Comentário