O Governo Federal irá adquirir 3,1 milhões de litros de leite da Cooperativa Regional de Comercialização do Extremo Oeste de Santa Catarina. O produto será destinado a cerca de 50 mil famílias da Bahia e de Sergipe atingidas pela estiagem.
- Essa medida terá um benefício duplo, pois além de garantir a alimentação dessas famílias do Nordeste, estará impulsionando a economia desses pequenos agricultores catarinenses - afirma a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. A Cooperativa é formada por 625 pequenos produtores.
Essa foi a primeira compra direta do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para ações de fortalecimento da agricultura familiar. A distribuição de cestas é voltada para atendimento a grupos populacionais específicos, como famílias acampadas que aguardam acesso ao Plano Nacional de Reforma Agrária e famílias vítimas de fatores climáticos extremos, como enchentes e estiagens, em articulação com a Defesa Civil Nacional.A distribuição do leite catarinense dará prioridade a famílias com crianças na faixa etária de 2 a 7 anos e ficará sob a responsabilidade dos governos dos dois Estados.