Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de outubro 2012

Aprovada lei de fixação de efetivo do Corpo de Bombeiros Militar

31 de outubro de 2012 5

A quarta-feira, 31 de outubro de 2012, entra para a história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O Projeto de Lei Complementar (PLC) 28/2012, que fixa o novo efetivo máximo da corporação, foi aprovado por unanimidade pelos 25 parlamentares presentes na sessão de votação na tarde de hoje.  

Pela proposta, o CBMSC está autorizado a ter 3.816 militares – o que representa um acréscimo de 605 novas vagas em relação ao número atual. As novas vagas devem ser preenchidas de forma gradativa até 2014.

 Mais do que a abertura de vagas para ingresso na corporação, a nova lei vai consolidar do plano de carreira da corporação, uma vez que ao criar vagas em níveis intermediários vai viabiliza a realização de cursos de formação e assim a ascensão hierárquica de Praças e Oficiais. 

“Desde a assunção do Comando-Geral, entendíamos que a aprovação da nova Lei de Fixação de Efetivo era um dos pontos cruciais para o futuro da corporação. Além de abrir vagas, o novo plano vai servir de estímulo para que nossos militares possam fazer ainda mais pela população”, comemora o Comandante-Geral Coronel BM Marcos de Oliveira.

 A expectativa do Comando-Geral é de que, com a sanção da nova lei de fixação pelo Governador Raimundo Colombo, poder dar início aos esforços para a abertura de Cursos de Formação de Cabos, Cursos de Formação de Sargentos e Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) já a partir de 2013.

 

Na prática, a nova Lei de Fixação de Efetivo foi a forma encontrada para adequar os critérios de progresso hierárquico ao crescimento exponencial verificado pela corporação desde a emancipação administrativa em 2003. Para passar a valer, a lei depende agora da sanção do governador Raimundo Colombo.

Policial ferido deflagra megaoperação no Norte da Ilha de SC

31 de outubro de 2012 21

É intensa a mobilização de policiais civis e militares rumo ao Norte da Ilha de Santa Catarina, via SC-401. As primeiras informações dão conta de que Gilmar Lopes Silva, agente da 1ª DP do Centro, levou três tiros ao tentar entregar uma intimação na Vila União, região dos Ingleses. Em resposta, foi montada uma megaoperação para caçar os autores. A vítima foi conduzida ao hospital Celso Ramos, de helicóptero, consciente. Dois suspeitos de balearem o policial foram presos e levados para a DP de Canasvieiras. Eles não estavam com a arma.

Catarinense assume como juiz corregedor do CNJ

31 de outubro de 2012 1
O magistrado catarinense Júlio César Machado Ferreira de Melo assumiu nesta semana, em Brasília, a função de juiz corregedor no Conselho Nacional de Justiça.
 
Esta será sua segunda passagem pelo cargo, uma vez que já assessorou a ministra Eliana Calmon e, agora, passará a colaborar com o ministro Francisco Falcão.
 
Ferreira de Melo, neste intervalo, foi assessor especial da presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
 
Seu trabalho nos mutirões carcerários no Estado voltou a chamar a atenção da cúpula do Judiciário.

Udesc e UFSC planejam expansão integrada

31 de outubro de 2012 1

A reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel,  se reuniu com o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa.

Entre os assuntos discutidos, o planejamento de expansão integrada das instituições. 

A ideia é fazer um plano de ação combinado para que não ocorra a duplicidade de cursos em algumas cidades.

 

Ciclovia

Outro assunto debatido na reunião foi a integração dos campi de Florianópolis por meio de uma ciclovia. A UFSC repassará para a Udesc um projeto que prevê um bicicletário moderno, inclusive com local reservado para os ciclistas tomarem banho. 

“Acreditamos que em um mês a primeira versão da proposta de ciclovia deva estar pronta para análise. Este sá o nosso ponto de partida”, explica o professor Carlos Vieira, Chefe de Gabinete da Reitoria da UFSC.

Aumenta número de emissão de passaportes em Santa Catarina

30 de outubro de 2012 1

Boa parte da Polícia Federal permaneceu por quase 70 dias em greve. Sabe qual foi o impacto na emissão de passaportes em Santa Catarina? Nenhum.

De janeiro a outubro deste ano foram liberados 67.768 documentos, aumento de 9,93% em relação ao mesmo período do ano passado (61.646).

Guerra silenciosa é travada dentro dos presídios

30 de outubro de 2012 6

Este Visor teve acesso a um levantamento sigiloso da área de inteligência que mapeou 29 assassinatos dentro dos presídios de Santa Catarina entre janeiro de 2009 e outubro de 2012. Foram cinco em 2009, quatro em 2010, 15 em 2011 e cinco neste ano. Do total de mortes registradas no ano passado em todo o sistema prisional catarinense, seis foram somente em São Pedro de Alcântara.


A média  é de quase uma execução por mês dentro do cárcere, mas o governo insiste em negar a força do crime organizado em Santa Catarina. Oficialmente, o discurso quer descontruir a ação da facção criminosa que tomou conta dos presídios. Internamente, as forças de segurança tratam o assunto como uma guerra entre Estado e detentos. A negação é apenas retórica. A realidade dos números fala por si.

Negar a organização criminosa nos presídios é tapar o sol com a peneira

29 de outubro de 2012 7

O discurso oficial do governo do Estado é de que não existe crise no sistema prisional, de que a morte da agente Deise Alves não foi uma execução e de que a guerra silenciosa entre Deap e a facção criminosa é invencionice. Tudo para consumo externo.

Nas internas, reuniões não param de acontecer desde sábado, entre a cúpula da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Justiça e Cidadania (responsábel pelo sistema prisional) e até com o próprio governador Raimundo Colombo para analisar que estratégia adotar.

Tal discurso de negação, sob a alegação de que seria dar visibilidade a uma facção criminosa, beira 0 desrespeito com os agentes e forças policiais que lutam, em desigualdade de condições, contra o crime organizado e instalado em Santa Catarina.

Aliás, que se fortalece no sistema prisional, enquanto o Estado perde tempo com discussões semânticas.

Apuração em tempo real das eleições 2012

28 de outubro de 2012 0

O Diário Catarinense preparou um site especial para mostrar a apuração em tempo real do segundo turno das eleições. Ali, você pode acompanhar, voto a voto, o desempenho dos candidatos a prefeito das três cidades catarinenses que têm segundo turno. O site também mostrará, na hora, o candidato vencedor, mesmo que a apuração não tenha terminado (quando matematicamente o resultado não puder ser revertido).

Também é possível acompanhar em tempo real a apuração em São Paulo.

Em Florianópolis, a apuração promete ser disputada, voto a voto. Eleição para cardíaco.

Clique aqui para acompanhar a apuração em tempo real.

Governo do Estado decide investir no transporte marítimo

28 de outubro de 2012 4

O governo do Estado mudou a estratégia para a quarta ligação entre a Ilha de SC e o Continente. Ao invés de projetos gigantescos e caríssimos como quarta ponte ou túnel subaquático, ambos na casa dos bilhões de reais, soluções simples como o transporte marítimo e via rápida para os ônibus (BRTs). Propostas bem mais em conta e que podem estar funcionando até 2014, ano previsto para a reabertura da Hercílio Luz. A intenção é colocar de pé estes três modais, reduzindo em até 30% o tráfego diário das pontes Pedro Ivo e Colombo Sales.

O Centro Administrativo lança nesta semana um novo edital de Procedimento de Manifestação de Interesse específico para projetos de transporte coletivo. Das 13 propostas apresentadas até agora, pelo menos quatro focam na integração pelo mar da Grande Florianópolis e nos BRTs. A partir da abertura do PMI, as empresas interessadas terão cerca de 90 dias para detalhar o projeto, já com estudo de viabilidade econômica e impacto ambiental. Com base nestes dados, o governo bate o martelo.

É consenso de que não haveria tempo suficiente para cumprir todas as etapas legais da construção da quarta ponte ou túnel subaquático até o final da administração de Colombo. Por isso, a ideia de dividir o PMI em dois: primeiro investindo diretamente em soluções de transporte coletivo. As obras da quarta ligação seguem nos planos, mas sem a urgência de prazos. Certeza, neste momento, é de que por meio de Parceria Público Privada será possível atacar o problema da mobilidade urbana da Ilha investindo… no mar.

Floripa é destaque no Wall Street Journal

26 de outubro de 2012 48


reprodução

Os que ainda torcem o nariz para o reconhecimento de Floripa como a nova meca dos ricos e famosos ficarão de cabelo em pé. Nesta edição de final de semana do Wall Street Journal, o veículo de maior relevância sobre economia dos EUA e um dos mais influentes do mundo, Floripa Island é destaque.

Em reportagem assinada por Jemima Sissons, Jurerê Internacional  é descrita como point de gente bonita e descolada, que adora aproveitar os beach clubs para tomar caipirinha no final de tarde em locais como o Cafe de la Musique ou o P12.

O ponto alto fica por conta do Réveillon. Entre as casas indicadas para balada, o Posh, Pacha e The Double Seven.

Um tiro de misericórdia no provincianismo, diriam alguns. É o fim da Ilha, dirão outros.

O fato é que este caminho, pelo visto, é sem volta…