Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Retrato da Lagoa a Conceição: a calçada sumiu

22 de novembro de 2012 5

“Rafael, acreditas que esta foto é de parte da calçada da Av. das Rendeiras, um dos principais pontos turísticos de Florianópolis? Eu caminho ou corro todos os finais de semana nas Rendeiras e acompanho o descaso com a estrutura do local. No início do ano, acho que em março, foi iniciada a reforma em vários pontos do passeio, reforma que se arrastou por meses.

Incrivelmente, a reforma foi “terminada” há uns 2 meses e ficou este trecho, de cerca de 70 metros, simplesmente sem calçada. Para piorar as coisas, o trecho fica exatamente na frente das dunas, ou seja, não temos calçada em nenhum lado da rua! Como passo frequentemente pelo local, posso dizer que é comum ver pessoas com carrinho de bebê circulando pela rua, perigosamente perto dos carros.

Em se tratando de um dos principais cartões postais de Florianópolis, meu sonho seria ter um parque à beira da Lagoa, com um calçadão de alguns metros de largura, equipamentos para esporte e lazer, como fazem inúmeras cidades que prezam por sua relação com seus maiores atrativos.

Infelizmente o que temos é o extremo oposto: uma calçada estreita e mal cuidada, vários pontos com esgoto sendo despejado diretamente na Lagoa, uma área verde com má preservação e limpeza, e agora, este símbolo de descaso com a Lagoa, seus moradores e turistas.

Até quando nossa cidade sobreviverá da sua beleza natural e da simpatia do povo, sem o necessário comprometimento do poder público?”

Carta envida por um leitor que pede anonimato

comentários

Comentários (5)

  • Ernesto São Thiago diz: 23 de novembro de 2012

    Suspeito que há alguma econeurose por trás deste abandono…

  • Peters diz: 23 de novembro de 2012

    Código de Trânsito Brasileiro, Artigo 68 – § 6º Onde houver obstrução da calçada ou da passagem para pedestres, o órgão ou entidade com circunscrição sobre a via deverá assegurar a devida sinalização e proteção para circulação de pedestres.

  • Luiz Audi Berto diz: 23 de novembro de 2012

    Não sei porque, não me surprendo com este tipo de situação. O descaso com o a coisa pública é generalizado, e mais, apenas para reforçar o que nosso amigo ai de cima falou, com os “secretários de turismo”, tando Estadual como Municipal, que são escolhidos para esta pasta, é isso que vamos ter, uma cidade belíssima, com seus atrativos naturais, mas infraestrutura que é bom….infelizmente só em Jurerê Internacional, que é administrado pela iniciativa privada…

  • Anselmo diz: 23 de novembro de 2012

    Vocês estão certos, a rendeiras esta jogada as traças, não cuidam do nosso cartão postal, falta ciclovia, não da para correr, nos sábados e domingos não da para passear pois tem tanto carro, temos que fazer um abaixo assinado, para ter melhorias e sem falar na lagoa que o esgoto que esta poluído

  • Fernando diz: 27 de novembro de 2012

    Ah, mas vai tentar fazer ali algo pra tu ver o quanto vão te encher o saco… se bobear, não fizeram nada porque “arrumar a calçada ia afetar a população de formigas já presente na área” ou alguma bobajada no gênero… deve ser mais “ecológico” deixar assim.

Envie seu Comentário