Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Prefeitura de Florianópolis vai banir espuma inflamável em casas noturnas

31 de janeiro de 2013 2

O prefeito Cesar Souza Júnior afirmou nesta quinta-feira que Florianópolis vai banir o uso de espuma utilizada no sistema de isolamento acústico semelhante a que estava instalada na boate de Santa Maria (RS), palco da tragédia que matou mais de 230 jovens no último fim de semana.

O anúncio foi feito durante reunião com proprietários de casas noturnas e de espetáculos, realizada na manhã desta quinta na sede da Associação Comercial e Industrial da cidade (Acif). De acordo com o prefeito, a medida será oficializada por meio de decreto que deve ser publicado nos próximos dias. A partir daí, um esquema de fiscalização especial vai ser montado para conferir a substituição do material nas casas que já possuem esse tipo de produto.

A decisão de banir das casas noturnas e de espetáculos a espuma inflamável utilizada no sistema de isolamento acústico foi tomada devido à informação, divulgada pelo governo gaúcho, de que mais de 80% das vítimas de Santa Maria morreram intoxicadas pela fumaça oriunda da queima da espuma.

O prefeito ressaltou que atualmente o mercado oferece, para fins de isolamento acústico, produtos que não são inflamáveis e nem produzem fumaça tóxica. Outra medida anunciada nesta quinta-feira pelo prefeito foi a edição de um novo decreto, desta vez proibindo, dentro das casas noturnas e de espetáculo da cidade, o uso de qualquer artefato que produza faísca ou fogo, inclusive aqueles utilizados em garrafas de bebidas alcoólicas.

Por determinação do prefeito, a procuradoria-geral do município está elaborando ambos os decretos, que serão publicados no Diário Oficial do município.

 

 

comentários

Comentários (2)

  • Renato Flores diz: 31 de janeiro de 2013

    A idéia é muito boa, entre tantas que já foram apresentada depois deste episódio, mas de nada vai adiantar se o principal problema neste pais não for resolvido que é a falta de fiscalização e punição aos culpados, neste momento de dor todo mundo quer resolver tudo em minutos, daqui a um mês, tudo cai no esquecimento….sempre vai ter um juiz para dar uma liminar, sempre vai ter alguém do poder público para dar um jeitinho, seja ele da prefeitura, dos bombeiros ou qualquer órgão publico, falta punição a quem quer que seja….Quanto a fiscalização isso também cabe ao cidadão, temos de parar só de reclamar e fazer nossa parte, começando cumprindo também as regras e leis deste país, pois o cidadão(a) que reclama da espuma irregular na boate hoje e implora por justiça, amanhã atropela e mata um inocente na calçada, pois estava dirigindo embriagado…Temos outros exemplos país a fora, o Boeing da Tam que caiu em São Paulo, até hoje só foram feitas ranhuras no asfalto da pista e continua a mesma bomba pronta a explodir, temos os casos das nossas enchentes e deslizamentos em morros com grandes tragédias que comove a todos na hora, mas as ocupações irregulares continuam, e olhe que terei inúmeros casos para relatar e todos, digo todos sem uma providência descente das autoridades…Não adianta só mudar a espuma, o artefato pirotécnico ou colocar mais portas nestes locais , o que falta neste pais é mudar a cultura de querer levar vantagem em tudo, a cultura do lucro fácil,a cultura da ganância, a cultura da propina, a cultura da ajuda mutua sem se preocupar com o resultado, a cultura do jeitinho brasileiro….Temos outras milhares de bombas como estas país afora pronta para fazer mais vitimas, sobre os olhares e complacência de todos que agora neste momento de dor queres mostra que vão resolver e que o culpado é sempre o outro, não adianta a presidenta ir consolar as famílias abaladas por esta desgraça se nada faz a muitas outras famílias que clamam por ajuda em hospitais, em comunidades carentes ou no nordeste tanto castigado pela fome. Resumindo temos que ser mais responsáveis e pensar nisso tudo na hora do voto, na hora de denunciar e cobrar resultado correto mesmo que esta solução demore a aparecer e definitivamente começar a mudar por nós mesmos, temos qu também fazer nossa parte parar de querer arrumar justificativas dos nossos erros porque alguém próximo também errou e encarar isso como normal, o povo brasileiro infelizmente esta se acostumando com tanta coisa errada, que em algum momentos já se confunde entre o certo e errado.

  • joão carlos da silva diz: 3 de fevereiro de 2013

    Pois, Banir as espumas… o que o Prefeito deveria banir é a grande quantidade de cargos comissionados, ou deixar que estes cargos sejam ocupados por funcionarios de carreira da Prefeitura de Florianópolis… a história se repete. Em quanto os vereadores mandarem no Executivo, colocando seus apadrinhados, sempre teremos… falta de qualidade, decompromisso com o Público e com a coisa pública, pois estão alí apenas para servir ao que lhe indicou, ao partido, ou mesmo a grupos econômicos. Nada adianta o Sr. Cesar Sousa, ter seu nucleo duro, profissionais extremamente competentes, se abaixo deles só politica rasteira de indicação, só pessoal desqualificado, etc.. etc…
    O maior exemplo desta admnistração, está na FLORAM, mesmo antes do Dr. Carlin ser indicado e nomeado seu Superintendente, A Administração Cesar Sousa e João Amim, nomearam, vejam só, o ex-assessor de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Governo Dario, advinhem para que….. DIRETOR D ESTUDOS AMBIENTAIS DA FLORAM, ISTO MESMO, DIRETOR DE ESTUDOS AMBIENTAIS DA FLORAM. Mesmo antes da nomeação do Dr. Carlin.
    Este Senhor, pelo que sabemos nem jornalista é, imagina o que deve entender de meio ambiente…. a Revolta e imensa dentro da FLORAM, O que e como este Senhor vai pedir de trabalho, ações, projetos para o corpo técnico da FLORAM, formado de Geografos, Engenheiros, Biologos, etc….
    Estará lá apenas passando o tempo, ganhando muito bem e usufruindo das benesis do Serviço Público, que todos sabemos, que Diretor de Orgão Público tem muitos previlegios….
    Gostariamos de Saber a Posição do Dr. Carlin, homem do direito e um legalista por excelencia…. será que aceitará este tipo de situação….

    E Viva a indicação politica.

Envie seu Comentário