Bom dia Sr.Martins
Permita-me compartilhar assunto de interesse público e de segurança privada e pública até, embora anonimamente por razões óbvias estou identificado apenas pelo email.
FATO OCORRIDO E TESTEMUNHADO POR FAMILIARES
Eu tive uma terrível decepção ao chamar o serviço de assistÊncia técnica da EMPRESA QUE PAGO PARA USAR INTERNET (Internet Service Provider -ISP-ou Provedor dos Serviços de Internet)
para resolver um problema aparentemente simples:
O modem não aparece no Painel de Controle, em Redes.
Qual não foi a minha surprÊsa:
1ºVeio um jovem para fazer reparos.
Sentou-se na frente do meu computador, em menos de cinco minutos achou necessário ligar para o telefone (acredito eu ele falava com o pessoal da empresa que presta o serviço de suporte À empresa que pago…ISP)não vou divulgar o nome da empresa mas todos sabem quantas existem por aqui, não mais do que quatro.
“-Alô, aqui é Fulano (não vejo a necessidade de citar o nome do rapaz, mas está anotado). Eu to arrumando o computador do cliente, ele quer saber por que não está aparecendo o modem no Painel de Controle…Sim, ahã..eu to aqui naquele lugar que tem um banquinho, uma casinha e um planeta…”
Ele mexeu aqui, mexeu ali, e ligou para outro funcionário (eles não apresentam craxá, não tem identificação alguma de que sejam funcionários de qualquer empresa, apenas dizem que vieram consertar, mesmo sem qualificação nenhuma como pode-se observar em uma conversa daquele nível “casinha, banquinho,planeta”).
Chamou a outro que veio, logo em seguida. Mexeu aqui, mexeu ali, não consegui reparar e acabou dizendo assim:
- Mas tá tudo certo senhor, isto deve ser algum problema do seu computador, algum programa que tá atrapalhando. O importante é que o senhor tá navegando, tudo certinho. Mas é normal, até lá na minha casa acontece…”
Simplesmente eu achei por bem não discutir mais, pois percebi que era uma fraude a que estava sendo vitimado.
Nenhum dos dois funcionários que se diziam do suporte técnico tinham qualificação alguma !
Eu estava sujeito a pagar um prÊço por um pacote de serviços que não são prestados corretamente, mas de maneira fraudulenta. FRAUDE É CRIME previsto em lei. Será até uma tipificação de Estelionato?
Após o fato, decidi melhor eu mesmo procurar investigar.
Procurei no Google por mais informações a respeito do fato, chegando a este teste sugerido: (sistema operacional Windows)
-Vá em Iniciar, Executar.Digite: command
Vai abrir o “Prompt de Comando”.
Aquela janela em preto que tem este título.
Ali, digite cada um destes comandos, um por vez.
nslookup 127.0.0.1
ping 127.0.0.1
tracert 127.0.0.1
————————-
No meu caso, o resultado foi este abaixo:
Retornou:
-nslookup 127.0.0.1
*** Os servidores padrão não estão disponíveis
Servidor UnKnown
Adress: 127.0.0.1
***UnKnown não é possível encontrar 127.0.0.1: response from server
-Ping 127.0.0.1
Disparando contra 127.0.0.1 com 32 bytes de dados
Resposta de 127.0.0.1: bytes=32 tempo < 1ms TTL=128
Resposta de 127.0.0.1: bytes=32 tempo < 1ms TTL=128
Resposta de 127.0.0.1: bytes=32 tempo < 1ms TTL=128
Resposta de 127.0.0.1: bytes=32 tempo < 1ms TTL=128
Estatísticas do ping para 127.0.0.1:
Pacotes: Enviados=4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 ,
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo – 0ms, áximo = 0ms, Média= 0ms
-Tracert 127.0.0.1
Rastreando a rota para localhost [127.0.0.1]
com no máximo 30 saltos:
1 <1ms <1ms localhost [127.0.0.1]
Rastreamento concluído
——————
Este resultado indica que o meu computador não está conectado ao ISP, o Internet Service Provider (Provedor de Serviços de Internet).
Mas, então, como posso ter uma conexão em internet se ele não está conectado?
A resposta é : talvez o meu computador esteja conectado a qualquer outro de meu condomínio, ou ainda, a uma conexão remota não solicitada nem autorizada com outro computador, ou ainda, a uma conexão sem-fio (wireless)remota, sem o meu consentimento, nem sequer sabia que isto poderia estar ocorrendo.
Sendo assim, tomarei providÊncias para, primeiramente responsabilizar a PROVEDORA DE INTERNET pelo mau serviço.
E se houver constatação de risco eminente de exposição de informações pessoais procurarei reparos por danos morais.
Ainda vou ao PROCON, mas pouco se espera do PROCON, sabe-se lá porquÊ estas empresas permanecem tranquilas apesar de inúmeros processos.
O jeito é partir para uma ação individual ou coletiva por danos materiais também, pois se está pagando por um serviço que não é prestado.
Eu provarei que tenho internet mas sem a conexão ao provedor,e , ainda, caso esteja conectado a qualquer computador ou portátil de terceiro…fazendo assim com que as minhas informações particulares e as dos familiares que utilizam estejam expostas.
Por razões óbvias sugiro que todas pessoas façam este teste em seus computadores.
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O Rafael Martini agora tem um espaço exclusivo no site do Diário Catarinense. Acesse:
O Visor é um mosaico de informações com foco em Santa Catarina, mas sempre atento ao que acontece no país e no mundo. Com um olhar bem humorado, o blog é a extensão digital da coluna, publicada diariamente nas páginas 2 e 3 do Diário Catarinense.
O Visor é editado pelo jornalista Rafael Martini, um sujeito movido a 90% de transpiração e 10% de inspiração.
Bom dia Sr.Martins
Permita-me compartilhar assunto de interesse público e de segurança privada e pública até, embora anonimamente por razões óbvias estou identificado apenas pelo email.
FATO OCORRIDO E TESTEMUNHADO POR FAMILIARES
Eu tive uma terrível decepção ao chamar o serviço de assistÊncia técnica da EMPRESA QUE PAGO PARA USAR INTERNET (Internet Service Provider -ISP-ou Provedor dos Serviços de Internet)
para resolver um problema aparentemente simples:
O modem não aparece no Painel de Controle, em Redes.
Qual não foi a minha surprÊsa:
1ºVeio um jovem para fazer reparos.
Sentou-se na frente do meu computador, em menos de cinco minutos achou necessário ligar para o telefone (acredito eu ele falava com o pessoal da empresa que presta o serviço de suporte À empresa que pago…ISP)não vou divulgar o nome da empresa mas todos sabem quantas existem por aqui, não mais do que quatro.
“-Alô, aqui é Fulano (não vejo a necessidade de citar o nome do rapaz, mas está anotado). Eu to arrumando o computador do cliente, ele quer saber por que não está aparecendo o modem no Painel de Controle…Sim, ahã..eu to aqui naquele lugar que tem um banquinho, uma casinha e um planeta…”
Ele mexeu aqui, mexeu ali, e ligou para outro funcionário (eles não apresentam craxá, não tem identificação alguma de que sejam funcionários de qualquer empresa, apenas dizem que vieram consertar, mesmo sem qualificação nenhuma como pode-se observar em uma conversa daquele nível “casinha, banquinho,planeta”).
Chamou a outro que veio, logo em seguida. Mexeu aqui, mexeu ali, não consegui reparar e acabou dizendo assim:
- Mas tá tudo certo senhor, isto deve ser algum problema do seu computador, algum programa que tá atrapalhando. O importante é que o senhor tá navegando, tudo certinho. Mas é normal, até lá na minha casa acontece…”
Simplesmente eu achei por bem não discutir mais, pois percebi que era uma fraude a que estava sendo vitimado.
Nenhum dos dois funcionários que se diziam do suporte técnico tinham qualificação alguma !
Eu estava sujeito a pagar um prÊço por um pacote de serviços que não são prestados corretamente, mas de maneira fraudulenta. FRAUDE É CRIME previsto em lei. Será até uma tipificação de Estelionato?
Após o fato, decidi melhor eu mesmo procurar investigar.
Procurei no Google por mais informações a respeito do fato, chegando a este teste sugerido: (sistema operacional Windows)
-Vá em Iniciar, Executar.Digite: command
Vai abrir o “Prompt de Comando”.
Aquela janela em preto que tem este título.
Ali, digite cada um destes comandos, um por vez.
nslookup 127.0.0.1
ping 127.0.0.1
tracert 127.0.0.1
————————-
No meu caso, o resultado foi este abaixo:
Retornou:
-nslookup 127.0.0.1
*** Os servidores padrão não estão disponíveis
Servidor UnKnown
Adress: 127.0.0.1
***UnKnown não é possível encontrar 127.0.0.1: response from server
-Ping 127.0.0.1
Disparando contra 127.0.0.1 com 32 bytes de dados
Resposta de 127.0.0.1: bytes=32 tempo < 1ms TTL=128
Resposta de 127.0.0.1: bytes=32 tempo < 1ms TTL=128
Resposta de 127.0.0.1: bytes=32 tempo < 1ms TTL=128
Resposta de 127.0.0.1: bytes=32 tempo < 1ms TTL=128
Estatísticas do ping para 127.0.0.1:
Pacotes: Enviados=4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 ,
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo – 0ms, áximo = 0ms, Média= 0ms
-Tracert 127.0.0.1
Rastreando a rota para localhost [127.0.0.1]
com no máximo 30 saltos:
1 <1ms <1ms localhost [127.0.0.1]
Rastreamento concluído
——————
Este resultado indica que o meu computador não está conectado ao ISP, o Internet Service Provider (Provedor de Serviços de Internet).
Mas, então, como posso ter uma conexão em internet se ele não está conectado?
A resposta é : talvez o meu computador esteja conectado a qualquer outro de meu condomínio, ou ainda, a uma conexão remota não solicitada nem autorizada com outro computador, ou ainda, a uma conexão sem-fio (wireless)remota, sem o meu consentimento, nem sequer sabia que isto poderia estar ocorrendo.
Sendo assim, tomarei providÊncias para, primeiramente responsabilizar a PROVEDORA DE INTERNET pelo mau serviço.
E se houver constatação de risco eminente de exposição de informações pessoais procurarei reparos por danos morais.
Ainda vou ao PROCON, mas pouco se espera do PROCON, sabe-se lá porquÊ estas empresas permanecem tranquilas apesar de inúmeros processos.
O jeito é partir para uma ação individual ou coletiva por danos materiais também, pois se está pagando por um serviço que não é prestado.
Eu provarei que tenho internet mas sem a conexão ao provedor,e , ainda, caso esteja conectado a qualquer computador ou portátil de terceiro…fazendo assim com que as minhas informações particulares e as dos familiares que utilizam estejam expostas.
Por razões óbvias sugiro que todas pessoas façam este teste em seus computadores.