Levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública indica aumento de de 2,17% no número de homicídios dolosos – aqueles com intenção de matar – nos seis primeiros meses de 2013 em comparação ao mesmo período do ano passado.
Em todo o Estado, o número de assassinatos passou de 368 casos para 376, oito a mais em números absolutos.
Houve registro de assassinatos em 108 dos 295 municípios de SC. Outras 187 cidades não registraram homicídios dolosos e em 59 delas ocorreu apenas um assassinato.
Joinville, Florianópolis, Criciúma, Camboriú e Palhoça são cinco das dez cidades que registraram queda no número de homicídios dolosos no primeiro semestre de 2013 em comparativo com o mesmo período de 2012.
Para o secretário César Augusto Grubba, o aumento acontece após dois anos seguidos de redução. Ele entende que muitos dos casos os homicídios dolosos têm motivos emocionais, brigas passionais ou pessoas envolvidas na criminalidade – que se desentendem e acabam cometendo o crime.
Por isso, diz, a Polícia Civil trabalha no sentido de tentar esclarecer o maior número possível de ocorrências. Este ano, foram esclarecidos mais de 65,16% dos homicídios ocorridos no Estado.