A estudante Ritchieli Pedroso Lucas, 19 anos, última internada por causa do incêndio na boate Kiss, recebeu alta na manhã desta terça-feira.
Ela estava no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde 27 de janeiro, dia da tragédia que matou 242 pessoas.
A irmã de Ritchiele, Driele, também estava na boate e morreu em consequência dos ferimentos no dia 7 de fevereiro.
Ritchiele, que passou no último vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para o curso de Ciências Biológicas, ficou com 30% do corpo queimado.
Pelo menos 240 alunos do Ensino Médio, participantes de 16 miniempresas da Grande Florianópolis, apresentam o resultado de seu trabalho em Feira de Negócios realizada no Beiramar Shopping.
Eles tiveram a oportunidade de criar e administrar uma empresa, sempre orientados por voluntários parceiros da Junior Achievement, e agora venderão seus produtos, neste sábado, das 11h às 22h.
Entre os produtos desenvolvidos por eles, estão amplificadores para celulares, suportes para carrinhos de supermercados e canecas customizadas.
O Projeto de Lei (PL) 65/2013, que dispõe sobre de prevenção e segurança contra incêndio e que confere ao Corpo de Bombeiros Militar poder para interditar estabelecimentos em situação irregular, foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na manhã desta terça-feira.
A matéria, de autoria do governo do Estado, segue para análise das comissões de Finanças e Tributação e de Segurança Pública. A intenção da Casa é votar antes do recesso parlamentar ainda em julho.
Os deputados do colegiado seguiram o parecer complementar do deputado Mauro de Nadal (PMDB) pela aprovação da proposta, incluindo três emendas aditivas contemplando o conteúdo de parte das 10 matérias que também tramitavam na casa e tratatavam sobre normas de segurança em estabelecimentos de shows.
O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, está à frente da comitiva de lideranças empresariais do comércio de bens, serviços e turismo que visitará os integrantes bancada de Santa Catarina na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quarta-feira, dia 3 de julho, para pedir aos deputados a aprovação do projeto de autoria do ex-senador e hoje governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB/ES), propondo o fim da multa de 10% ao FGTS em caso de demissão sem justa causa.
O PLP 200/2012 deve ser votado nesta quarta-feira, na sessão plenária da Câmara. Em 2001, a Lei Complementar nº 110/01 definiu essa contribuição de 10% para pagar parte das despesas do governo com o ressarcimento aos trabalhadores pelas perdas nas contas do FGTS dos Planos ‘Verão’ e ‘Collor 1’, nos anos de 1989 e 1990.
Conforme a Exposição de Motivos do Executivo, que justificou a medida, esses Planos aumentaram o passivo do Fundo em cerca de R$ 42 bilhões, sem aumentar o correspondente ativo.
A soma dessas duas contribuições passou a corresponder a 50% dos saldos das contas vinculadas.
Ao todo, calcula-se que o ressarcimento ao FGTS tenha custado R$ 55 bilhões. A maior parte, relativa aos trabalhadores que fizeram acordo com a Caixa Econômica Federal, terminou de ser paga em janeiro de 2007.
Conforme levantamento da CEF, a contribuição de 10% teria cumprido o seu objetivo, em termos financeiros, desde 2010. A Fecomércio entende que a cobrança é politicamente descabida e prejudica a competitividade da economia brasileira.
As estratégias de negócios e o panorama dos mercados de comunicação, vestuário e de pisos e cerâmicas no estado e no país estarão em debate no primeiro Talk Show promovido pela ADVB/SC – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing em Santa Catarina.
Os comandantes do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer; da Portobello, César Gomes Jr.; e da Marisol, Giuliano Donini, serão os convidados do evento e compartilharão com o público suas experiências profissionais num bate-papo interativo.
O Talk Show será realizado no próximo dia 3 de julho, a partir das 19h30, no auditório da FIESC.
A palestra do presidente executivo do Grupo RBS, Eduardo Melzer vai abrir o evento. Depois, César Gomes Jr., presidente executivo da Portobello, e Giuliano Donini, diretor presidente da Marisol e vice-presidente executivo da ADVB/SC, se juntam a Melzer para o bate-papo, que vai contar com grande participação do público.
Quem estiver na plateia poderá enviar suas perguntas de qualquer dispositivo móvel.
Serão consideradas também perguntas enviadas com a hashtag #talkshowadvb no Twitter.
As perguntas serão avaliadas por um moderador e, depois de selecionadas, aparecerão no telão do auditório para serem respondidas em tempo real.
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara de Deputados rejeitou ontem o projeto que retirava a aplicação da prescrição previdenciária nos casos de pessoas idosas, a exemplo do q já acontece com menores e incapazes.
A prescrição do direito ao recebimento das prestações não pagas está atualmente previsto no parágrafo único do art. 103 da Lei 8.213/91. O prazo é de 5 anos para o recebimento de parcelas não pagas pelo INSS.
Entretanto, menores e incapazes podem receber valores por períodos maiores, tendo em vista sua impossibilidade plena para exercer os atos da vida civil.
A Lei procurava estender a proteção aos idosos (acima de 60 anos).
O relatório foi contrário e o projeto não foi aprovado na comissão.
Levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública indica aumento de de 2,17% no número de homicídios dolosos _ aqueles com intenção de matar _ nos seis primeiros meses de 2013 em comparação ao mesmo período do ano passado.
Em todo o Estado, o número de assassinatos passou de 368 casos para 376, oito a mais em números absolutos.
Já o número de latrocínios (roubos seguidos de morte) registrou queda de 30%. Foram 26 casos este ano contra 37 no mesmo período de 2012.
O índice de resolução também alcançou taxas significativas, com 61,54%.
Dos 26 latrocínios, 16 estão esclarecidos com a prisão dos autores.
Houve registro de assassinatos em 108 dos 295 municípios de SC.
O Visor é um mosaico de informações com foco em Santa Catarina, mas sempre atento ao que acontece no país e no mundo. Com um olhar bem humorado, o blog é a extensão digital da coluna, publicada diariamente nas páginas 2 e 3 do Diário Catarinense.
O Visor é editado pelo jornalista Rafael Martini, um sujeito movido a 90% de transpiração e 10% de inspiração.
rafael.martini@diario.com.br
(48) 3216-3546