Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Diretor da PC manda demolir cela da 1ª DP

16 de julho de 2013 5

O diretor de Polícia da Região Metropolitana, delegado Ilson Silva, mandou por abaixo a cela da 1ª DP, interditada por determinação judicial.

O espaço, com cerca de três mestros de largura por 2,5 metros de comprimento chegou a abrigrar até 14 pessoas, sem a mínima condição.

Semana passada a comida que deveria ser servida no local azedou por causa das más condições de armazenamento.

A partir de agora os presos, mesmo em caráter provisório, deverão ser encaminhados diretamente para o sistema prisional, prevê Ilson.

A decisão apenas escancara o problema da falta de vagas no sistema prisional catarinense e coloca ainda mais pressão na conta da Secretaria de Estado da Jusiça, que simplesmente não consegue dar uma solução para o velho problema.

A promessa é de abertura de cerca de 300 novas vagas no sistema prisional com a conclusão das obras de novos presídios dentro de 30 dias.

Enquanto isso, os delegados vão se virando como podem nas DPs.

Quem pode, manda demolir a cela.

O que não tem remédio, remediado está.

comentários

Comentários (5)

  • mario diz: 16 de julho de 2013

    Se a SSP não ficasse pagando alugueis por predios caros no centro da cidade, e são vários, quem sabe sobraria bastante dinheiro para investir no sistema carcerário. Mas a própria SSP quer ficar no centro da cidade, então não tem dinheiro nem para comprar copos descartáveis. Quem sabe mudando para bairros como Trindade ou Estreito jä não daria uma boa economia nos aluguéis.

  • Adair diz: 16 de julho de 2013

    Foi preciso uma ordem judicial para alguma coisa ser feita naquele lugar, ou seja, nada seria feito até que o Judiciário se manifestasse, que vergonha, quanta incompetência! Será que o sr. governador sabia disso, ou é mais um que de nada sabe? Que bela assessoria essa que o Governador tem, quem tem amigos assim jamais precisará de inimigos. Que bagunça esse país!

  • ricardo diz: 16 de julho de 2013

    dinheiro tem, tem sim, e como!!!! O que falta é boa vontade, interesse em investir em infraestrutura. Falta pensar no coletivo e no social. É absurdo a condição atual do sistema prisional em SC, e o tempo que está situação vem ocorrendo e nada é feito pelo governador. Triste. E aqui vale o velho ditado: preso não dá voto!

  • josé edegar medeiros diz: 16 de julho de 2013

    A a Constituição Monárquica de 1824 (art.179/24) determinava que as cadeias deviam ser asseadas, divididos os presos por tipos de crime, etc.
    Passados 189 anos, governos, povo, sociedade não se interessam pela questão. Assim, deixam os presos fugirem para esvaziar as celas e não há cumprimento de mais de 200 mil mandados de prisão no Brasil. Não se está vendo busca de soluções.

  • Luis Fernando diz: 16 de julho de 2013

    Caro Mario, é a SJC que mantém o sistema carcerário, não é a SSP.

Envie seu Comentário