Hoje pela manhã fui visitar minha mãe na Travessa Maestro Tullo Cavallazzi (Antiga Travessa Souza França) no Centro da cidade e me deparei com as cenas da foto. Restos de comida que saem de uma tubulação da Cervejaria Original defronte ao Shopping Beiramar. A tubulação em questão fica na Travessa Maestro Tullo Cavallazzi. A calçada que fica na Cervejaria está sempre tomada por óleo de cozinha, atraindo ratos, baratas e outros insetos e a água fétida que escorre pelo encanamento corre por toda a rua. Gostaria de saber se serão tomadas providência por parte da Vigilância Sanitária ou por outro órgão.
O juiz João Marcos Buch assinou, nesta quinta-feira portaria na qual notifica a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania para que esta providencie, no prazo de 90 dias, as melhorias e adequações necessárias no Presídio Regional de Joinville, sob pena de interdição completa do estabelecimento prisional.
A decisão se dá após as várias inspeções do magistrado no local nos últimos 17 meses. A última foi realizada nesta quinta, onde foram constatados problemas de superlotação, falta de higiene, insalubridade, esgoto a céu aberto, falta de água, problemas no atendimento à saúde, falta de fornecimento de medicamentos e de kit higiene, carência de recursos humanos, falta de assistente social, psicólogo, médico, dentista, equipe de gerenciamento, entre outros.
O juiz anotou também que a capacidade máxima é de 450 detentos, mas conta hoje (por conta dos pavilhões desativados e interditados) com uma população carcerária 760 detentos (94 mulheres e 666 homens), dos quais 316 cumprem pena, apesar do local não ser uma unidade de Penitenciária, conforme determina a lei de execuções penais.
A Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social reprovou a prestação de contas referente ao ano de 2010 do Conselho Municipal de Assistência Social de Florianópolis.
O ministério deu prazo de 30 dias para apresentação de toda documentação de prestação de contas ou a devolução total dos recursos repassados ao município, no total de R$ 2,4 milhões.
Filas e mais filas foi o que se viu nas salas de cinema do Continente Park Shopping e do Shopping Itaguaçu, ambos em São José. A direção do Cinépolis informou que todas as sessões tiveram lotação máxima e muitos ingressos foram comprados antecipadamente.
Consequência da ação da vizinha Florianópolis, que teve as salas lacradas pela prefeitura por não exibirem o vídeo dos desaparecidos.
O Visor é um mosaico de informações com foco em Santa Catarina, mas sempre atento ao que acontece no país e no mundo. Com um olhar bem humorado, o blog é a extensão digital da coluna, publicada diariamente nas páginas 2 e 3 do Diário Catarinense.
O Visor é editado pelo jornalista Rafael Martini, um sujeito movido a 90% de transpiração e 10% de inspiração.
rafael.martini@diario.com.br
(48) 3216-3546