Agiu rápido o Tribunal de Justiça de Santa Catarina ao declarar ontem a ilegalidade da greve dos policiais e determinar o imediato retorno às atividades.
Está proibido ficar doente hoje.
Os serviços de atendimento estarão paralisados, exceto urgência e emergência, por causa do protesto contra o Programa Mais Médicos, do governo federal.
Das 10h às 14h, nas esquinas das ruas Felipe Schmidt com Trajano, no Centro de Florianópolis, haverá sepultamento simbólico dos três ministros que se declararam a favor da vinda de médicos estrangeiros sem a necessidade do exame Revalida.
O protesto é do Conselho Superior de Entidades Médicas de Santa Catarina e envolve os setores público e privado. Tomara que enquanto esses profissionais façam o ato simbólico, a população não tenha que enfrentar a realidade de sepultar alguém por falta de socorro.
Juízes catarinenses estão preocupados com o imbróglio envolvendo a Defensoria Pública de Santa Catarina. O presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juiz Sérgio Luiz Junkes, diz que já há casos em que os magistrados estão sendo obrigados a liberar réus presos, por conta da demora da conclusão dos processos.
Por enquanto, isso tem acontecido somente com réus que praticaram crimes considerados leves. Se perdurar a situação, acusados de homicídio, latrocínio, entre outros crimes mais graves, serão soltos por serem mantidos presos em um prazo acima do que a lei permite e sem a devida defesa.
Em andamento mais uma avaliação da Foundation for Environmental Education (FEE), formada por organizações não governamentais de 46 países, que certifica praias e marinas de acordo com critérios como programas de educação ambiental e de infraestrutura.
Primeira na América Latina a receber a Bandeira Azul, em 2009, Jurerê Internacional ficou sem ela em 2011 por causa do lixo perto das passarelas e na frente dos restaurantes.
Estão abertas as inscrições para a quinta edição do concurso Revelando os Brasis, que oferece capacitação em produção de audiovisual aos brasileiros autores das melhores histórias inscritas, transformando-as em filmes de até 15 minutos de duração.
As inscrições vão até o dia 30 de setembro.
Mais informações no www.redemarketingcultural.com.br
Santa Catarina tem 177 adolescentes cumprindo medida de internação, sendo 69% ligados ao tráfico de drogas. Mesmo com a alta incidência, nos últimos meses os técnicos perceberam tem diminuído a identificação com as facções criminosas atuantes nos presídios.
Na avaliação de quem costuma ouvir o relato dos jovens em tom de ameaça, os agentes de segurança consideram a mudança consequência das ações das polícias e da Justiça, que atuaram no combate ao crime organizado e tiraram do cenário catarinense os principais líderes.
O Visor é um mosaico de informações com foco em Santa Catarina, mas sempre atento ao que acontece no país e no mundo. Com um olhar bem humorado, o blog é a extensão digital da coluna, publicada diariamente nas páginas 2 e 3 do Diário Catarinense.
O Visor é editado pelo jornalista Rafael Martini, um sujeito movido a 90% de transpiração e 10% de inspiração.
rafael.martini@diario.com.br
(48) 3216-3546