Estão em fase final os trâmites para que a Delegacia Especializada no Atendimento de Pessoas Desaparecidas no Estado seja oficialmente inaugurada. A perspectiva, segundo o delegado -geral, Aldo Pinheiro D’Ávila, é que as obras para a instalação desta Delegacia terminem em até 60 dias.
A sede está sendo montada junto à Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de São José. O Decreto 1661, que cria oficialmente a delegacia, assinado pelo Governador Raimundo Colombo, foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 7.
De acordo com o Delegado Geral, a nova unidade policial terá estrutura para atender a demanda de desaparecidos do Estado, além de estar direcionada à possível identificação de cadáveres, para evitar o sepultamento de indigentes.
Estimativas apontam que, em Santa Catarina, cerca de 50% dos registros são referentes a desaparecimentos de adolescentes, o que demandaria auxílio das Delegacias de Proteção à Criança ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs), nos procedimentos investigativos.