O projeto de lei 03156/2013 que cria o Conselho Estadual de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CELGBT-SC) foi encaminhado para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). De acordo com o regimento interno da Alesc, o projeto passará pelas comissões de Constituição e Justiça; Finanças e Tributação e, por último, de Direitos Humanos. Na sequência, o projeto segue para votação em plenário. O conselho será vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e pretende combater a discriminação e promover os direitos LGBT. Na secretaria, já constam 10 conselhos, sendo seis de direito e quatro setoriais.
“O conselho vai representar um espaço democrático em que os direitos destas pessoas serão discutidos e transformados em políticas públicas. O conselho poderá atuar ainda no fortalecimento do trabalho nos municípios para que se consiga criar os conselhos municipais”, destaca o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva.
A expectativa é de que até o final de 2013 o projeto de lei seja aprovado. Alexandre Bogas, representante da sociedade civil e Secretário Executivo do Grupo Acontece (Arte e Política LGBT), explica que o conselho será um instrumento para sugerir e fiscalizar políticas públicas para a população LGBT. Ele lembra ainda que o conselho pode buscar projetos em instituições localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, que já têm conselhos em funcionamento.
De acordo com Carla Ayres, Coordenadora da comissão em prol da criação do conselho e representante da sociedade civil, depois que os dez representantes da sociedade civil forem eleitos e que os dez representantes do governo forem indicados, deverá ocorrer a capacitação dos conselheiros. Além disso, está prevista a avaliação das prioridades e o planejamento das ações do conselho.
O Consultor de Ações Sociais da SST e responsável pelos conselhos, Luís Antônio Caon, destaca que a iniciativa trará para a população catarinense mais conscientização sobre o respeito às pessoas e a promoção e defesa dos direitos da comunidade LGBT.