Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Imetro fiscaliza brinquedos com Operação Dia das Crianças

01 de outubro de 2013 0

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC), realiza nesta semana a Operação Dia das Crianças. A fiscalização objetiva verificar se os brinquedos, mamadeiras, chupetas e bico de mamadeiras exposto ao consumidor possuem a certificação do Inmetro. Até o encerramento da operação, que deve seguir até sexta-feira, aproximadamente 265 ações e 200 estabelecimentos comerciais devem ser fiscalizados.

Os brinquedos não devem ter pontas ou extremidades cortantes e partes ou peças pequenas que possam se desprender com facilidade e provocar acidentes. Também não podem ser fabricados ou pintados com material tóxico, uma vez que as crianças costumam desmontá-los, colocando-os, geralmente, na boca, no nariz e nos ouvidos, aumentando a probabilidade de riscos de asfixia, inalação ou intoxicação.

O selo do Inmetro, obrigatório em qualquer brinquedo comercializado no Brasil, só é concedido se o brinquedo for aprovado em todos os ensaios aos quais for submetido. No selo devem constar a marca do Inmetro, a marca do organismo acreditador e o foco da certificação que, no caso de brinquedo, é segurança.

No ano de 2012, o Imetro/SC fiscalizou 282 produtos, sendo que 84 deles estavam irregulares e foram apreendidos durante a Operação Dia das Crianças.

comentários

Envie seu Comentário