Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 22 outubro 2013

Justiça confirma condenação da Celesc por apagão de 2003 e indenização de R$ 5 milhões à população

22 de outubro de 2013 3

Às vésperas dos 10 anos do episódio, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou  nesta terça-feira  sentença que condenou a Celesc a pagar indenização de R$ 5 milhões aos consumidores da Ilha de Santa Catarina pelo apagão ocorrido a partir de 29 outubro de 2003. Dessa forma, o valor fixado na sentença pelos danos morais causados à população deverá ser pago integralmente pela companhia catarinense.

No julgamento de hoje, a 4ª Turma do TRF4 manteve por unanimidade a sentença da Justiça Federal de Florianópolis que considerou a estatal culpada por não tomar as precauções necessárias ao realizar a obra na Ponte Colombo Salles, que liga a Ilha de Santa Catarina ao continente. 

A apelação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) foi parcialmente provida, afastando a sua responsabilidade na condenação ao pagamento da indenização. A agência, no entanto, fica obrigada a fiscalizar o cumprimento das determinações do processo por parte da Celesc.

O relator do processo no tribunal, desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, entendeu estar presente no caso o nexo causal entre os atos praticados pela Celesc e os danos ocasionados a todos os consumidores atingidos pela falta de energia elétrica. “Não há dúvidas de que o rompimento dos cabos de fornecimento de energia elétrica foi proveniente da atuação dos funcionários da empresa, que utilizaram um liquinho na produção de um maçarico para realizar o conserto”, ressaltou.

A decisão cabe recurso.

O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, informou que teve conhecimento da decisão pela imprensa por voltas das 21h15min. Ele afirmou que precisa se inteirar da decisão e que vai falar sobre o assunto apenas nesta quarta-feira.

Morro acima

22 de outubro de 2013 4
Foco Radical / Divulgação

Foco Radical / Divulgação

Fabiano Braun, escolhido recentemente como presidente da Associação de Treinadores de Corrida de SC, também acaba de ser eleito um dos oito melhores do país em preparação de atletas para provas em montanhas. 

A votação foi na revista Go Outside, uma das mais conceituadas nas competições.

Talento solidário

22 de outubro de 2013 0

Hoje tem leilão para arrecadar fundos para a Associação de Voluntários do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Avos). O projeto Talento Solidário reuniu arquitetos renomados para customizar os objetos. Aos interessados, o leilão será na sede do Sinduscon, a partir das 19h.

Bienvenue

22 de outubro de 2013 0

Equipe da TV France 3 está passando 10 dias em Floripa para uma reportagem sobre a cidade, que será transmitida no programa Thalassa, um dos mais tradicionais naquele país, há 39 anos no ar. A capital foi escolhida para representar o Sul do país.

Nova corte

22 de outubro de 2013 0
Artur Moser / Divulgação

Artur Moser / Divulgação

A cabeleireira e estudante de Direito Sheila Ewald (C), 22 anos, foi eleita Rainha da 31ª Oktoberfest. Ao lado da primeira princesa, Tayene Amábile da Silva (E), e da segunda princesa, Deisi Emanuele Kraemer Troian, terá que se desdobrar entre as novas funções e o dia a dia.

Batalha de Irani

22 de outubro de 2013 0

A Câmara Municipal de Irani realiza hoje sessão solene para celebrar os 101 anos do “Combate do Irani”, que deflagrou a Guerra do Contestado. Entre os homenageados, o procurador de Justiça Lio Marin, o historiador Vicente Teles, o ex-governador Esperidião Amin, a deputada Luci Choinaki e o jornalista Moacir Pereira.

Apagão de informação

22 de outubro de 2013 0

Leitora escreve para contar que sábado à noite voltou a faltar luz em parte do Bairro Saco Grande. O relato: “às 22h30min foi-se a luz e não houve como descobrir com a Celesc a razão nem por quanto tempo os moradores ficariam na escuridão. No site da empresa não havia nenhuma referência à falta de energia. Às 22h45min comecei a ligar para os telefones de emergência e de informações (0800 480196 e 0800 480120), mas as ligações nem sequer eram completadas. Liguei 17 vezes para o telefone de emergência e 11 para o de informações.

Por 40 minutos, não houve nenhuma chance de comunicação. Liguei também para a ouvidoria, no 0800 483232, para reclamar da falta de atendimento, mas o serviço é prestado de segunda a sexta-feira, em horário comercial!. Exatamente às 23h20min consegui que a ligação para o 0800 da emergência se completasse. Comecei a ouvir a gravação da Celesc quando… a voltou a luz! Vai ver faltou energia para as centrais de atendimento da Celesc também!”.

Ameaça à revitalização

22 de outubro de 2013 2

Sol, samba, feirinha de rua com objetos antigos. Sábado agradável no Centro da Capital não fosse a ação constrangedora de jovens flanelinhas à tarde na região. Alguns promoviam verdadeiras extorsões e ameaças perseguindo as pessoas até a entrada e saída de restaurantes na Tiradentes. E nem sequer um policial militar por perto.

Ato covarde

22 de outubro de 2013 5

Ativistas se dizendo do grupo Brigadas Populares expulsaram as equipes de reportagem que foram até a Câmara de Vereadores de Florianópolis ontem para acompanhar a reunião sobre as recentes invasões de áreas no Maciço do Morro da Cruz, região central da Capital. Este ano a prefeitura já demoliu cerca de 10 residências construídas ilegalmente em regiões como o maciço e a Lagoa da Conceição.

Adivinha quem é?

22 de outubro de 2013 1
Gabriel Ramos / Divulgação

Gabriel Ramos / Divulgação

O gesto é autoexplicativo e revela uma característica muito peculiar do tricampeão de Roland Garros que até o último final de semana promoveu a Semana Guga Kuerten. Com o peso do nome do ex-número 1 do tênis mundial, o evento cresce a cada ano, assim como o desafio de Guga em atender tamanha demanda por autógrafos e fotos.