Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Aprovado o projeto de conservação do Museu Histórico de SC

26 de novembro de 2013 0

museu

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) teve seu projeto de Conservação Preventiva para o Museu Histórico de Santa Catarina (foto) aprovado em terceiro lugar no edital Modernização de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com a divulgação do resultado final, feita nesta terça-feira no Diário Oficial da União, o projeto receberá cerca de R$ 256 mil para execução de melhorias na instituição.

O edital faz parte do Programa de Fomento aos Museus do Ibram e contou com fases de análise técnica e interposição de recursos, que teve 56 projetos analisados pela comissão de seleção. O projeto da FCC foi desenvolvido pelo museólogo do Museu Histórico de Santa Catarina, Renilton Roberto da Silva Matos de Assis; pela conservadora e restauradora do museu, Márcia Escorteganha; e pela técnica do setor de Projetos da FCC, Stelamary de Oliveira Nunes.

Os recursos destinados ao Museu Histórico de Santa Catarina serão usados na instalação de cortinas persianas do tipo rolô, adequadas a prédios históricos e que irão proteger o acervo dos efeitos dos raios solares e da poeira. Será implantado, ainda, o controle do sistema passivo de umidade e temperatura, que consiste em um sistema informatizado, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que irá monitorar a temperatura e a umidade de todo o Palácio Cruz e Sousa.

Além da FCC, outros dois projetos catarinenses estão entre os seis contemplados; um da Fundação Cultural de Joinville e outro da Fundação Hassis. Mais informações estão disponíveis no site do Ibram.

comentários

Envie seu Comentário