Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Discurso do senador tucano Paulo Bauer sobre a visita de Dilma

26 de novembro de 2013 5

 

Pronunciamento no senado dia 26/11/2013

 

SR. PRESIDENTE…

A FIGURA DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA MERECE TODO O NOSSO RESPEITO E CONSIDERAÇÃO, MAS NUNCA DEVE ESTAR ACIMA DE CRÍTICAS E REPAROS, ESPECIALMENTE QUANDO AS PRERROGATIVAS DO CARGO PARECEM ESTAR SENDO UTILIZADAS COM FINS MERAMENTE ELEITORAIS.

É EXATAMENTE ISSO QUE IRÁ ACONTECER AMANHÃ, NA VISITA DA PRESIDENTE DILMA A SANTA CATARINA: VEREMOS UM OBJETIVO ELEITORAL DISFARÇADO OU INSERIDO NA VISITA OFICIAL.

HÁ MUITO TEMPO SE ESPECULA SOBRE A POSSIBILIDADE DE UMA VISITA DA PRESIDENTE A NOSSO ESTADO. PORÉM, SUA CONCRETIZAÇÃO ERA SEMPRE ADIADA, POIS A PRESIDENTE TERIA POUCO A MOSTRAR E MUITO A EXPLICAR.

NO ENTANTO, AS NECESSIDADES ELEITORAIS FORAM MAIS UMA VEZ COLOCADAS EM PRIMEIRO LUGAR. O VERDADEIRO OBJETIVO DA VISITA DA PRESIDENTE É SACRAMENTAR SUA ALIANÇA ELEITORAL COM O GOVERNADOR RAIMUNDO COLOMBO, NO ATO FINAL DA MAIOR METAMORFOSE POLÍTICA DE QUE SE TEM NOTÍCIA EM SANTA CATARINA.

LEMBREMOS QUE, NA ELEIÇÃO DE 2010, COLOMBO CONCORREU PELOS DEMOCRATAS, EM COLIGAÇÃO COM O PSDB E COM O PMDB, DO SENADOR LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA. SEU CANDIDATO A PRESIDENTE ERA O TUCANO JOSÉ SERRA. EU ERA UM DOS CANDIDATOS DA COLIGAÇÃO AO SENADO.

LEMBREMOS QUE LULA ESTEVE EM SANTA CATARINA, PARA APOIAR A CANDIDATA IDELI SALVATTI, HOJE MINISTRA DA REPUBLICA, E A QUEM SOLICITO AUDIÊNCIA HÁ MAIS DE DOIS MESES, SEM MERECER RESPOSTA. NAQUELA OCASIÃO, LULA PROFERIU UM DISCURSO RAIVOSO CONTRA COLOMBO, DIZENDO QUE QUERIA EXTIRPAR OS DEMOCRATAS DA POLÍTICA BRASILEIRA. AINDA ASSIM, COLOMBO FOI ELEITO NO 1° TURNO, COM AJUDA DA EXPRESSIVA VOTAÇÃO DO PSDB, QUE BATEU O PT NA DISPUTA PRESIDENCIAL EM SANTA CATARINA.

JÁ GOVERNADOR, COLOMBO DEIXOU O DEM E MIGROU PARA O PSD. DEIXOU DE SER OPOSIÇÃO E TORNOU-SE UM ALIADO DO PT E DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA. ELE ESTÁ SENDO O RESPONSÁVEL PELO FIM DE UMA ALIANÇA QUE VENCEU O PT NO ESTADO POR TRÊS VEZES CONSECUTIVAS, SEMPRE EM UMA COLIGAÇÃO ENCABEÇADA PELO CANDIDATO DO PSDB À PRESIDÊNCIA.

SEGUNDO AS NOTÍCIAS PUBLICADAS PELA IMPRENSA CATARINENSE, A METAMORFOSE DE COLOMBO SE COMPLETARÁ AMANHÃ, DIANTE DAS CÂMERAS, QUANDO ELE ABRAÇARÁ POLITICAMENTE A PRESIDENTE DILMA, COMO SE ELA FOSSE UMA VELHA COMPANHEIRA, E OFERECERÁ SEU APOIO À SUA REELEIÇÃO.

PARA DAR PESO A ESSA IMAGEM, TENTOU-SE, DE TODAS AS FORMAS, CONSTRUIR UMA AGENDA MINIMAMENTE RELEVANTE PARA A VISITA A PRESIDENTE. UMA AGENDA QUE DESVIASSE A ATENÇÃO DAS RESPONSABILIDADES DO GOVERNO FEDERAL EM SANTA CATARINA, E TRANSMITISSE A IMAGEM DE UMA PRESIDENTE REALIZADORA.

NO ENTANTO, COMO HÁ POUCO PARA MOSTRAR E MUITOS PROBLEMAS A ESCONDER, ENTROU EM CAMPO, MAIS UMA VEZ, O MARKETING E A MANIPULAÇÃO. ANALISEMOS COMO É OBTUSA A AGENDA DA PRESIDENTE, AMANHÃ EM SANTA CATARINA.

A PRIMEIRA ESCALA É EM SÃO FRANCISCO DO SUL, IRÁ INAUGURAR A AMPLIAÇÃO DO BERÇO 201 DO PORTO DO MUNICÍPIO. DEPOIS, A PRESIDENTE VAI ENTREGAR 59 MOTONIVELADORES E 10 CAMINHÕES A PREFEITOS DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO.

CÁ ENTRE NÓS, É MUITO POUCO PARA UMA PRESIDENTE… E ALÉM DE TER POUCO PARA ENTREGAR DURANTE SUA PASSAGEM POR SÃO FRANCISCO DO SUL, A PRESIDENTE AINDA TERIA MUITO A EXPLICAR.

POR EXEMPLO, OS GRAVÍSSIMOS PROBLEMAS CAUSADOS PELO ABANDONO DAS OBRAS DO CONTORNO FERROVIÁRIO, RESPONSABILIDADE DO GOVERNO FEDERAL, PARALISADAS DESDE NOVEMBRO DE 2011. A CONSTRUTORA RESPONSÁVEL ALEGOU QUE OS CUSTOS SERIAM MUITO SUPERIORES AO VALOR LICITADO, E QUE ELA TERIA PREJUÍZO SE CONCLUÍSSE AS OBRAS. O DNIT, ATÉ HOJE, NÃO ENCONTROU UMA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, QUE FOI CAUSADO PELA FALTA DE UM PROJETO EXECUTIVO ANTERIOR À LICITAÇÃO.

ENQUANTO ISSO, O TRÂNSITO DA CIDADE SE DETERIORA. EXISTE UM ELEVADO INCOMPLETO, QUE A BEM-HUMORADA GENTE DE SÃO CHICO CHAMA DE “A MAIOR MESA DE SINUCA DO MUNDO”.

MAS NÃO HÁ BOM HUMOR QUE RESISTA AO DESVIO NO TRÂNSITO FEITO RAZÃO DA OBRA DO ELEVADO. ESSE DESVIO DEVERIA SER PROVISÓRIO, MAS JÁ DURA 4 ANOS, CAUSANDO FREQUENTES ACIDENTES. ESTE ASSUNTO, CERTAMENTE, NÃO ESTARÁ NA PAUTA DA PRESIDENTE.

DE SÃO CHICO, A PRESIDENTE VAI PARA ITAJAÍ, ONDE ASSINARÁ UMA AUTORIZAÇÃO PARA A AMPLIAÇÃO DAS BARRAGENS DE TAIÓ E ITUPORANGA. ACONTECE QUE ESSAS OBRAS JÁ ESTÃO AUTORIZADAS DESDE 2011, E NÃO SAÍRAM DO PAPEL. SE ESTIVESSEM PRONTAS, TERIAM MITIGADO AS ENCHENTES QUE ASSOLARAM DEZENAS DE CIDADES CATARINENSES EM SETEMBRO DESTE ANO.

AGORA, A PRESIDENTE VAI AO NOSSO ESTADO PROMETER NOVAMENTE O QUE JÁ HAVIA PROMETIDO ANTES. PROMETEU, NÃO ENTREGOU, E VAI PROMETER DE NOVO… PERDOEM-ME, SENHORAS E SENHORES SENADORES, MAS A PRESIDENTE DEVE ACHAR QUE O POVO CATARINENSE OU NÃO TEM INTELIGÊNCIA OU NÃO TEM MEMÓRIA. MAIS GRAVE AINDA É O GOVERNO DO ESTADO TOMAR PARTE NESTA ENCENAÇÃO.

O OUTRO COMPROMISSO DA PRESIDENTE EM ITAJAÍ REVELA-SE DE UM OPORTUNISMO ÍMPAR: ELA VAI TENTAR CAPITALIZAR PARA SI O MÉRITO PELA RECÉM APROVADA LEI DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS. PORÉM ESSA LEI, QUE DE FATO É MUITO IMPORTANTE PARA SANTA CATARINA, É DE MÉRITO EXCLUSIVO DO CONGRESSO NACIONAL.

O GOVERNO FEDERAL, NA VERDADE, NÃO CONTRIBUIU PARA A CÉLERE TRAMITAÇÃO DA LEI. SEI DISSO, POIS FUI RELATOR DO PROJETO DE LEI NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO, E TIVE QUE ME EMPENHAR MUITO PARA A APROVAÇÃO DA MATÉRIA, PROPOSTA PORPOSTA PELA ENTÃO DEPUTADA MARIA DO ROSÁRIO.

CONCLUINDO SUA VISITA, EM FLORIANÓPOLIS, A PRESIDENTE ASSINARÁ MAIS UM EMPRÉSTIMO DO BANCO DO BRASIL AO GOVERNO DO ESTADO, MAIS 2 BILHÕES, AUMENTANDO AINDA MAIS A NOSSA DÍVIDA COM A UNIÃO. DÍVIDA QUE PAGAREMOS EM UM FUTURO PRÓXIMO, COM JUROS E CORREÇÃO, APESAR DE JÁ PAGARMOS IMPOSTOS EM DEMASIA PARA A UNIÃO, COM POUQUÍSSIMO RETORNO. PAGAREMOS DUAS VEZES, UMA COMO IMPOSTOS, OUTRA COMO EMPRÉSTIMO.

ENQUANTO ISSO, OS INVESTIMENTOS DIRETOS DO GOVERNO FEDERAL EM SANTA CATARINA CONTINUAM PARADOS, ABANDONADOS, INCOMPLETOS OU MESMO SEM SAIR DO PAPEL.

A DUPLICAÇÃO DA BR 101 SUL JÁ DURA MAIS DE OITO ANOS, E ESTÁ LONGE DE SER COMPLETADA. A DUPLICAÇÃO DAS BR 470 E 280 CONTINUAM APENAS PROMESSAS, ASSIM COMO A FERROVIA DO FRANGO. AS OBRAS DA BR 282 CRUZANDO XANXERÊ FORAM ABANDONADAS, DEIXANDO TUDO PIOR DO QUE ESTAVA ANTES.

AS OBRAS DO CONTORNO FERROVIÁRIO DE JOINVILLE TAMBÉM VIRARAM LENDA. A CONSTRUÇÃO DO CONTORNO RODOVIÁRIO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS NÃO SAI DO PAPEL.

E ESTES SÃO APENAS EXEMPLOS DO DESCASO DO GOVERNO FEDERAL COM SANTA CATARINA. AS RECLAMAÇÕES MULTIPLICAM-SE POR TODO O ESTADO, ONDE QUER QUE HAJA A RESPONSABILIDADE DO GOVERNO FEDERAL. HOJE, OBRA FEDERAL EM SANTA CATARINA É SINÔNIMO DE ATRASO. TODO CATARINENSE SABE DISSO.

APESAR DE TUDO ISSO, APESAR DO DESCONTENTAMENTO GERAL COM SEU GOVERNO, A PRESIDENTE SERÁ MUITO BEM RECEBIDA EM SUA VISITA. A CORTESIA E A GENTILEZA SÃO CARACTERÍSTICAS DO POVO CATARINENSE, E CERTAMENTE A PRESIDENTE NÃO SERÁ SUBMETIDA A COBRANÇAS OU CONSTRANGIMENTOS.

MAS SERIA DE EXCELENTE TOM QUE ELA TOMASSE A INICIATIVA DE PRESTAR CONTAS SOBRE A INEFICIÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL EM SANTA CATARINA. SERIA UM GRANDE GESTO ADMITIR OS ERROS E COMPROMETER-SE A ENCONTRAR AS SOLUÇÕES. ELA TERÁ VÁRIAS OPORTUNIDADES PARA ISSO, NOS DIVERSOS DISCURSOS QUE FARÁ DURANTE SUA BREVE ESTADA.

NO ENTANTO, NÃO CREIO QUE ESSE MEA CULPA POSSA ACONTECER. ISSO NÃO COMBINA COM A ESTRATÉGIA DE MARKETING DO PT. EM BUSCA DOS VOTOS CATARINENSES, ORIENTADA POR SEUS MARQUETEIROS, A PRESIDENTE IRÁ DOURAR A PÍLULA AO MÁXIMO NO POUCO QUE TEM A MOSTRAR, E TENTARÁ ESCONDER TUDO O QUE TEM A EXPLICAR.

SE ELA CONHECESSE UM POUCO MAIS A MENTALIDADE DOS CATARINENSES, NÃO AGIRIA ASSIM. A VERDADE É UM VALOR EM SI PARA NÓS, E ACREDITAMOS QUE ADMITIR O PROBLEMA É O INÍCIO DA SOLUÇÃO. POR MAIS QUE IMAGINÁRIO DO BRASILEIRO ENXERGUE SANTA CATARINA COMO UM PARAÍSO, TEMOS CONSCIÊNCIA DE QUE ESSA É UMA VISÃO DETURPADA. NOSSAS CARÊNCIAS SÃO MUITAS, E SÃO AGRAVADAS PELA INÉPCIA DO GOVERNO FEDERAL.

TEMOS QUE CONTINUAR COBRANDO, MAS NÃO PODEMOS FICAR ESPERANDO PELA AJUDA DA UNIÃO. SANTA CATARINA SEMPRE CRESCEU POR CONTA PRÓPRIA, DEPENDENDO POUCO DO GOVERNO FEDERAL. ESSE ÂNIMO ARREFECEU NOS ÚLTIMOS ANOS, PRINCIPALMENTE DEVIDO À TENTATIVA DE COOPTAÇÃO DO ESTADO PELO PT E À SUBSERVIÊNCIA DE SETORES DO GOVERNO.

MAS A SUPERAÇÃO FAZ PARTE DO DNA CATARINENSE. NOSSO ESTADO NÃO SE DESVIARÁ SEU RUMO, QUE É CRESCER, PROSPERAR E CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DE TODO O PAÍS.

É O QUE EU TINHA A DIZER SOBRE O ASSUNTO, SR. PRESIDENTE. MUITO OBRIGADO.

 

comentários

Comentários (5)

  • carlos eduardo diz: 26 de novembro de 2013

    Em tempos difíceis, quando pensamos em usar o poder da força para
    resolvermos as contendas, deveríamos olhar para trás, ver como verdadeiramente
    nossas idéias, vontades e ações podem ser manejadas e dirigidas
    equivocadamente para juízos nada perfeitos sobre as questões envolvidas.
    Os interesses sublimados por falaciosas notícias conduzem, muitas vezes,
    a irracionalidade do conflito armado, ao golpe de estado e custa muitas
    vidas verdadeiramente inocentes, honestamente dedicadas a propósitos
    decentes e simples – do sustento da família, da dignindade cristã,
    e da promoção da harmonia e o bem-estar comum.
    Assistindo a este vídeo, avalizado por Eduardo Galeano,
    jornalista e escritor uruguaio (livros imperdíveis) reconhecido mundialmente, viveu e trabalhou na Espanha e na ONU por muitos anos, pude observar muitos aspectos desvelados da história da Guerra do Paraguai – aqui nominada Guerra do Brasil.
    “Uma das citações mais memoráveis de Galeano é “as pessoas estavam na cadeia para que os presos pudessem ser livres”, se referindo ao regime militar (1973-1985) de seu país.

  • Paquistanes diz: 27 de novembro de 2013

    Discursinho porreta…não viesse de onde veio. Esse PSDB local tem forma e cheiro de PAVAN, nada além disso.

  • DASUVA VERDI diz: 27 de novembro de 2013

    Dei-me o trabalho de ler o discurso do senador catarinense proclamado às janelas, portas, teto e PISO do congresso nacional. Nada além do discurso da raposa mirando os cachos bemmmmmm altos da parreira. Foi eleito sim através do maior estelionato eleitoral junto com LHS detalhado em livro censurado e trancafiado a sete chaves até agora que a justiça emfim está após quatro anos dando uma sopradinha na capa empoeirada. Aguardando o livro… e, lido o discurso do infante quase pré-adolescente ( muito me admira não ter estado junto com os mascarados nas ruas ), aproveito para lembrar o que todo mundo sabe por toda a Santa Catarina:
    1 – canoeiro eleitoral;
    2 – janelas das escolas deixou caindo aos pedaços;
    3 – portas aos abandono;
    4 – teto salarial para os comissionados ( pré-figuração do ATUAL TREM DA ALEGRIA );
    5 – piso salarial dos professores abaixo do, como se diz por aqui, ” cu do sapo “.
    6 – cena por cena a mais mequetrefe foi a entrega dos ” UNIFORMES ESCOLARES ” que
    “dava” por aqui… muito mais que ” chuchu na serra “.

  • Alberto Garbin diz: 27 de novembro de 2013

    Caro Sr. Martini, desculpe minha falta de cultura acadêmica, ao contrário de alguns jornalistas e apresentadores que, gostam de gritar sua certeza sobre tudo.

    Pela minha vivencia e como catarinense, entendi assim o discurso.

    ”Poxa, depois de séculos de elegermos sempre quem queremos, já temos avos, pais, filhos e netos, vivendo de politica profissional, agora esta mulher quer vir aqui e mudar as coisas? Que absurdo.”
    Com respeito, Alberto.

  • nelson murilo padilha diz: 28 de novembro de 2013

    comentário maldoso, eleitoreiro (ele reclama disso) e que deveria ter sido evitado a fim de protegermos o bom jornalismo e a inteligência das pessoas que leem esta coluna. o referido senador tem uma atuação medíocre, pífia e voltada somente para a defesa de seu partido, e vem reclamar que p atual governo tem sido ineficiente com santa Catarina?????? ou ele não tem inteligência para entender o que a Presidente tem feito, ou não tem caráter para admitir. o referido autor tem sido o que sempre foi na política de nosso estado: um agregado que vive na sombra dos outros e nada de bom produz.

Envie seu Comentário